O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Revista Veja]: Finlândia é nota 10

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454


Na Finlândia se espanta com a simplicidade das instalações. Era de esperar que o sistema educacional considerado o melhor do mundo surpreendesse também pela exuberância do equipamento didático. Na verdade, na escola Meilahden Yläaste, em Helsinque, igual a centenas de outras do país, as salas de aula são convencionais, com quadro-negro e, às vezes, um par de computadores. Apesar do despojamento, as escolas finlandesas lideram o ranking do Pisa, a mais abrangente avaliação internacional de educação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O último teste, em 2006, foi aplicado em 400 000 alunos de 57 países. O Brasil disputa as últimas posições com países como Tunísia e Indonésia. O segredo da boa educação finlandesa realmente não está na parafernália tecnológica, mas numa aposta nas duas bases de qualquer sistema educacional.

A primeira é o currículo amplo, que inclui o ensino de música, arte e pelo menos duas línguas estrangeiras. A segunda é a formação de professores.
O título de mestrado é exigido até para os educadores do ensino básico.

A partir dos anos 70, e é nesse quesito que a Finlândia mais tem a ensinar ao Brasil. Quarenta anos atrás, metade da população finlandesa vivia na zona rural. A economia era dependente das flutuações do preço da madeira, já que 55% das exportações vinham da indústria florestal. Além dos bosques que cobrem 75% do território, o país só tinha a oferecer sua mão-de-obra barata. Os finlandeses emigravam em massa para vizinhos ricos, como a Suécia, em busca de melhores condições de vida. Preocupados com a má qualidade das escolas públicas, os pais estavam transferindo os filhos para instituições privadas de ensino. Em alguns desses aspectos, a Finlândia se parecia com o Brasil. A reforma educacional colocou a qualificação dos professores a cargo das universidades, com duração de cinco anos. Hoje, a profissão é disputadíssima (só 10% dos candidatos são aprovados) e usufrui grande prestígio social (é a carreira mais desejada pelos estudantes do ensino médio).

O segundo passo da reforma, em 1985, foi descentralizar o sistema de ensino. Por esse conceito, o professor é o principal responsável pelo desempenho de seus alunos: é ele quem avalia os estudantes, identifica os problemas, busca soluções e analisa os resultados. O Ministério da Educação dá apenas as linhas gerais do conteúdo a ser lecionado. "Isso só é possível porque os professores recebem um treinamento prático específico para saber lidar com tanta independência", disse a VEJA Hannele Niemi, vice-reitora da Universidade de Helsinque, que trabalha com a formação de professores há três décadas. O currículo escolar também é flexível, decidido em conjunto entre professores, administradores, pais e representantes dos alunos. A cada três anos, as metas da escola são negociadas com o Conselho Nacional de Educação, órgão responsável por aplicar as políticas do ministério. "Queremos que os professores e os diretores, que conhecem o dia-a-dia da escola, sejam responsáveis pela educação", diz Reijo Laukkanen, um dos membros mais antigos do Conselho Nacional de Educação.

O governo finlandês faz anualmente um teste com todas as escolas do país e o resultado é entregue ao diretor da instituição, comparando o desempenho de seus alunos com a média nacional. Cabe aos diretores e aos professores decidir como resolver seus fracassos. Esse sistema tem o mérito de fazer com que os professores se sintam motivados para trabalhar. A reforma educacional finlandesa levou três décadas para se consolidar.

Pouco a pouco, as crianças voltaram a ser matriculadas nas escolas públicas e as instituições privadas foram incorporadas ao sistema do estado. Hoje, 99% das escolas são públicas e o aluno conta com material escolar, refeições e transporte gratuitos. Cerca de 20% dos estudantes recebem algum tipo de reforço escolar, índice acima da média internacional, de 6%. "Quando um aluno repete, perde toda sua motivação, torna-se amargo e pode até apresentar resultados piores que na primeira tentativa", diz Eeva Penttilä, do departamento de educação da cidade de Helsinque.

O sucesso da educação finlandesa é, em parte, fruto das características únicas do país. A população, de 5,2 milhões de habitantes, é relativamente pequena e homogênea. "Com uma população 35 vezes maior e disparidades regionais e sociais mais acentuadas, o Brasil não conseguiria ter o mesmo padrão de igualdade entre as escolas, como existe na Finlândia", diz João Batista de Oliveira, ex-secretário executivo do Ministério da Educação. O preço do sistema de bem-estar social que assiste o cidadão do berço ao túmulo é uma carga tributária de 43% do PIB, uma das maiores do mundo, mas apenas seis pontos acima da brasileira. Ou seja, trata-se de um estado paquidérmico, mas eficiente. A Finlândia é o país menos corrupto, segundo a Transparência Internacional.

Há quase treze anos na Finlândia, a brasileira Andrea Brandão conhece bem as diferenças entre as duas sociedades. "No Brasil, muita gente acha que algumas profissões, como porteiro, não necessitam de um ensino básico de qualidade", diz. "Na Finlândia, existe um consenso de que todo mundo precisa ter uma educação mínima para ser um cidadão." Andrea é professora de inglês em uma das poucas escolas particulares do país, voltada para a população de fala sueca, que é minoria na Finlândia. Particular, nos "moldes finlandeses", significa que os alunos pagam uma anuidade opcional de 100 euros, pouco mais de 250 reais. A estudante Eeva-Maria Puska, de 16 anos, passa seis horas e meia por dia na escola Meilahden Yläaste, em Helsinque. Além das disciplinas obrigatórias, ela freqüenta aulas de música, artes e francês, opcionais para os alunos da 9ª série. Mesmo com tantas matérias, Eeva não reclama da carga horária nem, menos ainda, do ambiente: "Gosto dos meus professores, tanto como profissionais quanto como pessoas", afirma. Na sua escola, professores e alunos conversam amigavelmente nos corredores espaçosos e bem iluminados.

A educação de qualidade foi essencial para uma virada na economia finlandesa. A mão-de-obra qualificada permitiu que a eletrônica substituísse a madeira e o papel como principais produtos de exportação. A Finlândia tem hoje o terceiro maior investimento em pesquisa e desenvolvimento do planeta, grande parte feita por empresas privadas. Uma antiga fábrica de papéis e de botas de borracha do interior do país foi o símbolo dessa transformação. A empresa, Nokia, hoje é a maior fabricante mundial de celulares, com 40% do mercado internacional. Juntos, ela e o sistema educacional são os dois maiores orgulhos dos finlandeses.

educacao2.gif

--------

Acabei de ler a reportagem na revista Veja e decici coloca-la aqui para discussão. Realmente, nosso país é uma vergonha total, o interessante de tudo é que lá, a carga tributária é maior que a nossa, no entando, eles investem pesado. Brasil ainda tem muito que aprender.​
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Educação fundamental e ensino médio hoje sofrem de um câncer indisciplinar, somado à falta de motivação dos docentes e discentes, falta de respeito em salas de aula, alta burocratização dos sistemas internos e outros vários.

O fraquíssimo sistema de ensino com o sempre condenado mas nunca extinto sistema de impedimento de retenção do aluno no ano letivo cursado, também somando à falta de preparação de uma parcela enorme de professores juntamente com o porco sistema de licenças, só desmoronam o que já é ruim.

Juro que não sei nenhuma solução à longo prazo para nosso problema educacional. Não dá pra ter uma visão de futuro já que no entra e sai de governantes sempre há alguma mudança, seja implementando coisas, mudando o que já está implementado ou anulando-o.

Não dá para saber o que é bom pois nada melhora esses nichos da educação. E talvez a pior coisa do mundo é ver o representante oficial do seu país indo em rede nacional falar que saúde e educação nunca estiveram tão bem como estão ultimamente.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.786
Reações
9.432
Pontos
1.094
Xiloscient;2772603 disse:
Quem leva a sério a Veja?

Cara,tem toda essa história de que a Veja é tendenciosa,etc.,mas isso não tira a qualidade da revista,que tem muitas reportagens excelentes,como essa,por exemplo.

No mais,dá vontade de adaptar o sistema de ensino de lá,aqui no Brasil, coisa que levaria,creio eu,no mínimo 50 anos...ou mais...[ksuxx]
 


osso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.753
Reações
145
Pontos
794
Xiloscient;2772603 disse:
Quem leva a sério a Veja?

Pior que acreditar piamente na Veja é simplesmente ignorar tudo que eles oferecem de bom. Pior cego é aquele que não quer ver.
 

Wolf Boy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.741
Reações
8
Pontos
224
Finlândia eh o q há. Sempre quis conhecer os países escandinavos, Suécia e Noruega tb não ficam mto atrás da Finlândia nesses quesitos não....

Além de serem muito bonitos, a estrutura deles eh foda. Nesses países o imposto eh único, sem essa de zilhões de impostos diferentes, e realmente eu acho q eh maior q o Brasil, mas lah o pessoal investe mesmo e não rouba.
 

neko17

Bam-bam-bam
Mensagens
12.933
Reações
4
Pontos
314
Iagoblaster;2772645 disse:
Cara,tem toda essa história de que a Veja é tendenciosa,etc.,mas isso não tira a qualidade da revista,que tem muitas reportagens excelentes,como essa,por exemplo.

No mais,dá vontade de adaptar o sistema de ensino de lá,aqui no Brasil, coisa que levaria,creio eu,no mínimo 50 anos...ou mais...[ksuxx]

Disse tudo, é a melhor revista que se tem por aí...

Querendo condenar ela só por que ela fala a verdade...:roll:
 

Wolf Boy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.741
Reações
8
Pontos
224
Ehh, não sei pq falam mal da Veja, acho uma revista mto boa, tem reportagens excelentes... Fora a boa diagramação.
 

Nomercy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.441
Reações
522
Pontos
929
Tb lá so neva , e faz um frio do c***lho , entao o pessoal fica estudando mesmo.
Agora aqui no Brasil com praias e muitas bundas saltitantes por ai , quem é que vai querer estudar :lol
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.997
Reações
12.118
Pontos
1.769
Xiloscient;2772603 disse:
Quem leva a sério a Veja?

Costumo não levar a sério as reportagens claramente politiqueiras, mas levei a sério o texto, realmente vale a pena ler.


Foda é ver que a escola particular lá custa 100 euros............... por ano :eek::eek::eek:


E essas aulas extra-curriculares que existem lá é o que realmente fazem a escola ficar interessante, quando eu estudava numa escola particular "fodona" tinha que ficar 5h com a bunda pregada na cadeira, e ainda pagar CARO por um lixo desses [kjoinha]
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
A nossa Nokia é a Embraer.

A diferença é que aqui se investiu apenas na ponta (No CTA pra desenvolvimento, com destaque no ITA pra gerar mão de obra especializada).

e pelo texto lá o forte é a base.
 

osso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.753
Reações
145
Pontos
794
Knives;2772959 disse:
A nossa Nokia é a Embraer.

A diferença é que aqui se investiu apenas na ponta (No CTA pra desenvolvimento, com destaque no ITA pra gerar mão de obra especializada).

e pelo texto lá o forte é a base.


A Nokia sempre é citada por incubadoras de empresas. Ela nasceu de um grupo de estudantes da Universidade de Helsinque, e hoje é a número 1. Este empreendorismo que estas incubadoras tentam fomentar no brasil.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.760
Reações
134.005
Pontos
2.139
Xiloscient;2772603 disse:
Quem leva a sério a Veja?

Ah, claro. A Veja é uma revista tendenciosa, uma arma das zelite do país. A Finlândia não é tudo isso aí não, é o cu da europa, Um país miserável e cheio de favelas.

put* m****, viu. [kzangado]
 

Nyerth

Habitué da casa
Mensagens
6.576
Reações
6
Pontos
96
A veja tem seus defeitos,mas nem por isso deixa de fazer boas reportagens e essa é uma delas
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
Xiloscient;2772603 disse:
Quem leva a sério a Veja?

Nossa, adoraria ouvir muito a sua opnião a respeito da reportagem e o porque dessa dúvida quanto a ela. [kong]

Não vejo nenhum problema quanto a ler a revista, leio normalmente, a maioria das matérias. [kong]
 

neko17

Bam-bam-bam
Mensagens
12.933
Reações
4
Pontos
314
Sgt. Kowalski;2773046 disse:
Ah, claro. A Veja é uma revista tendenciosa, uma arma das zelite do país. A Finlândia não é tudo isso aí não, é o cu da europa, Um país miserável e cheio de favelas.

put* m****, viu. [kzangado]
Ui!!!!

Concordo contigo...

Só pra vc ver: Todo mundo reclama do governo e sei lá mais o que; mas quando a Veja faz um reportagem mostrando toda a verdade falam mal dela, que é parcial e sei lá mais o que...[kong] :roll:
 

haey

Bam-bam-bam
Mensagens
12.728
Reações
189
Pontos
299
A Finlândia é o país com o menor número de corrupção do mundo e investe em educação o dobro do que o Brasil investe
 

daniel_

Ser evoluído
Mensagens
801
Reações
0
Pontos
46
Pior que virou modinha desconsiderar tudo que aparece na Veja, na faculdade mesmo não pode nem citar o nome Veja que o povo já vem em cima.... até parece que é só ela que tem matérias tendenciosas... :roll:
Já tinha visto em outra revista mostrando como a Finlândia detona em educação, eles aproveitaram e mostraram a situação do Brasil, aluno que tava terminando o ensino médio em SP e tinha dificuldade de aluno de primário, como não conseguir ler [kong].
O Brasil é um dos piores em exatas e biológicas, e para piorar a situação as universidades daqui tem poucos cursos nessas áreas e são elas que mais trazem desenvolvimento para um país.
 

High_Voltage

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.655
Reações
7.093
Pontos
544
Tá bom gente, já defenderam a Veja, agora já podem comentar o assunto do tópico :p
 

Spetznaz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
16
Pontos
249
haey;2774333 disse:
A Finlândia é o país com o menor número de corrupção do mundo e investe em educação o dobro do que o Brasil investe

Proporcionalmente (em relação ao custo básico da educação de cada país) ou em números brutos?
 

Murilo Michalski

Ser evoluído
Mensagens
194
Reações
26
Pontos
49
Lamentavel ver q nosso pais esta indo mal nisso......mas eu ainda tenho esperança(pouca mas tenho) q isso mude....e Finlandia é muito loka mesmo! pena ser fria pra kct!
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
haey;2774424 disse:

Em porcentagem do PIB

Spetznaz;2774391 disse:
Proporcionalmente (em relação ao custo básico da educação de cada país) ou em números brutos?

[FONT="System"][COLOR="Navy"]Dados do IBGE de 2002:

Brasil - 4,22%
Finlândia - 6,39%

Mas, se levar em consideração perdas com corrupção e desvios, a Finlândia deve investir pelo menos 5x mais em números absolutos. [kong][/COLOR][/FONT]
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.997
Reações
12.118
Pontos
1.769
haey;2774424 disse:

Em porcentagem do PIB

Então dá bem mais que isso...a renda per capta do Brasil é 9 mil dólares, na Finlândia é 35 mil dólares.

Se o Brasil utilizar por ex: 5% da renda per capta em educação dá 450 dólares.

Se a Finlândia usar o dobro (10%) dá 3 mil e 500 dólares...
 

haey

Bam-bam-bam
Mensagens
12.728
Reações
189
Pontos
299
Tesla;2774461 disse:
Dados do IBGE de 2002:

Brasil - 4,22%
Finlândia - 6,39%

Mas, se levar em consideração perdas com corrupção e desvios, a Finlândia deve investir pelo menos 5x mais em números absolutos. [kong]

Hoje o Brasil investe 3,9 , caiu em educação .
A Finlândia tá nessa média ainda .

Vergonha de políticos


Maxtremus;2774482 disse:
Então dá bem mais que isso...a renda per capta do Brasil é 9 mil dólares, na Finlândia é 35 mil dólares.

Se o Brasil utilizar por ex: 5% da renda per capta em educação dá 450 dólares.

Se a Finlândia usar o dobro (10%) dá 3 mil e 500 dólares...

:rox
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.997
Reações
12.118
Pontos
1.769
haey;2774501 disse:
Hoje o Brasil investe 3,9 , caiu em educação .
A Finlândia tá nessa média ainda .

Vergonha de políticos




:rox

Isso sem contar que se o governo Brasileiro nos come com 50% de imposto (pelo menos 4500 dólares), a Finlândia só precisaria cobrar aproximadamente 12% pra arrecadar o mesmo...
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
O Brasil realmente tá fraco em matéria de educação (não é porque eu não goste da veja e não seja um pseudo-comunista) mas ignorando o fato que foi publicado na Veja, a situação não é beeeeem assim não como querem pintar:

A educação do povo brasileiro realmente é precária, mas exige uma série de valores para serem aplicados, tal como:

a) empenho dos pais na rotina do aluno na escola;
b) uma política que valorize o profissional de educação;
c) vinculação direta meio educacional-rotina de trabalho, assim acaba com essa palhaçada do paternalismo de "bolsas não sei mais aonde tirar dos impostos", pois a pior coisa que se pode fazer é obrigar uma criança ir na escola porque recebe dinheiro de bolsa-familia;
d) Atuação de uma política complementar de apoio familiar, tal como criação de frentes de trabalho
e) investimento maciço na infra-estrutura escolar (sabiam que as salas dos CIEPS tem somente 2 tomadas)
f) horário escolar deveria ser das 8 até as 17 horas, termina de estudar em um turno, realiza atividades complementares ao aprendizado no outro

E outra coisa, já observaram a perspectiva do aluno do que vai fazer depois que terminar o curso? NENHUMA e é esta resposta que constatei nos 5 anos que tenho de magistério.

Ae vem a Veja e fala um bocado de coisa tal como a Finlândia deveria ensinar o Brasil como gerir a educação nacional, tal como essa frase:

professor é o principal responsável pelo desempenho de seus alunos: é ele quem avalia os estudantes, identifica os problemas, busca soluções e analisa os resultados

SE A FAMÍLIA DO ESTUDANTE PARTICIPASSE, ÓTIMO, isso seria uma benção, mas sabemos que não é bem assim... quem tem pai e mãe que apoiam nas decisões nos estudos, nos cursos e na carreira, ajoelhem-se e agradeçam por isso, mas em reunião de pais e mestres era foda (mas tinha um bocado de mães gostosinhas e quando um grupo de mães estavam trocando uma ideia sobre o desempenho dos filhos deles pensei: porra, é a primeira vez que estou rodeado de mulher gostosa, interessadas no que estou falando e não posso chamar nenhuma delas para o motel, c***lho, que m****) mas o que eu e os demais professores falavam entravam num ouvido e saia no outro (pra não dizer que saiam no rabo) e no dia seguinte, voltava a mesma ladainha, molecada abusada e não querendo nada com a hora do brasil. Por isso que só leciono a noite (alem das alunas serem gostosas e não ter problema de...)
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Sgt. Kowalski;2773046 disse:
Ah, claro. A Veja é uma revista tendenciosa, uma arma das zelite do país. A Finlândia não é tudo isso aí não, é o cu da europa, Um país miserável e cheio de favelas.

put* m****, viu. [kzangado]

Aparentemente ele não leu a matéria, leu [Revista Veja] no título e deduziu a resposta, ato e efeito. Virou automático esse tipo de resposta.


A reforma educacional finlandesa levou três décadas para se consolidar.

Uma coisa que ninguém parece entender por aqui....
 

Allan2K5

Habitué da casa
Mensagens
441
Reações
10
Pontos
74
E aparentemente, quem já veio pro tópico com a intenção de criticar o país, não leu a entrevista com a secretária de Educação do Estado de São Paulo. Coincidentemente, uma entrevista publicada também pela Veja.

Existem pessoas sérias trabalhando para que o país cresça. Particularmente isso surte muito mais efeito do que postar comentários depreciativos em um fórum de videogames.

Pra quem não leu a entrevista, a secretária se referia a um novo método de ensino que será testado nas escolas públicas: o de metas. Deu certo em países como os Estados Unidos e a própria Finlândia. Pode dar certo no Brasil =)

Uma coisa que ninguém parece entender por aqui....

Exato. Tem gente que pensa que reforma educacional acontece da noite pro dia.
 

PenCapChew

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
10
Pontos
19
Que a Finlândia tem uma educação fodida, tem... a melhor do mundo.
Agora, a revista Veja... put* coisa escrota, só matéria comprada feita por jornalista de 23 anos. Tô fora.
 
Topo Fundo