Aproveitando pra dizer q zerei o
Final Fantasy X, e apesar de ter curtido, tem coisas neste game em especifico que , pra mim, comprometeram e MUITO a minha diversão no game.
Zerei a versão International do game, no PS2: Possui extras relevantes e é o mesmo conteúdo das versões remaster.
O game em si é muito bom, muitos cenários variados do mundo de Spira. Vc sente que realmente está em uma jornada , já que é disso que o game se trata afinal, uma peregrinação. Por serem bem variados, dá um sentimento de progressão da historia. A história sendo linear ajuda nisso, e não vejo como algo ruim, nem sempre algo linear é ruim, e no enredo funciona muito bem. O enredo apesar de ser legal, não me encheu os olhos, achei apenas ok, nem bom demais como falam, e nem ruim demais. Serve como motivação de chegar ao fim.
Os personagens em si tem seus altos e baixos: Pra mim os mais interessantes foram justamente todos menos o personagem principal ( Tidus ), que cumpre sua função de ser apenas a peça que move a história. Falam que ele é um protagonista irritante por ser mimado, mas ele é assim propositalmente mesmo, mostrando um "amadurecimento" ate o final da jornada.
Sistema de batalha muito bom mesmo, em turnos mas de uma maneira que vc usa todos os personagens ao mesmo tempo. As batalhas sendo mais estratégicas, tiram a necessidade de vc apenas usar a força bruta pra vencer as batalhas. Até inimigos mais fortes podem ser derrotados se vc pensar e usar bem certas habilidades e vantagens ( e desvantagens também) dos personagens. Existem chefes bem poderosos no game que, com uma dose de estrategia e paciência, vc consegue vencer, e isso é satisfatório.
Porém, teve coisas que prejudicaram bastante minha experiencia:
O sistema de batalha apesar de ser muito bom, acaba sendo prejudicado pelo excesso de batalhas aleatórias: No começo vc não sente que são tantas assim, mas do meio pro final, é literalmente uma batalha a cada 3, 4 passos: Vc acaba de sair de um combate que demandou uns bons minutos pra vencer, saiu de batalhas com inimigos poderosos ( tem uns que são um pé no saco ), daí, vc anda 4 passos, e mais batalha, daí vc faz tudo de novo , e etc.
Claro que sempre se pode fugir, mas se fizer isso constantemente, ainda sim é chato, pois como são muito frequentes, vc pode ficar sem ganhar AP ( o XP do game ), pra evoluir na "
grade de esfera" ( o sistema de level do game, que achei sensacional, apesar de simples. Muitos games hoje em dia usam a mesma ideia ).
Quando se aprende a manha de derrotar os inimigos e tendo batalhas constantes uma em cima da outra, não deixa o game divertido, justamente por vc acabar fazendo as mesmas táticas sempre nos mesmos inimigos, deixando o game mais longo por isso.
Dito isso, não achei o game super difícil em combates, e nem precisa ser. Embora existam bosses bem fodas, mas ainda assim se ganham com estrategia. O problema é que acaba se tornando tedioso pela repetição constante. certos chefes possuem muito HP, mas vc fazendo a estrategia certa, vc ganha deles numa boa, deixando a batalha apenas tediosa, pois vc ja sacou a manha deles mas tem que ter paciência pra zerar o HP. Eles não apresentam desafios alem do padrão de turnos deles.
Apesar do game não precisar ter tanto grind, se vc quiser fazer os conteúdos extras , vc TEM QUE fazer grind:
Existem os
Dark Aeons, que são super chefes espalhados pelo mundo que no fim, bemmm no fim, se expande um pouco da linearidade, ( pois vc tem acesso a uma nave que pode revisitar cantos e descobrir algumas coisas ), tendo que ser encontrados pelo mapa. O nível de grind absurdo pra chegar apenas próximo de batalhar com eles, é descomunal. E como expliquei antes, vc tem que gostar MUITO do sistema de batalha pra não se entediar com elas. Entendo que o grind se faz necessário sim em certos games, mas quando algo acaba se tornando tedioso, não vejo sentido de prosseguir.
Falando em grind, existe o Monster Arena, em que pra se ganhar prêmios ( muito bons, e uns itens importantes, e inclusive um boss secreto e MUITO forte ), tem que simplesmente capturar 10 monstros de CADA monstro do jogo, pra ir na Arena e lutar contra versões super fortes deles, e por ai vai.
Existe as Celestial Weapons, que apesar de serem boas, não achei que valeria o esforço, pois estão trancadas por mini games que são muito tediosos, alguns são por 20% de habilidade e o resto de sorte ( quem jogou a corrida dos choccobos vai saber ), ou desviar de 200 raios seguidos sem errar, pra ganhar um item, e etc.
Realmente alguns nem são complicados, mas são muito tediosos mesmo. Desmotiva total a busca. E sinceramente não queria isso.
E por fim, eu simplesmente não me importei com o Blitzball, apesar da ideia ser legal, mais uma vez o tédio reinou. Pois necessita de muito tempo pra vencer o campeonato e se vc quiser ainda, a Celestial Weapon do Wakka, tu tem que jogar mais ou menos uns 25 a 30 + games de Blitzball, pra ter, coisa que é extremamente repetitiva.
enfim, exstem mais coisas, mas o principal das coisas q me frustraram já foi dito.
O game em si é bom, mas essas coisas acabaram tirando grande parte da diversão pra mim, e me desmotivou a buscar os extras, me fazendo partir apenas pro fim do jogo.
O game vale sim ser jogado, mas se transpassar esses detalhes ditos, vai em frente, caso não, não se force a zerar por isso.
Os meus preferidos Final Fantasy ainda seguem sendo esses:
FF 12 Zodiac Age
FF Tatics
FF 9
FF 6