O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Retro+PC Portáteis - O tópico

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
181.241
Pontos
2.599
A Valve só deve ter dado diretrizes gerais tipo consumo, mas o design é integral da AMD.
E é essa a questão: a Valve tá amarrada no que a AMD conseguir andar no design. O processo de litografia tem que andar e a AMD tem que andar 300% no IPC pra igualar a 8060S em 30W - supondo que eles soltem pra 30, porque hoje são 15. Se for pra 15W então, vixe...

Aliás, não sei nem se a AMD andou isso vindo da Polaris até a RDNA4.

Sinceramente, eu esperaria no máximo algo na casa de uns 20CUs RDNA4 com clock mais baixo que a 9060XT (32CUs, 2600Mhz). Já é uma BELA andada em relação ao Deck 1.
Não sem como vai ser o lance do RDNA 4 ou UDNA, mas a Sony está trabalhando junto com a AMD sobre isso.

Acho mais plausível imaginar que a Valve deve estar focada mais em uma nova geração mesmo ao invés desses refresh de RDNA 3 ou mesmo o RDNA 4.

Talvez haja um grande salto aí que não fazemos ideia.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
188.529
Pontos
2.234
Não sem como vai ser o lance do RDNA 4 ou UDNA, mas a Sony está trabalhando junto com a AMD sobre isso.

Sony tá mais focada em soluções de software, dado que assim como a Valve, é uma empresa de software. A parceria foi pra isso, inclusive...isso que chamam de FSR Redstone é fruto da parceria, assim como esse FSR4 INT8 que vazou aí. Eles precisam do INT8 pro PS5 Pro, que tá preso no RDNA3.5.

Aliás, Sony e Valve compartilham a posição de depender dos avanços da AMD pra ter alguma coisa que preste pra entregar. Deve ser uma vida nervosíssima.

Acho mais plausível imaginar que a Valve deve estar focada mais em uma nova geração mesmo ao invés desses refresh de RDNA 3 ou mesmo o RDNA 4.

Pra mim sempre foi RDNA5/UDNA (supondo que a AMD já tenha condições de entregar UDNA pro próximo ano ou dois).

Talvez haja um grande salto aí que não fazemos ideia.

Não é impossível, mas eu ficaria bastante surpreso.

antonioli

Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
181.241
Pontos
2.599
Sony tá mais focada em soluções de software, dado que assim como a Valve, é uma empresa de software. A parceria foi pra isso, inclusive...isso que chamam de FSR Redstone é fruto da parceria, assim como esse FSR4 INT8 que vazou aí. Eles precisam do INT8 pro PS5 Pro, que tá preso no RDNA3.5.

Aliás, Sony e Valve compartilham a posição de depender dos avanços da AMD pra ter alguma coisa que preste pra entregar. Deve ser uma vida nervosíssima.

Pra mim sempre foi RDNA5/UDNA (supondo que a AMD já tenha condições de entregar UDNA pro próximo ano ou dois).

Não é impossível, mas eu ficaria bastante surpreso.
Mas é isso mesmo. Eles dão algumas diretrizes e ideias, mas o grosso do hardware é da AMD. Se a Sony está nessa, acho que a Valve também está. Meu palpite é que deve ter a ver com a UDNA mesmo, pois falaram fortemente que nada o que está aí na praça é bom o suficiente para dar um salto.

E é bem como falou, dependem totalmente da competência da AMD para terem algo nas mãos.

Azeon

Lenda da internet
Reações
58.460
Pontos
1.704
Mas é isso mesmo. Eles dão algumas diretrizes e ideias, mas o grosso do hardware é da AMD. Se a Sony está nessa, acho que a Valve também está. Meu palpite é que deve ter a ver com a UDNA mesmo, pois falaram fortemente que nada o que está aí na praça é bom o suficiente para dar um salto.

E é bem como falou, dependem totalmente da competência da AMD para terem algo nas mãos.
Mais do que tudo isso poderia existir alguma nova tecnologia para baterias porque é o que mais segura, estão tentando extrair o máximo do máximo do que podem mas se conseguissem uma tecnologia de bateria melhor tudo mudaria mas parede que essa tecnologia não consegue dar um salto significativo.

antonioli

Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
181.241
Pontos
2.599
Mais do que tudo isso poderia existir alguma nova tecnologia para baterias porque é o que mais segura, estão tentando extrair o máximo do máximo do que podem mas se conseguissem uma tecnologia de bateria melhor tudo mudaria mas parede que essa tecnologia não consegue dar um salto significativo.
Esse já é outro problema.

Vemos que melhoraram justamente o desempenho mais próximo dos 10W que é onde o Z1 sofre.

Combinar melhor eficiência com melhor bateria seria o ideal, mas sou muito cético quanto a isso.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.340
Pontos
753
Acho que essa foi a ideia da GPD, por mais estranha que pareça. A bateria não evolui, toca um powerbank para conectar no portátil, e pode usar tdp mais altas.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
188.529
Pontos
2.234
Acho que essa foi a ideia da GPD, por mais estranha que pareça. A bateria não evolui, toca um powerbank para conectar no portátil, e pode usar tdp mais altas.

Não, não foi. Eles precisaram aumentar o tamanho da placa pra segurar a estrutura de power delivery pra APU. O 395 é uma APU que vai até 120W.

Com isso, ficaram sem espaço pra uma bateria interna e pra estrutura do teclado físico. O teclado eles podiam só excluir do projeto como fizeram. Bateria não tinha como.

Hiei_SS

Mil pontos, LOL!
Reações
10.641
Pontos
1.069
Um Rog Ally z1 extreme ainda vale a pena ou no momento é melhor aguardar os novos portáteis saírem?

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
188.529
Pontos
2.234
Um Rog Ally z1 extreme ainda vale a pena ou no momento é melhor aguardar os novos portáteis saírem?

Analisando só hardware, a diferença do Z1E pro Z2E, como eu citei ali em cima, é de na melhor das hipóteses algo na casa dos 20%.
Pensando no preço, os aparelhos com Z2E tão custando pelo menos o dobro do preço dos aparelhos com Z1E.

Na minha avaliação sim, o Z1E vale a pena.

Só tenho uma ressalva: unica coisa que me deixa com o pé atrás são os 16GB de RAM, que pra sistema + iGPU eu acho pouco...só que o Ally X é bastante mais caro e o Lenovo Go S Z1E 32GB é mosca branca e caro pra c***lh0.

Volta e meia aparecem AyaNeo usados com 7840U (o Z1E é o 7840U renomeado) e 32GB de RAM no OLX.

Azeon

Lenda da internet
Reações
58.460
Pontos
1.704
Loucuras a parte eu não acho absurdo um portátil que precise estar conectado na tomada para me garantir um poder maior, como já discutimos aqui nossos portáteis no geral são usados em casa mesmo, nascemos em uma geração que acostumamos a jogar com cabo, então pra mim particularmente eu acho ok, ainda mais que dá pra plugar na TV e virar um console de mesa, claro que considerando essa situação do GPD que usa um SoC que não foi feito para portáteis e entrega uma performance mais próxima de um Desktop que de um desses portáteis atuais, mas $2k dólares é um negócio totalmente fora da curva, tão fora da curva que dá pra pegar um Notebook com uma 5060 e um portátil Android qualquer, deixa o Notebook plugado na TV como se fosse o Desktop e faz o streaming para o portátil, se for viajar o Notebook cabe tranquilamente em uma mochila junto com o portátil e tá tudo certo, com Wi-Fi 6 em 1080p@60fps já nem parece streaming.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.340
Pontos
753
Dependendo do uso vale sim, questão como o Luciano colocou, é que se for o base tem 16GB de ram, contra 32GB de outros. Essa é a principal melhoria, o Z2E não é tão melhor que o Z1E. Outra coisa em que teve um bom upgrade nos portáteis de segunda geração foi na bateria.
Quanto a jogos, vai rodar muita coisa legal, de emuladores diversos a jogos leves de boa e até alguns mais pesados (pode ser no low, tendo de setar em resoluções menores muitas vezes).

Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
188.529
Pontos
2.234

Ayaneo abriu a KONKR pra lançar aparelhos budget e...lançou um aparelho budget como Ayaneo. Não sei que c***lh0 eles estão pensando, mas eu nunca soube mesmo.

Enfim...

Helio G90T - 2x A76 + 6x A55, 2 ou 3GB de RAM, Mali-G76 MP4, tela 4.2pol 1280x960.
Vai rodar PSP ali bem, Dreamcast, PS2 e GC muita coisa e morre aí. Vai custar 70USD a versão de entrada no IGG, subindo pra 90 depois, mas acho que não começou ainda.

Azeon

Lenda da internet
Reações
58.460
Pontos
1.704

Ayaneo abriu a KONKR pra lançar aparelhos budget e...lançou um aparelho budget como Ayaneo. Não sei que c***lh0 eles estão pensando, mas eu nunca soube mesmo.

Enfim...

Helio G90T - 2x A76 + 6x A55, 2 ou 3GB de RAM, Mali-G76 MP4, tela 4.2pol 1280x960.
Vai rodar PSP ali bem, Dreamcast, PS2 e GC muita coisa e morre aí. Vai custar 70USD a versão de entrada no IGG, subindo pra 90 depois, mas acho que não começou ainda.

O sócio da Anbernic deve ser sócio dessa Ayaneo também, aliás, Anbernic, Ayn, Ayaneo... Tudo deve ser do mesmo cara.

Dark Arisen

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
19.728
Pontos
603

Enfim...

Dessas empresas a única que eu acho que planeja alguma coisa é a Ayn/Retroid (que pra mim são a mesma)

Anbernic tem um pipeline de r&d que deve durar 1 semana:

Dia 1 - Verificar se ainda tem estoque de h700
Dia 2 - Sortear uma combinação de tela e form factor
Dia 3 a 6 - Produzir
Dia 7 - Lançar

Ultima Edição:

Fusiboy

Bam-bam-bam
Reações
1.110
Pontos
233
Nessa parceria da Intel + Nvidia, tem chances de sair uma APU que possa ser usada em portátéis será? Seria um sonho um steam deck com uma apu dessas?

Hiei_SS

Mil pontos, LOL!
Reações
10.641
Pontos
1.069
Dependendo do uso vale sim, questão como o Luciano colocou, é que se for o base tem 16GB de ram, contra 32GB de outros. Essa é a principal melhoria, o Z2E não é tão melhor que o Z1E. Outra coisa em que teve um bom upgrade nos portáteis de segunda geração foi na bateria.
Quanto a jogos, vai rodar muita coisa legal, de emuladores diversos a jogos leves de boa e até alguns mais pesados (pode ser no low, tendo de setar em resoluções menores muitas vezes).

Seria para emuladores e jogos mais simples mesmo, para jogos pesados tenho um pc com 4070S
Dando uma pesquisada ainda, vi que também da para colocar uma bateria melhor

antonioli

Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
181.241
Pontos
2.599
O sócio da Anbernic deve ser sócio dessa Ayaneo também, aliás, Anbernic, Ayn, Ayaneo... Tudo deve ser do mesmo cara.
Holdings+e+Conglomerados.jpg

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
188.529
Pontos
2.234
Nessa parceria da Intel + Nvidia, tem chances de sair uma APU que possa ser usada em portátéis será? Seria um sonho um steam deck com uma apu dessas?

Não tem "parceria" nenhuma. A Nvidia comprou 4% das ações da Intel e até agora é só isso.

A única coisa que tem de desenvolvimento conjunto - e é anterior ao negócio das ações - é um negócio pra colocar NVLink em CPUs Intel pra servidores, mas isso é pra AI basicamente. O resto é tudo imaginação, "vamos ver", "pensamos em", etc. Claro que não é absurdo pensar em APU Intel com iGPU RTX, mas não tá nem perto de acontecer.

Azeon

Lenda da internet
Reações
58.460
Pontos
1.704
eu ja larguei mao, cabou essa brincadeira pra nois
o maximo que da pra comprar é oq tem no aliexpress
Ou fazer aquilo de transformar um celular exclusivamente um portátil, um celular "ok" e um gamepad hoje deve dar pra conseguir por uns R$800 rodando até PS2, um chinês de R$800 com imposto não deve rodar nem PSP direito e deve ter uma tela de 640x480.

Ultima Edição:

Dark Arisen

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
19.728
Pontos
603

Mais de 3k um desse, já com imposto :facepalm

eu ja larguei mao, cabou essa brincadeira pra nois
o maximo que da pra comprar é oq tem no aliexpress

É só isso
Não tem mais jeito
Acabou
Boa sorte

Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará

Tudo que quero comprar
É demais
É pesado
Não há paz

O imposto que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais

Cielo

Lenda da internet
Reações
61.173
Pontos
1.539
Ou fazer aquilo de transformar um celular exclusivamente um portátil, um celular "ok" e um gamepad hoje deve dar pra conseguir por uns R$800 rodando até PS2, um chinês de R$800 com imposto não deve rodar nem PSP direito e deve ter uma tela de 640x480.

Mas com certeza meu amigo, hoje tinha aqui no telegram um G05 de 128GB+4GB de RAM por R$532,94 ok, esse celular tem um processador Helio G81 Extreme, que é pior do que aquele do RG477M, mas veja o preço, o smartphone tem tela full HD com 90Hz, é uma tela boa, um controle com USB C tem o gamesir X5 com USB C e hall effect na faixa de 160 pila com imposto, ou seja, ai com 700 pila vc tem um console bacana com um controle bom e ainda vc tem garantia de 1 ano do smartphone, pq é comprado no brasil.

Agora vamos pegar o valor de fato do RG477M, esta 270 dolares a versão mais simples e mais 15 dolares de frete, mais o imposto, vai dar R$2937,08, é mais caro do que eu paguei no meu Galaxy S23, que vem com um snapdragon 8 gen 2, que é bem melhor do que o dimensity 8300, fora as outras configurações do S23 que são todas bem superiores ao do RG477M, hj tinha tbm o moto edge 50 com um snapdragon 7 gen 1 com 12Gb de ram e 256 de memoria por 1600 reais, então hj em dia é isso ai, vale muito mais vc pegar um smartphone e um controle USB C.

E vamos lembrar aqui, teve um youtubers ai, acho que é crica games, algo assim, eu nao lembro agora, o cara pegou um desses anbernic recentes, nao era esse 477m, era um que veio antes, que era pica tbm, o primeiro acho que veio com esse processador ai 8300, e deu pau na tela, ficou roxa, tem video do cara disso, e a anbernic mandou uma tela pro cara trocar, mas acho que mandou pq o cara é youtuber, ai o cara teve que trocar, sem ter conhecimento de como fazer, ele ate mostrou no video ele trocando, nao ficou perfeito, e ele critica um monte ainda, e ta certo ele bicho, console novo, o cara nem mexeu e a tela ficou roxa.

Ai volta no que eu disse, vc pega um smartphone ai com 12 meses de garantia, mesmo o preço sem taxa nenhuma do 477M ficaria 1530 pila, é o preço desse motorola edge 50 que passei bem dizer, da 100 pila de diferença, mas tem ai um POCO x7 PRO com dimensity 8400 por 1800-1900 no ML, entao eu realmente nao tenho visto sentido no cara comprar um videogame desses aqui no brasil.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.340
Pontos
753
Acho que dependendo é bem válido controle + celular. Mas o ideal é um controle que fique nas laterais, estilo Switch. Eu cheguei a usar um tempo, até joguei uns retrojogo do mês nele, mas foi no modo trambolho improvisado, com controle do Xbox + aqueles suportes para acoplar celular, e celular não era dedicado. Acabei pegando depois portátil, e fico nele. Retro prefiro portátil mesmo, além do combo de jogos PC leves. Mas considerando preços, dá um combo legal pegar um bom celular e controle tipo esses Game Sir.

Azeon

Lenda da internet
Reações
58.460
Pontos
1.704
Mas com certeza meu amigo, hoje tinha aqui no telegram um G05 de 128GB+4GB de RAM por R$532,94 ok, esse celular tem um processador Helio G81 Extreme, que é pior do que aquele do RG477M, mas veja o preço, o smartphone tem tela full HD com 90Hz, é uma tela boa, um controle com USB C tem o gamesir X5 com USB C e hall effect na faixa de 160 pila com imposto, ou seja, ai com 700 pila vc tem um console bacana com um controle bom e ainda vc tem garantia de 1 ano do smartphone, pq é comprado no brasil.

Agora vamos pegar o valor de fato do RG477M, esta 270 dolares a versão mais simples e mais 15 dolares de frete, mais o imposto, vai dar R$2937,08, é mais caro do que eu paguei no meu Galaxy S23, que vem com um snapdragon 8 gen 2, que é bem melhor do que o dimensity 8300, fora as outras configurações do S23 que são todas bem superiores ao do RG477M, hj tinha tbm o moto edge 50 com um snapdragon 7 gen 1 com 12Gb de ram e 256 de memoria por 1600 reais, então hj em dia é isso ai, vale muito mais vc pegar um smartphone e um controle USB C.

E vamos lembrar aqui, teve um youtubers ai, acho que é crica games, algo assim, eu nao lembro agora, o cara pegou um desses anbernic recentes, nao era esse 477m, era um que veio antes, que era pica tbm, o primeiro acho que veio com esse processador ai 8300, e deu pau na tela, ficou roxa, tem video do cara disso, e a anbernic mandou uma tela pro cara trocar, mas acho que mandou pq o cara é youtuber, ai o cara teve que trocar, sem ter conhecimento de como fazer, ele ate mostrou no video ele trocando, nao ficou perfeito, e ele critica um monte ainda, e ta certo ele bicho, console novo, o cara nem mexeu e a tela ficou roxa.

Ai volta no que eu disse, vc pega um smartphone ai com 12 meses de garantia, mesmo o preço sem taxa nenhuma do 477M ficaria 1530 pila, é o preço desse motorola edge 50 que passei bem dizer, da 100 pila de diferença, mas tem ai um POCO x7 PRO com dimensity 8400 por 1800-1900 no ML, entao eu realmente nao tenho visto sentido no cara comprar um videogame desses aqui no brasil.

E o melhor é que da pra "brincar" com vários tipos de hardware, compra um celular usado baratinho pra ver se funciona bem e acostuma e aí compra um melhor depois, ou se já tiver um celular bom tipo o seu S23 as vezes pega um celular mais simples para o dia-a-dia e deixa o forte para ser o console.

Acho que dependendo é bem válido controle + celular. Mas o ideal é um controle que fique nas laterais, estilo Switch. Eu cheguei a usar um tempo, até joguei uns retrojogo do mês nele, mas foi no modo trambolho improvisado, com controle do Xbox + aqueles suportes para acoplar celular, e celular não era dedicado. Acabei pegando depois portátil, e fico nele. Retro prefiro portátil mesmo, além do combo de jogos PC leves. Mas considerando preços, dá um combo legal pegar um bom celular e controle tipo esses Game Sir.

Pra mim tem que ser o G8 Galileo, até saída de fone P2 ele tem, mas na minha visão tem que ser dedicado E precisa ser algo mais parrudo, tipo PS2 pelo menos, porque se for para gastar R$300 no controle pra rodar só SNES aí não compensa mesmo, mas na conta que o Cielo fez ali do RG477M da pra pegar um Snapdragon 8G1 ou até G2 + controle por menos de R$3k.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
188.529
Pontos
2.234
Sabe o que falta? Brasileiro em DIY fazendo coisa mais complexa pra aproveitar hardware de celular antigo. Fora tem umas coisas legais pra c***lh0. Por exemplo:

Tá que esse é em metal, envolve engraving e o c***lh0, mas não precisa disso tudo. Uma case legal impressa em PLA, uma placa de um teclado bluetooth com switchs soldados, botões do PS Vita, uma bateria, e zás. O do post aí mesmo é um iPhone 4s velho com JB, instala Retroarch e vai até PS1 sem problemas.

Eu tenho uma filha pequena, não tenho tempo pra aprender essas porra - e nem sei se conseguiria também porque sou burro e tô velho - mas porra...não deve ser especialmente complicado.

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.364
Pontos
753
tem um Poco M3 parado aqui em casa, e tenho um controle tbm
qualquer hora vou ver se faço de transformar ele em algo
4gb ram
Snapdragon 662
Adreno 610

acho que da pra brincar ate psp ali

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
188.529
Pontos
2.234
tem um Poco M3 parado aqui em casa, e tenho um controle tbm
qualquer hora vou ver se faço de transformar ele em algo
4gb ram
Snapdragon 662
Adreno 610

acho que da pra brincar ate psp ali

LOL, bem mais que PSP. 4x A73 + 4x A53. A53 não serve pra muita coisa, mas tem 4 cores grandes.

Até PS2 e GC empurra...acho que nem tudo, por causa da GPU. Pouca RAM também.

Azeon

Lenda da internet
Reações
58.460
Pontos
1.704
Sabe o que falta? Brasileiro em DIY fazendo coisa mais complexa pra aproveitar hardware de celular antigo. Fora tem umas coisas legais pra c***lh0. Por exemplo:

Tá que esse é em metal, envolve engraving e o c***lh0, mas não precisa disso tudo. Uma case legal impressa em PLA, uma placa de um teclado bluetooth com switchs soldados, botões do PS Vita, uma bateria, e zás. O do post aí mesmo é um iPhone 4s velho com JB, instala Retroarch e vai até PS1 sem problemas.

Eu tenho uma filha pequena, não tenho tempo pra aprender essas porra - e nem sei se conseguiria também porque sou burro e tô velho - mas porra...não deve ser especialmente complicado.

O que fode é o custo também para variar, uma impressora 3D estilo Ender V3 é $150 lá fora e R$1500 aqui, se quiser procurar umas peças aí pela internet é caro também, ou seja, quem já tem os equipamentos até consegue arriscar mas quem não tem não vai investir uma bala para talvez conseguir um resultado, infelizmente até querer arriscar aprender alguma coisa vai custar muito caro logo de cara, desanima.

Topo Fundo