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[Retro análise] THE THIRD WORLD WAR

Tai Kamiya

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THE
THIRD WORLD
WAR

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FICHA TÉCNICA


PLATAFORMA: Sega CD
ANO DE LANÇAMENTO: 1993
GÊNERO: Simulação, estratégia
DESENVOLVEDORA: Micronet
PUBLISHER: Extreme Entertainment Group

ENCARTE (JP):

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ENCARTE (US):

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Eu tenho certeza, quase que absoluta, que tua reação logo no primeiro spoiler foi essa: :kkk. Pois é, o Japão muito zueirinho fez questão de estampar em praticamente toda a arte do jogo Saddam e Bill Clinton fazendo um lindíssimo coleguismo. É pouca zoera? :lolwtf

Já o americano ficou... americanizado. Três generais bolados, com caras apreensíveis e tensionadas pela situação mundial, além dum put* tanque demonstrando seu lindo blower vermelho. Agora a parte dispensável é essa caralhada de estatísticas acabando com a beleza da capa, dava pra ter evitado né?

(Fica subentendido que nada supera Bill e Saddam sorridentes)



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O JOGO
Ah, o jogo. Logo de início, você é presenteado com um belo letreiro corrente escrito "Third World War", seguido de um barulhinho (irritante) de explosão. O globo terrestre então avermelha-se! Sabe o que significa? Você causará a (menstruação) destruição do planeta, bom homem.​
Third World War não é nada mais que um belo simulador de guerra, mesclando elementos de estratégia e assemelhando-se um pouco a jogos como Civilization. Dentre os cinco cenários disponíveis, você poderá escolher cerca de 16 nações e, em posse destas, investir em várias ações diferentes em prol do crescimento de seu país. Indo de apoiar o terrorismo e dominar o país economicamente; até bombardeá-lo com armas químicas ou intervir militarmente, as possibilidades são gigantes.​
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Boom!
Daí em diante você terá de escolher dentre os seguintes modos de jogo:​
  • The Third World War
    É o modo com o nome do jogo (no shit captain). Aqui, eu diria que é mais um meio-a-meio: você tanto poderá conquistar os territórios via influência econômica, terrorista ou militar. Digo que a balança é meio-a-meio porque, se você se comportar bem, não haverá retaliação por parte dos outros países. Isso se você NÃO BRINCAR de Kim Jong Un.
  • Cold War
    Ah, a guerra fria. Este modo é complicado, se você não escolher entre URSS e EUA, certamente terá problemas em evoluir teu país. Aqui, as precauções para não acabar com o mundo são meio óbvias: se um país capitalista avacalhar um socialista, a cobra fuma e o mapa-mundi rapidamente é pintado com várias animaçõezinhas de bombas sendo explodidas mundo afora. É melior segurar a exaltação, fera.

  • War of the Pacific Powers

    Aqui é porra loca. Meio que você pega uma guerra que é inevitável, então você sabiamente deverá iniciar logo os movimentos militares. O legal desse modo é que, DO NADA, um país random lança um ICBM no outro e pimba, treta begins. Se passa nos anos 2000.

  • Chaos
    Este modo eu joguei pouco. Ao que parece, em 2010, o mundo está às avessas. O fato de estar em 2010 faz com que aconteça um rush tecnológico no jogo: armas como satélites à laser serão descobertas em um menor tempo de jogo. Also, o desespero faz com que existam ataques com maior frequência.
  • Economic Struggle
    Gibe moni, plox. Este modo se passa em 2015, e ele sugere que ao invés da intervenção militar, você deve usar teus poderes de mago das economias e sentar a p*roca (econômica, não militar) nos países alheios. Como TODOS os modos, o negócio é conquistar tudo e todos.
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Uma coisa bacana é que, para cada modo selecionado, você escutará uma introdução (um tanto filosófica) a respeito da sua escolha. Quem o diz é o ministro da tua nação, que varia de acordo com esta. Isto é, a China tem ministro vendedor de pastel, os EUA tem um que parece corretor de imóveis, a URSS tem um urso (brincadoca) e a África do Sul tem um cara IGUAL ao falecido Mandela. Creio que essa variação foi possível pela utilização do CD e da sua foderosa capacidade de armazenamento.
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AS POSSIBILIDADES ADMINISTRATIVAS
Eu gosto de dividir esse jogo em dois: a parte administrativa e legal; e a parte de guerra (tediosíssima, explicarei abaixo). Falarei das possibilidades na parte administrativa.​
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Brasil já começa sem porcaria nenhuma. Só pode se BR!
Bom, existem muitos dados aí e a confusão é certeira. Sem problemas, com o tempo fica tudo muito natural!
POPULATION: Até onde entendi, é paralela ao GNP. Quanto maior o GNP, maior a população.​
GNP: É o mesmo que o Produto Nacional Bruto. Quanto maior for, maior será tua verba (Budget Avaiable).​
SUPPORT FOR GOV.: Eu ainda não entendi muito bem no que isso reflete. Parece que é relacionado à economia do país.​
NATIONAL MORALE: Moral do país para com a comunidade. Se você manipular a mídia, puff, ela pode despencar e aí você sofrerá com protestos (cuidado com os preto blocos).​
LAW & ORDR.: Não tem nada relacionado à série. Isso aí é a segurança do país, se for muito baixo também gera revolta.​
LEVEL OF INTL TRUST.: Este é importante. Quando você fazer alguma cagada, como jogar um Cruise Missile na Argentina "sem querer", a confiança do espectro mundial vai despencar. Aí, meu amigo, você receberá várias notificações de países cancelando pactos de aliança e de não-agressão. E se o país atacado estiver economicamente dominado por algum grande, tás lascado.​
MILT. ECON. : Aqueles apontadores ali indicam a quantas anda o país. Se você aumentar o ARMY, NAVY, AIR e SPACE, o MILT. aumentará. Já o ECON aumenta de acordo com o GNP.​
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Após um strike químico na Rússia (que não sabe brincar, revida com bomba atômica)... os EUA cessam os pactos? Pode isso?
ABA MILT. (MILITARY): Aqui você pode tomar várias ações militares. São elas: Recrutar Tropas, Desenvolver Armamentos, Formar Unidades, Apoiar Forças, Enviar Unidades ao Ataque e efetuar Ataques Aéreos (nukes, nukes everywhere).

ABA ECON. (ECONOMIC POLICIES): Na aba de ações econômicas internacionais, você pode: Investir capital num país, Ajudar um país Economicamente, Ajudar o Terrorismo, Ajudar a revolução.
ABA INTL. (FOREIGN POLICY): Aqui poderá visualizar todos os seus pactos de não agressão, alianças, comércio, investimentos e territórios conquistados.
ABA NATL. (DOMESTIC POLICY): Provavelmente uma das abas que você mais abrirá. Ela compõe: Desenvolver Indústria, Aumentar Taxas, Aumentar Segurança e Manipular Mídia. Lembrando que todas estas custam verbas e possuem efeitos positivos e negativos (manipular a mídia, se for usada sem precaução, pode gerar um escândalo de corrupção).
INFO: Auto-explicativa, você vê relatórios sobre a economia, relação internacional, controle econômico, força militar, etc.​
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Geralmente o mundo acaba pintado de azul ou vermelho.
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AS GUERRAS
Lembra-se que eu comentei sobre uma parte chata? Pois é. O jogo é bonitinho até aí! Quando você envia tropas para um determinado local, o jogo muda por completo e você entra numa interface de game de estratégia. Pena que tudo foi muito mal elaborado.​
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Repare na primeira imagem. Ela informa as estatísticas, os batalhões e tudo mais. Entendeu alguma coisa? É, ninguém entende porque não foi feito pra ser entendi. Mas o pior está longe de ser a falta de informação...​
Existe um mouse ali. E é ele que você usa para controlar os veículos. Um por vez. Devagar. Quase. Morrendo. É horrível quando amontoa aquela caralhada de inimigos e você precisa usar técnicas mágicas do Mister M. para conseguir montar uma estratégia palpável.​
Uma hora ou outra, você terá de ir para esse modo de batalha, visto que só assim ocorre a dominação militar de uma região. É dose!​
Se somente este detalhe não tivesse cagado em cima do jogo, teríamos aí uma obra prima para o Sega CD.​
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O VEREDICTO
Third World War é um jogo incrível! Exatamente aquele tipo de joguinho que, mesmo em sua monotonia, o prende por horas e horas a fio. Brincar de ditador é perfeitamente possível em Third World War. Ver o mapa coberto de urânio também!

Se não fosse por esse sistema de batalha surrado, o jogo certamente seria consagrado entre os melhores jogos para Sega CD (que bom que não são muitos).​
GRÁFICO: 8
JOGABILIDADE: 6
SOM: 7
HISTÓRIA: 5
CAPA (JP): 10000000
O jogo tem gráficos bacanas, principalmente na hora da batalha. Pena que só isso presta na batalha. A jogabilidade é boa, mas novamente, é impossível não ficar brabo com esse sistema de controle. As músicas caem bem no jogo, mas são enjoativas que só. A história, bem, não tem lá uma história propriamente dita: é um simulador de fim de mundo, ué.​
NO mais, eu recomendo fortemente Third World War.​
 

Tai Kamiya

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Amanhã formato bonitinho e corrijo os erros de português. Acabei escrevendo tudo no embalo e já não to mais no pique para revisar. :klol
 

jor280

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Legal! nunca joguei este game,mas a capa japonesa realmente é "linda".:coolface
 


Grandpa

Mestre Jedi
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Desconhecia completamente a existência desse jogo. Valeu pelo tópico. E a capa dele é épica :klol
 

_kana_

Bam-bam-bam
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conhecia a capa (na epoca, cheguei a pensar que era obviamente uma
montagem zoeira, coisa nao-oficial), mas quando vi que era verdade, li um
pouco sobre ele, mas sem me aprofundar.

parabéns pelo review. eh disso que isso aqui tá precisando (e nao de
post de colecao, de lcd x tubo, ps1 x n64, varios topicos sobre oldgamer etc).
review é o que tem de melhor.
 

matroska

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Ahaha muito bom tópico

Capa japonesa troll master

Os games de sega cd é algo que desconheço a maioria dos jogos, assim como os de pc engine

Pena que as batalhas sejam tão ruins, senão ia jogar um pouco
 
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