O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Retrojogo da Quinzena #119 (Especial de Halloween): Darkstalkers 3, do PS1 (até o dia 12/11)

Tech_Kraken

Veterano
Reações
467
Pontos
148
Joguei o Scoob-doo pelo Youtube e parece meio merdoso.

Ainda bem que Aladdin ganhou.
Pior que eu joguei esse Scooby-Doo na época pelo PS1, e só lembrava que eu nunca tinha conseguido terminar ele e que ele era parecido com o filme.

Quando falaram sobre o tipo de jogo a ser indicado para a semana do dia das crianças, eu lembrei dele. Mas nem sei se é bom mesmo. Provavelmente, o Aladdin foi uma escolha melhor.

DreamCPS

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.121
Pontos
703
Bem pessoal, tivemos um empate entre cinco jogos, porém o Tiny Toon não passará pro segundo turno, já que o(a) @DreamCuPS não postou foto da tela final na análise. Até postou uma foto da última fase, mas de uma parte antes de enfrentar o chefe, portanto não conta.

O segundo turno acaba às 18:00 de hoje.
:
Poxa, mas poderiam ter me avisado de uma coisa dessas. Eu não sabia dessa regra, caso contrário não teria me custado nada ter colocado tal foto.

Eu terminei o jogo, fiz review, e no fim não valeu de nada por causa disso.

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
36.499
Pontos
1.053
:
Poxa, mas poderiam ter me avisado de uma coisa dessas. Eu não sabia dessa regra, caso contrário não teria me custado nada ter colocado tal foto.

Entre no clube daqueles que nunca batem foto de nada kkkk.

DreamCPS

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.121
Pontos
703
Bom, o Tiny Toon eu jogarei por conta própria uma hora dessas. Essa quinzana vou pular, divirtam-se ai com o Aladdin...

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
20.598
Pontos
503
:

Pô, mas é que fica difícil saber que você não sabia dessa regra.

É que já tiveram análises aqui onde a pessoa só colocou uma foto aleatória de algum momento da jogatina junto, só pra ilustrar. Provavelmente imaginei que fosse o seu caso quando vi sua análise (ou nem prestei atenção na foto que você postou). Tem gente que não faz questão de tirar e postar foto da tela final, já que não é obrigatório, então nem chamo a atenção quando alguém não posta ela.

Mas vacilei em não ter atualizado o post principal do tópico com a regra da foto como critério pra um jogo passar pro segundo turno. Na real, faltou colocar nele todas as informações sobre o segundo turno, que não faz muito tempo que a gente estabeleceu (ontem foi o primeiro que tivemos). Só fui atualizar a lista de regras ontem.

Antes, desde o início do tópico, essa regra da foto já existia e tava escrita lá no post principal, mas ela servia só como critério de desempate da votação.

Ultima Edição:

DreamCPS

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.121
Pontos
703
Pô, mas é que fica difícil saber que você não sabia dessa regra.

É que já tiveram análises aqui onde a pessoa só colocou uma foto aleatória de algum momento da jogatina junto, só pra ilustrar. Provavelmente imaginei que fosse o seu caso quando vi sua análise (ou nem prestei atenção na foto que você postou). Tem gente que não faz questão de tirar e postar foto da tela final, já que não é obrigatório, então nem chamo a atenção quando alguém não posta ela.

Mas vacilei em não ter atualizado o post principal do tópico com a regra da foto como critério pra um jogo passar pro segundo turno. Na real, faltou colocar nele todas as informações sobre o segundo turno, que não faz muito tempo que a gente estabeleceu (ontem foi o primeiro que tivemos). Só fui atualizar a lista de regras ontem.

Antes, desde o início do tópico, essa regra da foto já existia e tava escrita lá no post principal, mas ela servia só como critério de desempate da votação.
:
Sim, mas a foto que coloquei é da última fase, por isso eu disse que não me custaria nada postar uma foto do fim da fase. Mas se conforme você diz, você talvez nem tenha pestado atenção...

Mas deixa pra lá, não é culpa de ninguém.

Ultima Edição:

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
20.598
Pontos
503
:
Sim, mas a foto que coloquei é da última fase, por isso eu disse que não me custaria nada postar uma foto do fim da fase. Mas se conforme você fiz, você talvez nem tranha pestado atenção...

Mas deixa pra lá, não é culpa de ninguém.
Na hora que você postou a foto na análise, eu com certeza não percebi que era da última fase (só fui sacar isso ontem). Se eu tivesse percebido, talvez imaginaria que você tivesse considerando ela como foto da tela final e daria um toque dizendo que não vale. É que como disse, tem gente que posta uma foto aleatória só pra ilustrar o post, não necessariamente da tela final, já que não é obrigatório, então não chamo a atenção quanto a isso e nem presto tanta atenção na foto que é postada, a não ser na hora que a votação tá acabando e preciso checar quem postou foto da tela final ou não.

Mas pô, não deixa de participar dessa quinzena não. Aladdin é mó daora. Se você nunca jogou, é bem capaz de gostar.

Tech_Kraken

Veterano
Reações
467
Pontos
148
Aproveitando a tarde livre desse sábado, terminei o jogo, então vamos para a análise dele:

ALADDIN (SNES)

(In)felizmente, essa análise não contém nostalgia!
Acabei falando antes no tópico, mas repetindo, devo ter tentado jogar esse jogo no passado umas duas vezes, mal passava da primeira fase, e acabei desistindo dele... Bem, o arrependimento de não ter jogado ele inteiro antes veio!

A Capcom, mesmo diante de eventuais limitações do SNES, conseguiu transportar a magia do filme para o videogame.
O level design das fases é bem construído e a jogabilidade é fluída (controles precisos), sendo que aliado a uma trilha sonora muito bonita (parte dela trazida do filme), resultaram em uma excelente experiência durante o jogo.

A dificuldade do jogo é fácil/média. Por ser um jogo de plataforma, na medida em que me acostumava com os controles, o jogo se demonstrou justo na dificuldade (Com exceção da parte da lava, que me deu uns 10 game over e me fez ficar repetindo o password da fase até passar dela, mas pelo menos esse trecho não é tão longo).
Pelo que vi, a dificuldade do jogo iria ser mais alta se eu decidisse ir atrás de coletar todos os rubis das fases (alguns deles não fazia a menor ideia de como pegar), mas não tentei pegar todos eles.

O único ponto ruim que achei, além da parte da lava, foi só o slowdown da batalha final (Mas sendo sincero, pelo que o jogo oferece, não foi exatamente um problema).

NOTA FINAL: 9/10

20251004_173005.jpg

Captura de tela 2025-10-04 212559.png

OBS. 01: Não sei se o jogo tem alguma função de dificuldade adaptativa ou se foi coincidência, mas na...
Fase 4, na parte em que o gênio fica criando diferentes tipos de plataformas para a gente passar (entre um nuvem, uma carta de baralho com efeito de mola e um anel com balão para agarrar e girar), eu acabei perdendo umas 03 vidas no trecho e quando tentei de novo, o gênio só ficou criando apenas a plataforma de nuvem, o que facilitou passar a fase
OBS. 02: Seguindo a dica de alguns do tópico, quando tiver algum tempo livre, jogar a versão de Mega Drive do jogo.

Ultima Edição:

Edu Barros

Mil pontos, LOL!
Reações
547
Pontos
1.019
O único ponto ruim que achei, além da parte da lava, foi só o slowdown da batalha final (Mas sendo sincero, pelo que o jogo oferece, não foi exatamente um problema).
Vou deixar uma informação para ajudar a resolver esse problema. Existe um patch para essa ROM de Aladdin do SNES ativando o modo FastROM, foi feito por um brasileiro chamado Maxwel. Provavelmente não posso postar o link para o patch aqui, mas é só buscar por "patch aladdin snes fast rom" que encontra rapidinho.

Inclusive esse Maxwel tem um excelente canal no YouTube, fica aqui a recomendação:

ronabs

Ser evoluído
Reações
118
Pontos
28
Pergunta que vale tanto para indicações futuras como também pra uma que tenho engatilhada pra quinzena de Halloween.

É obrigatório que o jogo indicado seja, necessariamente, retrô (no sentido de ser um jogo antigo, lançado nos anos 70-90) ou é possível indicar jogos novos lançados para plataformas antigas (um homebrew lançado em 2019 para o Game Boy, por exemplo)?

Até pegando carona já que é relacionado, homebrew vale?

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
20.598
Pontos
503
Pergunta que vale tanto para indicações futuras como também pra uma que tenho engatilhada pra quinzena de Halloween.

É obrigatório que o jogo indicado seja, necessariamente, retrô (no sentido de ser um jogo antigo, lançado nos anos 70-90) ou é possível indicar jogos novos lançados para plataformas antigas (um homebrew lançado em 2019 para o Game Boy, por exemplo)?

Até pegando carona já que é relacionado, homebrew vale?
Olha, eu particularmente acho mais interessante nos mantermos somente nos 100% retrôs, mas isso é só opinião minha. Não tem nenhuma regra proibindo esses homebrews de serem indicados. Inclusive já jogamos um lá nos primórdios do tópico (Demons of Asteborg).

Não lembro se chegamos a jogar algum outro homebrew, mas vez ou outra alguém indica algum.

dinger01

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
2.327
Pontos
533
Olha, eu particularmente acho mais interessante nos mantermos somente nos 100% retrôs, mas isso é só opinião minha. Não tem nenhuma regra proibindo esses homebrews de serem indicados. Inclusive já jogamos um lá nos primórdios do tópico (Demons of Asteborg).

Não lembro se chegamos a jogar algum outro homebrew, mas vez ou outra alguém indica algum.
Já pensei em indicar algum homebrew (tem uns ótimos), mas eu, pessoalmente, acho que foge um pouco à natureza do tópico, pois são jogos modernos, ainda que desenvolvidos para plataformas antigas.

ronabs

Ser evoluído
Reações
118
Pontos
28

Já pensei em indicar algum homebrew (tem uns ótimos), mas eu, pessoalmente, acho que foge um pouco à natureza do tópico, pois são jogos modernos, ainda que desenvolvidos para plataformas antigas.
Perfeito, minha dúvida tinha relação com isso, se não perderia o apelo nostálgico já que mesmo sendo lançados para plataformas antigas, esses jogos trazem aprendizados e inspirações novas.

É melhor não misturar as coisas mesmo.

Tech_Kraken

Veterano
Reações
467
Pontos
148
Por curiosidade, nesse contexto, os jogos Star Fox 2 (SNES) e Earthion (Mega Drive), que foram feitos recentemente, não entrariam no tópico?

O Star Fox 2, até onde eu sei, era um projeto para o SNES que foi abandonado no passado, mas a própria Nintendo resgatou ele, concluiu e lançou (acho que junto com aquele console SNES Classic Edition)

Mas o Earthion foi um projeto totalmente novo, mas com estilo antigo e suporte ao Mega Drive.

Ultima Edição:

dinger01

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
2.327
Pontos
533
Por curiosidade, nesse contexto, os jogos Star Fox 2 (SNES) e Earthion (Mega Drive), que foram feitos recentemente, não entrariam no tópico?

O Star Fox 2, até onde eu sei, era um projeto para o SNES que foi abandonado no passado, mas a própria Nintendo resgatou ele, concluiu e lançou (acho que junto com aquele console SNES Classic Edition)

Mas o Earthion foi um projeto totalmente novo, mas com estilo antigo e suporte ao Mega Drive.
Mas não é proibido, vai de cada um.

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
36.499
Pontos
1.053
Primeira ROM que peguei pra jogar, uma traduzida estava bugada, primeiro chef não parava de atacar, troquei a ROM e tudo certo.
Passei duas fases, gostei do jogo, realmente deixa curioso pra jogar a versão de mega drive, essa aqui já é bem boa apesar de ter um level design meio safado.
Deu vontade de assistir o filme tmb, acho que só assisti uma vez quando tinha menos de 10 anos, não lembro de mais nada praticamente, se minha memória não está errada, tinha tmb uma animação com episodios do Alladin ? Essa parece que lembro de ter assistido mais vezes

sux

soteropolitano
Reações
29.955
Pontos
1.553
EU acho que há espaço no tópico para jogos "retro-inspired" como Earthion, Ganryu 2, Xeno Crisis, Megaman 9

Desde que eles dialoguem ou rodem diretamente com os consoles clássicos. Atualmente a categoria retro-games está aceite até os anos 2000 com o Dreamcast, mas já beirando o PS2

A questão é que a partir do PS2 os jogos se tornam bem mais longos (mais de 8h de Gameplay)

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
20.598
Pontos
503
Pessoal, eu tava pensando aqui, cês não acham que 2 dias e meio de votação é demais?

A maioria vota na quarta e sexta. Quinta é um dia bem parado, pouca gente ou ninguém vota. E esse primeiro segundo turno que tivemos mostrou que quando vocês querem, votam rápido. Só ver o tanto de votos que tivemos em poucas horas.

Então pensei em propor de aumentarmos um dia do prazo de jogatina (até a meia-noite de quarta) e diminuir um dia na duração da votação. Bom que teríamos mais tempo pra zerar os jogos.

O que acham? Se preferirem deixar como está, deixamos. Só tô jogando a ideia na mesa.

Qualquer coisa fazemos uma votação pra ver o que a maioria prefere.

Shivan

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
595
Pontos
769
Pessoal, eu tava pensando aqui, cês não acham que 2 dias e meio de votação é demais?

A maioria vota na quarta e sexta. Quinta é um dia bem parado, pouca gente ou ninguém vota. E esse primeiro segundo turno que tivemos mostrou que quando vocês querem, votam rápido. Só ver o tanto de votos que tivemos em poucas horas.

Então pensei em propor de aumentarmos um dia do prazo de jogatina (até a meia-noite de quarta) e diminuir um dia na duração da votação. Bom que teríamos mais tempo pra zerar os jogos.

O que acham? Se preferirem deixar como está, deixamos. Só tô jogando a ideia na mesa.

Sou a favor da mudança.

Edu Barros

Mil pontos, LOL!
Reações
547
Pontos
1.019

Concordo com a alteração.

Tadeu Action Figures

Bam-bam-bam
Reações
1.175
Pontos
318

Como diria o Chaves: "Mas que ideia estupenda, que IDEOTA, quer dizer, que ideia tão grandona... e da discussão, nasce a LUZ!
Falando sério, tem que ver se isso não atrapalharia na reta final ou ficaria uma disputa muito acirrada quanto aos votos!

geek_tche

Bam-bam-bam
Reações
9.154
Pontos
353

Acho uma boa tb, como tu mesmo ressaltou, fica um dia ali no meio que o pessoal fica na moita, quase ninguém se manifesta. Acredito que quinta e sexta meio dia (máximo final da tarde com segundo turno) é suficiente.

Topo Fundo