O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Xbox Series] Emulação Dev Mode

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
Tópico reservado para discussão e tutoriais do retroarch

Abaixo vou descrever a forma que instalei o Retroarch no meu Series S (achei bem fácil), mas conforme o negocio evoluir ou o pessoal postar outras formas vou ir agrupando aqui:

1 - Neste método se faz a instalação pela store como um app oficial, porém se você pesquisar direto sem fazer o cadastro abaixo não vai encontrar nada.

Link para que o download do Retroarch seja autorizado:

Nesse formulário preencher apenas seu email usado na conta do seu Xbox e ticar a última opção que confirma as informações.

Observação 1: Fiquei com um pé atrás no início, mas seu email ou ID do xbox são públicos, por tanto não há qualquer risco. De qualquer forma, é recomendável ativar o login em duas etapas na sua conta da Microsoft.

Observação 2: n meu caso demorou umas 4h para liberar meu acesso, mas o recomendado é aguardar um tempo médio de 24h. Outra coisa importante é que você não será avisado quando for aprovado, você só vai saber se tentar acessar o link do próximo passo.

2 - Para saber se você foi autorizado a baixar o app pelo Xbox você deve acessar o link abaixo:


Ao acessar o link você deve clicar no botão de download abaixo do ícone do Retrroarch, ao clicar você será redirecionado para o app da store.

Observação 1: Caso tenha sido aprovado você será redirecionado para o app da store na págna do Retroarch. Caso ainda não tenha sido aprovado, o app da store irá abrir mas não haverá nada na tela.

Observação 2: A aprovação do seu acesso é feita por um grupo de semi-deuses desenvolvedores do Retroarch :khuebr

Caso tenha sido aprovado e o conteúdo do app aparecer na tela é só clicar em instalar.

3 - Com o Retroarch instalado, ao abrir pela primeira vez pode demorar um pouco pra sair da tela de logo, é normal.

A tela irá mostrar as opções de configuração, agora é configurar os itens básicos (vou mostrar o que eu fiz pra rodar alguns jogos, mas existem muitas outras opções que ainda não explorei).

1 - Menu principal > Atualizações e downloads

Abrirá uma tela com diversas opções de download, acredito que são as BIOS, eu baixei todos os itens abaixo (é só clicar em cima que já começa o download e instalação):
  • Atualizar arquivos de informações de núcleo;
  • Atualizar recursos;
  • Atualizar perfis de controle:
  • Atualizar trapaças;
  • Atualizar base de dados;
  • Atualizar sobreposições;
  • Atualizar shaders GLSL;
  • Atualizar shaders slang.
  • OBS: É interessante ativar a última opção "baixar miniaturas sob demanda", essa opção coloca capa nos seus jogos na dash.
2 - Menu principal > Arquivo de configuração > Salvar configuração atual

É importante que após instalar as BIOS no passo 1 das configurações você salve, pois algumas configurações fazem o app reiniciar e você pode perder as BIOS/opções escolhidas.

3 - Configurações > Driver
  • Na opção "Vídeo" selecionar a opção Directx11 ou d3d11;
  • Opcional/frescura: Na opção "Menu" eu alterei para a opção xmb, essa opção eu achei mais bonita, muito parecida com a dash do PS3.
Observação: Caso tenha alterado o visual do menu você deve fechar e abrir novamente o app para aplicar a alteração.

4 - Configurações > Entrada
  • Na opção Tecla de atalho é importante definir um botão ou combinação, para acessar a dash do Retroarch a qualquer momento durante os jogos. Essa opção é bem similar a funcionalidade do botão luminoso do controle do Xbox que te dá acesso a diversas opções mesmo durante os jogos.
  • Na opção Controles da porta 1 selecionar na opção "Tipo de analógico para digital" a opção analógico esquerdo. Essa opção facilita jogar os jogos mais antigos com o controle do Xbox.
5 - Configurações > Interface do usuário > Aparência

Essa configuração entra na categoria opcional/frescura.
  • Opacidade do plano de fundo. Essa opção altera o visual da dash quando acessada via o atalho durante o jogo.
  • Habilitar "Miniatura à esquerda"
  • Habilitar "Disposição vertical de miniaturas"
6 - Configurações > Conquistas

Essa configuração entra na categoria opcional/frescura.
  • Habilitando a primeira opção abrirá uma série de opções para formatar os pop-ups das conquistas durante o jogo. Achei bem legal essa opção.
Observação: Essa opção só vai funcionar se você criar ou já possuir um usuário no site https://retroachievements.org/ .

7 - Configurações >Diretório
  • Na opção "Explorador de arquivos" escolher o diretório D:\ (geralmente quando você espeta um pen drive ou HD externo no xbox entra como disco D:\). Ai você especifica a pasta das suas roms e clica na opção "<utilizar este diretório>". Essa opção é legal que sempre que o console for pesquisar pelos jogos ele vai direto no dispositivo certo, sem enrolação.
Ao fim dessas configurações é importante repetir o passo de gravação de configurações:

Menu principal > Arquivo de configuração > Salvar configuração atual

Esses passos que eu descrevi acima são meio frankenstein, fui assistindo vídeos, vendo sites, etc. São configurações bem básicas que podem ajudar um completo nó-cego (como eu) que não sabe por onde começar.

Caso vocês tenham outros métodos postem ai que eu coloco aqui na primeira página pra galera pegar.

Ou se falei alguma besteira e tiver uma opção melhor dentre as que eu citei me avisem ai que eu corrijo.
 
Ultima Edição:

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664
Alguém pode testar o Sonic colors aí? É o único jogo no dolphin que fica a 30fps meio engasgando
 


Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.336
Reações
1.817
Pontos
854
Acho incrível não terem tirado isso ainda
 

masterdx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.938
Reações
6.995
Pontos
1.189
Opa. Eu tenho o TNavigator, mas instalei o Retroarch tbm. Sei que tem muito mais suporte e tal.

No meu já está tudo certinho rodando no modo retail + USB. Qqr dúvida podem postar.
Visualizar anexo 195211


Tá rodando legal 3ds? Pq eu testei no switch até roda. Mas sabe como é... Hahahahhaha

Outra coisa, tá rodando tudo por HD externo? É qual a formatação pra ele ler?
 

tharjr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
588
Reações
625
Pontos
1.049
Comprei o Tnavigator mas não gostei de usar o direcional no Super Mario World. Alguém sabe se da pra usar o analógico esquerdo para mover o personagem nesse jogo?
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
eu baixei pro meu xone, coloquei minha pack de roms de snes e o fullset de nes no hd interno do console e pronto. tô curtindo
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
como é que é?

ouvi dizer que tem que comprar uma licença de desenvolvedor da ms e reservar uma parte da memoria (HD ou ssd) no console pra isso
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Tô com ele instalado no Series S aqui, mas nem testei nada ainda.
Testar 3DS, PS2 e Wii depois. Tem umas coisas que posso rejogar.
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664
Tô com ele instalado no Series S aqui, mas nem testei nada ainda.
Testar 3DS, PS2 e Wii depois. Tem umas coisas que posso rejogar.

Acho que 3ds não tem nem core, pelo menos na build que eu uso não tem, mas pode ser que outras tenham.

Ps2 ta rodando muita coisa Full, Wii tem jogo que roda lerdo (ambos os Sonics) mas jogos que rodam liso (jogos da Nintendo normalmente), engraçado que jogos de gamecube que usam o mesmo core rodam fluido em sua totalidade.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Podia deixar organizado a questão de onde fala com o pessoal e tal.
Nem sabia que tinha Discord disso.
 

masterdx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.938
Reações
6.995
Pontos
1.189
Acho que 3ds não tem nem core, pelo menos na build que eu uso não tem, mas pode ser que outras tenham.

Ps2 ta rodando muita coisa Full, Wii tem jogo que roda lerdo (ambos os Sonics) mas jogos que rodam liso (jogos da Nintendo normalmente), engraçado que jogos de gamecube que usam o mesmo core rodam fluido em sua totalidade.

Eu ainda nem tentei tocar nada. Mas dei uma passada de olho nos cores e tinha lá o citra. Que é o de 3ds
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Acho que 3ds não tem nem core, pelo menos na build que eu uso não tem, mas pode ser que outras tenham.

Ps2 ta rodando muita coisa Full, Wii tem jogo que roda lerdo (ambos os Sonics) mas jogos que rodam liso (jogos da Nintendo normalmente), engraçado que jogos de gamecube que usam o mesmo core rodam fluido em sua totalidade.

Retroarch é esquisito. Eu acho o performance hit inaceitável, sinceramente.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Alguém pode testar o Sonic colors aí? É o único jogo no dolphin que fica a 30fps meio engasgando
Colors, se me lembro bem, já rodava lerdo no próprio wii. Nesse caso melhor esperar o remaster.

Outra coisa, tá rodando tudo por HD externo? É qual a formatação pra ele ler?
Tou usando um pen drive 64gb de marca genérica. Formatação padrão do Windows.
Alguém sabe se da pra usar o analógico esquerdo para mover o personagem nesse jogo?
Dá pra configurar os inputs ao detalhe
comprar uma licença de desenvolvedor
Não precisa nesse método pra instalar no retail. Basta baixar o app que outra pessoa já desenvolveu. Chamam de método whitelist.
 

riquew

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.265
Reações
1.742
Pontos
889
Visualizar anexo 195263

Lembrando ainda que Sega Saturn roda liso e com direito a aumento de resolução interna e shaders CRT.

Jogos testados;
Shinobi legions
Cotton 2
Burning Rangers
Shinning force 3

Tendo o retroarch no Xbox É só colocar as roms em um pen drive?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664
Visualizar anexo 195263

Lembrando ainda que Sega Saturn roda liso e com direito a aumento de resolução interna e shaders CRT.

Jogos testados;
Shinobi legions
Cotton 2
Burning Rangers
Shinning force 3

Já rodei uns outros tantos e todos rodando muito bem também!

O único que deu xabu foi o fighters Megamix que fica com um tearing nos bonecos
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Nunca, consegui baixar no link do Reddit q vc colocou, mas não sabia como colocar os jogos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Coloca as roms no pen drive.
Seleciona Open Content... O pendrive aparece no D:

Por definição ele já deve identificar qual é o console e abrir sem problemas.

Fora isso é escolher um bom shader para imagem ficar mais bonita.

Também configurar um comando para voltar ao menu do retroarch sem precisar fechar tudo. Normalmente as pessoas colocam Start + select

Isso pode ser complicado então recomendo ver os vídeos do canal que postei acima. Ele ensina a configurar jogos de todos os consoles.
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664
Coloca as roms no pen drive.
Seleciona Open Content... O pendrive aparece no D:

Por definição ele já deve identificar qual é o console e abrir sem problemas.

Fora isso é escolher um bom shader para imagem ficar mais bonita.

Também configurar um comando para voltar ao menu do retroarch sem precisar fechar tudo. Normalmente as pessoas colocam Start + select

Isso pode ser complicado então recomendo ver os vídeos do canal que postei acima. Ele ensina a configurar jogos de todos os consoles.

Recomenda algum shader? Considerando só os que vem no pack eu não achei nada tão bacana
 

Gizuz

Bam-bam-bam
Mensagens
371
Reações
457
Pontos
489
Alguém sabe me dizer se rola gamecube no One videocassete? E como diabos uso os shaders achei extremamente complicado usar esse retroarch
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664
Alguém sabe me dizer se rola gamecube no One videocassete? E como diabos uso os shaders achei extremamente complicado usar esse retroarch

No one vanilla não, gamecube, dreamcast, 64 e o yabasanshiro de saturn usam opengl, como o Xbox não roda opengl tem um emulador rodando por cima, então pesa muito mesmo no SX e no SS.
 

Gizuz

Bam-bam-bam
Mensagens
371
Reações
457
Pontos
489
No one vanilla não, gamecube, dreamcast, 64 e o yabasanshiro de saturn usam opengl, como o Xbox não roda opengl tem um emulador rodando por cima, então pesa muito mesmo no SX e no SS.
Que pena queria jogar Metroid Prime acho que vou ter que jogar no pc mesmo
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Recomenda algum shader? Considerando só os que vem no pack eu não achei nada tão bacana
Curto o
CRT > zfast (scanlines suaves e bilenear filter pra simular o visual da época)
XBR > xbr-lv3-multipass (elimina pixels, fica com cara de jogo HD desenhado à mão)
Ou
Eagle > super-eagle
 

eder.msm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
507
Reações
455
Pontos
513
Gostei do tópico!!! Preciso de uma pequena ajuda: meu e-mail do login do xbox é ibest, porém não possuo mais esse e-mail, dá certo fazer mesmo assim?
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
Gostei do tópico!!! Preciso de uma pequena ajuda: meu e-mail do login do xbox é ibest, porém não possuo mais esse e-mail, dá certo fazer mesmo assim?
Na verdade eu acho que não faz muita diferença, você não vai receber nenhum email, eles só vão autorizar você a baixar pela store com esse email.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
É o Xbox SX ou SS?
Segundo o que ja vi sobre o assunto, não tem diferenca de performance no que toca o Retroarch.

não tenho a ISO do dragon force aqui, mas não tem motivo pra problemas com esse jogo
 
Topo Fundo