Terminei faz mais de 10 dias mas vai a review hoje pq o cara fica velho e sem tempo
E o fórum não me deixou postar a imagem da zerada.
Earthion - (Mega Drive, 2025)
Earthion é um jogo que ficou no meu radar no ano passado, quando lançado, tinha escutado comentários bem positivos sobre ele ao mesmo tempo que, como bom pcista não compro jogos em preço cheio, fora que ele tem uma carinha de ser jogo que vai ser dado na epic, então, quando ele foi eleito jogo da quinzena, fiquei animado para jogar, a versão de pc é apenas um port do jogo de Mega Drive, onde ele foi projetado para jogar originalmente, sendo assim, a versão de PC tem alguns problemas em funcionar com controles, fui na versão de Mega Drive, e sim, me impressionou, como atualmente as pessoas conseguem dominar tanto consoles antigos e fazem jogos como Earthion para essas plataformas. Sem mais delongas, a review:
Diversão (10 pts): 7,8/10. Apesar de gostar de jogos de nave, ele é aquele gênero de jogo que tem um "teto" para diversão para mim, dificilmente vai ser um nota 10 nesse sentido, mesmo assim, Earthion diverte bastante, a colocação de elementos de game design novos em um jogo com cara e sistemas de jogo 16 bits é uma grata surpresa em um gênero que sempre teve problema em encontrar equilíbrio entre desafio e diversão. Consegue agradar os hardcores e os casuais, e caso tivesse mais tempo e menos jogos tentaria terminar no normal, visto que no fácil, após duas runs eu já tinha entendido e dominado o game nesse modo, de todo modo, ainda tem um problema de replay, não é um jogo que me atrai de jogar e jogar, é mais uma run por dia caso tentasse terminar no normal, após uma hora de jogatina, eu estava um pouco cansado, no fim, o saldo é bem positivo, inclusive, dá vontade de jogar mais coisa desse gênero após terminar este aqui.
Level Design (5 pts): 5/5. Para um jogo de nave, faz de maneira perfeita, 8 fases variadas, com diferentes inimigos, desafios, chefes, cenários, segredos e itens. Talvez poderia ter mais de uma rota em cada fase para incrementar ainda mais? sim, mas acho que as vezes o normal bem feito é o suficiente.
Game Design (5 pts): 4/5. As melhorias de vida de um jogo moderno caem super bem, barra de energia, escudos que se regeneram, arma secundária e primária, possibilidade de upgrade entre fases, apenas acho que algumas coisas poderiam ser explicadas melhor, a função de alguns itens, por exemplo, o de upgrade, que descobri como fazer depois de terminar o jogo, existe um menu "secreto" que altera bastante coisa no jogo que deveria estar integrado ao menu principal, que não faz sentido ter deixado tão obtuso de acessar, e, poder salvar entre as fases,sim, eu sei que o jogo foi pensado em ter a possibilidade de game over, mas cara, às vezes eu não tenho tempo para jogar uma run completa, eu queria poder salvar e voltar depois, acredito que tirando isso, de resto tudo está ótimo aqui.
Arte em geral (4 pts): 3/4. Em termos de arte ele não é original, mas é super bem feito, tem um estilo de anime antigo do fim dos anos 80/início dos anos 90, jogo super charmoso, com cutscenes bem feitas demais, ainda mais para um de mega drive, a história é boa, interessante até, ótimas animações e efeitos visuais, tudo redondinho, se fosse um game do meio dos anos 90 até dava mais, por ser um jogo de 2025 acredito que é justo tirar um pouco por não ser nada fora do normal.
Som (1 pt): 0,7/1. Aqui o hype fez a galera ficar nervosa, mas, como eu não estava hypado, achei a trilha muito boa e curti bastante durante a jogatina, não é marcante daquelas que você sai assoviando após terminar o game; é, no mínimo, acima da média.
Gameplay (7 pts): 6,5/7. Praticamente perfeito para o gênero de jogo, responsivo, ofato de usar poucos botões ajuda na hora da pressão, do tiroteio frenético, as melhorias de vida eu já citei, são ótimas, apenas faltou uma opção turbo nativa ou se existe deixar claro isso, pois, putz, acabou a jogatina, meu dedo estava doendo de tanto segurar o tiro.
Imersão (7 pts): 6/7. Fiquei bastante imerso jogando ele, ligado na tela e querendo passar de fase, provavelmente que tenha esse efeito com todos os jogadores, atrapalha, como citado, após certo replay de algumas fases, dá uma cansada no jogador, no fim, já estava querendo terminar ele e ficando um pouco arrastado, nada que tire tanto o brilho.
Gráficos (3 pts): 3/3. Bonitão, hein? Acho que é o ápice que um Mega Drive pode rodar, pguei um pau para ele nesse quesito, até dá para duvidar que ele roda liso em um Mega de verdade, bem impressionante.
Bugs/funcionamento (2 pts): 2/2. Funciona perfeitamente, sem bugs e sem engasgar.
Pormenores técnicos (1 pt): 0,5/1. A questão do menu escondido ter tantas opções para o jogo, manual, e você conseguir acessá-lo na sorte conta muito, podiam ter deixado mais a vista e acessível.
Extra/Conclusão (-5 a +5 pts): +3. Aqui temos a seguinte receita, pegue um gênero que está em baixa, mas continua com um público antigo que curte jogar, jogue melhorias modernas nele de gameplay e gamedesign, mas sem perder o cerne do que deixou o gênero grandioso em sua época de ouro, misture com level design, som e arte simples mas bem feitos, e com gráficos 16 bits impressionantes, e temos servido um bom jogo com pitadas de nostalgia, para os mais velhos e novos jogadores, recomendo Earthion, serão algumas horinhas bem aproveitadas de videogame.
Nota Final: 8,3/10