O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


RETRO-ANÁLISE: Star Fox (SNES) [3]

jaysonwcs

Larva
Mensagens
8
Reações
1
Pontos
1
Primeiramente, o [3] do título é porque já existem outras duas análises (ambas ótimas) para este jogo:
Do usuário Wolfwood
Do usuário Summo

Escrevi esta análise para o meu blog, sem intensão de postar aqui. Estou fazendo, basicamente, um "Ctrl+C e Ctrl+V" da análise original. Tentei dar uma resumida (o original ta realmente grande!).

Desculpem se pareci pretensioso mas meu objetivo era fazer algo detalhado, contando um pouco das minhas experiências.

Este é minha primeira análise (e tópico também) no fórum. Espero que gostem.


Ficha Técnica
Nome: Star Fox
Gênero: Simulação/Tiro ("Shooter")
Modos de jogo: campanha para um jogador
Ano: 1993
Origem: Japão
Designer: Shigeru Myamoto
Desenvolvimento: Nintendo/Argonaut Software
Distribuição: Nintendo
Sistema: Super Nintendo Entertainment System/Super Famicom





Caixa original do jogo


Introdução

Em 1993, a tecnologia 3D já havia dado seus primeiros passos. Primeiro, nos Arcades, em jogos como Virtua Racing e Virtua Fighter, da Sega (entre outros), que testaram as capacidades de interação que a nova tecnologia oferecia. No ramo de jogos caseiros, consoles como 3DO prometiam gráficos poderosíssimos e jogos mais adultos com a utilização desta tecnologia.

Sinceramente, não sei quem deu o primeiro passo. Independente disto, a Nintendo tinha percebido que, logo logo, estaria perdendo terreno para as empresas rivais, visto que seu console da época, o Super Nintendo – que apesar de graficamente superior ao seu principal rival, o Mega Drive - , tinha uma falha: o processador lento (na casa dos 3 MHz, contra um processador na casa dos 7MHz do Mega Drive).

Se a tecnologia dos cartuchos tem uma vantagem em relação ao CD, ela foi aproveitada quase que ao máximo neste jogo – não digo em relação a puro poder gráfico, mas no que diz respeito ao uso de tecnologia de ponta (pelo menos para a época).

Esta tecnologia era o chip Super FX, que nada mais era do que um processador capaz de processar gráficos "poligonais" – ou seja, tridimensionais -, o que o processador principal do console não era capaz de fazer. Porém, mesmo com este chip, os jogos (comentarei melhor posteriormente) não ofereciam o mesmo desempenho que o da rival Sega. Imagino que a Nintendo tenha percebido isso e, portanto, apostato suas fichas não apenas na tecnologia, mas num novo projeto, todo feito com base neste chip. Este projeto era Star Fox.



Primeiro estágio, Corneria

História

O roteiro é simples: o planeta Corneria está sendo invadido pelas tropas de Andolf (posteriormente chamado de Andross). Para isso, o general contata a Star Fox, aparentemente uma equipe de caçadores de recompensa.

O jogador pilotará a nave de uma carismática raposa, chamada Fox, o líder da esquadra, num típico "shooter" de naves espaciais, sendo acompanhado por Falco (um falcão), Slippy (um sapo) e Peppy (um coelho). Agora, porém, o jogo conta com uma diferença crucial: é totalmente tridimensional!


Gameplay

Tudo bem, o fato de ser 3D poderia ser apenas uma jogada de marketing - até porque, como se pode perceber desde o início, a taxa de frames do jogo é baixa, dando a impressão de um jogo pouco fluído. Porém, a Nintendo conseguiu contornar estas falhas.

O jogo explora ao máximo as possibilidades tanto gráficas quanto de jogabilidade, criando uma experiência única.

Quem não se lembra da fase "Sector X", onde a esquadra de Fox percorre um setor no espaço onde existe uma espécie de "lixo espacial"?
Ou então a "Space Armada", onde se encontram várias naves gigantes do inimigo, "esperando" para que o jogador entre nelas, percorra um corredor cheio de obstáculos e destrua-as por dentro? Ou ainda "Titania", um planeta estranho, com mudanças no cenário (neve, deserto e, por último, um lago)?

Além da ação desenfreada, característica principal dos jogos de "shooter", o jogo proporciona uma adrenalina crescente, que vai aumentando até culminar com o chefe final, Andolf. Não só a dificuldade do jogo acentua isto (com uma dificuldade relativamente alta para os não iniciados), como o aspecto visual e sonoro (como comentarei mais para frente).


Segundo estágio, Asteroid field

Um exemplo é a cena da entrada do caça de Fox na nave gigante que representa o chefão da "Space Armada", que demonstra a enorme dimensão da nave inimiga. Posso citar, também, a conclusão da "Asteroid Field", em que vemos um efeito visual semelhante ao de Guerra nas Estrelas, quando as naves entram na Velocidade da Luz, ou ainda a entrada da fase final, "Venom", que mostra a descida do caça de Fox ao planeta.

Para os que ainda estão perdidos, o jogo, apesar de tridimensional, é linear. O caça de Fox avança sempre para frente, sendo que o jogador pode movimentá-la para os quatro lados da tela, além de poder frear ou dar um turbo, para desviar dos tiros e obstáculos. A movimentação da nave lembra a de um avião, sendo que para subir e descer, os comandos são invertidos. O jogo permite, também, a inclinação lateral da nave (com os botões L e R) o que facilita a movimentação lateral na hora de desviar dos tiros inimigos.

Pra ajudar (ou atrapalhar) o jogador é acompanhado pelos outros membros da esquadra, que, às vezes, tentam ajudá-lo, e acabam por passar na frente. Se o jogador derrubar um companheiro sem querer perde a "ajuda", além de não poder completar 100% da fase.

Como todo bom Arcade que se preze, o jogo oferece itens para ser coletados durante o jogo – itens, aliás, que utilizam abusivamente do 3D, com designs intuitivos. Entre os itens, o jogo conta com anéis que carregam a energia da nave, bombas (podem ser atiradas a qualquer momento, com uma larga área de impacto), aumento da potência dos tiros, entre outros.

Ah, e como não poderia faltar, tem um item que recupera asas perdidas, caso o jogador perca uma delas. Veja, com este exemplo, que os criadores se atentaram a vários detalhes, com a preocupação de fazer um jogo de qualidade.

No aspecto dificuldade, pode ser considerado um jogo difícil para não iniciados, e médio para quem já está acostumado com este tipo de jogo. A dificuldade é crescente. Porém, pelo fato de o jogo ser Arcade – e, portanto, rápido para ser finalizado – a aprendizagem é um pouco demorada. É praticamente impossível ir muito longe na primeira tentativa.



Velocidade da luz

Se o conceito do jogo foi brilhante e muito bem pensado, o resto teria de acompanhar. Felizmente é o que acontece. A caracterização dos personagens é boa, sendo eles carismáticos. O visual geral do game, apesar de "quadradão", é bem claro. Dá pra distinguir claramente os objetos de cenário.


Trilha Sonora

Além disso, tem a ótima trilha sonora, composta por Hajime Hirasawa, bem marcante, adicionando emoção aos principais momentos do jogo. As músicas são ótimas, utilizando de forma bem interessante o sintetizador do console. É interessante perceber que o timbre de alguns instrumentos do arranjo sonoro (agudos, semelhantes à xilofone ou piano) lembra o aspecto visual "limpo" dos polígonos do jogo.

As músicas combinam com os momentos em que são tocadas, como, por exemplo, a música da primeira fase ("Corneria") que remete a um filme de ação, misturando Hard Rock com fundo orquestrado. Ou , ainda, a música do "Sector Y", uma valsa suave, dando uma leve sensação de "viagem", combinando com a situação surreal em que se apresenta - o espaço sideral se assemelha a um oceano nessa fase, com animais aquáticos flutuando no céu.


Fator "Replay"

Para concluir, o jogo oferece um "fator replay" altíssimo. Por ser um jogo rápido, estilo Arcade, oferece uma alta dose de adrenalina, o que torna o jogo altamente viciante. Além disso, o jogo conta com três níveis de dificuldade. Porém, em cada um deles, o trajeto muda e, portanto, as fases também. Como se não bastasse, têm as fases secretas, que se encontram no caminho do "Black Hole" (Buraco Negro).


Conclusão

Como podemos ver, a Nintendo não poupou esforços e criatividade para seu Star Fox, criando um jogo emocionante, criativo e viciante. Mesmo com a falha da lentidão do processador, a Nintendo conseguiu contornar o problema criando não apenas um jogo bom, mas um verdadeiro clássico do mundo dos games!



No núcleo de uma nave inimiga

Resumo

Roteiro:
Simples e direto, até simplista. Não há necessidade de algo muito mais rebuscado.

Visual:
Apesar de "quadradão", o game contorna o problema com polígonos coloridos e claros, além dos Sprites e imagens de fundo bem desenhadas.

Música:
Trilha sonora emocionante, além de combinar com o momento em que são tocadas e com o visual do game. As músicas grudam na cabeça, depois de uma boa partida.

Jogabilidade:
O game explora ao máximo as situações proporcionadas pela tridimensionalidade. Nada como um jogo de ação de naves para aproveitar o potencial da tecnologia.

Fator "replay":
A alta dose de adrenalina torna o jogo viciante, além das opções de dificuldades, que contam com fases diferentes.

Dificuldade: Alta
Difícil. Para os iniciados, é questão de tempo. Porém, é praticamente impossível ir muito longe logo na primeira tentativa.

Conceito geral:


Referências:

Disponível em: http://outerspace.ig.com.br/retrospace/


25 de maio de 2009.
Postado originalmente neste blog.

PS.: não tenho certeza de algumas informações. Alguns lugares dizem que o compositor é Hajime Hirasawa, outros que é Koji Kondo. Se tiver informações erradas, por favor, me corrigam.

Abraços!
 

andgimenez

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
684
Reações
36
Pontos
734
realmente... um dos melhores jogos do SNES!!! tinha original na época!!!

acho q foi um dos únicos jogos q joguei várias vezes...

fantástico!

Nota merecida!
 

SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.443
Reações
2.046
Pontos
734
Eu não gosto do jogo mas, sua análise foi muito boa e detalhada.
Vou dar uma olhado no teu Blog.
Parabéns.
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.893
Reações
6.528
Pontos
1.079
Um dos melhores jogos do SNES de fato, jogo muito no emulador. Espero ancioso a versão do Wii se sair.
 

SaaGa

Veterano
Mensagens
3.483
Reações
16
Pontos
111
Tive esse jogo no meu snes. É um jogo muito bom, embora seja muito melhor jogar no emulador do que no próprio snes. No console rodava muito lento, já em certas versões do snes9x e no zsnes o jogo roda mais fluido, fica ótimo.

A ost desse jogo é impecável :konglove:
 

unforastero

Veterano
Mensagens
1.945
Reações
8
Pontos
144
Excelente tópico.

Um dos melhores jogos do Snes sem dúvida. Joguei muito na época, e de vez em qdo rodo em emuladores. Achei interessante vc ter citado a trilha sonora, que é bem empolgante.

Pena que não fazem mais jogos com este.

T+
 


jaysonwcs

Larva
Mensagens
8
Reações
1
Pontos
1
SneakBR: Valeu pelo elogio e pela visita no blog.

SaaGa: verdade! Achei que só eu tinha percebido isso, rs.
Mas tem um emulador que "corrige" a velocidade, mantendo semelhante à do console original. É o Zsnes Wip, se eu não me engano.
Eu, particularmente, prefiro jogar ele "lentão" msm. Quando ele fica mais fluído, como vc disse, fica bem mais difícil!

Abraços.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Ótima análise !

Eu tenho uma rom chamada "Star Fox Competition" que eu gosto até mais de jogar do que o Starfox, pois mostra sempre o placar e tem limite de tempo. O jogo fica mais dinâmico. Alguém sabe mais alguma coisa a respeito desse Star Fox Competition ?

SaaGa;5120580 disse:
Tive esse jogo no meu snes. É um jogo muito bom, embora seja muito melhor jogar no emulador do que no próprio snes. No console rodava muito lento, já em certas versões do snes9x e no zsnes o jogo roda mais fluido, fica ótimo.

Curioso isso. Eu nunca tive um SNES, então só fui jogar Starfox no emulador mesmo, mas o mais comum é ocorrer o contrário, ou seja, a emulação ficar mais lenta do que o jogo original ou tão rápida que fica impraticável de jogar.
 

Johnkatana

Moderador
Mensagens
890
Reações
171
Pontos
119
Parabéns pela análise!.
Taí um jogo que me divertiu muito. Na época quando foi anunciado já estava esperando para comprar.
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.893
Reações
6.528
Pontos
1.079
Grandpa;5126523 disse:
Ótima análise !

Eu tenho uma rom chamada "Star Fox Competition" que eu gosto até mais de jogar do que o Starfox, pois mostra sempre o placar e tem limite de tempo. O jogo fica mais dinâmico. Alguém sabe mais alguma coisa a respeito desse Star Fox Competition ?

Se não me engano é uma rom que foi feita especialmente pra multplayer, nunca teve um lançamento oficial, só foi uma edição comemoraiva que a Nintendo fez pra promove o jogo em um evento. Como esse jogo foi rackeado eu não sei.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.106
Reações
4.667
Pontos
1.319
Parabéns pela análise, muito boa !. Aquela parte que vc cita a trilha sonora que harmoniza com os cenários poligonais, engraçado, sempre pensei isso.

Qdo tive meu primeiro Snes, isso em 1991, aluguei esse game algumas vezes. Ano passado comprei outro Snes e não poderia deixar esse game passar em branco; comprei esse e o do N64.

O único defeito é que estou velho (34 anos) e não tenho a mesma agilidade para ficar apertando rapidamente o botão de tiro. Seria nota 1000 se o game tivesse a opção de tiro automático/rapid fire.

Sinto muita falta dessa franquia nos dias de hoje. Aliás, tem um jogo de PSP e PS2 chamado Xyanide que é o Star Fox copiado na cara dura, mas que no meu PSP roda muito mal, praticamente o aparelho fica fazendo streaming do game o tempo inteiro, prejudicando muito sua jogabilidade, devido as travadas. E olha que meu PSP está a 333 MHz rodando do MS Original de 8 Gb. Acho que é por causa que o arquivo é .CSO (comprimido) , além de ter mais de 1 Gb de tamanho, isso comprimido.
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Star Fox é de fato ótimo e um baita clássico e gosto mais dele do que o Star Fox 64.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
Excelente analise...

Apesar de hoje dar valor ao jogo na época eu não curtia muito ele... cheguei a terminar dois caminhos dele pois era um jogo popular com a galéra que tinha SNes e ai eu jogava muito na casa dos outros... mas acho que pra mim o que pesou mesmo é o fato de que nessa época eu estava jogando muito X-Wing de PC que é pra mim a melhor franquia de jogos de nave que ja existiu e mesmo no SNes eu preferia jogar os ports toscos de Wing Commander (ta... não tão toscos assim... eu que não me acostumei em migrar do flightstick pro gamepad).

Mas hoje eu aprendi a curtir a franquia (tenho Starfox 64 original que comprei a poucos anos e quando ele foi lançado me causou uma impressão bem melhor que o SFox original) e essa é uma das franquias que eu mais esperava para o Wii.

FALOW
U
I
 

jaysonwcs

Larva
Mensagens
8
Reações
1
Pontos
1
Grandpa;5126523 disse:
Curioso isso. Eu nunca tive um SNES, então só fui jogar Starfox no emulador mesmo, mas o mais comum é ocorrer o contrário, ou seja, a emulação ficar mais lenta do que o jogo original ou tão rápida que fica impraticável de jogar.
Mas é isso msm. O jogo fica acelerado em relação ao SNES. Apesar de ficar mais fluído, fica bem mais difícil. Sem querer ser repetitivo, mas o ZSNES Wip corrigi isso, se não me engano. Fica a gosto do freguês.

METALMANIAC;5127924 disse:
Seria nota 1000 se o game tivesse a opção de tiro automático/rapid fire.

Sinto muita falta dessa franquia nos dias de hoje.
Cara, se vc joga pelo emulador, eu acredito que tem como configurar botões automáticos (o famoso "turbo"). Eu tb sinto falta da franquia. Não sei não, mas sinto q a Nintendo vai deixar esse jogo de lado nessa geração. =(

Kobayashi;5131677 disse:
Star Fox é de fato ótimo e um baita clássico e gosto mais dele do que o Star Fox 64.
Eu também!!

JUGULADOR;5134042 disse:
mas acho que pra mim o que pesou mesmo é o fato de que nessa época eu estava jogando muito X-Wing de PC que é pra mim a melhor franquia de jogos de nave que ja existiu e mesmo no SNes eu preferia jogar os ports toscos de Wing Commander (ta... não tão toscos assim... eu que não me acostumei em migrar do flightstick pro gamepad).
Nunca joguei o X-Wing, mas os Arcades q eu joguei da série Star Wars senti bastante diferença em relação ao Star Fox (me refiro ao estilo de jogo msm). Acho q aí é questão de gosto msm. Star Fox nunca tentou ser uma simulação realista. Mas eu gosto bastante de jogos como Rogue Squadron, do N64, por exemplo.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
jaysonwcs;5134616 disse:
Nunca joguei o X-Wing, mas os Arcades q eu joguei da série Star Wars senti bastante diferença em relação ao Star Fox (me refiro ao estilo de jogo msm). Acho q aí é questão de gosto msm. Star Fox nunca tentou ser uma simulação realista. Mas eu gosto bastante de jogos como Rogue Squadron, do N64, por exemplo.
Os arcades não tem nada haver com a franquia do PC.

Assim, não da pra dizer que é um jogo realista por motivos obvios, mas realmente é bem detalhado (coisas como controle de energia e comunicação com outros pilotos é algo cheio de variaveis e extremamente importante)... porém ainda acho um jogo bem acessivel e essa "complexidade" serve mais pra ajudar na imersão que pra complicar a vida do jogador (que em minha opinião vc não precisa mais que poucos dias pra entender perfeitamente a mecanica do jogo).

Recomendo muito... tente achar o X-Wing Alliance que é o jogo menos antigo da franquia (1999). Graficamente ele esta meio que no nivel Dreamcast, mas vale muito a pena pois é o melhor jogo da franquia com uma excelente história, roteiro e jogabilidade.

Obvio que não é a mesma viagem de Starfox. Olhando hoje sem passionalidade percebo que da pra jogar ambos juntos de boa, cada um na sua viagem... mas a questão é que quando eu era molecão era tudo mais radical... ou é um ou é outro, e por ambos serem jogos de nave e ainda por cima eu não me interessar em adquirir nenhuma das plataformas Nintendo naquelas épocas (nem o SNes e nem o N64 que só comprei a poucos anos atras pra colecionar mesmo)... e ai por ter PC como plataforma de jogos desde 1991 X-Wing acabou ofuscando Starfox na minha cabeça.

FALOW
U
I
 

jaysonwcs

Larva
Mensagens
8
Reações
1
Pontos
1
JUGULADOR, não ligo pra gráficos. O fato de ter gráficos próximo ao Dream Cast não me incomoda.
Pelo que vc me falou, me interessei pelo jogo. Vou dar uma procurada.

Abraços.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
jaysonwcs;5136325 disse:
JUGULADOR, não ligo pra gráficos. O fato de ter gráficos próximo ao Dream Cast não me incomoda.
Pelo que vc me falou, me interessei pelo jogo. Vou dar uma procurada.

Abraços.
Ta dificil achar video sem spoiler (não assista à Batalha de Endor se for realmente jogar) ou que não seja fan-review chatão... mas achei esse aqui que era um quick mission (parecido com a jogatina em multiplayer) que é interessante:

[youtube]IzwZQHTRu6A[/youtube]

O jogo é temperado com uma história muito bacana e missões bem interessantes, esse video ai é de uma sessão de mata-mata classicão.

Vale a pena vc jogar... ainda é um dos melhores jogos de nave já feitos.

EDIT: Achei mais um interessante:
[YOUTUBE]UuMEF2MFWKk[/YOUTUBE]

FALOW
U
I
 

uffbruno

Habitué da casa
Mensagens
324
Reações
0
Pontos
57
Bela análise!

Nunca joguei a versão de SNES, mas adorava e era viciado no Star Fox 64.
 

jaysonwcs

Larva
Mensagens
8
Reações
1
Pontos
1
Antes que seja tarde:
uffbruno, unforastero, Grandpa, Johnkatana, METALMANIAC, JUGULADOR,
valeu pelos comentários elogiosos!

JUGULADOR
, gostei dos vídeos, vou procurar este jogo. Será q tem uma versão demo pra experimentar? Se tiver, quem sabe, eu compro o game (isso se ele já não for raro, o q é mt provável). Não descarto a opção de pegar um "abandonware".

Abraços a todos!
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
jaysonwcs;5144034 disse:
Antes que seja tarde:
uffbruno, unforastero, Grandpa, Johnkatana, METALMANIAC, JUGULADOR,
valeu pelos comentários elogiosos!

JUGULADOR
, gostei dos vídeos, vou procurar este jogo. Será q tem uma versão demo pra experimentar? Se tiver, quem sabe, eu compro o game (isso se ele já não for raro, o q é mt provável). Não descarto a opção de pegar um "abandonware".

Abraços a todos!
Demo é impossivel e comprar muito dificil (quem tem não vende)... eu tinha ele original e perdi num assalto na minha casa em 2001... pelo menos ainda sobrou o manual... e ai baixei ele num torrent (não lembro aonde... senão já tinha te mandado MP). Não é impossivel baixar e ele nem é grande (2CDs totalizando 1,2GBs)... da uma fuçada por ai que vc acha sem grandes problemas.

FALOW
U
I
 
Topo Fundo