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Resultados da Sony ano fiscal 2020 - Maior ano da história do PS [$3.23 bi de lucro + 7.8 mi PS5 vendidos + 330 mi software]

Flavio Branford

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O PS2 se deu bem na venda de jogos, pois praticamente a concorrência era muito baixa, tanto que as desenvolvedoras fizeram mais jogos para PS2 que consequentemente venderam mais. O mesmo vale para o PS4 que tem suas concorrências baixas (WiiU se encerrou e X-Box One perdendo popularidade), daí contribuíram às vendas de seus jogos nos devidos consoles que tiveram mais suporte.

Lembre-se que ambos (PS2 e PS4) se arrastam por mais tempo para vender mais em relação aos outros consoles de maiores vendagens históricas como o Wii e DS que absurdamente venderam muito em menor tempo de vida.

Só que DS é portátil , custa menos, e mesmo assim vendeu menos q o PS2 q é console de mesa lol

A Sony é tão foda q a Nintendo precisa de números de portáteis para conseguir disputar com ela em mercados distintos e com preços distintos lol.

Se o PS4 chegar no Game Boy vai ser outro feito notável pra Sony, tendo em vista o valor de ambos.
 

T-Rexz

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Só que DS é portátil , custa menos, e mesmo assim vendeu menos q o PS2 q é console de mesa lol

A Sony é tão foda q a Nintendo precisa de números de portáteis para conseguir disputar com ela em mercados distintos e com preços distintos lol.

Se o PS4 chegar no Game Boy vai ser outro feito notável pra Sony, tendo em vista o valor de ambos.

Lembre-se que o PS4 tá levando praticamente 8 anos pra chegar nisso, que é um ciclo muito arrastado (graças ao atraso do seu sucessor), se comparar com o Wii que levou apenas 6 anos (seu ciclo final da geração), então pensa que se o Wii tivesse o mesmo tempo que o PS4 tem, seria semelhante, o que não é surpreendente.

Se for para comparar com PS2 e DS em vendas... lembre-se que o DS vendeu absurdamente melhor em menos tempo que o PS2, que por sua vez se arrastou por mais alguns anos a mais. A história teria sido diferente se fossem praticamente o mesmo tempo que o DS.
 
Ultima Edição:

Majima-San

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7 games por geração é a média geral da Nintendo, NES são 8 games por dono, SNES, WiiU e N64 são 7

Xbox é em torno de 6, e Sony 9, exceto o PS4, com seus 14 jogos por dono

Lembrando que o tie-ratio (nome que designa a média de games por proprietário de console) varia de forma inversamente proporcional à base, ou seja, quanto maior a base, mais difícil é ter um tie-ratio alto. É por isso que os números dos consoles da Sony são mais robustos, bases de + 90 milhões quase sempre, os 7 games por dono de WiiU, quando corrigidos pela base de 13 milhões em equação, estão muito mais distantes dos 14 do PS4 do que possa fazer parecer a diferença absoluta entre os dígitos.

Maioria compra um jogo por ano mesmo, (exceto no caso dum Playstation de mesa, que é mais). Esse é um dos motivos de a Microsoft vir com o Gamepas, aliás, 6 games a preço cheio dá 360 dólares por geração, anuidade do serviço é o dobro disso, se todo mundo pagar o aluguel ao Seu Barriga direitinho

Ambos os modelos têm praticamente o mesmo conceito, pois vários jogos de GBC rodam no GB, outros não. Lembro que na época, tinha o GBC e meu amigo tinha o GB, praticamente todos os jogos que eu tinha (acho que eram uns 18 ou 20 jogos), apenas 1 que não era compatível com o dele.
O mesmo vale para o DSi que tem jogos exclusivos do portátil DSi e fazem parte da somatória de modelos diversos de DS.

São mais de 100 games somente compatíveis com o GBC, DSi recebeu aqueles apps/mini-games, restritos ao DSiSHOVELware. GBC é claramente outra geração, embora o canon malandro da Nintendo.
 

Flavio Branford

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Lembre-se que o PS4 tá levando praticamente 8 anos pra chegar nisso, que é um ciclo muito arrastado, se comparar com o Wii que levou apenas 6 anos (seu ciclo final da geração), então pensa que se o Wii tivesse o mesmo tempo que o PS4 tem, seria semelhante, o que não é surpreendente.

Wii vendeu menos que o PS1, nem dá pra brincar lol

PS2 vendeu mais que o DS que foi o maior fenômeno da Nintendo e era um portátil q custava bem menos...
PS4 chegando no gameboy que é portátil e custava muito menos q custa um PS4 hoje.... aliás, esses números são do GBA tb? Pq se for contando Game Boy, Color e o Advance ....meu Deus....
 


Queiroga'

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Apesar do PS2 ter vendido mais consoles são outros tempos TB né? A indústria cresceu muito do PS2 pra hoje em dia mas mesmo assim é um feito muito impressionante do PS4, é o segundo console de mesa mais vendido da história.

Maior diferença é a distribuição digital, que permite jogos de desenvolvedores independentes, acaba com problemas de estoque e aumenta o tempo de exposição dos jogos com promoções eventuais.

79% dos jogos vendidos para PlayStation no último trimestre foram por meio digital, e o preço médio foi de $18.

184665

Em gerações anteriores, ou era vendido a preço cheio no lançamento ou então naqueles relançamentos selects/hits. O resto era tudo mercado de usado e locadora.

Pirataria também deve ter um impacto na venda de jogos dos consoles com vendas similares ou maiores do que às do PS4 (PS1, PS2, Wii, DS, todos com desbloqueio disseminado), principalmente em países subdesenvolvidos, mas aí é ainda mais difícil de quantificar, porque não dá pra dizer que quem comprava pirata por R$5 compraria original por $50.
 

Champion

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Caraca os haters tão fazendo malabarismos incríveis no tópico hein :klol

Mas tô surpreso com a paciência de alguns users aqui como o @Majima-San eo @renbh tentando explicar as coisas :klol

No mais Sony monstra e Playstation continua como sinônimo de Video-game mesmo:rox
5F8qFooaP096.gif
 

Majima-San

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Dado importante aí, 1.3 bilhões de R&D só pro setor de Games, creio que seja por vantagem alentada o maior investimento de Pesquisa e Desenvolvimento do mercado, Nintendo gira em torno de 500-650 mi, Microsoft só Jesus Cristo na causa

Interessante é o corpo que derivamos disso. Está explícito que esse montante foi primordialmente ao novo console + First Party. Como o R&D mais avultado para o PS5 certamente veio de 2019, já que não haveria tempo de pesquisar e desenolver um novo produto pra ser lançado no mesmo ano, e como “Network Services” deve ser ninharia, talvez nos reste para esses 1.3 bi aí o desenvolvimento do PSVR2, e a conta desse tanto de jogo com alto nível de produção e empertigado que sempre temos, talvez uma rebarba de GOTSU, e Miles Morales, Demon’s Souls, Sackboy, Astro’s, Ratchet, Returnal, GoW, Horizon e GT7, + o que ainda não foi revelado
 

Trig0

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Impressionante! E o melhor, mostrando números!

Coisa que a concorrência esconde.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
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7 games por geração é a média geral da Nintendo, NES são 8 games por dono, SNES, WiiU e N64 são 7

Xbox é em torno de 6, e Sony 9, exceto o PS4, com seus 14 jogos por dono

Lembrando que o tie-ratio (nome que designa a média de games por proprietário de console) varia de forma inversamente proporcional à base, ou seja, quanto maior a base, mais difícil é ter um tie-ratio alto. É por isso que os números dos consoles da Sony são mais robustos, bases de + 90 milhões quase sempre, os 7 games por dono de WiiU, quando corrigidos pela base de 13 milhões em equação, estão muito mais distantes dos 14 do PS4 do que possa fazer parecer a diferença absoluta entre os dígitos.

Maioria compra um jogo por ano mesmo, (exceto no caso dum Playstation de mesa, que é mais). Esse é um dos motivos de a Microsoft vir com o Gamepas, aliás, 6 games a preço cheio dá 360 dólares por geração, anuidade do serviço é o dobro disso, se todo mundo pagar o aluguel ao Seu Barriga direitinho



São mais de 100 games somente compatíveis com o GBC, DSi recebeu aqueles apps/mini-games, restritos ao DSiSHOVELware. GBC é claramente outra geração, embora o canon malandro da Nintendo.
Sem fontes.
Abç.
 

Mr Bones

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Eu acho que depender de apenas deste tipo de jogo é uma espada de dois cumes. Tudo bem se vender, mas um fiasco de vendas pode ser desastroso, sem falar que levam muito tempo para fazer um jogo (Santa Monica lançou apenas um God of War(

Por exemplo, Nintendo faz jogos pensando mais em jogabilidade, com custo de jogos bem menores, bem mais rápido de produzir e estão vendendo bem mais.

Tipo, os grandes da Nintendo Animal Crossing, Pokemon, Zelda, Mario kart, Smash Bros, etc... custam uma fraçao de Last of Us 2 e vendem bem mais (pelo menos o dobro).

Não estou achando que a Sony deveria abandonar os seus jogos AAA ou algo do tipo, mas ela tem que tomar cuidado para não ficar que nem o Xbox que ficou dependente de Halo/Gears of War/Forza e no momento que eles perderam o apelo a divisão caiu bastante. Ela deveria ousar com jogos menores com associações com outras empresas, como a Sony Japan fazia, que inclusive saiu Demon's Soul que a Sony não valorizou e se fudeu.

Com estes investimentos a Nintendo por exemplo criou Splatoon e Ring Fit, que são bem baratos e em termos de venda coloca muito AAA no chinelo.

Sony também deveria tentar criar seus Splatoons e Ring Fit, com o sucesso do PS4 e PS5 dinheiro para investir é o que não falta. No entanto a Sony está se fechando a algumas séries ao invés de expandir e diversificar, uma medida feita por Don Matrick.
Mas ela não depende. Ela tem todos os jogos das softs independentes. Os jogos mais populares tem parceira de marketing com PS. Conteúdo exclusivo e tudo chega primeiro no PS, para só depois sair no Xbox ou PC na maioria das vezes.

Aí que está o pulo do gato. Só no PS vc tem jogos AAA focado em narrativa, com gráficos top. Não estamos falando em ter só estes jogos, mas que eles são o diferencial. Só no PS hoje é possível usufruir experiência single player mais gráficos top e também usufluir de todo catalago das softs independentes mais populares, sem contar que há muito mais parcerias de jogos relevantes, da Sony com as softs independentes na atualidade.

Se a Sony não tivesse apoio expressivo das softs independentes, aí sim, seria problema. Ia acontecer o que aconteceu com a Sega com Saturn e Dreamcast. Só os jogos exclusivos não é suficiente para manter um console. Já ter jogos multi e jogos próprios medíocres, na sua imensa maioria, torna negocio viável e lucrativo, caminho da Mic na atualidade, com Gamepass sendo o negócio central dela.
 

renbh

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Sem fontes.
Abç.

A fonte é basicamente o simples uso da matemática. Se você tem a quantidade de consoles vendidas e a quantidade de games vendidos (ambos dados divulgados), basta dividir o segundo pelo primeiro e você tem attach rate. Historicamente ele gira em torno de 7-10 e isso é considerado MUITO já que, em um console de sucesso, você teria de vender mais de um bilhão de games para ter um attach rate de 10.

Só que isso é media, tem gente que joga 52 games no ano (joga e não compra, perceba a diferença), tem gente que pega Fifa jogo dois anos e depois deixa o console desligado outros 2 e depois anima e pega Fifa de novo.

Estamos em um bolha de gamers, a realidade que você vive e até das pessoas que conhece é bem diferente da massa. Por isso você tem attach rate mais próximos a numeros de um digito que a avalanche de games que citam por aqui.
 

Majima-San

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A fonte é basicamente o simples uso da matemática. Se você tem a quantidade de consoles vendidas e a quantidade de games vendidos (ambos dados divulgados), basta dividir o segundo pelo primeiro e você tem attach rate. Historicamente ele gira em torno de 7-10 e isso é considerado MUITO já que, em um console de sucesso, você teria de vender mais de um bilhão de games para ter um attach rate de 10.
Não era pra você ter respondido, reagir ao comentário dele no botão apropriado é suficiente. Mas fica aí o seu primeiro parágrafo, que deixei no seu quote, no site oficial da Nintendo por exemplo temos os números de software e hardware pra todos os videogames dela, aqui:


É só usar a calculadora, ou pedir ajuda ao nosso queridíssimo Euclides.
 

wtsds

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Vendas digitais estão infladas pela pandemia, acredito que com notícias de jogos de PS3/Vita e cia sumindo das lojas o público perceba que o barco desta tecnologia tá afundando e a mídia física volte a dominar.

Contudo a PS+ crescendo é um sinal preocupante pois demonstra que os jogadores estão lentamente aceitando ser explorados por uma venda casada

É melhor vc ir aceitando esse destino pq vai ser inevitável a mudança. É q vcs ainda pensam em revenda coleção,caixinhas. Mas pra min era só os jogos digitais serem um pouco mais baratos q ia levar todo mundo pra esse mundo.

É o futuro e vcs só não estão aceitando.
 

Mr Bones

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É melhor vc ir aceitando esse destino pq vai ser inevitável a mudança. É q vcs ainda pensam em revenda coleção,caixinhas. Mas pra min era só os jogos digitais serem um pouco mais baratos q ia levar todo mundo pra esse mundo.

É o futuro e vcs só não estão aceitando.
Para mim, meu perfil, estou preferindo serviço de subscrição. Nem estou fazendo mais questão de ter os jogos mais, só quero é ter a experiência, ou seja, jogar. Não importa que seja meu o jogo, físico ou digital.
 

DanBann

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Wii vendeu menos que o PS1, nem dá pra brincar lol

PS2 vendeu mais que o DS que foi o maior fenômeno da Nintendo e era um portátil q custava bem menos...
PS4 chegando no gameboy que é portátil e custava muito menos q custa um PS4 hoje.... aliás, esses números são do GBA tb? Pq se for contando Game Boy, Color e o Advance ....meu Deus....

PS2 vendeu mais que o DS num período maior de vida. Inclusive pelo que lembro o DS chegou a passar o PS2, mas foi ultrapassado novamente após certo ponto.

Se o DS ou o PS2 é o console mais bem sucedido depende do que você quer argumentar.Por um lado ter vendido quase a mesma coisa em um periodo menor de tempo quer dizer que o DS teve muito mais força enquanto vivo, no entanto, poderia se dizer que o fato de o PS2 ter tido força pra se manter durante o tempo que se manteve faz dele um console super bem sucedido também.Eu pessoalmente argumentaria que o DS é mais bem sucedido, se a Nintendo não tivesse matado o console prematuramente e tivesse continuado produção dele por mais 1 ou 2 anos tinha passado o PS2 com certeza, a diferença é pequena e com certeza daria pra tirar, não só isso mas a concorrencia dele era muito mais dura com o PSP que chegou a vender mais de 80 milhões, enquanto o GC e o Xbox original mal eram concorrência (os dois somados não dá 50 milhões).

Aliás, só botando em perspectiva aqui, mas dizer que "GBA custava muito menos" não é exatamente um argumento, na epoca do GBA muito menos gente consumia videogames em primeiro lugar, era praticamente só a nossa geração dos que hoje tem 30 e poucos que consumiam, hoje em dia videogame é mainstream, é considerado um aparelho de entretenimento para todas as idades, hoje é muito mais facil atingir numeros altissimos de venda simplesmente por que o publico consumidor é muito maior.
 

Flavio Branford

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PS2 vendeu mais que o DS num período maior de vida. Inclusive pelo que lembro o DS chegou a passar o PS2, mas foi ultrapassado novamente após certo ponto.

Se o DS ou o PS2 é o console mais bem sucedido depende do que você quer argumentar.Por um lado ter vendido quase a mesma coisa em um periodo menor de tempo quer dizer que o DS teve muito mais força enquanto vivo, no entanto, poderia se dizer que o fato de o PS2 ter tido força pra se manter durante o tempo que se manteve faz dele um console super bem sucedido também.Eu pessoalmente argumentaria que o DS é mais bem sucedido, se a Nintendo não tivesse matado o console prematuramente e tivesse continuado produção dele por mais 1 ou 2 anos tinha passado o PS2 com certeza, a diferença é pequena e com certeza daria pra tirar, não só isso mas a concorrencia dele era muito mais dura com o PSP que chegou a vender mais de 80 milhões, enquanto o GC e o Xbox original mal eram concorrência (os dois somados não dá 50 milhões).

Aliás, só botando em perspectiva aqui, mas dizer que "GBA custava muito menos" não é exatamente um argumento, na epoca do GBA muito menos gente consumia videogames em primeiro lugar, era praticamente só a nossa geração dos que hoje tem 30 e poucos que consumiam, hoje em dia videogame é mainstream, é considerado um aparelho de entretenimento para todas as idades, hoje é muito mais facil atingir numeros altissimos de venda simplesmente por que o publico consumidor é muito maior.

Tudo isso não tira o fato do PS2 ter vendido mais custando mais que um VG portátil q era vendido por bem menos....eu mesmo cheguei a ter 3 DS numa época lol

Mas é bem por aí mesmo.... Nintendo só compete em números com a Sony quando é Console de mesa versus portátil, Wii foi a única excessão, só ver que o PS4 tá chegando no Gameboy lol
 

Tião esqueletico

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PS2 vendeu mais que o DS num período maior de vida. Inclusive pelo que lembro o DS chegou a passar o PS2, mas foi ultrapassado novamente após certo ponto.

Se o DS ou o PS2 é o console mais bem sucedido depende do que você quer argumentar.Por um lado ter vendido quase a mesma coisa em um periodo menor de tempo quer dizer que o DS teve muito mais força enquanto vivo, no entanto, poderia se dizer que o fato de o PS2 ter tido força pra se manter durante o tempo que se manteve faz dele um console super bem sucedido também.Eu pessoalmente argumentaria que o DS é mais bem sucedido, se a Nintendo não tivesse matado o console prematuramente e tivesse continuado produção dele por mais 1 ou 2 anos tinha passado o PS2 com certeza, a diferença é pequena e com certeza daria pra tirar, não só isso mas a concorrencia dele era muito mais dura com o PSP que chegou a vender mais de 80 milhões, enquanto o GC e o Xbox original mal eram concorrência (os dois somados não dá 50 milhões).

Aliás, só botando em perspectiva aqui, mas dizer que "GBA custava muito menos" não é exatamente um argumento, na epoca do GBA muito menos gente consumia videogames em primeiro lugar, era praticamente só a nossa geração dos que hoje tem 30 e poucos que consumiam, hoje em dia videogame é mainstream, é considerado um aparelho de entretenimento para todas as idades, hoje é muito mais facil atingir numeros altissimos de venda simplesmente por que o publico consumidor é muito maior.
put* malabarismo , se é louco

:klol
 

DanBann

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put* malabarismo , se é louco

:klol
Entendi, o cara manda um "só vendeu perto por que é portátil x consol" e isso aparentemente é um argumento válido, mas quando eu apresento argumentos é "put* malabarismo" certo?

Bom, já deu pra ver que essa conversa não vai pra frente, desejo nada além do melhor para meus caros amigos sonystas :kcool
 

João Ritzel

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Lembre-se que o PS4 tá levando praticamente 8 anos pra chegar nisso, que é um ciclo muito arrastado (graças ao atraso do seu sucessor), se comparar com o Wii que levou apenas 6 anos (seu ciclo final da geração), então pensa que se o Wii tivesse o mesmo tempo que o PS4 tem, seria semelhante, o que não é surpreendente.

Se for para comparar com PS2 e DS em vendas... lembre-se que o DS vendeu absurdamente melhor em menos tempo que o PS2, que por sua vez se arrastou por mais alguns anos a mais. A história teria sido diferente se fossem praticamente o mesmo tempo que o DS.
Consoles da Nintendo não tem como vender por mais tempo porque já nascem defasados.....Wii assim como vendeu, derrepepente teve uma queda vertiginosa nas vendas ..

A diferença é que os consoles da sony tem um apoio de software por muito mais tempo....e isso que o PS4 não custava o valor de um portátil e nem teve seu preço reduzido de forma agressiva.
 

Bebidão

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Microsoft não divulga o lucro, então só dá pra comparar receita:

No ultimo trimestre:
Playstation: $6.24bn
Xbox: $3.53bn

Nos 12 meses anteriores a 03/2021:
Playstation: $25bn
Xbox: $15bn


Com os investimento no GP e o subsídio deve estar tendo prejuizo.
 

leonardo__cruz

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Eu até iria ajudar a mãe Sony, mas não encontro ps5 a venda.
Pois é, meus planos de pegar o PS5 em maio no meu aniversário acho que vão miar.

Fico menos triste só porque estou com trabalho para cacete agora e com pouco tempo para jogar, então provavelmente nem aproveitaria muito a máquina logo de cara.

Quanto tenho um tempinho tô só jogando algum jogo multiplayer rápido mesmo.
 

Guilsben

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que esse lucro traga bons jogos EXCLUSIVOS e não multi igual ela tem feito ultimamente
 

Queiroga'

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Consoles da Nintendo não tem como vender por mais tempo porque já nascem defasados.....Wii assim como vendeu, derrepepente teve uma queda vertiginosa nas vendas ..

Isso não é verdade.

Nunca nada foi tão defasado quanto o GB ou mesmo o GBC e ainda assim o auge dele só foi acontecer depois de 98 na esteira de Pokémon.

A diferença é que os consoles da sony tem um apoio de software por muito mais tempo....

Isso sim, tanto que o NES em 92, 93 ainda vendia bem.

Inclusive, um dos motivos da Nintendo matar os consoles anteriores depois que os sucessores são lançados deve ser por medo do fenômeno NES se repetir, roubando vendas do irmão mais velho.

Sony aparentemente fez a mesma coisa com o PS4 agora, porque a queda vertiginosa das vendas do aparelho nos dois últimos trimestres não é natural. Provavelmente porque ela julga que as vendas do PS2 entre 2006-2009 tenham acontecido em detrimento ao PS3.
 

Queiroga'

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Com os investimento no GP e o subsídio deve estar tendo prejuizo.

Provavelmente.

De todo modo, Microsoft tá mirando o futuro, porque serviços de assinatura tendem a ter um crescimento de receita maior e mais contante do que venda de jogo no varejo.

Basta imaginar: Sony vendeu 330 milhões de jogo neste último ano fiscal. Como ela faz pra dobrar a receita daí proveniente? Teria que vender 700 milhões de jogos, basicamente metade do que o PS4 vendeu em toda a sua vida, ou então começar a vender jogo por $120. E aí teria que repetir no ano seguinte, e no outro, etc. Muito improvável.

Já o serviço de assinatura x possui 20 milhões de assinantes pagando $10 por mês. Pra dobrar a receita, ela precisa de 40 milhões de assinantes ou então cobrar $20 pelo valor da assinatura. E será uma receita anual recorrente e que ainda possuirá margem pra crescimento. É uma meta mais crível, principalmente se pensarmos nos esforços da Microsoft em não ficar presa ao hardware do Xbox.

Dobrando a receita, mantendo os gastos estáveis, o que sobra é o lucro. É esse o raciocínio que o Phil deve ter mostrado pro Satya Nadella pra garantir os atuais investimentos que a Microsoft está fazendo no setor de jogos...
 
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