O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retro-colecionismo x Leigos

Dan Gaiden

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.022
Reações
3.146
Pontos
703
Quem coleciona jogos retrôs certamente já passou por isso: ouvir/ler comentários de quem não coleciona dizendo como é absurdo gastar "muito dinheiro" com jogos velhos e que na maioria dos casos, podem ser baixados de graça pra jogar até no celular. Tem colecionador que reage a isso de forma explosiva, dizendo que o dinheiro é dele e ele gasta como quiser, já outros tentam dar uma "aula" de retro-colecionismo, explicando coisas como baixa tiragem, estado de conservação, valor de mercado e etc. Eu, ainda mais por colecionar Neo-Geo AES, nem tento explicar nada e muito menos explodo de raiva. Ao menos não mais. Entendo que o meu hobby é muito "fora da curva" para as pessoas leigas e até digo que acho super normal essa reação delas com relação aos preços de certos jogos de AES e que as vezes, até eu não entendo muito bem. Como eu não vou achar razoável que alguém estranhe o valor de mais de R$ 10.000 de um exemplar de Metal Slug?!
Depois que compreendi isso, passei a não me estressar mais com essas observações. E vocês? Como reagem a esses questionamentos?

FB_IMG_1508355424461.jpg
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.964
Reações
41.622
Pontos
1.689
Não tento explicar, nem comentar, citar ou fazer qualquer referência a jogos com quem não curte ou acho que não entenda do assunto.
Fica tipo um segredo, igual Christian Gray, revelado só para os íntimos.
 

Agentman

Habitué da casa
Mensagens
213
Reações
174
Pontos
69
Não compensa nem iniciar a discussão, até porque q muito disso aí, embora nao seja tão perceptível num primeiro momento, passa por questões de caráter e comportamento, ou seja, não fica só no assunto do colecionismo e sim nas mais diversas áreas da vida.

Enviado de meu Lenovo K33b36 usando Tapatalk
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
O negocio é jogar independente se é emulado ou não,cada um com suas preferências e condições.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Sou ex colecionador e reagi entendendo o quanto colecionismo não faz sentido e vendendo toda minha coleção. Mas nunca estressei antes disso. O dinheiro é meu e faço o que quiser com ele.
 


RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
O que me falta é espaço ...
Se não colecionaria jogos dos consoles que tive... Mega Drive + Sega CD, Phantom System, Atari e GameGear ...
Talvez WiiU num futuro... PS4 talvez nunca ...
alguns eu ainda tenho ...
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
Eu mando logo é tomar no kú. Só isso.

Mas falando sério, eu acredito que cada um tem seus objetivos quando se trata de colecionar, não existe o certo.
 

R.bass

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.935
Reações
2.007
Pontos
734
cada um busca por coisas que lhe dá prazer (dorgas?:kmaroto), nego pagando 2000 reais em alto falante de som para carro, e instalar em um 147 que custa 2500,00. Fazer o que, é o que o cara gosta.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.617
Pontos
453
É aquela coisa, o dinheiro é de cada um e cada um faz o que quiser com ele, assim como a opinião é de cada um e cada um pode dar se quiser.

Colecionar por colecionar sempre achei uma m****, se for pra colecionar e jogar tudo bem, mas colecionar so pra deixar parado no canto como se o produto fosse sagrado e tivesse num pedestal, ae sou contra, ainda mais para videogames, ja vi cara comprar um jogo lacrado e ficar com ele lacrado por anos, so por ter, ah vatomanocu.
 

Dan Gaiden

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.022
Reações
3.146
Pontos
703
Muitos amigos e colegas de faculdade e trabalho sabem que eu coleciono e viam os jogos de AES (as caixas são chamativas) e perguntam sobre. Geralmente eu falo muito por cima, mas os mais curiosos vão no Google pesquisar por conta própria, acham anúncios no Mercado Livre e no eBay e aí já viu... Rsrs... Vem a metralhadora giratória de perguntas....
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.228
Reações
4.013
Pontos
1.109
Eu coleciono games desde 2005-2006 e comecei juntando todos os games que tinha de Atari 2600,Master System e Mega Drive.

Um dos problemas é que tem uma ignorânacia muito grande de ambos os lados, tanto de colecionadores que fazem questão de ter o jogo em mídia original e os adeptos de emuladores que para eles basta ter emuladores e roms no PC, Celular ou em console portátil como o PSP ou GPD XD .

Hoje tenho Master System,Mega Drive,Phantom System,PS2,PSP e Nintendo 3DS.

Na minha coleção priorizava os remakes,multicarts e coletâneas para PS2 e PSP porque era o meio mais fácil de ter os jogos antigos que gosto.

Poucas pessoas sabem que eu coleciono games. Apenas alguns amigos de fórums e 3 amigos pessoais que conseguiram entender.

Já vi coleções de todos os tipos em que eram mais notórios pela quantidade do que pela qualidade que tinham vários jogos de esporte desde os populares por aqui como futebol e até mesmo os de baixa popularidade como baseball e futebol americano além de RPGs,Strategy RPGs e Visual Novels em Japonês.

Também já vendi ou troquei jogos que caíram em desuso ou ganhei de doação de amigos e me lembro que disse que aceitaria os jogos mesmo não sendo de meu interesse com o objetivo de trocar ou revender por um preço em conta.

Sobre como uma coleção vai ser feita cada um tem seus prórpios objetivos.

A minha por exemplo é procurar os jogos que gostei na infância e nas adolescência e alguns que conheci via emuladores e alguns só consegui porque estavam com baixa demanda como alguns jogos do Master System que não tinham o status de clássico mas que curtia.
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.295
Reações
2.497
Pontos
999
Acho que cada um faz o que quiser com o dinheiro e compra o que quiser. É preciso respeitar o gosto e a opinião dos outros.
 

topogigio999

Bam-bam-bam
Mensagens
483
Reações
686
Pontos
278
Primeiramente, Parabéns ótima coleção.... (Cara você é louco gastar tanto dinheiro assim auhauahuhauh Zoeira)...
eu particularmente coleciono consoles, tenho poucos que são travados, como por exemplo o X360, então só compro jogos para os consoles que são travados e para PC (Que atualmente tenho mais de 1.000 jogos na Steam, sim eu sei que é humanamente impossível jogar todos, ainda mais por falta de tempo hábil).
Atualmente tenho 23 consoles + arcade bartop, e pouquíssimos jogos originais...
 

Zatt

Bam-bam-bam
Mensagens
410
Reações
506
Pontos
278
@Dan Gaiden Concordo demais com você, e isso me leva a refletir cada vez mais acerca do colecionador, independente do objeto colecionado.
Nós, por acaso, escolhemos colecionar as mesmas coisas, mas será que o sentimento de colecionar, olhando pelo lado psicológico da coisa, não é semelhante?
As vezes penso que pode ser uma tentativa inconsciente de fugir da morte, escapar da multidão, de pertencer a um grupo e ser feliz novamente com aquilo que um dia foi o ápice da nossa alegria. Acho que, de certa forma, todos sabemos que andamos fora da curva. No fundo tenho para mim que sofro algum distúrbio, afinal, é muito dinheiro investido para pouco ou zero retorno.

Parabéns @JUGULADOR ! Estou me tornando um colecionador (2015) mas sei que preciso parar, ainda é uma mistura de sentimentos meio confusa para mim, é irracional mas ao mesmo tempo não quero abrir mão...
@B - Mark é interessante o jeito que vc lida, assim economiza. Tento fazer o mesmo, mas acredito ter uma tendência obsessão, não sou gamista puritano, mas as vezes as coisas parecem tender para este lado também. Quando comecei pensei que poderia ter somente os consoles e comprar os everdrives da vida, mas agora já estou cheio de tranqueiras...
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Eu tenho a sorte de trabalhar em uma área que muita gente entende esse hobby, mas quando era mais novo, até falar que eu jogo video game era visto como infantil, mas nunca liguei não, sempre dizia que era melhor gastar meu dinheiro assim do que com algo que não me sirva de nada... na moral, igual minha prima que adora viajar pra fora, gastar fortunas só pra visitar lugares e pra mim isso é superfulo, pq ela só leva "lembranças e fotos dos lugares, sendo que isso pego na internet, não que não goste de viajar, mas em toda férias ir pra um lugar longe e gastar muito pra mim tbm não vale de nada, ou seja, cada um gasta com o que quer.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.589
Reações
32.995
Pontos
1.048
Bom, como eu não tenho amigos que curtem games, raramente esse assunto vem a tona, então não há discussão. As poucas pessoas que ficam sabendo acham que se trata de um hobby barato, pois nunca entro no mérito do valor das coisas que eu compro. Só minha esposa conhece o valor das coisas, não sempre, mas somente quando ela tem curiosidade e pergunta. :kjoinha
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.858
Pontos
694
Cada um faz o que quer com o dinheiro que ganha
Adoro games mas nunca gastaria horrores nesse hobby, ainda mais pq existe a possibilidade de jogar muita coisa sem precisar desembolsar um centavo ou no máximo em um PC meia boca ou um console com boa biblioteca de homebrew.
Prefiro gastar minha grana com algo mais produtivo, seja com minha esposa, minha filha, viagens, casa ou algo que traga mais conforto para minha vida.
 

Agentman

Habitué da casa
Mensagens
213
Reações
174
Pontos
69
Pensamento clássico: quero usar mas não quero gastar.

Enviado de meu Lenovo K33b36 usando Tapatalk
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Não tenho amigos que curtem games. Então o pessoal quando vê as minhas coleções nem sabe o que é, quanto custou ou exatamente para que serve... Todos meus amigos que tem a minha idade (40 anos), já pararam de jogar há muito tempo.

Minha esposa as vezes entra no meu escritório, mas passa batida pelos games, nem percebe se a coleção aumentou ou não. Mesma coisa com o VideoGame que estou jogando no momento... Posso ter acabado de comprar e estar jogando enquanto ela vai conversar comigo, que nem percebe ou diferencia alguma coisa.

A unica pessoa que comenta algo é minha filha, quando acha a capa de algum game bonito ou quando ela vê eu jogando algo antigo.. Mas é só isso também, quando era pequena a gente ainda jogava bastante coisa junto, mas agora ela está estudando pra faculdade e pouco sai do quarto quando tá em casa... (É, sou um Dinossauro!!!)

A mullher que trabalha em casa é quem recebe as coisas pelo correio enquanto estou trabalhando. As vezes consigo ir mais cedo pra casa, enquanto ela está acabando a limpeza... Ai é eu chegar para ela dizer: Chegou mais joguinho, coloquei lá na sua mesa...rsrsrs
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.912
Reações
53.728
Pontos
1.284
Eu coleciono so pra esfrega nas cara dazinimiga da outerspace

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Andyhardrock

Supra-sumo
Mensagens
525
Reações
1.809
Pontos
184
O problema é o preço, especialmente no Brasil, acho que todo mundo gostaria de ter uma coleção retrô em casa, eu tive oportunidade de ter uma coleção razoável por morar fora, mas não critico quem usa emulador, no Brasil é complicado. Tenho jogos de SFC, Mega Drive e PC Engine:


 

Agentman

Habitué da casa
Mensagens
213
Reações
174
Pontos
69
O problema é o preço, especialmente no Brasil, acho que todo mundo gostaria de ter uma coleção retrô em casa, eu tive oportunidade de ter uma coleção razoável por morar fora, mas não critico quem usa emulador, no Brasil é complicado. Tenho jogos de SFC, Mega Drive e PC Engine:


Realmente colecionar no BR é tarefa árdua. Ganhar em real e disputar com os gringos as coisas boas em dólar é bem injusto.

Enviado de meu Lenovo K33b36 usando Tapatalk
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Sinceramente, nenhum dos lados tá errado.

O dinheiro é teu e tu não deve satisfação à ninguém, então é direito seu gastar com o que quiser. Ainda mais se te faz feliz, já que colecionismo é um hobby que eu considero bem agradável. Por outro lado, eu não tiro a razão de quem se espanta com quem pague 10k num cartucho. Se bobear mais da metade da população brasileira que tem carro não anda em um que valha mais do que isso.

Eu mesmo tenho vontade de ter coleções grandes mas fico só na vontade mesmo, não só pelo financeiro mas por princípios: Nunca que vou comungar com os preços que praticam na internet.

Infelizmente quase nenhum hobby é compreendido por terceiros, principalmente se demanda uma maior dedicação e gasto, e colecionar entra nesses dois. Se tu tá feliz, toca o f**a-se.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Eu já colecionei, vendi tudo e com a grana juntei e comprei meu apê! Melhor coisa q fiz! Jogo a mesma coisa q q jogava antes.
E hj em dia esse nicho de colecionismo de games no mundo da Net tá se tornando um saco.
Nego acho q algum sheik árabe vai deixar de gostar de buce** de modelo e passar a gostar de games pra pagar os valores q eles acham q valem sua "coleção".
No final das contas, é tudo plástico, Chips velhos e papel. O conteúdo que é o que realmente importa tem em outras N formas de se usufruir.
Mas isso aparentemente nao da pra ostentar pra tchurminha.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
O que eu vou falar vale para qualquer tipo de coleção. Se é algo que te dá prazer, você tem dinheiro pra comprar e espaço pra guardar então vai fundo.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.295
Pontos
1.619
Olha, eu tento não ligar pra o que falam e já ouvi coisa feia demais (inclusive, até da minha esposa!) mas tento não levar em consideração.

Já tive uma grande coleção (cheguei a ter 32 videogames com mais ou menos, 3.000 jogos sendo mais de 80% deles, originais). Nessa época, apenas a minha avó e minha mãe estavam vivas e, como eu ganhava bem, consequentemente, gastei muito adquirindo o que sempre sonhei e era inalcansável pra mim. Quando minha mãe faleceu, eu sofri bastante com a 'máfia' (a família da minha mãe) enchendo o saco e resolvi, de sopetão vender a coleção completa e tentar sair do país.

Tentei e não consegui.

Depois de alguns anos sem mexer com isso, comecei de novo e hoje, mesmo morando em um apê(rtamento) ainda tento fazer o máximo possível pra crescer minha coleção de videogames (que já está nos 30 videogames. Ainda não atualizei, mas farei nesse final de semana) só que, com poucos jogos em casa (devo ter coisa de uns 250 jogos, englobando todos os videogames e seus jogos ORIGINAIS. Nada de sair colocando na lista piratas/backups/gravados por mim).

Agora que tenho meu filho (vai fazer 8 meses no próximo dia 5 de novembro), quero ver se, depois que conseguirmos engatar outra grande dívida (dessa vez, de uma casa, um pouco maior), se conseguirei dar pra ele, uma coleção de videogames e jogos valiosa pro futuro dele (se ele quiser vender, ninguém vai poder detê-lo, mas se quiser continuar com a coleção, pelo menos, vai ser algo mais rentável em um futuro que praticamente ninguém sai guardando essas coisas...)
 

Percheron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
3.221
Pontos
453
Eu colecionava até meados desse ano, qdo tive meu apartamento arrombado (no dia em que recebi meu NES Classic Mini, que não cheguei a tirar da caixa).
Tinha mais de 30 videogames, centenas e centenas de jogos, todos portáteis já lançados, etc.

Após o fato (e o baque inevitável), eu percebi de verdade que eu, apesar de adorar ter organizado, guardado cada item... Não aproveitei nem 20% deles da maneira que deveria.
Resumindo, hoje eu só coleciono o que me marcou em algum momento da vida e que eu terei tempo de aproveitar.

Quantos aos amigos, 90% curtem videogames (e 90% estão na minha faixa de idade, em torno de 40 anos). Sempre apoiavam e alguns até têm ainda boas coleções. Minha guria tb, sempre gostou de jogar.
Claro, sempre tem gente que estranha, principalmente qdo sabem o valor de alguns itens, mas...
Eu parei de me importar com a opinião de quem não é relevante na minha vida, então, whatever... :kjoinha
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.234
Reações
5.134
Pontos
694
Eu tô nessa vibe há alguns meses já também, de nem entrar mais no mérito, quando surgem essas discussões de valores ou colecionismo. Saí de vários grupos e fóruns onde vi que já não tirava muito proveito mesmo. Aliás, vejo que o apreço e respeito pelas coleções está cada vez mais restrito mesmo. Fora que o pessoal que tá entrando no assunto não quer ter muito o trabalho de pensar, e já acha que tudo que você tem, pagou preço de mercado livre de hoje. Um exemplo é minha Aero Fighters de SNES, que paguei R$ 40 na época, há uns 6 ou 7 anos. Um cara viu numa postagem tempos atrás e comentou que eu era mais um louco, que fica pagando mais de mil reais em joguinho de videogame. Nem me dei o trabalho de responder.

A questão na verdade é onde esta discussão sobre preço e coleções está acontecendo. Se for em um grupo/fórum de vendas, ou assuntos random, aí nem vale a pena mesmo, é claro que vão ter todos os tipos de opiniões ali. Agora, se é um local voltado ao colecionismo, ae quem começa a criticar valores e o ato de colecionar é que está fora do contexto, aí tem que dar chapuletada mesmo.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
- Eu coleciono porque me dá prazer e produz informações que ninguém foi capaz de me dar durante a vida.

Claro, não digo isso de maneira ofensiva, até porque com o tempo quando as pessoas me conhecem aprendem que muito do que compartilho com elas extraio das coleções, o formato físico das coisas contêm sua própria história, que tem a ver com o procedimento de sua existência, como quando foi criado o DVD por exemplo, e por razões sociológicas, no caso quando compre o Blu Ray do Gremlins 2 disse para um amigo que lembro de quando assisti esse filme no cinema. Sem contar que é infinitamente mais emocionante quando vou assistir ou jogar com alguém e olhamos juntos na estante, me sinto muito melhor do que quando eu digo para esperar que vou abrir o aplicativo, encontrar o software e então veremos juntos. Isso faz tanta diferença que alguns ao entrar no meu espaço dizem que sentem como se viajassem no tempo, isso que minha coleção nem é tão grande e organizada assim. haha

Inclusive depois de passado todo esse processo ou até mesmo antes disso muitos me admitiram que adorariam colecionar mas não podem, colecionar é algo que fazemos desde 20.000 atrás, trouxemos comportamentos muito mais nocivos desde aquela época até os dias atuais, coisas que não fazem o menor sentido além de nos prejudicar, colecionar é conservar a história daquilo que nos interessa e compartilhar com quem estiver interessado, além de proporcionar como eu disse acima, ligações para outros conhecimentos, além de permitir que aprendamos ser mais organizados, seletivos e interessantes.

Mas concordo com quem discorda, se alguém me perguntar se eu recomendo colecionar eu digo que não, agora se alguém quiser eu apenas darei dicas, é algo que me faz muito bem, melhor que a maioria das experiências que tive quando tentei deixar de colecionar para viver uma vida mais "adequada", então vai de cada um, sofrer privações para uma vida que ninguém sairá vivo é besteira, também não levaremos as coleções mas elas pelo menos nos proporcionaram tudo que eu disse acima, além de poder ficar com alguém que também se importe, eu no caso tenho meu sobrinho, os filhos de alguns amigos, e conheci mulheres interessadas também, quem sabe eu tenha um filho que se interesse, eu poderia deixar dinheiro, dicas de tio caduco e uma casa para ele morar, mas sinceramente, eu preferia deixar isso, as coleções.

Por curiosidade eu coleciono filmes em DVD e BD atualmente, tenho alguns VHS, amo cinema, coleciono videogames, livros estou mais focado em determinados artistas e vertentes depois que comecei a escrever, sou entusiasta por CDs e vinis, e só. Isso me lembra quando eu tinha uns 5, 6 anos, brincava que era um grande colecionador, minha mãe colecionava livros e HQs de super-heróis, ela tinha vários do (pasmem) Mandrake e Pantera. Entretanto eu não me julgo colecionador, digo que gosto de colecionar, não corro atrás das melhores edições e nem pago preços exorbitantes, o principal é que esteja em boas condições, não seja muito caro e o principal, que seja original, nem que seja somente o cartucho, não tenho nenhuma caixa réplica mas se vier um cartucho original dentro dela eu não esquento.
 

Jor-el

Bam-bam-bam
Mensagens
925
Reações
4.068
Pontos
433
Cada um faz o que quer com o dinheiro que ganha
Adoro games mas nunca gastaria horrores nesse hobby, ainda mais pq existe a possibilidade de jogar muita coisa sem precisar desembolsar um centavo ou no máximo em um PC meia boca ou um console com boa biblioteca de homebrew.
Prefiro gastar minha grana com algo mais produtivo, seja com minha esposa, minha filha, viagens, casa ou algo que traga mais conforto para minha vida.
Assino em baixo tudo que tu falou.

Tenho uma pequena coleção do Turbo Game; acredito que é saudosismo mesmo. Admiro quem tem dinheiro e espaço para grandes coleções.

O negócio é jogar......nem que seja pedra nos outros[emoji57]

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk
 
Topo Fundo