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[RETRO TUTORIAL] Cartucho Semi-Regravável para Mega Drive!

R0ny_K3t

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:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!
Tutorial - Cartucho Regravável de Mega Drive
Introdução:

Esse tutorial vai explicar como fazer com equipamentos não muito difíceis de encontrar e que você poderá fazer seu próprio cartucho reprovável de Mega Drive, gastando pouco e utilizando em partes, sucatas para tal!

Seguindo este tutorial, você terá EXATAMENTE o mesmo produto vendido no Mercado Livre, vendido pelo nome de produto de: "Cartucho Regravável Mega Drive/genesis/nomad", gastando muito menos!

ATENÇÃO!
Este tutorial tem uma dificuldade mediana para ser realizado, apesar de algumas partes você poder pedir ajuda de algum amigo que faça os trabalhos de soldagem, uma vez de pronto, não é algo trivial de ser gravado os jogos nos cartuchos, requerendo bastante habilidade técnica para tal.

Assim fica também o alerta para as pessoas interessadas em comprar tal produto, de que se a pessoa não tiver o conhecimento técnico suficiente para seguir este tutorial, terá um peso de papel tecnológico sucateiro em suas mãos!

Material necessário:
1 - Cartucho pirata de Mega Drive, que possua 2 chios PROM/EPROM/EEPROM, geralmente cartuchos piratas mais antigos. Cartuchos que tem o infame "chi de cola", também conhecido por: Chip Epoxi, Chip Gota, Chip de Piche, não poderão ser utilizados. (Custo médio R$ 10)
2 - 2 chips Flash ROM 32 pinos DIP idênticos (o mesmo encapsulamento dos chips "originais" do cartucho, e os chios deve ser de mesma marca, série e capacidade. Geralmente encontados em placas-mãe antigas, tipo Pentium 1, Pentium MMX, K6-2, Pentium 2/3, etc. Ou em lojas especializadas em conserto de placas-mães.
As series mais recomendadas para estes chips são x28Fxxx, x29Cxxx. Os chips encontrados em placas mães de marca PC-Chips onboard em geral, são compatíveis, e estas placas são bastante fáceis de se encontrar queimadas a preço de sucata. (Custo médio, R$ 5 a 10 por motherboard queimada)
3 - 2 soquetes de memória DIP 32 pinos. Encontrado com bastante facilidade em qualquer loja de componentes eletrônicos. (Custo médio, R$ 2,50 por socket)
4 - PC Antigo Pentium, K6, Pentium 2, Pentium 3, com qualquer clock de processamento e que só precisa ter os seguintes componentes: Placa-Mãe, Processador, 8 MB RAM, saída de vídeo, teclado e leitor de disquetes.
5 - Um disquete, tanto faz usado ou novo, desde que você possa apagar seu conteúdo.
6 - Os seguintes sofreares:
* Disco de boot para MS-DOS (www.bootdisk.com)
* Uniflash (www.rainbow-software.org)
* smd2bin + bin2hilo (http://www.raphnet.net/electronique/genesis_cart/genesis_cart_en.php)
Todos disponíveis gratuitamente na Web.
7 - As seguintes ferramentas: Ferro de solda, sugador ou malha para dessoldagem, estanho para solda e extrator de chios DIP e uma chave de fendas pequena.
8 - O computador atual que você está usando para ler esta página e um leitor de disquetes no mesmo.
9 - Caso você tenha um gravador de memória EPROM, como o Willem e saiba utilizá-lo, somente precisará do gravador e de 2 EPROM's idênticas. Basta apenas preparar o cartucho para receber os EPROMS, preparar a ROM para ser gravada nos chios, gravar e colocar no cartucho. A parte de gravação será muito mais simplificada caso você tenha tal equipamento.

Primeiro passo - Fundamentos de funcionamento do cartucho:
Para você entender melhor o principio de funcionamento desde cartucho, primeiramente recomendo que faça uma pequena leitura do meu tutorial para montagem de um cartucho regravável para Master System.

O Mega Drive, diferentemente do Master System, não requer um chi Mapper para fazer as operações de leitura de dados da ROM do cartucho, assim facilitando muito a construção de um cartucho com memórias regraváveis.

O Master System, também diferentemente do Mega Drive, é um console de 16 bis, enquanto o Master System é um console de 8 bis. Portanto, o Master System, transfere através dos seus barramentos, 8 bits por vez da ROM do jogo. E o Mega Drive, 16 bits por vez.

Estes chips de memória ROM utilizados em BIOS de PC, são chios de 8 bits. Portanto são perfeitos para fazer cartuchos de Master System, mas ainda podem ser facilmente utilizados para se gravar jogos de Mega Drive, apenas partindo-se do princípio de que se o Mega Drive transfere 16 bits por vez através de seu barramento, utilizaremos DOIS chips com uma ROM previamente dividida entre os 2 chips para o Mega Drive ler os 16 bits divididos entre dois chips ROM simultaneamente, pensando-se ser um único chip!

Por isto, os primeiros cartuchos piratas de Mega Drive fizeram-se valer deste princípio e utilizam 2 chips, enquanto os originais de Mega Drive, possuem um chip de 16 bits. Então pensando-se assim, fica facílimo substituirmos o jogo gravado em 2 chips num cartucho para as ROMS de nossa preferência.

Segundo passo - Preparação da placa do cartucho original:
Se você sabe operar ferro de solda e soldador, o procedimento é muito simples, apenas dessolde os chips "originais" da plaquinha e solde o socket de memória no lugar, tomando o cuidado de marcar qual o pino 1 de cada chip.

Este passo, para você que não sabe utilizar ferro de solda, peça para que um amigo o faça, é uma coisa muito simples mesmo!

Inclusive até guarde os chips "originais" do cartucho, se você quiser jogá-los novamente, basta apenas encaixá-los nos sockets.

Terceiro passo - Preparação de uma ROM para gravação:
Este passo é um dos pontos chave do tutorial. Agora iremos transformar uma ROM de Mega Drive da Internet, em arquivos graváveis nos chips ROM.

Para siso abra um prompt MS-DOS e tenha numa pasta sua ROM desejada e os softwares bin2hilo e smd2bin. Navegue até esta pasta no MS-DOS.
(Para quem não sabe utilizar MS-DOS, no prompt C:\>, digite: cd nomedapasta <enter>)
Se sua ROM for em .smd, você precisara transformar a ROM para .bin primeiro. Para isto, desde que você esteja na pasta com os arquivos, basta apenas digitar: smd2bin nomedarom.smd nomedarom.bin <enter>

Se sua ROM for .bin, agora você irá dividi-la em uma ROM High e uma ROM Low, que serão cada 8 bis divididos de cada chip.
Para tal, digite no prompt do MS-DOS: bin2hilo nomedarom.bin nomedarom_h.bin nomedarom_l.bin <enter>


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Agora você vai ter três arquivos .bin na sua pasta, agora basta prosseguir, caso tenha um gravador EPROM, basta gravar em cada chip os respectivos arquivos divididos (nomedarom_h.bin e nomedarom_l.bin).


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Caso for utilizar o PC antigo para fazer a gravação, prossiga com o tutorial.

Quarto Passo - Gravando a ROM em chips Flash ROM usando um PC Antigo:
Primeiramente você deverá preparar um disquete para bootar no PC Antigo que será utilizado para fazer a gravação.
Para tal, tenha em mãos o software Uniflash em uma pasta e o executável da imagem de disco de boot (recomendo que seja feito o download do site www.bootdisk.com, o disco de boot marcado como: Driver Free, great for flashing.).
Primeiramente coloque o disquete no drive, e execute a imagem do disco, clicando duas vezes sobre seu ícone. Basta confirmar (os dados do disquete serão apagados) e aguardar a gravação do disco.
Agora copie o conteúdo do software Uniflash (seus arquivos e executável) e mais ambas as ROMS para o disquete.

Para cada gravação nova de ROMS, somente será necessário trocar os dois arquivos de ROM do disquete.

Agora retire o disquete de boot criado agora e coloque no PC Antigo que será utilizado para gravação.

Ligue a máquina com o gabinete ligado e o disquete inserido. Apenas aguarde para que o prompt do DOS seja exibido no monitor (A:\).
Rode o software Uniflash (Digitar uniflash e apertar <enter>).

Agora com o software Uniflash sendo executado na tela, com o auxílio do extrator de chips DIP, retire o BIOS original da máquina, com ela ligada mesmo e executando o software Uniflash. (Ou utilize a chave de fendas pequena para tal, com EXTREMO CUIDADO).

Agora encaixe no socket da placa-mãe do PC o chip a ser gravado, tomando bastante cuidado com a orientação do pino 1 do chip.

Com o chip encaixado no slot, agora selecione a opção "Redetect Flash Chip" e tecle <enter>.



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Note que na tela, será mudado o modelo de chip, pois o software Uniflash detectou o novo chip colocado no PC.

Agora selecione a opção "Flash ROM Including Bootblock" e tecle <enter>.


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O software Uniflash solicitará o arquivo a ser gravado, escreva o nome do arquivo e tecle <enter> novamente.

Aparecerá a seguinte opção na tela: "Flash Bootblock ?", confirme teclando "Y".

Agora aguarde até a gravação e a verificação do chip ser concluída e quando ocorrer, tecle qualquer tecla para voltar ao menu inicial.
Nota.: Quando a gravação for bem sucedida, todos os campos do status da gravação do chip estarão verdes, e será emitido um aviso sonoro no alto falante quando o processo for concluído.

Repita o mesmo processo (remover o chip gravado, colocação do novo chip e os passos de gravação) para os respectivos Segundo arquivo e Segundo arquivo de ROM a ser gravado.

Quando o processo estiver completo, remova o chip final e recoloque o BIOS original da máquina, selecione a opção “Exit” do menu e tecle <enter>.
Agora com o prompt do MS-DOS sendo exibido na tela (A:\>), basta apenas desligar o PC no botão de Power mesmo.

Quinto passo – Montagem final e testes:

Agora que temos a placa do cartucho preparada e os chips Flash ROM já gravados, podemos seguir com a montagem final.

Basta apenas colocar cada chip em um socket da plaquinha, observando a orientação do pino 1 de cada chip.

Coloque a plaquinha no Mega Drive para testes, com os chips voltados pra a frente do Mega Drive.

Caso funcione, basta apenas montar o cartucho, observando que a placa com o lado dos chips será montada para o lado onde há a etiqueta do cartucho.

Caso não funcione, inverta a posição dos chips, coloque um dos chips no socket onde está o outro chip, e vice-versa.

Caso ainda não funcione, continue a ler.

Passo final –Solução de problemas:
Caso o Mega Drive não consiga bootar as ROMS, pode estar acontecendo algum dos seguintes sintomas:

- ROM do game corrompida, ou com checksum invalido. Verifique a ROM destinada a gravação com um software do tipo GoodROM, ou baixe uma nova ROM.
- Alguns jogos podem não ter o tamanho exato para gravação e terão problemas também, é o caso de jogos como Mega Rockman e Street Fighter II. Os jogos ideais deverão ter tamanhos de 256 KB, 512 KB, 1.0 MB, 2.0 MB e 4.0 MB.
- Alguns outros jogos, tem recursos especiais, e por este motivo também não funcionarão. É o caso por exemplo de Virtua Racing, Sonic & Knuckles e jogos com Save.
- Chip Flash ROM defeituoso, repita o processo gravando com outros chips.

Caso não consiga realizar a gravação, poderá estar acontecendo alguns dos seguintes sintomas:

- ROM com nome de arquivo muito grande. Renomeie cada uma das ROMS, para um nome de arquivo até 8 caracteres para colocar no disquete.
- Chip encaixado invertido ou mal encaixado no socket da placa-mãe. Verifique o chip.
- Chip Flash ROM defeituoso. Faça a gravação em outro chip.

Disposições finais:

Este tutorial foi escrito por mim Rony Ketchum, para apenas intuito de pesquisa, teste de softwares homebrews, desenvolvimento para Mega Drive e divulgação de informações.

Não utilize este tutorial caso esteja pensando em pirataria de ROMS. Lembre-se, pirataria é crime, e inclusive baixar ROMS piratas das quais você não possui o cartucho original continua sendo crime!

Também foi escrito para desmascarar um vendedor de ML, o qual não citarei seu nome verdadeiro, que utilizou toda uma pesquisa feita por mim e uma extensa ajuda via e-mail para ele fazer para ele mesmo o projeto e ser depois vendido como um produto no ML.

Não seja enganado, leia toda a verdade neste tutorial, veja como não é tão trivial de ser realizado cada gravação de jogo e como requer diversos artifícios e até pseudo-gambiarras para tal.

Divulgue o tutorial, desde que seja completamente citada a fonte. Este tutorial está autorizado por mim mesmo a ser postado (e sera postado) nos seguintes forums: Fórum OuterSpace, SMS Power!, Sega-Brasil e NES Archive. Também poderá ser encontrado no meu próprio site e também está autorizada a postagem no site do Gigacom Old Games.

Se você pagou algum centavo sequer por isto, você foi completamente enganado e vá exigir seus direitos de consumidor com o vendedor sacana que te vendeu isto!

DON’T MESS WITH RONY_KET.
HARD_GB OWNED!
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
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caraca brow, que trabalho pra gravar um jogo, dá certo td bem mas acho que não vale a pena o sacrificio!
 
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