O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retro-Análise: Brain Lord (SNES)

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.540
Pontos
1.524
[COLOR="Black"]
blbnn.png


Há algum tempo eu li alguma coisa à respeito desse game do SNES, onde um cavaleiro tinha por missão seguir o rastro de seu pai, que partiu em viagem com a missão de caçar um lendário dragão. Pois bem, como "herança", o pai do herói do jogo pediu pra que seu filho (no caso, o jogador) seguisse seus passos caso este não retornasse. E assim acabou por acontecer, com o jovem crescendo e se tornando um cavaleiro com a missão de ir atrás de seu pai. Dragão? Até o momento morava apenas em lendas e nas histórias que o povo conta nas cidades...

bl1.png

[COLOR="Sienna"]a simpática cidadezinha de Arcs, ponto de partida do jogo[/COLOR]

Brain Lord é um autêntico action-RPG, ou, RPG de ação, um jogo onde o personagem ataca, salta e resolve quebra cabeças em tempo real, sem batalhas por turnos ou coisa parecida. O jogo tem uma profundidade enorme, coisa que me surpreendeu muito. Quando comecei a jogar, não dava muita coisa pro game, história clichê do garoto buscar seu pai desaparecido, dragões e etc, mas dando uma chance acabei por descobrir um joguinho muito bem feito que pouca gente deve conhecer.

Em Brain Lord controlamos o herói aparentemente sem nome, cujo qual tem por objetivo seguir até a Light Tower em busca de pistas do desaparecimento de seu pai. Como rastro, apenas o objetivo de seu pai, que era destruir o lendário dragão para dar continuidade à herança genética da família, importantes caçadores de dragão de um passado remoto. Para tal, o herói conhece um punhado de amigos que vão ajudando como podem, pois também precisam sobreviver e, para isso, caçam e vendem artefatos que vão encontrando em aventuras.

bl2.png

[COLOR="Sienna"]encontrar baús e fuçar no mapa, coisas típicas de action-RPGs antigos...[/COLOR]

Pra dizer a verdade, o jogo no começo parece mais uma quest do que a história principal, com um grupo de pessoas indo até a torre em busca do dragão, pois há um pedido por escamas de dragão fixado no pub, o qual premiará o primeiro que trouxer tal item ao ferreiro local. Não joguei à ponto de resolver toda a torre, mas acredito que o jogo vá muito além disso.

Brain Lord é um misto de Zelda com Terranigma, onde o personagem usa armamentos, salta e resolve uma penca de puzzles. Empurrar pedras, pisar em botões e saltar buracos estão entre as atividades corriqueiras do jogo, além de equipar espadas, arcos e usar algumas magias e invocações que ajudam um bocado nas dungeons. O sistema de equip é um pouco diferenciado dos jogos do estilo, sendo que quanto mais coisas o jogador carregar, mais lento ele fica, o que acaba prejudicando saltos e esquivas dos inimigos.

bl3.png

[COLOR="Sienna"]o bom de um personagem que salta é que podemos escalar algumas superfícies no mapa[/COLOR]

Outro diferencial é que não há o famoso level up aqui: tudo que ganhamos derrotando inimigos é ouro. Portanto, nada de ficar grindando infinitamente pretendendo ser um Chuck Norris medieval, o máximo que você vai conseguir é ficar milionário...

bl4.png

[COLOR="Sienna"]a primeira dungeon do jogo[/COLOR]

Os gráficos do jogo são bem simpáticos, mostrando o herói por uma vista de cima bastante agradável. Os efeitos são simples e lembram bastante outro clássico do SNES que já passou por aqui também, o Illusion of Gaia (que por sinal é feito pela Enix também). As habilidades do personagem principal geralmente envolvem um ataque carregado que dispara desde projéteis simples até rajadas devastadoras nos inimigos. Tais magias são encontradas em baús ou ganhadas de amigos durante a jornada. As invocações são de grande ajuda e permitem atravessar grandes distâncias sem perder muita energia no processo. As músicas são relativamente simples, o que poderia ter sido melhor trabalhado, mas é algo que não destoa completamente.

bl5.png


Em resumo, Brain Lord é surpreendente. Mesmo com um começo fraco e clichê, o jogo consegue cativar o jogador com seu jeitão meio simples e desajeitado, mas que esconde um profundo game lotado de puzzles bacanas e que, provavelmente, pouca gente conheça. É mais um game que descobri por acaso e que vale a pena ser jogado até o fim!

bl6.png

[COLOR="Sienna"]saltos e puzzles com pedras e botões... e olha que isso é apenas o começo do jogo...[/COLOR]

Resumão:
[COLOR="Blue"]+ o visual, apesar de simples;
+ design das dungeons, com puzzles por todo canto;[/COLOR]
[COLOR="Red"]- a música chega a dar sono;[/COLOR]

[SIZE="2"][COLOR="DarkRed"]Final Score: 7.0[/COLOR][/SIZE][/COLOR]
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.540
Pontos
1.524
master321;9297730 disse:
Opa belo review... Zerou em quanto tempo?

[COLOR="Black"]Não zerei, joguei a primeira dungeon apenas, mas li que o game tem outras 4 me parece.

Se todas seguirem o tamanho dessa primeira, o jogo é gigantesco![/COLOR]
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.026
Pontos
1.109
Não conhecia esse jogo.

Também pudera, na época em que ele saiu RPGs eram pouco divulgados aqui no Brasil.

Me lembro que no começo dos anos 90 sempre tinha detonados de Phantasy Star do Master e Zelda: Link to the Past para SNES.

Voltando ao assunto: Vou ver depois se baixo a ROM para conferí-lo.

Gosto muito de Action RPGs
 

Ax Battler

Habitué da casa
Mensagens
449
Reações
115
Pontos
99
Também curto action RPG's um monte.


Acho que eu teho essa rom e vou dar uma brincada nela. Mas antes tenho que acabar o Mario RPG (estou na última fase já)hehe
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Parabéns pela análise. RPGs não são minha praia.

Curioso que os gráficos e ladrilhos não se parecem com um jogo de Snes.
A escolha das cores faz parecer que na imagem tem menos cores do que realmente usaram.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Joguei pouco esse aí. Mais para experimentar mesmo.

No meio de tanto RPG para o Super Nintendo este é um que normalmente passa batido.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Já joguei quando criança. Gostei, mas nem me apeguei porque já tinha jogado Secret of Mana antes, então fiquei exigente demais :coolface:
 

Almorte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
88
Reações
1
Pontos
679
Legal sua analise, depois que terminar o Breath of Fire 1 vou jogar um pouco esse e se gostar vou tentar jogar ate terminar.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
10.739
Pontos
753
Estou coveirando aqui, mas, eu já havia lido este teu post no blog (não aqui). Brain Lord é um jogo que merece mais reconhecimento. Tive a sorte de casualmente pegar para jogar na locadora que tinha perto de casa, e adorei o jogo. Nunca consegui terminar do início ao fim no Snes, pois nunca descobri como passar o puzzle do castelo de gelo. Aquele ultra troll onde tem de apertar na frente da porta X e ignorar os botões da sala. Rejoguei no emulador e daí passei desta parte olhando um faq, já que também fiquei andando a esmo tentando figurar como passar hehe.
Na época no Snes, uma vez peguei e tinha um save no início do vulcão uma vez, daí prossegui dali e fechei o jogo, mas como fechar do início ao fim, na época nunca descobri.

Excelente tópico! :rox
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Ressuscitei o tópico por um motivo nobre: consegui terminar esse jogo ! :kkong

4zdT3C.jpg


Gente, se alguém conseguiu terminar Brain Lord nos anos 90 é porque o cara deve ter sido muito persistente. Não me lembro de ter visto walkthru desse game em revista e na época a internet estava dando seus primeiros passos. Terminar isso na raça, sem a ajuda de um vídeo do Youtube ou de um detonado em algum site é algo extremamente desafiador. Eu nem estou me referindo aos puzzles (o título Brain Lord é devido às diversas salas em que você tem que resolver um puzzle para abrir uma porta) que eu não achei tão difíceis assim. O problema é você pegar uma chave e não ter a menor ideia que porta aquela chave abre. As vezes é uma porta próxima, mas tem vezes que a porta está num outro andar do labirinto !

ou5BWO.jpg


Brain Lord começa tranquilo e só é necessário fazer um pouco de grind no início, para adquirir uma arma e uma armadura melhor. A partir dali o que você ganha destruindo os inimigos normalmente é suficiente para você melhorar seus itens.

As magias, que também são compradas, eu usei pouco. Poucas delas são efetivas, com exceção da Phaser que você adquire já próximo ao fim do game e é essencial para você chegar a alguns lugares.

Uma característica interessante do jogo são os "pokemons" que você acha pelo caminho ou compra de um carinha na cidade. Eles vêm em joias que parecem ovos e o acompanham durante sua jornada. Infelizmente só dá para levar 2 por vez, mas você pode adquirir mais e mantê-los no seu inventário. Quando quiser trocar é só abrir o inventário, colocar o pokemon de volta no ovo e abrir um outro. Tem um que é uma fadinha da luz, que é necessária para iluminar umas cavernas com pouca luz. Os pokemons evoluem assim como nosso herói, aumentando seus poderes.

9V9V3w.jpg


Há trechos no "pior" estilo plataforma, com pulos milimétricos em plataformas que se movem ou somem e aparecem. Sugiro fortemente que você use e abuse do "save state" do emulador nessas partes.

O maior problema do game pra mim é perto do final, quando começam a aparecer as salas completamente escuras, que nem a fadinha da luz ilumina. Essas salas só podem ser sacanagem do desenvolvedor do game. As primeiras não são muito grandes e na tentativa e erro você acaba conseguindo tatear seu caminho até a porta de saída, mas tem uma perto do final que eu levei mais de uma semana para descobrir o caminho. Nem vídeo do Youtube me salvou aí, já que você ver um boneco andando que nem um peru tonto pra lá e pra cá no escuro no vídeo não ajuda muito. Eu ia desistir quando descobri um bendito site que tem os mapas das salas, inclusive as malditas salas escuras. Só assim consegui passar. O resto do game é mole perto disso, inclusive a batalha com o chefe final.

rvPTVG.jpg


Mapas de Brain Lord da última fase: https://www.vgmaps.com/Atlas/SuperNES/BrainLord-Platinum.png
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Curto bastante esse jogo, cheguei até o mundo de gelo, não sei se é próximo do fim, mas acabei dropando por falta de tempo e nunca retomei...
Lembro de pelo menos um lugar que dropa sempre um orb (que deveriam ser aleatórios), necessários para evoluir as criaturas. Um ponto fraco desse jogo é que ele tem uns slowdown pesados em dungeons onde tem muitos objetos pra movimentar.
 

Tauron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.075
Reações
28.881
Pontos
703
Não conhecia, achei bacana vou testar uma hora.

O maior problema do game pra mim é perto do final, quando começam a aparecer as salas completamente escuras, que nem a fadinha da luz ilumina. Essas salas só podem ser sacanagem do desenvolvedor do game.
As infames "dark zones"... o jogo que inaugurou essa p%$!ria foi a série Wizardry, que obrigava o incauto a desenhar mapas no braço, em Wizardry era pior, pois nas dark zones haviam teleportadores, spiners, alçapões e outras amenidades...
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
10.739
Pontos
753
Eu sendo sincero não achava o game difícil no geral, mas aquele puzzle no meio do castelo de gelo, na época não consegui descobrir como passar mesmo. Aliás, fez sem guia esta parte @Grandpa ? A de apertar X na porta?

"Platinei" ele no Retroarch estes tempos.
7vOGDQp.png
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Curto bastante esse jogo, cheguei até o mundo de gelo, não sei se é próximo do fim, mas acabei dropando por falta de tempo e nunca retomei...
Lembro de pelo menos um lugar que dropa sempre um orb (que deveriam ser aleatórios), necessários para evoluir as criaturas. Um ponto fraco desse jogo é que ele tem uns slowdown pesados em dungeons onde tem muitos objetos pra movimentar.

O Palácio de Gelo é um pouco depois do meio do game. Ainda tem bastante chão até o fim. Até você achar a bota que evita que você deslize no gelo essa fase é bem chatinha.

Quanto aos slowdowns você tem razão. Quando tem muitos inimigos na tela e você está acompanhado dos 2 pokemons também fica lento. O que eu fiz nessas partes foi guardar os pokemons. Diminuiu bastante os slowdowns.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Eu sendo sincero não achava o game difícil no geral, mas aquele puzzle no meio do castelo de gelo, na época não consegui descobrir como passar mesmo. Aliás, fez sem guia esta parte @Grandpa ? A de apertar X na porta?

Não. Esse eu precisei consultar na internet. Eu fazia o que achava que tinha que fazer e o raio da porta não abria :suxx

Dos puzzles acho que foi um dos poucos que precisei de ajuda. Me lembro de um outro que eu também fiquei confuso, mas acho que foram só esses dois.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
10.739
Pontos
753
Também não lembrava dos slowdowns, mas rejogando vi que tem bastante mesmo. Mas, no geral não atrapalha.
Chegou a jogar Alundra? Brain Lord e Alundra são jogos bem neste estilo puzzles/plataforma. Alundra porém é bem maior, tem um enredo mais dark e com maior importância no jogo. Se gostou de Brain Lord, Alundra é um prato cheio. Ele não tem ao menos dark zones, fique tranquilo quanto a isto hehe.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Também não lembrava dos slowdowns, mas rejogando vi que tem bastante mesmo. Mas, no geral não atrapalha.
Chegou a jogar Alundra? Brain Lord e Alundra são jogos bem neste estilo puzzles/plataforma. Alundra porém é bem maior, tem um enredo mais dark e com maior importância no jogo. Se gostou de Brain Lord, Alundra é um prato cheio. Ele não tem ao menos dark zones, fique tranquilo quanto a isto hehe.

Não joguei Alundra não. Valeu pela dica. Tirando as dark zones, que eu achei muita apelação, eu gostei de Brain Lord.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
10.739
Pontos
753
Teve uma news recente do jogo. Ele foi traduzido para o italiano. Um passo quem sabe rumo a tradução para latim.
Cerebrum Dominus!
6007screenshot1.png


Uma curiosidade sobre o jogo é que na versão japonesa o Remeer tem cabelo azul. Apesar da arte ser condizente com a versão localizada.
EVhEj6bWAAY1mQx.jpg

33062-Brain_Lord_(Japan)-1459328939.jpg
 
Ultima Edição:

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Travei no puzzle do castelo de gelo tambem. O orgulho não me permitiu consultar um "debulhado", mas dizia ser algo relacionado ao controle. Fiquei nessa 1 ano, tentando eventualmente e acabei perdendo o save... Uma hora ainda tento chegar lá de novo.
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
10.739
Pontos
753
Travei no puzzle do castelo de gelo tambem. O orgulho não me permitiu consultar um "debulhado", mas dizia ser algo relacionado ao controle. Fiquei nessa 1 ano, tentando eventualmente e acabei perdendo o save... Uma hora ainda tento chegar lá de novo.
Se quer uma dica
Que controle?
 
Topo Fundo