O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retro+PC Portáteis - O tópico

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Pelo visto terá opção de upgrade pro 3200u.

Alguns testes do 3200u em low:
Dragon Ball Z FighterZ - 60fps
Dark Souls Remastered - 50~60fps
God Eater 3 - 25~30fps
Hitman - 20~25fps
Tekken 7 - 60fps
Ghostrunner - 25~30fps
Metal Gear Solid V - 15~25fps
Ni oh 2 - 25~30fps
Max Payne 3 - 60 fps
Assassins Creed Syndicate - 20~25fps
Crash Bandicot Trilogy - 30~35fps
Watch Dogs Legion - 15~30fps
Cyberpunk 2077 - 15~25fps
Hitman 3 - 25~30fps
Fallout 4 - 35~50fps
Final Fantasy XV - 20~25fps
Assassins Creed Vahalla - 20~25fps
GTA V - 50~60fps
Nier Automata - 20~30fps
Resident Evil 3 Remake - 30~40fps
Witcher 3 - 17~22fps
Devil May Cry 5 - 35~50fps
Doom Eternal - 30~40fps
Assassins Creed Odyssey - 20~25fps
Borderlands 3 - 30~40fps
Battlefield V - 25~35fps
Resident Evil 2 Remake - 25~35fps
Assassins Creed Origins - 20~25fps
Skyrim V Special Edition - 30~50fps
Need for Speed Heat - 20~25fps
Genshin Impact - 45~55fps
Red Dead Redemption 2 - 15~22fps
Call of Duty Infinite Warfare - 25~35fps
Valorant - 70~90fps
Mortal Kombat 11 - 30~40fps
Fifa 21 - 50~60fps
Fortnite - 55~70fps

Ainda é 2/4, mas aí o clock da CPU sobe pra 3.5 e a GPU pra 1200Mhz, fora que o TDP pode saltar pra 25W. Aí deixa de ser uma invertida e vira um massacre.
Só que nem tudo é alegria, e a bateria renderia menos. No talo, seria algo entre uma hora e uma hora e meia.

Pra jogar conectado numa tela maior - e obviamente ligado na fonte - seria um put* adianto.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234


Então, eu tenho as minhas reservas com o Win Max 2 Intel.

1. O i7-1260p, como processador, é muito bom em multithread, tanto que leva RPCS3, CEMU e Yuzu sem muitos problemas, mas em single core é a mesma coisa do 1165G7 da geração passada. A questão é que pra te entregar esse multithread, o TDP pode ir até ALTOS 64W, então a CPU fica inviável pra dispositivos menores. O mesmo 1165G7 no Win 3 em 35W já bate 100C...o 1260p é absolutamente inviável pro form factor.
2. O vídeo é rigorosamente o mesmo Intel Xe 96EUs do Tiger Lake. Não tem avanço nenhum.
3. Já se o cara pega o Max 2 com 6800U, vai nadar de braçada. Anda junto com o 1260p em CPU e dobra o desempenho em GPU, fora os drivers da AMD que no geral funcionam bem. A Intel melhorou muito no último ano, mas ainda tá longe de conseguir competir.
4. Esse ponto é mais pessoal, mas acho um trambolho do c***lho - é inclusive maior que o Max 1 da gen passada.
5. Pelo preço, há notebooks melhores, que entregam mais. Mete um controle de Xbox e boas.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.212
Reações
49.831
Pontos
1.304
Fui informado de que estará a venda no Aliexpress assim que o produto for lançado.
Pelo visto, só lançarão esse modelo (Zero) no Aliexpress.

No site deles, terá essa preorder, que precisa ser paga a vista e deve demorar até enviar. Porém, tem micro sd 32gb e 4gb de ram a mais.

Console tem 4gb soldado na placa e viria com +4gb instalados.
Sim, venderá no Ali por 249,mas queria garantir por 199 mesmo, porém como foi de surpresa não vai rolar, acabei de trocar o note da esposa e fechamos um Resort para outubro, por mais que esse bônus justifique bem o investimento para mim não rola agora.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
O Zero vai estar na Amazon também, segundo eles.

Sim, venderá no Ali por 249,mas queria garantir por 199 mesmo, porém como foi de surpresa não vai rolar, acabei de trocar o note da esposa e fechamos um Resort para outubro, por mais que esse bônus justifique bem o investimento para mim não rola agora.

Bom que você tem motivo pra segurar. De repente é o caso de segurar pra um Mendocino depois, ainda que seja um teco mais caro.
Ou de repente surge algum aparelho até mais barato já já.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Tô fazendo umas estimativas sobre a gpu do Mendocino aqui, e...se conseguirem setar o clock da igpu pra uns 2Ghz, o que é possível por ser em 6nm, teremos um negócio excelente em mãos. Óbvio que não é uma 680m do 6800u, mas...

Dá até medo de gravar e estar errado, lol
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234


@LucianoBraga Show de bola seu novo vídeo.


Valeu, meu caro.

Se eu conseguir evitar que as pessoas comprem porcaria e tenham as expectativas certas com o hardware, já fico feliz.

Só adiantando aqui o que eu avalio que o Mendocino vai entregar: desempenho de CPU próximo ao Ryzen 3100 e desempenho de GPU no mínimo igual a Vega 6 do 4500U. Em 720p e ajustando do jeito certo, vai rodar qualquer coisa com decência - até Elden Ring e a porqueira do Cyberpunk. Eu disse "no mínimo" porque o Vega 6 usa LPDDR4 ou DDR4, enquanto o RDNA2 vai vir sempre com LPDDR5. Tendo em vista que a largura de banda é sempre um problema pras APUs, é um put* desafogo. Também não sabemos o clock da GPU do Mendocino, então eu chutei baixo - a do Vega 6 é 1500Mhz.

O que eu não vi até agora foi uma opção de portátil com Mendocino E 16GB de RAM...tudo que eu vi foi com 8GB. Eu acho necessário que tenha 16GB, principalmente pra esses jogos mais novos.
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.528
Reações
18.735
Pontos
503
Valeu, meu caro.

Se eu conseguir evitar que as pessoas comprem porcaria e tenham as expectativas certas com o hardware, já fico feliz.

Só adiantando aqui o que eu avalio que o Mendocino vai entregar: desempenho de CPU próximo ao Ryzen 3100 e desempenho de GPU no mínimo igual a Vega 6 do 4500U. Em 720p e ajustando do jeito certo, vai rodar qualquer coisa com decência - até Elden Ring e a porqueira do Cyberpunk. Eu disse "no mínimo" porque o Vega 6 usa LPDDR4 ou DDR4, enquanto o RDNA2 vai vir sempre com LPDDR5. Tendo em vista que a largura de banda é sempre um problema pras APUs, é um put* desafogo. Também não sabemos o clock da GPU do Mendocino, então eu chutei baixo - a do Vega 6 é 1500Mhz.

O que eu não vi até agora foi uma opção de portátil com Mendocino E 16GB de RAM...tudo que eu vi foi com 8GB. Eu acho necessário que tenha 16GB, principalmente pra esses jogos mais novos.
Se rodarem Dark Souls já está de bom tamanho pra mim, você tem algum modelo que vem com esse tal de Mendocino?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Se rodarem Dark Souls já está de bom tamanho pra mim, você tem algum modelo que vem com esse tal de Mendocino?

Dark Souls III desafia mais, mas é porque...bem, o jogo foi programado com o rabo. Os outros vão nadar de braçada.
Acho que só a Ayn têm aparelhos anunciados, mas só pro fim do ano. Acho que tanto Aya quanto GPD devem fazer alguma coisa também, questão de tempo.

Só que é um aparelho mais caro também, pelo menos o da Ayn. 299, com 8GB de RAM - pelo menos são 2x4GB, então é dual-channel.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.212
Reações
49.831
Pontos
1.304
Então se conseguirem algum modo que o FSR seja "nativo" em todos os jogos, tipo aquele Magpie da vida esses portáteis vão ser tornar uns monstros, rodar em 360p com upscale para 720p deve ser imperceptível na tela pequena.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Então se conseguirem algum modo que o FSR seja "nativo" em todos os jogos, tipo aquele Magpie da vida esses portáteis vão ser tornar uns monstros, rodar em 360p com upscale para 720p deve ser imperceptível na tela pequena.

360p fica meio pesado em alguns jogos, mas é possível. Já 540 é uma solução muito boa.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.212
Reações
49.831
Pontos
1.304
Meio off, zerei Metroid Dread hoje (jogaço) e decidi que vou usar o Switch como "laboratório" para ver como seria um portátil 6" 720p como emulador, como agora consigo me virar com o Retroarch digo que estou conseguindo resultados bem satisfatórios, GBA no máximo 2x de resolução, SNES 3x e PS1 estou testando 800x600 (2.5x), aparentemente fica agradável, daí é tentar achar alguma borda que minimize as barras pretas mas não achei ruim no geral, tela cheia não rola, principalmente GBA que a resolução é sofrível, não sei se dá pra emular DS no Switch (vou ver depois) mas acho que se conseguir colocar uma tela em cima da outra em um tamanho interessante vai ficar bem legal.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Meio off, zerei Metroid Dread hoje (jogaço) e decidi que vou usar o Switch como "laboratório" para ver como seria um portátil 6" 720p como emulador, como agora consigo me virar com o Retroarch digo que estou conseguindo resultados bem satisfatórios, GBA no máximo 2x de resolução, SNES 3x e PS1 estou testando 800x600 (2.5x), aparentemente fica agradável, daí é tentar achar alguma borda que minimize as barras pretas mas não achei ruim no geral, tela cheia não rola, principalmente GBA que a resolução é sofrível, não sei se dá pra emular DS no Switch (vou ver depois) mas acho que se conseguir colocar uma tela em cima da outra em um tamanho interessante vai ficar bem legal.

Nah, coloca lateral, tipo em proporção 70/30.
Na prática, a maioria dos jogos do DS não usa a segunda tela direito mesmo, então tanto faz.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.212
Reações
49.831
Pontos
1.304
Nah, coloca lateral, tipo em proporção 70/30.
Na prática, a maioria dos jogos do DS não usa a segunda tela direito mesmo, então tanto faz.

Jogo 3ds no Citra assim no celular.

Para jogar é 100% com uma tela, é mais para algumas cenas que fica estranho E para alguns poucos jogos que você joga em formato "livro".
 

liofreitas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.605
Reações
2.190
Pontos
453
Meio off, zerei Metroid Dread hoje (jogaço) e decidi que vou usar o Switch como "laboratório" para ver como seria um portátil 6" 720p como emulador, como agora consigo me virar com o Retroarch digo que estou conseguindo resultados bem satisfatórios, GBA no máximo 2x de resolução, SNES 3x e PS1 estou testando 800x600 (2.5x), aparentemente fica agradável, daí é tentar achar alguma borda que minimize as barras pretas mas não achei ruim no geral, tela cheia não rola, principalmente GBA que a resolução é sofrível, não sei se dá pra emular DS no Switch (vou ver depois) mas acho que se conseguir colocar uma tela em cima da outra em um tamanho interessante vai ficar bem legal.
Não citou o dreamcast....já testei aqui e roda bem também, com resolução melhorada e tudo...só precisa estar com um leve overclock.
O GBA que você citou a resolução horrível, tentou colocar o LCD 3x como shader? Eu acho que dá um put* ganho na imagem do portátil.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.212
Reações
49.831
Pontos
1.304
Não citou o dreamcast....já testei aqui e roda bem também, com resolução melhorada e tudo...só precisa estar com um leve overclock.
O GBA que você citou a resolução horrível, tentou colocar o LCD 3x como shader? Eu acho que dá um put* ganho na imagem do portátil.
É o que estou testando no momento : Shaders.

Como no 351MP a tela é pequena eu só preciso colocar umas Scanlines e tá tudo lindo, já no Switch eu vou ter que colocar algo a mais.

Não citei DC porque não jogo, os jogos de DC que eu curto estão em outras plataformas já.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.246
Reações
50.147
Pontos
1.539
É o que estou testando no momento : Shaders.

Como no 351MP a tela é pequena eu só preciso colocar umas Scanlines e tá tudo lindo, já no Switch eu vou ter que colocar algo a mais.

Não citei DC porque não jogo, os jogos de DC que eu curto estão em outras plataformas já.

O teu switch é o OLED? desbloqueado de tudo?
 

liofreitas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.605
Reações
2.190
Pontos
453
De fato o Switch é muito bom pra emulação, apesar de aparentemente terem parado de evoluir com isso nele.
Único problema de pensar em usá-lo com Retroarch por exemplo é que você precisa ter o console desbloqueado, e com ele escancarado, a concorrência para jogar os games da própria plataforma é grande e é bem difícil você focar só nos retrôs.

O Xbox Series S aqui também está assim, instalei o Retroarch e o emulador de Ps2 (HuehueBr v2) e a máquina está rodando bem e liso até em 2k, o que é surpreendente. Esses dias vi uma live de uma cara jogando God Of War do PSP em insanos 8x.

Mas ai fica o questionamento....como jogar games emulados quando se tem game pass e jogos next gen disponíveis....a vida é dura....trabalhamos pra comprar jogos, mas não jogamos porque trabalhamos demais rsrs
 

Ícelo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
6.066
Pontos
303
Uma duvida gente: É possível rodar jogos indies do Steam no Retroid Pocket 2+?
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.625
Pontos
1.053
Uma duvida gente: É possível rodar jogos indies do Steam no Retroid Pocket 2+?
Não. Tem alguns índies que tem versão pra Android que rodam bem. Testei o streets of rage 4, aquele metroid 2 am2r TB.
Da pra jogar pelo monlight, falam que roda bem
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.212
Reações
49.831
Pontos
1.304
De fato o Switch é muito bom pra emulação, apesar de aparentemente terem parado de evoluir com isso nele.
Único problema de pensar em usá-lo com Retroarch por exemplo é que você precisa ter o console desbloqueado, e com ele escancarado, a concorrência para jogar os games da própria plataforma é grande e é bem difícil você focar só nos retrôs.

O Xbox Series S aqui também está assim, instalei o Retroarch e o emulador de Ps2 (HuehueBr v2) e a máquina está rodando bem e liso até em 2k, o que é surpreendente. Esses dias vi uma live de uma cara jogando God Of War do PSP em insanos 8x.

Mas ai fica o questionamento....como jogar games emulados quando se tem game pass e jogos next gen disponíveis....a vida é dura....trabalhamos pra comprar jogos, mas não jogamos porque trabalhamos demais rsrs

Eu discordo, ele é bom se você já tem ele desbloqueado, mas comprar para esse fim é quase que um desses retros baratos, ele é até "fortinho" se comparado com os retro portáteis com Rockchip mas a cena nele não evoluiu quase nada infelizmente.

O paradoxo da escolha é algo que nos ronda desde sempre, para mim o que tem ajudado é não ir atrás de mais nada depois que começo a jogar um jogo, tipo estava jogando Metroid Dread, daí pensei "Nossa, quanto tempo não jogo o Fusion", mas já estava no Dread e fui até o fim, agora "estou livre" para me prender em outro jogo e até lá fico jogando umas coisas aleatórias, nesse momento estou jogando Story of Seasons, nunca gostei de jogo de fazenda mas esse aqui tá quebrando o galho.

Acho que é o hardware que já chegou no topo do que pode entregar. São 4xA57 só, antigo.

Eu particularmente estou usando como laboratório para o futuro portátil 16:9 6" que pegarei, mas o foco nem é no desempenho mas achar o visual agradável, não quero ficar com o 351MP se eu achar um jeito agradável em 6", até porque comparando hoje é nítido que a tela do Switch tem cores superiores ao do 351MP.

Até o Switch eu venderei se achar um portátil que emule ele, não quero ficar acumulando hardware em casa mesmo portátil é um saco, só note aqui tem 3, daí Desktop, celular... É muito eletrônico para pouca mão.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Eu particularmente estou usando como laboratório para o futuro portátil 16:9 6" que pegarei, mas o foco nem é no desempenho mas achar o visual agradável, não quero ficar com o 351MP se eu achar um jeito agradável em 6", até porque comparando hoje é nítido que a tela do Switch tem cores superiores ao do 351MP.

Até o Switch eu venderei se achar um portátil que emule ele, não quero ficar acumulando hardware em casa mesmo portátil é um saco, só note aqui tem 3, daí Desktop, celular... É muito eletrônico para pouca mão.

Sinceramente? 6 pol é o limite pra mim. Qualquer coisa além disso vira tablet.
O Win Max 2 AMD mesmo tá legal no hardware, mas pra mim não dá.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.246
Reações
50.147
Pontos
1.539
Eu discordo, ele é bom se você já tem ele desbloqueado, mas comprar para esse fim é quase que um desses retros baratos, ele é até "fortinho" se comparado com os retro portáteis com Rockchip mas a cena nele não evoluiu quase nada infelizmente.

O paradoxo da escolha é algo que nos ronda desde sempre, para mim o que tem ajudado é não ir atrás de mais nada depois que começo a jogar um jogo, tipo estava jogando Metroid Dread, daí pensei "Nossa, quanto tempo não jogo o Fusion", mas já estava no Dread e fui até o fim, agora "estou livre" para me prender em outro jogo e até lá fico jogando umas coisas aleatórias, nesse momento estou jogando Story of Seasons, nunca gostei de jogo de fazenda mas esse aqui tá quebrando o galho.



Eu particularmente estou usando como laboratório para o futuro portátil 16:9 6" que pegarei, mas o foco nem é no desempenho mas achar o visual agradável, não quero ficar com o 351MP se eu achar um jeito agradável em 6", até porque comparando hoje é nítido que a tela do Switch tem cores superiores ao do 351MP.

Até o Switch eu venderei se achar um portátil que emule ele, não quero ficar acumulando hardware em casa mesmo portátil é um saco, só note aqui tem 3, daí Desktop, celular... É muito eletrônico para pouca mão.

po cara mas o switch é um videogame da nintendo, mais caro, acho que nem da pra comparar com um anbernic, ainda mais se for a versão oled, ai não vai ter comparação mesmo...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
O Phawx disse que em muitos cenários o Win600 3050e performa pior que o Win 2. Até 12W de TDP ele é pior, depois só um teco melhor, certamente por causa da GPU.

Win 2.
De 2018.

E naquela época a CPU já era refresh, tsc
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.212
Reações
49.831
Pontos
1.304
po cara mas o switch é um videogame da nintendo, mais caro, acho que nem da pra comparar com um anbernic, ainda mais se for a versão oled, ai não vai ter comparação mesmo...
Eu sei disso, o assunto do tópico está indo para um lugar que não deveria, eu apenas comentei que estou usando o Switch para testar algumas coisas nele em relação a tela para quando pegar um retro portátil com tela maior e 16:9, só isso.
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.683
Reações
15.308
Pontos
1.659
Boa sorte pra rodar GTAV, Call of Duty ou jogos de PS2 no Switch.
GTA V acho que poderia ter vindo pro Switch, alguns anos atrás vazou a a R* tinha GTA V pronto para o Wii U e resolveu jogar no lixo pelo fracasso do console, então não seria problema o game rodar no Switch.

O problema mesmo é a Nintendo e a R* quererem ($$) que isso aconteça.


Sobre emulação no Switch até tô meio por fora, ele está rodando bem até qual console por emulação? Pois ele tem o mesmo hardware do NVidia Shield, eu lembro que umas notícias que esse Shield rodava até Wii e GC.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
GTA V acho que poderia ter vindo pro Switch, alguns anos atrás vazou a a R* tinha GTA V pronto para o Wii U e resolveu jogar no lixo pelo fracasso do console, então não seria problema o game rodar no Switch.

O problema mesmo é a Nintendo e a R* quererem ($$) que isso aconteça.


Sobre emulação no Switch até tô meio por fora, ele está rodando bem até qual console por emulação? Pois ele tem o mesmo hardware do NVidia Shield, eu lembro que umas notícias que esse Shield rodava até Wii e GC.

Se tem um cara que você nunca vai ver dizendo "jogo X não roda no Switch", sou eu. Tudo roda com o devido escalonamento, porque o suporte de API tá todo lá.
De qualquer forma, acho que o single player do GTA V poderia, o multi não - não por potência, mas pelo armazenamento, que no Switch vai ser sempre um problema.

Sobre emulação, ele tem o mesmo hardware do Shield, mas com underclock grande pra caber no TDP de 15W. De qualquer forma, o Dolphin até roda, mas é instável. Alguns jogos rodam bem, mas acho que a maioria não. PS2 deve dar pra instalar o AetherSX2 no Android, mas não acredito que rode legal.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.246
Reações
50.147
Pontos
1.539
Apesar de ja ter um 351P acabei comprando um 351MP, tava 450 pila no shopee, ate achei que era golpe, mas veio certinho, muito bonito o console, peguei o azul...
 
Topo Fundo