O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retrocomputing - Se já fez essas coisas da lista então você é um dinossauro da Informática.

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.616
Pontos
1.659
Quem nasceu na era da internet não faz ideia da dor e do prazer que era usar um computador nos anos 1980 e 1990. Pra começar, a gente precisava decorar uma série de comandos para que acontecesse alguma coisa na tela, e o hardware era muito, mas muito mais fraquinho que o netbook mais fraquinho de hoje.

Se você já executou algum desses comandos ou fez alguma coisa da lista abaixo, conforme-se: você é um dinossauro da informática

Formatar disquete de 360 Kb

formatar-disquete-de-360-kb-1457113913770_615x300.jpg

Antes dos pendrives, os arquivos eram guardados em disquetes de 3,5 polegadas ou de 5,25 polegadas. Para guardar uma foto de 2 MB, tamanho básico atualmente, seriam precisos cinco disquetes daqueles mais antigos, além de um programa compactador que dividisse o conteúdo em várias unidades. Antes de usar um disquete, era preciso formatá-lo, ou seja, definir como seriam suas divisões internas para armazenamento de arquivos. O grandão da foto, de oito polegadas, não chegou a se popularizar no Brasil

Dar boot pelo drive A:

dar-boot-pelo-drive-a-1457113912266_615x300.jpg

Hoje, você liga o micro, espera um minuto e pronto, pode usar. Na idade da pedra, era preciso iniciar o sistema operacional, que podia estar instalado no disco rígido. Mas como discos rígidos eram coisas caras, muita gente "dava o boot" com o disco do sistema e depois trocava pelo disquete do programa que queria usar. "A:" era o nome do drive leitor de disquetes

Afirmar que o DOS 3 era melhor que o DOS 5

afirmar-que-o-dos-3-era-melhor-que-o-dos-5-1457113907065_615x300.jpg

O sistema operacional mais famoso daquela época era o MS-DOS, da Microsoft, apelidado de apenas DOS. Ao ligar o micro, ele mostrava apenas uma linha de comando na tela preta, e o usuário tinha que se virar para acessar os programas, criar diretórios e localizar arquivos. Uma das versões mais usadas do DOS foi a 5, lançada em 1991, mas os puristas insistiam que a versão 3, de 1984, era mais confiável

Imprimir textos com Ctrl K P P

imprimir-textos-com-ctrl-k-p-p-1457113905643_615x300.jpg

Um dos mais famosos processadores de textos do paleolítico era o Wordstar. Seus comandos eram acionados por combinações de teclas, como Ctrl + K + P + P para imprimir o documento que estava na tela

Jogar Gorillas em QBasic

jogar-gorillas-em-qbasic-1457113904392_615x300.jpg

Sim, existiam joguinhos antes do Paciência e do Campo Minado do Windows. No Gorillas, cada macaco devia atirar bananas para derrubar o adversário que estava no alto de outro prédio

Compactar arquivos com ARJ

compactar-arquivos-com-arj-1457113903081_615x300.jpg

Na hora de gravar arquivos grandes em disquetes, era imprescindível recorrer a um programa compactador. Assim, dava para gravar, por exemplo, uma imagem bitmap de 5 Mb em um disquete de 1,2 Mb. Um dos programas mais usados era o ARJ

Catalogar LPs e cassetes no dBase III Plus

catalogar-lps-e-cassetes-no-dbase-iii-plus-1457113901737_615x300.jpg

O dBase era uma ferramenta para criação de tabelas de dados. Se você quisesse colocar seus discos de vinil em ordem, podia criar uma tabela com os campos título, intérprete e ano, por exemplo, e registrar todas as informações. Dava até para gerar um relatório em ordem alfabética!

Compilar em Clipper

e-depois-compilar-em-clipper-1457113900328_615x300.jpg

Os bancos de dados criados com dBase podiam ser agrupados a sequências de comandos que, compilados pelo Clipper, viravam um programa executável. Quer dizer, dava para acionar seu banco de dados digitando apenas uma palavra na linha de comando do DOS

Esperar a quarta versão do Lotus 123

esperar-a-quarta-versao-do-lotus-123-1457113898962_615x300.jpg

A versão 4 do Lotus era uma piada da época, já que o nome do programa era Lotus 123. Era o equivalente ao atual Excel, usado para automatizar planilhas de cálculos

Estacionar o winchester antes de desligar o micro

estacionar-o-winchester-antes-de-desligar-o-micro-1457113893866_615x300.jpg

Winchester? Era assim que se chamava o disco rígido do computador no Velho Oeste. O apelido surgiu por uma associação da capacidade dos primeiros discos com os rifles da marca Winchester. Mas e pra que estacionar? Os discos rígidos de antigamente sofriam um desgaste maior se estivessem fora da posição adequada na hora de desligar o computador. Para resolver isso, era usado um programa chamado PARK, que levava o leitor de volta para sua vaga na garagem

Acessar BBS com modem de 2.400

acessar-bbs-com-modem-de-2400-1457113892059_615x300.jpg

Qual a velocidade da sua conexão à internet? 2 Mb? 10 Mb? 200 Mb? Pois saiba que houve um tempo em que o máximo que se conseguia era 2,4 Kb, ou cerca de um milésimo da velocidade das bandas largas mais comuns atualmente. E antes do surgimento dos sites, a gente só acessava BBS, que eram, basicamente, servidores de murais de mensagens. Alguém entrava e deixava um recado. Outra pessoa entrava, lia o recado e, se quisesse, deixava uma resposta

Instalar o Windows 3.11 com disquetes

instalar-o-windows-311-com-disquetes-1457113890407_615x300.jpg

O Windows só chegou à grande maioria dos micros em sua versão 3.11, em 1992. O programa era nada mais que uma cara mais alegre para o velho sistema operacional DOS, mas já permitia jogar Campo Minado. O programa era fornecido em nove disquetes de 1,44 Mb, bem antes da popularização do CD

Instalar kit multimídia

instalar-kit-multimidia-1457113884276_615x300.jpg

Os velhos computadores pessoais não tinham sistema de som. Então, quem tivesse uma grana sobrando, podia importar um kit multimídia de Miami ou do Paraguai. O conjunto era composto por placa de som, alto falantes, leitor de CD e microfone

Ficar boquiaberto com um monitor VGA color

ficar-boquiaberto-com-um-monitor-vga-color-1457113882036_615x300.jpg

Durante anos os micreiros tiveram de se contentar com os monitores CGA monocromáticos. Havia os de fósforo âmbar (letras laranjas sobre fundo preto), verde e, mais tarde, cinza. Quando chegaram os monitores coloridos da Gold Star, começaram a se popularizar os programas protetores de tela com imagens de aquários, náufragos e torradeiras voadoras

Digitar "Format C: "

digitar-format-c--1457113877994_615x300.jpg

Isso era mais ou menos como matar o computador. Formatar, como vimos no item dos disquetes, define as partições onde serão gravados os arquivos, ou seja, deixa tudo zerado. E C: era a letra que designava o disco principal do computador, onde ficavam instalados o sistema operacional e todos os programas. Se você digitasse Format C: e confirmasse a operação, puf, perdia tudo

E não me venha falar em cartões perfurados

e-nao-me-venha-falar-em-cartoes-perfurados-1457113863850_615x300.jpg

Isso é bem mais velho, e é assunto para outra lista

Fonte: Gizmodo
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Vou fazer tudo porque sou poser.
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Só foi me despertar interesse em computadores já no finalzinho da década de 90,foi durante a transição do Windows 98 para o Windows Millenium.
O interesse veio a partir do momento em que vi jogos de Fliperamas funcionando no computador,ate hoje me lembro que foi o Callus rodando Cadillacs And Dinossaurs,mesmo com a imagem toda pixelada (não existiam filtros) achei a coisa mais linda do mundo.

Sofri bastante com disquetes para dar boot e instalar S.O,particionar um HD com o Fdisk era um pé no saco,era um nojo aquilo.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
No final do anos 90 quando saiu a demo do GTA 1 lembro que usei na faixa de 20 disquetes pra poder copiar a demo na casa e um amigo e passar pro meu PC, lembro também que na época me aventurei a formatar o PC que tinha o Lixoindows 95 e passar pro 98 mas foi um parto pra poder dar boot pelo disquete

Sera que existe saudosistas dessa epoca das trevas ?
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
Essa parada de cartão perfurado, meu pai me contou uma vez ae de quando ele trabalhava numa empresa que o computador era quase a porra do andar inteiro ou algo assim. ae tinha esses cartões. oq krl é isso? kkkkk
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Essa parada de cartão perfurado, meu pai me contou uma vez ae de quando ele trabalhava numa empresa que o computador era quase a porra do andar inteiro ou algo assim. ae tinha esses cartões. oq krl é isso? kkkkk

Tambem queria saber pois tenho uma caixa dessas porcarias aqui
 


Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.616
Pontos
1.659
Eu sempre curti retrocomputing uso o FreeDOS que é um MS-DOS opensource e como sempre programei na década de 90 em Qbasic e Clipper isso me da uma saudade demais :-)
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.924
Reações
56.910
Pontos
2.164
Essa parada de cartão perfurado, meu pai me contou uma vez ae de quando ele trabalhava numa empresa que o computador era quase a porra do andar inteiro ou algo assim. ae tinha esses cartões. oq krl é isso? kkkkk

Acho que era cartão de ponto de empresas, antes de crachás e tal.
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
3 dinossauros.... q parilllll, o tempo passou :kwow

Ainda tenho aqueles disquetes do Windows 3.1 :kold
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Fiz a porra toda aih em cima, exceto por perfurar cartão (mas tenho uns cartões perfurados aki hehehe).

E ja fui programador Clipper tb!!

Sent from my MotoG3 using Tapatalk
 

Alexandra Rodion

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
3.611
Pontos
303
Não fiz nada da lista, um ou outro item já ouvi falar. A minha mãe trabalhou com esses computadores de papel furado, ela me disse que era trabalhoso dizer para o computador tudo o que ele tinha que fazer.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
Eu tive um CP200 também. Mas já era retro quando tive um.

cp200s.PNG
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Cartões perfurados são como comandos. Cada rolo tem uma função. Se tiver um furo errado já era, tem que começar tudo de novo.

Falo por conta das máquinas industriais antigas, que usavam isso.
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.458
Pontos
703
Ricksauro se apresentando

latest


Não fiz todos os itens da lista, mas conheço boa parte deles. Meu primeiro computador foi um CP-400 usado, porque computador novo era muito caro na época
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Fiz bastante da lista mas não tudo...

Comecei a mexer em computador pelo MSX hotbit. Momentos mágicos aqueles joguinhos gostosos de se jogar em disquetes 5,25 onde cabiam bastante jogos !
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Sera que existe saudosistas dessa epoca das trevas ?

Sim.

Eu comecei com um computador que quase ninguém conhecia, o TK90-X/ZX Spectrum. Antes disso, eu comecei a aprender a mexer com computador num CP 500 da Prológica e, o primeiro computador que eu vi em funcionamento, era onde um tio meu trabalhava. Esse lugar era o Detran de Goiânia, que tinham os 'poderosos' computadores da COBRA Tecnologia no início de 1980.

Estranhamente dizendo, o COBRA e o CP 500, eram dois computadores a utilizarem como base o TRS80!

Me lembro como comecei, tendo dificuldades em aprender o Basic e o Dbase II, No Apple II +, o aprendizado de compreensão do código binário, além do princípio do COBOL e FORTRAN, além dos conhecimentos e avanços técnicos na época que eu comecei a mexer com o Speccy e o conforto que o MSX e o Speccy trouxe com seus programas e jogos.... Cara, eu tô chorando aqui, só lembrando daqueles tempos de aprendizagem, onde meus pais estavam do meu lado pro que der e vier...

Fez parte de minha vida! Então, está agarrado nas minhas lembranças, então o Doraemonssauro que vos tecla, vai sempre estar nesse grupo!:kjoinha
 

Zacky

Lenda da internet
Mensagens
29.136
Reações
14.590
Pontos
1.539
Tem uma série chamada Halt and Catch Fire que é sobre TI e ambientada no começo dos anos 80.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Eu esqueci de postar isso:

No mais......



ENGULA BARSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAAHHHHHHHHHHHHH.....
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.616
Pontos
1.659
Sim.

Eu comecei com um computador que quase ninguém conhecia, o TK90-X/ZX Spectrum. Antes disso, eu comecei a aprender a mexer com computador num CP 500 da Prológica e, o primeiro computador que eu vi em funcionamento, era onde um tio meu trabalhava. Esse lugar era o Detran de Goiânia, que tinham os 'poderosos' computadores da COBRA Tecnologia no início de 1980.

Estranhamente dizendo, o COBRA e o CP 500, eram dois computadores a utilizarem como base o TRS80!

Me lembro como comecei, tendo dificuldades em aprender o Basic e o Dbase II, No Apple II +, o aprendizado de compreensão do código binário, além do princípio do COBOL e FORTRAN, além dos conhecimentos e avanços técnicos na época que eu comecei a mexer com o Speccy e o conforto que o MSX e o Speccy trouxe com seus programas e jogos.... Cara, eu tô chorando aqui, só lembrando daqueles tempos de aprendizagem, onde meus pais estavam do meu lado pro que der e vier...

Fez parte de minha vida! Então, está agarrado nas minhas lembranças, então o Doraemonssauro que vos tecla, vai sempre estar nesse grupo!:kjoinha

Meu primeiro computador foi um TK90X e minha vizinha tinha um TK85 a gente sempre organizava os códigos para ver se tinha jogos legais já que a gente não sabia programar, quando fui trabalhar no banco onde meu tio trabalhava lá tinha um CP500 rodando cobol para sistema financeiro, então meu pai trabalhando na Sharp levou um MSX Hotbit branco completo para casa, onde foi muito bom, e minha mãe colocou 5 MSX da Gradiente Expert no escritório de contabilidade, onde foi dai que comecei a programar em Basic, criando pequenos programas de dados para incluir clientes e cálculos dos serviços que ela fazia :-) isso sim era uma época boa :-)

Eu ainda tenho o VHS desses videos abaixo de como programar em Basic e usando seu Microcomputador, cara como essa música de introdução é nostálgica, isso é bom demais. :-)










 

R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
Já dei muito boot pelo drive A:, para usar FORMAT C: para depois instalar o Windows 3.11 :ksafado
 

rooster

Bam-bam-bam
Mensagens
2.150
Reações
5.762
Pontos
303
Pfff... Kids, disk drive e' um luxo que eu demorei anos para conseguir. O negócio bao e' carregar programas com LOAD e fita cassete.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.321
Reações
25.425
Pontos
803
Diferente da nostalgia que tenho com games de 8 a 64 bits não sinto falta dessa época.
Um exemplo, meu primeiro computador era com o Win 3.11 e quando fui tentar atualizar para o 95, um dos disquetes lá no meio da instalação estava com defeito e me dei mal kkkkkk
Mesmo assim é legal se recordar !
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Apenas um offtpic: eu ainda não entendi o final dessa imagem da assinatura pode explicar?? :-)

É do mangá Evangelion. Os personagens aí são o Shinji (menino) e Asuka (menina). Eles precisam enfrentar dois inimigos que só podem ser derrotados se combatidos em sincronia perfeita. Por isso, os meninos treinam em sincronia, um fazendo o que o outro faz: escovar os dentes juntos, com os mesmos movimentos; escutar a mesma música; movimentos sincronizados... O mangá mostra isso tudo, exceto o último quadrinho, que é piada. Nele, o Shinji está se m*sturb*ndo, e a Asuka tem de repetir o movimento com as mãos. A graça está na masturbação ser implícita, pois é somente através do movimento da menina que se nota o que o Shinji está fazendo atrás da porta.
 

renatocybernet

Bam-bam-bam
Mensagens
1.062
Reações
1.605
Pontos
204
Como sou bem novo, não fiz quase nada isso, com exceção do format c:

Para instalar o Windows 98 tinha que fazer esse procedimento e seguida o usar o famigerado fdisk, que diferente de hoje, não tinha uma interface nada amigável. Aí sim selecionar D: no disquete de boot e aí sim, selecionar o setup.exe e iniciar a instalação. Hoje é praticamente tudo automatico e bem instrutivo.

Lembro que o HD do meu PC Pentium MMX tinha ido para o saco. Para não ficar sem o PC, usava disquete de boot do MS-DOS e após iniciar o sistema, tirava o disquete e coloca outro com jogos para MS-DOS. Colocava a: e em seguida dir para selecionar o jogo e o que eu mais jogava era o DAVE.EXE

Quando o referido HD estava no fim de vida útil, era comum cair na tela de ScanDisk durante o boot. Tantei até realizar recuperação de cluster, mas sem sucesso. Dias depois o HD de 2GB Fujitsu, foi pro saco.

No Windows 95 por exemplo, meu irmão sem saber, reiniciou o sistema em modo MS-DOS e toda vez que o pc ligava, o boot era feito no DOS passou meses assim, até que um primo entendido, deu um simples "exit" e voltou para o Windows. Isso foi em um notebook Toshiba Satellite Pentium (esse foi o meu primeiro PC, lá por 1999/2000)
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Sim.

Eu comecei com um computador que quase ninguém conhecia, o TK90-X/ZX Spectrum. Antes disso, eu comecei a aprender a mexer com computador num CP 500 da Prológica e, o primeiro computador que eu vi em funcionamento, era onde um tio meu trabalhava. Esse lugar era o Detran de Goiânia, que tinham os 'poderosos' computadores da COBRA Tecnologia no início de 1980.

Estranhamente dizendo, o COBRA e o CP 500, eram dois computadores a utilizarem como base o TRS80!

Me lembro como comecei, tendo dificuldades em aprender o Basic e o Dbase II, No Apple II +, o aprendizado de compreensão do código binário, além do princípio do COBOL e FORTRAN, além dos conhecimentos e avanços técnicos na época que eu comecei a mexer com o Speccy e o conforto que o MSX e o Speccy trouxe com seus programas e jogos.... Cara, eu tô chorando aqui, só lembrando daqueles tempos de aprendizagem, onde meus pais estavam do meu lado pro que der e vier...

Fez parte de minha vida! Então, está agarrado nas minhas lembranças, então o Doraemonssauro que vos tecla, vai sempre estar nesse grupo!:kjoinha

Sempre acho muito interessantes essas tuas postagens sobre o passado. Pelo o que vejo aqui no tópico, vocês embarcaram nessa empreitada de aprendar a programar e isso parecia ser promissor. Na época, quais as perspectivas que se tinha ao aprender algo assim? Era uma atividade rentável? Havia espaço no mercado de trabalho? Quem se empenhou continuou seguindo carreira ou foi só lucrativo naquele período, tipo uma "corrida do ouro"?
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Sou 1/3 dino, pois as únicas coisas mesmo da lista são: Instalar Kit Multimídia, Instalar jogos e programas com vários disquetes, usar aqueles disquetes maiores (bem gordo) e ver os primeiros monitores VGA.
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.616
Pontos
1.659
Sempre acho muito interessantes essas tuas postagens sobre o passado. Pelo o que vejo aqui no tópico, vocês embarcaram nessa empreitada de aprendar a programar e isso parecia ser promissor. Na época, quais as perspectivas que se tinha ao aprender algo assim? Era uma atividade rentável? Havia espaço no mercado de trabalho? Quem se empenhou continuou seguindo carreira ou foi só lucrativo naquele período, tipo uma "corrida do ouro"?

Orlando mesmo a pergunta não sendo para mim vou te fala como foi comigo, aprendi a programar no MSX da Gradiente em Basic em uma escola de computação que tinha, eu tinha uns 12 anos na época, lembro que fiz Operador de Microcomputador, Digitação Computacional e Programador de Microcomputadores, assim eram chamados os cursos nessa década de 80 e 90, eu só fiz o curso porque foi um pacote e mesmo sendo um dos garotos mais novos sempre fui interessado no que digitava na tela e depois executar com "RUN" e verificar o código de novo com o "LIST" porque antes tinha o TK90X um modelo brasileiro do ZXSpectrum, mas no MSX foi que veio o interesse porque veio um manual com jogos em código em Basic e queria entender, eu já sabia decoradamente o que cada código fazia quando digitava todos os dias para jogar, modifica o tamanho do boneco ou caixas ou linhas e assim fui entendendo.

Em 93 para 94 tínhamos um 486 DX 100 nos escritórios com o MS-DOS 5.0 então no final de 94 fui fazer um curso de Turbo Pascal e QBasic mas foi no meu primeiro emprego em 97 que vi que o Clipper e Cobol dominava o mercado de automação comercial e Base financeira e isso tinha mercado de sobra naquela época, e depois passou para o Visual Basic e Delphi e hoje trabalho com Python e C em ambiente Linux e Unix na IBM e sempre fui dedicado a programação por realmente gostar de códigos, mas hoje em dia a facilidade esta bem mais atrativa como daquela época. :-)
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.831
Reações
6.879
Pontos
979
Antes do padrão USB, era emocionante ter que ligar o joystick pela porta da impressora, vou deixar o esquema aqui pra quem ainda joga com teclado e mouse :klol

esquema_psx-2pads.gif
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Sempre acho muito interessantes essas tuas postagens sobre o passado. Pelo o que vejo aqui no tópico, vocês embarcaram nessa empreitada de aprendar a programar e isso parecia ser promissor. Na época, quais as perspectivas que se tinha ao aprender algo assim? Era uma atividade rentável? Havia espaço no mercado de trabalho? Quem se empenhou continuou seguindo carreira ou foi só lucrativo naquele período, tipo uma "corrida do ouro"?

No meu caso, sempre foi um vício tentar aprender as linguagens que surgiam no Brasil. Mas aqui, em Goiânia, nunca tive uma chance sequer de botar meu aprendizado em prática. Diversas vezes, foram bloqueadas por meus parentes, que de uma forma ou de outra, me fizeram de trouxa e vagabundo por muito tempo. Nem meus pais ou minha avó, conseguiram contornar tal situação e por um tempo, quase me virei para o 'lado negro da força'.

Infelizmente, por ser adotado, vivi por muito tempo, as margens de muita gente. Hoje em dia, trabalho em um local que também não sabem como tratar bons funcionários e sempre fico no doce sonho de achar um bom emprego no futuro (mesmo tendo aprendido muita coisa nesses 3 anos e meio no sindicato).

O que eu descobri? Que se você tiver AMIGOS com INFLUÊNCIA, chances no mercado não lhe faltarão, mesmo não tendo uma boa base de estudos na área!:facepalm
 
Topo Fundo