Creio que você esteja completamente errado na sua colocação, a questão eh que quanto menos reclamam, mais tudo tende a piorar, se a maioria deixasse voltar, as empresas que usam o correio quem iam tomar prejuízo, não o coitado do cliente, que pagou a entrega e ainda gastou pra ir buscar.
uma ação judicial do seu zé eh mto diferente de uma ação da magazine luiza, mercado livre, kabum e etc, eles não precisam se mexer pq o cliente tomou o prejuízo e ficou quieto, no entanto, quando volta, eles quem tem que se fuder pra encomenda chegar e com o volume que vendem o prejuízo de frete dobrado não ia ser pequeno.
Alem do que o consumidor já pagou o serviço, se o valor fosse estornado faria sentido, o cara paga pra fazer o serviço dos outros e você acha de boa, gostaria de ter você como cliente então, imagina so, tu vai num lava carro, paga e tu mesmo quem tem que lavar, tudo contrata uns pedreiro e tu mesmo que tem que construir, contrata uma babá e tu mesmo tem que cuidar da criança, ou ainda, pede uma pizza por telefone e paga a entrega, pros cara manda tu ir buscar, são todas situações completamente absurdas e normatizar isso eh colaborar com o sucateamento do serviço