City Hunter - (PC Engine, 1990)
Jogo bem desconhecido para mim, não conheço o anime/mangá, e provavelmente, pelas reviews negativas, não tinha colocado na lista de jogos que queria jogar deste console, no fim, até que foi uma experiência okay.
Diversão (10 pts): 6,5/10. Dentre todos os defeitos que o game tem, acabou me divertindo, sendo uma experiencia positiva para uma hora e meia, duas horas de jogatina, claro que, quando comecei a ficar enjoado de ficar perdido no game optei por pegar um guia para me ajudar, o que contribuiu bastante para não ficar chato, pois se dependesse de descobrir na raça o que fazer e aonde ir, certamente essa nota abaixaria, recomendo realmente que antes de se irritar com ele, vá ler um detonado.
Level Design (5 pts): 1,5/5. Certamente o maior problema do game, imagina elementos de level design que te incomodam profundamente na era 16/8 bits, certamente labirinto de portas está no seu top 5, então imagina um jogo inteiro desenhado dessa maneira, é inacreditável isso aqui ter passado na época e ninguém ter percebido que é fezes puríssimas, é apenas cansativo, parece algo feito de forma preguiçosa para aumentar o tamanho de um game curto, apenas ganha alguma nota, pois, mesmo nessa bagunça, é funcional, tirando a última fase, nas demais o jogador até que consegue se virar sem tantos problemas.
Game Design (5 pts): 2,5/5. Tem várias falhas que conseguem o posto de segundo maior problema do game, primeiro que o jogo tem certos "gatilhos" em fases, então certas coisas, portas, locais, vão ter o que precisa para prosseguir se ter feito algo antes ou conversado com um npc, então imagina o vai e vem que isso vai causar em fases que tem dezenas de portas em diversos andares para explorar. Segundo problema, decidiram terminar o jogo da maneira mais porca possível, simplesmente brochante, isso acompanha diversos bosses fracos, terceiro, as portas não têm identificação nenhuma, o que deixa o jogador ainda mais perdido.
E, por fim, por que este jogo não tem um mapa? são quatro coisas que tiram bastante destaque do game. De bom, o jogo tem velocidade, nível de dificuldade fácil, o que deixa as coisas menos frustrantes, sistema de passwords, vários lugares para recuperar vida e diversas armas poderosas.
Arte em geral (4 pts): 3/4. Jogo bem charmoso, hein? Tem um clima da Tóquio urbana dos anos 80, a música passa essa sensação, a trama principal da história é interessante até com os personagens e npc com bastante personalidade ( as moças que recuperam a vida que o digam), gostei dos cenários variados e das diversas cores, além das animações bacanas que o jogo tem, como, por exemplo, a primeira que abre o game, ele tem uma vibe bem interessante e sprites bem feitos, apesar de não ter tantos detalhes na pixel art, acabou sendo um dos pontos que mais gostei desse game, acho bem interessante como o pc engine consegue ter jogos com arte tão interessante como esse.
Som (1 pt): 0,8/1. Músicas acima da média, muito boas, mas não ficaram grudadas na minha cabeça; porém, seriam músicas que até me vejo escutando fora do game. Tem um ritmo muito bom nela.
Gameplay (7 pts): 5,5/7. Gosto da velocidade do jogo, como nosso personagem é rápido para atirar e correr, dá uma sensação muito boa de jogar um run'gun assim, porém o jogo tem algumas falhas, quando atingido, nosso personagem sempre acaba se virando para o lado oposto que tomou o dano e com um delay para se recompor, assim sempre tem uma demora agoniante para reagir ao dano, outro problema é que por vezes se estamos correndo no cenário, algum inimigo aparece em um curto espaço de tempo que praticamente é impossível reagir, com isso limita a velocidade aqui, de resto, não tem o que reclamar, temos armas variadas e bem deliciosas de atirar nos inimigos.
Imersão (7 pts): 6/7. Gostei e me entreti jogando, então a imersão foi boa, é uma pena que pelos problemas do game + ser um game tão curto e com poucos momentos memoráveis, fazem ser um jogo mediano para ruim, e que provavelmente seja esquecivel com o passar do tempo.
Gráficos (3 pts): 2,5/3. Não tem o que falar, para um console doméstico de 1990 os gráficos são ótimos, com ótimos efeitos, animações, sangue, explosões e tudo mais, apenas perde nota, pois parece que em alguns detalhes o jogo é um pouco borrado.
Bugs/funcionamento (2 pts): 1,5/2. Funciona quase que perfeitamente, mas em alguns momentos, quando você atinge diversos inimigos na tela, parece que o jogo acaba engasgando, e em certo momento o jogo deu uma "glitchada" na barra de vida, mas que logo saiu, nada que atrapalhe o game.
Pormenores técnicos (1 pt): 1/1. Controles bem definidos, menu simples, o patch em inglês da ROM traduzida está ótimo, nada a reclamar.
Extra/Conclusão (-5 a +5 pts): +1,5. É um jogo que me divertiu, a música é boa, tem uma gameplay gostosa, um jogo fácil e que seria ótimo alugar em um final de semana na época, bons gráficos e uma arte chamozíssima, mas os problemas que ele tem afundam o game demais, é um exemplo que um level design escroto e péssimas decisões de game design acabam afundando um game com potencial, nesse sentido, é tão mal feito que o game tem um gosto de jogo cru que foi rushado para entrega, se não bastasse, o jogo foi relançado atualmente custando mais de 120 reais, sim, praticamente o mesmo jogo de + de 30 anos por toda essa grana. Recomendo a jogatina com um guia ao lado, vai divertir por uma hora.
Nota Final: 6,4/10