O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Retroanálise] Silent Hill (1999)

Quakeguy

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.024
Pontos
183
Tava escrevendo meu comentário pros jogos zerados no ano no outro tópico e acabou que ele ficou grande e virou uma análise. Postando aqui

Silent_Hill_video_game_cover.png

Silent Hill
Lançamento: 1999
Plataforma: Playstation
Nota: 9.5
Tempo de jogo: 4h (pode ser o triplo se você não sabe o que fazer)
Uma marca no mundo dos games modernos de tantas formas diferentes. Silent Hill saiu no fim dos anos 90, onde o primeiro Playstation entrava na sua reta final e se estabeleceu como um clássico do gênero, do console, da época, dos games. Virou uma entidade famosa da cultura pop nos anos 2000, foi pro cinema, teve mais excelentes games que foram vitais na geração seguinte e tudo começou aqui.

Silent Hill é revolucionário de muitas formas. Desde o inicio dos anos 90 já tínhamos o surgimento dos survival horrors com Alone in the dark e Resident Evil que consolidou tudo, e várias cópias de RE começaram a aparecer, sempre baseado naquela atmosfera de terror B. SH elevou o horror a outro nível, se apoiando igualmente em filmes arthouse de terror psicológico japonês e no trabalho do cineasta avant-garde David Lynch - que seria ainda mais referenciado no jogo seguinte.

O que resultou no jogo mais creepy que os videogames já tinham visto até então. A atmosfera confusa, perdida, violenta, cheia de imagens bizarras e perturbadoras de hospitais e escolas infantis, set pieces bizarros (quem lembra do "gato"?), a sensação de estar desnorteado sem entender o que está acontecendo - ao mesmo tempo o sofrimento emocional de um pai procurando pela filha, colocavam a série, em termos de assustar, patamares acima dos "acidentes em experimentos em mansões" que muitos survival horrors vinham tentando.



No gameplay, mesmo ainda desenvolvendo em cima da fórmula de itens/puzzles de RE, SH acrescentou muito também. Era um jogo de mundo aberto, onde você podia andar pela cidade e explorar certas locações. Isso no hardware limitadíssimo do PS1, sendo um dos poucos e o melhor jogo aberto do console - a maioria dos outros, também poucos, jogos de mundo aberto pré GTA3 na época vinham pra PC.

E a equipe, cheia de excelentes decisões artísticas, contornou as limitações do hardware usando o FOG e a escuridão como justificativa estética para o FOV limitado do PS1. A música e os efeitos sonoros do Akira Yamaoka, que ia virar um artista vital na indústria, já desde o inicio é uma das maiores cartas da série. A história é excelente, contada de forma minimalista e cabe a você juntar as partes - ainda há finais diferentes. O jogo é totalmente 3d, outro grande impacto, e tem visuais belos pra época e pro console - numa época que a maioria dos jogos tinham cenários pré-renderiados. Alguns cenários são repetitivos, mas é perfeitamente compreensível visto as limitações do PS1.

Antes de entrar em decadência, o gênero survival horror pode ser dividido em duas eras: os anos 90 e os anos 2000. Se os games que surgiram no gênero nos anos 90 foram pesadamente inspirados em Resident Evil, Silent Hill definiu os padrões para a segunda era, onde na "geração PS2" muitos survival horrors com um tom mais psicológico e artístico surgiram nesse nicho que ainda era poderoso.

986377.jpg


Se o jogo tinha problemas, eram sua dublagem e o combate, que pelo resto da série, nunca foi algo tão divertido quanto em outros games do gênero - como se os monstros e bosses fossem quase uma distração a verdadeira experiência Silent Hill. Mas nenhum dos dois estraga a grande experiência que esse game é e o grande acontecimento que ele foi.

Acho que considero o melhor da série até hoje - e considero SH2 e SH3 clássicos também, e eventualmente por questões técnicas, jogos mais bonitos e completos, mas ambos desenvolvem em cima do primeiro, que começou do zero e teve o maior impacto. Um marco na história dos games, necessário pra fãs de terror.
 
Ultima Edição:

Hume

Bam-bam-bam
Mensagens
3.321
Reações
9.546
Pontos
314
Poderia fazer sobre o 2 também, leria com bastante prazer, SH2 e FF7 foram os jogos da minha vida
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.053
Reações
4.654
Pontos
453
Boa análise, ótimo jogo, do tempo que a Konami ainda lançava coisa boa.
Quem dera que essa última imagem representasse o "in game" no play1. É um console que seria outro se tivesse anti-aliasing como efeito gráfico de hardware.
 

HR Fan

Bam-bam-bam
Mensagens
782
Reações
2.295
Pontos
283
O que resultou no jogo mais creepy que os videogames já tinham visto até então. A atmosfera confusa, perdida, violenta, cheia de imagens bizarras e perturbadoras de hospitais e escolas infantis, set pieces bizarros (quem lembra do "gato"?), a sensação de estar desnorteado sem entender o que está acontecendo - ao mesmo tempo o sofrimento emocional de um pai procurando pela filha, colocavam a série, em termos de assustar, patamares acima dos "acidentes em experimentos em mansões" que muitos survival horrors vinham tentando.
Boa análise, muito bem lembrados e colocados esses elementos importantes que essa série introduziu.
Essa série psicologicamente mexe mais do que RE mesmo.
 

Hansbach

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.293
Reações
341
Pontos
1.089
Tenho vontade de jogar novamente e sem qualquer tipo de auxílio/dica.
Lembro que a 15 anos atrás tive muita dificuldade em entender os puzzles e tive que partir para as as revistas com o "detonado"do jogo.
 

Quakeguy

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.024
Pontos
183
Poderia fazer sobre o 2 também, leria com bastante prazer, SH2 e FF7 foram os jogos da minha vida

Obrigado amigo! Se a galera curtir esse escrevo uma pro 2 e talvez até pro 3 e posto aqui! :D

Boa análise, ótimo jogo, do tempo que a Konami ainda lançava coisa boa.
Quem dera que essa última imagem representasse o "in game" no play1. É um console que seria outro se tivesse anti-aliasing como efeito gráfico de hardware.

Valeu velho! Sim, zerei no epsxe em 1080p, igual aquele print. Dá uma renovada gigante. Tentei há uns anos jogar esse game no PS3 em hdmi e no PS2 com cabo componente (e até o smoothing que faz em jogos de PS1). Não dá, jogar o jogo original na resolução baixa só numa TV de Tubo e mesmo assim fica inferior ao emulador.

Boa análise, muito bem lembrados e colocados esses elementos importantes que essa série introduziu.
Essa série psicologicamente mexe mais do que RE mesmo.

Sim amigo! Esses elementos existiam muito em filmes de nicho, foi bem especial um videogame que acabou sendo bem mainstream utilizar eles. Claro que o terror psicólogico tem sua história bem antiga, mas muita gente foi apresentada a ele pelo Silent Hill, eu incluso.

Tenho vontade de jogar novamente e sem qualquer tipo de auxílio/dica.
Lembro que a 15 anos atrás tive muita dificuldade em entender os puzzles e tive que partir para as as revistas com o "detonado"do jogo.

Sim! Esses survival horrors que a gente fecha hoje em dia em 3h ou 4h (a gente que sabe jogar e/ou tem internet) naquela época rendiam bastante. É algo que fui lembrando jogando esse SH, amigo meu na época, na escola, falando que tava meses preso numa parte do SH ou do RE, sem saber como resolver algum puzzle, ou como usar tal item, ou onde pegar tal coisa.

São jogos que sem auxilio duravam muito mais tempo, dialogavam bem melhor com a nossa geração "descobrir sozinho" do que com as crianças atuais
 


Vilania

Habitué da casa
Mensagens
238
Reações
430
Pontos
78
Eu acho o melhor da franquia. Absolutamente original. Bons gráficos e ótimo som. Porém, essa imagem do OP não é a nativa do ps1, que apresentava serrilhado e granulação. Mas enfim.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Curtido pra acompanhar, já já vou ler na íntegra.

[EDIT] Li a review e que jogo. Silent Hill foi um percursor de águas pra mim, na época que joguei, eu não tinha costume algum em jogar games em 3D com analógico (por incrível que pareça, eu achava a coisa mais estranha do planeta até conhecer Crash). Os puzzles também eram massacrantes, o do piano então, chegava a ser uma brincadeira de mal gosto. Os caras não facilitavam.
 
Ultima Edição:

Vigilante Master

Bam-bam-bam
Mensagens
4.258
Reações
9.027
Pontos
293
Não joguei na época e gostaria de saber se hj o jogo ainda continua legal.
Penso em jogar no emulador com filtros em FullHD.
Será que rola?
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Não joguei na época e gostaria de saber se hj o jogo ainda continua legal.
Penso em jogar no emulador com filtros em FullHD.
Será que rola?
Cara, seu sentimento nostálgico precisa falar mais alto pra jogar de novo, porque o primeiro SH é lento, parece que ficou mais lento atualmente, até pra dar aquelas "dibradas" nos inimigos eu tenho dificuldade agora, coisa que nunca me aconteceu antes. Ainda é o meu SH preferido, então, pra mim funciona. Os filtros dos emuladores deixam ele muito mais suave também, em Full HD então, é profit.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Obrigado amigo! Se a galera curtir esse escrevo uma pro 2 e talvez até pro 3 e posto aqui! :D



Valeu velho! Sim, zerei no epsxe em 1080p, igual aquele print. Dá uma renovada gigante. Tentei há uns anos jogar esse game no PS3 em hdmi e no PS2 com cabo componente (e até o smoothing que faz em jogos de PS1). Não dá, jogar o jogo original na resolução baixa só numa TV de Tubo e mesmo assim fica inferior ao emulador.



Sim amigo! Esses elementos existiam muito em filmes de nicho, foi bem especial um videogame que acabou sendo bem mainstream utilizar eles. Claro que o terror psicólogico tem sua história bem antiga, mas muita gente foi apresentada a ele pelo Silent Hill, eu incluso.



Sim! Esses survival horrors que a gente fecha hoje em dia em 3h ou 4h (a gente que sabe jogar e/ou tem internet) naquela época rendiam bastante. É algo que fui lembrando jogando esse SH, amigo meu na época, na escola, falando que tava meses preso numa parte do SH ou do RE, sem saber como resolver algum puzzle, ou como usar tal item, ou onde pegar tal coisa.

São jogos que sem auxilio duravam muito mais tempo, dialogavam bem melhor com a nossa geração "descobrir sozinho" do que com as crianças atuais
Real isso, mas os tempos mudaram, fui jogar lonney toones: cheep raider

cara, muito frustrante, o jogo nao explica nada, te larga lá, perdes horas pra fazer algumas coisas
quando o cara é criança, ok
hoje? nao tenho tempo pra isso
 

Caminhoneiro Sedutor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.077
Reações
10.382
Pontos
774
O SH 2 é o melhor da série, mas esse aí é o meu preferido. Continua me dando medo, continua criando um clima de terror inigualável.
 

Quakeguy

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.024
Pontos
183
Não joguei na época e gostaria de saber se hj o jogo ainda continua legal.
Penso em jogar no emulador com filtros em FullHD.
Será que rola?

Vale sim amigo! O jogo fica lindo no emulador em 1080p com filtros, sobretudo configurado pra proteger o ratio original e ficar em 4:3

Na minha opinião esse game não envelheceu mal, comparado por exemplo com os velhos Alone in the dark, embora também não tenha envelhecido tão bem quanto os velhos RE que ainda tem uma fluidez excelente.

O SH ainda vai te assustar, ser perturbador e único, e a fluidez dele é bem boa, o personagem não anda tão devagar e explorar os cenários não é frustrante. Talvez o combate que tenha envelhecido mal, mas a tática que funciona é sempre evitar o combate nesse tipo de jogo pra sobrar ammo, então...
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
Meio off topic, mas tenho que dizer que os Silent Hills da era PS360 foram muito injustiçados. O meu preferido dessa nova leva é o Silent Hill Downpour, jogaço. Top 10 da geração passada para mim. Dos antigos acho que é unanimidade o 2 ser o melhor.

Enfim, Silent Hill é uma série que fará muita falta no mundo dos games. Maldita Konami.
 

master-1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
874
Reações
708
Pontos
543
nada melhor do que comentar estilo anos 90:

ESSE JOGO É FOOOOOOOOOOODA MOLEEEEEEEEEEEEEQUE
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.345
Reações
25.488
Pontos
803
Acrescentando os vários elogios ao SH, o que curto também é que jogamos com um cara normal, não somos policial, militar, ninja ou o Chuck Norris, é um pacato pai em busca da filha.
Irei jogar novamente quando tiver oportunidade, agora legendado.
 

william_magalhaes

Supra-sumo
Mensagens
782
Reações
1.218
Pontos
183
Excelente jogo. Meu único trauma é, até hoje, não ter entendido direito o puzzle do piano. Se não fosse uma ajudazinha jamais teria passado...:kduvida
 

roberval999

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
10.887
Pontos
453
silent hill era susto a toda hora isso com gráfico de nokia N95, imagina se seguisse o estilo com a tecnologia atual.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Não tive o prazer de jogar o 1. Joguei do 2 em diante e parei no The Room, creio eu. Nem sei quais saíram depois (PC/Console) e tão pouco se valem a pena a jogatina, mas o 2 e o 3 eu achei sensacionais.
A parte da escadaria quase que infinita (no 3, acho) é de melar a cueca.
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.238
Reações
10.831
Pontos
1.034
Como esse jogo era incrível, era impressionante na época por não ser pré renderizado, e mostrava a genialidade dos desenvolvedores que contornaram a falta de poder de processamento do ps1 com a névoa, o que combinou perfeitamente com a atmosfera do jogo.

Lembro que na época eu não sabia absolutamente nada de inglês e fiquei agarrado no puzzle do piano, tive que recorrer a velha ação games pra saber como resolve-lo. Os cenários totalmente horripilantes, inimigos bizarros, puzzles inteligentes, sem setas te mostrando pra onde ir, apenas você e sua lanterna e rádio pra dar mais medo ainda.

Silent Hill 2 é o melhor da série, mas o 1 marcou época, pra mim, apesar da jogabilidade de combate bem dura, é um jogo nota 10.
 

AMDark

Bam-bam-bam
Mensagens
791
Reações
297
Pontos
263
esse jogo é muito bom mesmo, zerei ele na epoca do psone mesmo, parabens pela analise.
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.794
Reações
26.515
Pontos
1.003
O clima desse jogo é muito pesado.

Ele consegue te passar medo e solidão... Saudades de um bom SH.
 

erunani

Ser evoluído
Mensagens
62
Reações
70
Pontos
34
Sensacional o jogo, foi tão marcante pra mim que resolvi tatuar a Mark of Samael no ombro. Amo a série inteira, até os jogos que não são bem aceitos pela crítica me agradaram, exceto book of memories pq vamos combinar, aquilo jamais será silent hill. É o único jogo original do play 1 que eu tenho, não que eu me orgulhe disso, mas enfim né.

Esse mês comecei a jogar fatal frame, nunca havia jogado a série pra valer. A sensação de jogar algo novo que traz sentimentos parecidos com os que silent hill trazia é muito boa, apesar da história de fatal frame narrar eventos passados e praticamente não envolver a protagonista, o que a torna genérica e sem personalidade. Diferente de silent hill que traz protagonistas vivos e com passado sombrio que você vai descobrindo aos poucos, cheio de plot twists e a porra toda. Silent Hill é foda demais.
 

erunani

Ser evoluído
Mensagens
62
Reações
70
Pontos
34
Meio off topic, mas tenho que dizer que os Silent Hills da era PS360 foram muito injustiçados. O meu preferido dessa nova leva é o Silent Hill Downpour, jogaço. Top 10 da geração passada para mim. Dos antigos acho que é unanimidade o 2 ser o melhor.

Enfim, Silent Hill é uma série que fará muita falta no mundo dos games. Maldita Konami.

Também acho muito mimimi e pouca jogatina falar mal dos SH novos
Confesso que não sou o maior fã do 4 the room, mas mano, Homecoming me deixou diversas vezes no cagaço. Tem uma parte que atravessamos uma sala de cirurgia cheia de enfermeiras para abrir um cadeado se não me falha a memoria, e daí você tem que apagar a lanterna e passar sem fazer barulho.... Cusão, aquilo foi tenso demais
 

Quakeguy

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.024
Pontos
183
Curti bastante o Homecoming na época também, put* história pesada e triste do c***lho. O Downpour ainda tenho que jogar, ele ter ficado exclusivos dos consoles nao ta me ajudando no momento :(
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
Silent Hill Downpour, como já disse, é um excelente jogo. A atmosfera, os gráficos, a história, as side quests - sim, SHD tem sidequests e muito boas - tudo no jogo é bom. A única ressalva é para o sistema de batalha que é bem travado. O curioso é que a desenvolvedora do jogo foi uma tal de Vatra Games que mesmo sendo desconhecida entregou um ótimo jogo.

Enfim, quem tiver a oportunidade jogue.
 
Topo Fundo