O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Retrojogo da Quinzena #139: Demon Front, de arcade (até o dia 19/08)

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.020
Pontos
503
Depois que terminei, fui ler um pouco sobre o jogo e vi que ele começou como um port de Interstate '76 (PC, 1997) para o PlayStation. A Activision fez I-76 internamente e destacou uma equipe (Luxoflux) para criar a versão de PS1, mas como era comum naquela época, foi preciso ir cortando conteúdo aqui e ali pra fazer o jogo rodar em um hardware mais fraco. Isso resultou em áreas menores onde o combate era bem mais presente e, depois de um tempo, perceberam que não estavam mais criando uma versão de um jogo existente mas sim algo novo, com identidade e estilo próprios. Algumas coisas se mantiveram, como certos assets, a inspiração nos anos 70, a temática das crises de petróleo dos anos 70.
Eu ia comentar isso na minha análise, mas não quis deixar ela ainda mais longa.

Pois é, muita gente deve achar que a intenção inicial com o Vigilante 8 era fazer um clone de Twisted Metal, mas na verdade estavam portando o Interstate '76 pro PS1, só que o jogo foi ficando bem diferente, aí os desenvolvedores deram pra Activision a sugestão de transformar o projeto numa nova IP.

Tadeu Action Figures

Bam-bam-bam
Reações
1.637
Pontos
333
Minha indicação pra próxima votação é o World of Illusion, do Mega Drive.

latest

Uma EXCELENTE pedidda, pena que seja um pouco fácil demais, mas é um clássico do sistema mesmo assim!

Ultima Edição:

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Reações
49.629
Pontos
1.304
Eu fui dar uma testada nesse Vigilante 8, e eu acho que o emulador Nethersx2 não é bom com esse jogo.

Pois logo no primeiro cenário do modo Quest, o jogo fica rodando a 25 FPS mesmo com as opções que eu coloquei, que o Google ia me mandou.

Eu até baixei a internal resolution pra 1x, e não tem jeito só fica nos 25 FPS.

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Reações
24.483
Pontos
1.359
Ontem finalmente configurei o retroarch no WiiU pra rodar a versao do PS1 e zerei ela, vamos à análise!

Também tirei a foto do menu igual ao do amigo, não consegui tirar do vídeo.
ORtOpUB.jpeg

Análise:

Rapaz, eu não lembrava que esse jogo era tão divertido, a última vez que joguei isso foi há mais de 15 anos numa madrugada na casa do meu primo. O jogo é extremamente viciante e caótico, achei que lembra muito o Modo Battle do Mario Kart, mas com muito mais vida, o que torna as coisas melhores. Uma crítica que eu tinha ao Battle do MK é que só 3 balões pro kart era muito pouco, acabava rápido. Aqui, num campo de batalha gigante com cenário destrutível você sente prazer demais em atirar nos amigos e nos NPCS.

A gameplay eu achei muito boa pra um jogo de batalha de carros, senti muita dificuldade pra dar ré e não conseguia desvirar o carro que capotou algumas vezes, tomei no toba algumas vezes por isso mas tava tão entretido que nem liguei.

Gráficos estão muito bons e trilha sonora achei maravilhosa, casa muito bem com o jogo. Em termos de história pra mim é irrelevante num jogo desses.

Multiplayer eu não vou avaliar pq só joguei no N64 com meus primos no último fds, mas digo que o multi desse jogo é a única coisa que me faria voltar pra esse título outras vezes, é de longe o ponto alto do jogo.

No geral, minha nota pro jogo é um sólido:

9.2

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Reações
24.483
Pontos
1.359
Até agora amei os indicados, só vai ter jogo top na próxima.

Minha indicação é o metroidvania mais underrated da história, é o Aliens Infestation (DS). Feito pela WayForward e publicado pela SEGA, esse é um metroidvania que dá pra zerar rapidinho, é basicamente um mini Super Metroid só que dentro da franquia ALIEN. Quem nunca viu a música dos créditos dele, por favor não pesquise!

SPqD5XP.jpeg

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.020
Pontos
503
Até agora amei os indicados, só vai ter jogo top na próxima.

Minha indicação é o metroidvania mais underrated da história, é o Aliens Infestation (DS). Feito pela WayForward e publicado pela SEGA, esse é um metroidvania que dá pra zerar rapidinho, é basicamente um mini Super Metroid só que dentro da franquia ALIEN. Quem nunca viu a música dos créditos dele, por favor não pesquise!

SPqD5XP.jpeg

Infelizmente o tempo médio de campanha desse jogo ultrapassa o limite permitido no tópico, que de até 5 horas, então você tem que fazer outra indicação.

A gente usa o How Long to Beat como referência.

Snap-2026-08-01-12-42-09.png

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Reações
24.483
Pontos
1.359
Infelizmente o tempo médio de campanha desse jogo ultrapassa o limite permitido no tópico, que de até 5 horas, então você tem que fazer outra indicação.

A gente usa o How Long to Beat como referência.

Visualizar anexo 516531

Putz, é que não tinha no op que a referência é o How long to Beat.

Essa semana eu penso em outro então.

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
16.885
Pontos
1.659
Boa noite pessoal. Vou refazer minha indicação pra entrar nas regras de tempo máximo.

Kuru Kuru Kururin (GBA)

Kuru_Kuru_Kururin_Coverart.jpg

É um jogo de puzzle onde o objetivo é ir levando o helicóptero por uma série de labirintos. Achei extremamente viciante quando tentei.

Esse jogo é muito bom, descobri ele através do Nintendo Switch Online, é viciante.

ronabs

Veterano
Reações
684
Pontos
118
Indico River City Ransom EX (GBA, 2004), versão aprimorada do jogo de porradinha original de NES/1990.

.
.

E já adianto o voto em Kuru Kuru Kururin, já joguei e adorei, agora quero ver os queridos amigos do fórum jogando e passando raiva querendo atirar o controle na parede se divertindo também.

Ultima Edição:

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.504
Pontos
703

Análise Vigilante 8 (PS1)​

Só quero dizer que esse envelheceu bem pra caramba, nostalgia a parte.

Também é um jogo que tem modo história só de enfeite, alguns personagens tem como objetivo "proteger" certos pontos no mapa mas os inimigos não fazem a menor questão de destruir aquilo, o inverso também é válido quando o objetivo da fase é destruir algum lugar.

Eu tecnicamente nem zerei o jogo já que falhei no objetivo da última fase mas mesmo assim deu a cutscene final do personagem, o modo história é praticamente enfeite mesmo.

Agora falando do modo arcade aí sim o jogo brilha e muito. As fases são bem variadas, as construções são em grande parte destrutíveis e todo nível tem algum tipo de segredo/interação pra descobrir.

Como o bombardeio no ferro velho de aviões

Dá pra recriar essas ondas quebrando seja lá o que é aquilo em cada beirada do córrego

Dá pra andar de teleférico (e atacar os carros que tão usando ele)

Dá pra ser abduzido

Todos os projéteis de arma também tem trajetória própria ao invés de fazer um simples hit scan então dá pra desviar deles, o que é uma mecânica bem interessante.

Também fica muito bonito se aumentar a resolução, infelizmente acaba ficando visível demais os truques de renderização do jogo (objetos mais a frente que são sprite e viram modelo 3D ao se aproximar) então eu preferi jogar na resolução original com filtro CRT.

Nota 9

E pra quinzena que vem vou deixar indicado Crash The Huge Adventure do GBA

latest

Tech_Kraken

Bam-bam-bam
Reações
2.985
Pontos
333
Vigilante 8 (PS1)
(Jogado via PC - Tempo de Jogo: 1h)

O game é de combate veicular, onde segue o confronto entre uma equipe de vigilantes e o grupo terrorista Coyote, que foi contratado pela empresa OMAR para obter o monopólio petrolífero dos EUA.
O jogo tem dois modos: O Quest Mode (modo história), composto por 4 fases (são 8 fases no início, fora as secretas), as quais além das batalhas também possuem um objetivo secundário/opcional a ser cumprido por cenário. Acabei terminando o jogo com os personagens Slick Clyde e a Houston 3 (são 8 personagens, fora os secretos).
O Arcade Mode permite criar as batalhas contra a CPU e/ou outro jogador pelas regras que quiser, sendo o principal destaque do jogo.
A gameplay é interessante. Os cenários fornecem uma variedade de itens tanto de upgrade quanto de armas aos veículos. Além da possibilidade de se ativar um evento diferente por fase que pode causar dano nos inimigos (e talvez em você mesmo), como por exemplo, gerar uma avalanche na montanha de neve ou ativar uma onda de energia na área da represa.
O principal ponto ruim, que não sei se é do jogo ou do emulador, foi a manobra dos veículos que às vezes fica meio travada, principalmente ao tentar virar o carro.

Nota Final: 7/10

20260803_222106.jpg

Ultima Edição:

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Reações
9.811
Pontos
1.264
O horror! O horror!

IMG_20260804_025430~21.jpg

A foto saiu horrorosa! Eu esqueci que era pra tirar foto do vídeo, aí percebi que já havia desligado meu celular. Acabei tirando a foto com o celular do ladrão e saiu isso aí.
Mas combina bem com a qualidade do jogo.

Por onde começar...?

Gráficos - a única coisa que achei agradável de se ver. O segundo jogo, mesmo no Dreamcast, não possui gráficos muito melhores.
Os mapas poderiam ter sido melhor desenhados. Colocam muitas caixa de munição num nível bem acima do solo e você precisa procurar lugar para saltar e alcançá-las. Se o controle ajudasse, seria outra história.

Jogabilidade - que controle! Que controle ruim! Ruim para mover o veículo, para fazer mira e atirar. Tem uma arma inimiga que são umas vespas. Meu deus! Eu morri tantas vezes com esses tiros, porque uma vez que elas atacam, eu perco o controle do carro e fico "saltando" e tomando ferroadas.

Em algumas fases (ou fezes), eu esperava que os inimigos se danificassem para somente então eu entrar e tentar destruir o que restou. Um saco! Sorte que só tinham 5 fases nesse inferno. Mas numa análise mais acima, eu vi que são 8!!!! Tive sorte de não ter aparecido mais fases pra jogar.

Vendo suas análises, até parece que joguei outro jogo.

Sabia que não ia gostar, já que tenho a continuação pro DC e não gostei dela também. Nota 3.

Para a próxima quinzena, indicarei Aoi Blink, de PC engine. Um joguinho de plataforma, que todos aqui adoram, eu sei, lançado pela saudosa Hudson, mas feito pela Westone, a mesma produtora de Wonder Boy.

193451.jpg
193459.jpg
193464.jpg

Megaman Zero

Mil pontos, LOL!
Reações
5.348
Pontos
1.244
IMG_20260805_131511477_HDR.jpg

Terminado no meu portátil XF40H, vamos a análise

Vigilante 8 PS1

É inegável o sucesso que a serie Twisted Metal possui no quesito combate veicular e nisso surgem jogos inspirados nela, no caso o Vigilante 8, mas como citado anteriormente, ele foi uma tentativa frustrada de adaptar o jogo interstate 76 que se passa justamente na época da disco e por isso o vigilante tem essa pegada tanto nos personagens, quanto na trilha sonora, mas aqui temos um diferencial, que são mocinhos, os vigilantes e os bandidos, os coyotes se degladiando, ao contrário do TM, em que vc está dentro de um torneio mortal organizado pelo Calypso, não é a Joelma kk, para ganhar um prêmio, tbm vale lembrar das inovações que o jogo apresenta, como interagir com os cenários e criar situações que podem atingir tanto vc quanto os adversários, mas como nem tudo são flores, os carros são difíceis de controlar, dá uma ré é tortura e se vc ficar de ponta cabeça vc vira alvo fácil, mas mesmo assim ele é um jogo que rivaliza bem com TM e merecia voltar nos consoles atuais

Nota 8

Como domingo é dia dos pais, eu proponho relembrarmos a história de um prefeito ex lutador que teve sua filha sequestrada por uma cambada de vagabundos chamados mad gear ele mesmo resolve quebrar um por um, ao lado de seu genro e do melhor amigo dele.

Escolho a versão do GBA por ser uma adaptação bem decente e com extras

Edu Barros

Mil pontos, LOL!
Reações
1.166
Pontos
1.059
REVIEW: VIGILANTE 8 (PSX)

Não tenho muito o que falar sobre o jogo pq eu não quero ser injusto, já que eu não curto muito esse estilo, nem mesmo Twisted Metal me agrada. Os gráficos são bons e a música é OK. O restante, eu não gostei. Achei a jogabilidade sofrível, então toda a experiência foi ruim. O último boss, o tal de Boogie, me dava um tiro que fazia o meu carro rodar no ar e ficava me atingindo sem parar. Demorei bastante pra conseguir fechar, acho que precisei de umas 8 tentativas na última fase do Quest Mode.

Não dropei por pouco.

Nota: 5,0

WhatsApp Image 2026-08-05 at 22.21.47.jpeg

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.020
Pontos
503
VOTAÇÃO PARA O RETROJOGO DA QUINZENA #139

Dessa vez temos 11 jogos indicados, que são:

Rapid Reload, do PS1, indicado por @Dark Arisen
1080º Avalanche, do GameCube, indicado por @Spacehead
World of Illusion, do Mega Drive, indicado por @Space Ace
Kuru Kuru Kururin, do Game Boy Advance, indicado por @Asteriques
River City Ransom EX, do Game Boy Advance, indicado por @ronabs
Crash Bandicoot: The Huge Adventure, do Game Boy Advance, indicado por @pylm
Super Buster Bros., do Super Nintendo, indicado por @Tech_Kraken
Aoi Blink, do PC Engine, indicado por @Riveler
Ranger-X, do Mega Drive, indicado por @Shivan
Final Fight One, do Game Boy Advance, indicado por @Megaman Zero
Demon Front, de arcade, indicado por @Edu Barros

A votação acaba ao meio-dia dessa sexta-feira, dia 7.

RAPID RELOAD

1080º AVALANCHE

WORLD OF ILLUSION

KURU KURU KURURIN

RIVER CITY RANSOM EX

CRASH BANDICOOT: THE HUGE ADVENTURE

SUPER BUSTER BROS.

AOI BLINK

RANGER-X

FINAL FIGHT ONE

DEMON FRONT

Unicron

Bam-bam-bam
Reações
24.633
Pontos
353
Rapid Reload

Rapid Reload, do PS1, indicado por @Dark Arisen - 1 voto
Super Buster Bros.,
do Super Nintendo, indicado por @Tech_Kraken - 1 voto
1080º Avalanche
, do GameCube, indicado por @Spacehead
Kuru Kuru Kururin, do Game Boy Advance, indicado por @Asteriques

ronabs

Veterano
Reações
684
Pontos
118
Kuru Kuru Kururin.

.

Kuru Kuru Kururin, do Game Boy Advance, indicado por @Asteriques - 1 voto
Rapid Reload
, do PS1, indicado por @Dark Arisen - 1 voto
Super Buster Bros.,
do Super Nintendo, indicado por @Tech_Kraken - 1 voto
1080º Avalanche

Tech_Kraken

Bam-bam-bam
Reações
2.985
Pontos
333
Voto no Rapid Reload

Rapid Reload, do PS1, indicado por @Dark Arisen - 2 votos
Kuru Kuru Kururin
, do Game Boy Advance, indicado por @Asteriques - 1 voto
Super Buster Bros.
, do Super Nintendo, indicado por @Tech_Kraken - 1 voto
1080º Avalanche

Edu Barros

Mil pontos, LOL!
Reações
1.166
Pontos
1.059
Kuru Kuru Kururin pq eu já comecei esse jogo uma vez e quero dar mais uma chance.

Kuru Kuru Kururin
, do Game Boy Advance, indicado por @Asteriques - 2 votos
Super Buster Bros.
1080º Avalanche

Solid Dante

Lenda da internet
Reações
19.912
Pontos
1.639
Demon Front

Kuru Kuru Kururin
Super Buster Bros.
Demon Front,
de arcade, indicado por @Edu Barros - 1 voto
1080º Avalanche

geek_tche

Bam-bam-bam
Reações
10.211
Pontos
453
Voto no Rapid Reload, faz tempinho já que quero conferir esse game!

Rapid Reload, do PS1, indicado por @Dark Arisen - 3 votos
Kuru Kuru Kururin
Super Buster Bros.
Demon Front,
1080º Avalanche

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Reações
9.811
Pontos
1.264
Voto no caruru com aipim... quer dizer Kuru kuru Kururin.

Rapid Reload, do PS1, indicado por @Dark Arisen - 3 votos
Kuru Kuru Kururin
, do Game Boy Advance, indicado por @Asteriques - 3 votos
Super Buster Bros.
Demon Front,
1080º Avalanche