O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

[RGB Crafts] Quadros Diorama Retrogame. (Pode jabá aqui?)

Der Teufel

Bam-bam-bam
Reações
8.262
Pontos
303
Seguinte, cansei de ficar postando em tópico de outros usuários.
Mas também não sei se esse tipo de conteúdo e manteúdo pode ser mantido aqui, jabaísticamente falando.

QUADRO DIORAMA​
Pra quem não conhece o trabalho do luxemburguense pioneiro Alain Wildgen 'Wuppes', o quadro diorama é uma simplificação de um diorama original, como a miniatura arquitetônica, no formato quadro de parede. Geralmente produzido em papel de alta gramatura, impresso em alta resolução, para simular planos tridimensionais à cena original, geralmente retro jogos.

Iniciei, há uns dois anos, dois protótipos e os resultados foram ótimos, embora carecessem implementação.
Esse começo de 2019 reformulei formato e implementei padrões pra sair fazendo as peças mais rapidamente.

Embora seja uma trabalheira imensa e não compense atalhar em momento algum, o projeto bem pensado, iniciado no computador, agiliza e muito o trabalho de corte e montagem. Se fosse algo realmente fácil e simples, teríamos esse tipo de trabalho em qualquer esquina por aí. Como não é o caso, me vi envolvido em informar, ao mesmo tempo em que sigo produzindo peças, seja da coleção que eu deseje iniciar, seja através de encomendas.

Entrevista com o Alain Wuppes do 3D Paper Diorama (legendado em português by me)

Longe de me achar a bolacha mais recheada do pacote. Tenho sim ideias que depois copiaram e acabaram não comercializando, mas o que vale é ter disponível esse tipo de trabalho por aqui.
Sendo assim, iniciei gravação de footage do processo de corte e montagem das peça, como forma de conscientização e até pra matar a curiosidase de quem daseja saber como é montado uma peça dessa.
O Wuppes não comercializa suas peças, apenas faz workshops ensinando como fazê-las nos eventos nerd/geek de Luxemburgo e proximidades.

HISTÓRICO DE TIME-LAPSES:
Mortal Kombat 3 - Soul Chamber Stage:

Donkey Kong Country 3 - Arich's Ambush:

The King of Fighters '98 - Spain Stage:

Castlevania Symphony of the Night - Entrance:

DIYers Brasileiros
No Brasil, até onde pesquisei, tem dois brasileiros que fazem esse tipo de arte: o Dioramas 3D, pioneiro no país, provavelmente do DF, que tem suas peças muito bem projetadas e montadas. O esmero do dono é exemplar. Uma pena ficar restrito pelo tamanho e preço de molduras, que nesse país, assim como em qualquer outro país, são muito caras, elevando o preço final da peça ou reduzindo o lucro do artesão a níveis absurdos.

O segundo artesão que conheço é o Super Diobox, provavelmente de SP, que começou em agosto do ano passado e segue angariando muitos seguidores no Instagram. Seus trabalhos também são de alta qualidade e esmero, mas também sofre com o quesito preço final/tamanho de moldura e parece ficar restrito a impressões em formato A4.

Outro usuário que vejo no facebook, Mercado Livre e Youtube, provavelmente de Curitiba, faz suas peças com fundo metálico e usa ímãs nas peças para tornar o quadro editável, algo como os ímãs de geladeira. Porém não considero este o mesmo tipo de produto, já que inclui espaço para colocar figures e afins. Os quadros são bem maiores, o usuário faz uso de corte de peças usando a máquina Silhouette Cameo, porém o resultado final é aquém se comparado ao corte manual. Mais rápido, mas sem nenhum acabamento. Automação nem sempre é o caminho.

Os artesãos que mencionei possuem tanto facebook quanto Instagram.
O meu perfil no Instagram é o @retrogameboxcrafts e pretendo expandir os temas assim que for possível.

QUINTO TEMA DA COLEÇÃO:
Como chamariz, segue a versão final do modelo que desenvolvi da cena Fiona's Forest, de Chrono Trigger, só que corrigindo o aspecto 8:7 que todos usam erroneamente na internet (o correto é o 4:3, TV de tubo), contendo a fumaça da fogueira e adicionando o que nenhum gringo nem BR colocou em prática: na fogueira usar iluminação LED para aumentar ainda mais o efeito nostálgico do título de 16bits.

Não querendo floodar o tópico, mas já o fazendo, criei um perfil no Instagram pra criar um portfolio inicial. Já dá pra ter uma ideia do que é posível fazer. Estou aceitando encomendas na medida do posível. Minhas peças tem quesitos relativamente consideráveis em destaque em comparação com o que pessoal faz por aí, corte no pixel, impressão em papel de gramatura bem maior, arte e moldura maiores e ecologicamente mais recomendadas.

Segue vídeo pra ter uma breve noção do efeito final. Só ao vivo pra ter o real pacto, entretanto.

Extra Bônus: Se ficou curioso em como eu faço minhas peças, confere meu canal no VoceToba.

Ultima Edição:

Der Teufel

Bam-bam-bam
Reações
8.262
Pontos
303
você é de Blumenau ? tem alguém que vende peças assim também e é de lá.
Sou do RS.
O cara de Blumenau é o responsável pelo perfil Art in Games?
Caso seja, é um trabalho brevemente diferente do quadro diorama em si.

Dois outros BR que fazem um trabalho de qualidade e certamente recomendo são o Dioramas3D e o Super Diobox.
Quando puderem, deem uma conferida no facebook, youtube e instagram deles.

Der Teufel

Bam-bam-bam
Reações
8.262
Pontos
303
Sempre curti esses qudros mas sempre tive preguiça de cortar e fazer kkkkk vou me inscrever no seu canal para ficar vendo, parabens!
Confesso que é trabalhoso. Pra ter uma ideia, cada 2 minutos e meio de video é equivalente a 1 hora 25 minutos de trabalho gravado pela câmera. E eu não gravei o trabalho de rip gráfico, criação e preparação das artes para pré-impressão, que tomam mesma proporção de tempo.

Eu cogitaria fazer tutoriais com vários níveis de dificuldade e até mesmo desafios DIY a cada dois meses se pessoal tivesse interesse e engajamento, mas para isso eu teria de fazer via Patreon e/ou Apoia.se, pois demandaria mais trabalho fora do convencional. Mas realmente seria interessante. Até porque não é só retrogames que é possível ser feito com sucesso.

Der Teufel

Bam-bam-bam
Reações
8.262
Pontos
303
Qual o valor? Faz ML?
Quanto ta saindo um desses?
Dioramas convencionais: R$ 180,00
Dioramas com LED: R$200,00

Posso fazer Mercado Livre sem problemas. Só torcer pro frete não salgar demais. Tá osso.

To na mesma. Caprichou no texto e cagou nas imagens.
OK. É uma crítica válida. Valendo pro comentário do @Land Stalker.
Eu não esperava que pessoal fosse querer ler um tópico abarrotado de informações e fotos, mas parece que eu me enganei.
Posso reformulá-lo com os detalhes e vídeos de making of no mesmo, sem problemas.
Vou corrigir esse quesito e dou o up assim que pronto.

Ultima Edição:

Der Teufel

Bam-bam-bam
Reações
8.262
Pontos
303
HISTÓRICO DE PROTÓTIPOS:
CHRONO TRIGGER

SUPER METROID

CASTLEVANIA SYMPHONY OF THE NIGHT

RED DEAD REDEMPTION (Commission pro usuário Lancasther_BR do fórum MyPST):

Ultima Edição:

AllGulf

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.074
Pontos
689
Dioramas convencionais: R$ 180,00
Dioramas com LED: R$200,00

Posso fazer Mercado Livre sem problemas. Só torcer pro frete não salgar demais. Tá osso.

OK. É uma crítica válida. Valendo pro comentário do @Land Stalker.
Eu não esperava que pessoal fosse querer ler um tópico abarrotado de informações e fotos, mas parece que eu me enganei.
Posso reformulá-lo com os detalhes e vídeos de making of no mesmo, sem problemas.
Vou corrigir esse quesito e dou o up assim que pronto.
Agora sim, show. Belo trabalho, pior que me interessei.
Tem alguns anunciados no ML ou é tudo por encomenda?

Johnzim

Bam-bam-bam
Reações
16.230
Pontos
369
Um tempo atrás pensei em me aventurar e fazer um diorama deste da Fiona's Forest, do CT.
Acabei deixando pra lá. Mas lembro que na época tive uma imensa dificuldade de achar a imagem original e em boa definição.
Inclusive, ACHO que você pegou uma imagem que está esticada (na horizontal).
Essa é a imagem que você pegou:
Resultado de imagem para fiona's forest

Aqui dá pra ter uma noção da imagem original:
Resultado de imagem para fiona's forest

Até pensei em pegar a imagem da direita, mas duas coisas me incomodara: o Chrono em pé e o @LucianoBraga de intruso ali.

No mais, os trabalhos estão bacanas.
Tem algum do Super Metroid? Se tiver algum planejamento de fazer deste, me avisa pois tenho interesse.

Der Teufel

Bam-bam-bam
Reações
8.262
Pontos
303
Um tempo atrás pensei em me aventurar e fazer um diorama deste da Fiona's Forest, do CT.
Acabei deixando pra lá. Mas lembro que na época tive uma imensa dificuldade de achar a imagem original e em boa definição.
Inclusive, ACHO que você pegou uma imagem que está esticada (na horizontal).
Essa é a imagem que você pegou:
Resultado de imagem para fiona's forest's forest

Aqui dá pra ter uma noção da imagem original:
Resultado de imagem para fiona's forest's forest

Até pensei em pegar a imagem da direita, mas duas coisas me incomodara: o Chrono em pé e o @LucianoBraga de intruso ali.

No mais, os trabalhos estão bacanas.
Tem algum do Super Metroid? Se tiver algum planejamento de fazer deste, me avisa pois tenho interesse.
O formato oficial de jogos até 480p é o 4:3.
O Super Nintendo tinha um esquema diferente: internamente ele processava os gráficos no formato 8:7, porém o chip extra fazia o stretch automático pra preencher a tela da tv em formato 4:3.
Todos que seguem esse formato 8:7 estão fazendo sem a correção do aspecto pelo emulador, ignorando que não é assim que se vê a tela do jogo original. Nem no SNES, nem no GBA, nem no DS o formato 8:7 é usado, então sinto informar, mas não há nenhuma imagem esticada no trabalho que faço, pois ripo do zero e comparo com a fonte original antes de imprimir.

Caso tenha alguma dúvida sobre isso, acesse essa postagem.

Tenho 20 outros temas em produção, mas preciso vender esses temas iniciais para colocar em prática os próximos.
Super Metroid estou com três ou quatro cenas escolhidas a dedo.

Minha intenção não é fazer repeteco do que já foi feito, mas levar adiante a ideia, com alguns desafios extras.
Temas em andamento não tendem a repetir pra não saturar, mas são variados:
Mario, Sonic, Streets of Rage, Legend of Mana, Street Fighter, Mortal Kombat, Killer Instinct, Donkey Kong Country, Castlevania, Metroid, Golden Sun, Final Fantasy, Yoshi's Island, Dungeons and Dragons, Cadilacs and Dinosaurs, Samurai Shodown, KOF, Garou Densetsu, etc.

Comics, posters, capas de CD/LP e outros também fazem parte do projeto, pra variar um pouco os temas.

Der Teufel

Bam-bam-bam
Reações
8.262
Pontos
303
Agora sim, show. Belo trabalho, pior que me interessei.
Tem alguns anunciados no ML ou é tudo por encomenda?
Cinco temas atualmente estão disponíveis:
  • Mortal Kombat 3 - Soul Chamber Stage
  • Donkey Kong Country 3 - Arich's Ambush Boss
  • The King of Fighters '98 - Spain Stage (Alhambra Palace)
  • Castlevania Symphony of the Night - Entrance Corridor
  • Chrono Trigger - Fiona's Forest (com iluminação LED)
Apenas duas unidades de cada.
Encomendas podem ser encaminhadas diretamente e faz-se layout/mockup para confirmação.
Cerca de 10 dias para confecção da peça.
Tamanho padrão de 22,5cm de altura por 30cm de largura (arte).
Tamanho total da peça com moldura cerca de 28cm por 35cm e 4cm de profundidade da parede.
Do que tenho disponível no momento, posso encaminhar para anúncio no Mercado Livre, basta mandar MP solicitando qual deseja.

Der Teufel

Bam-bam-bam
Reações
8.262
Pontos
303
É interessante como poucas pessoas ainda se recordam de como era jogar um retrogame usando o aspecto 4:3.
Creio que somente o emulador Higan (o melhor emulador para Super Nintendo) tenha mantido-se fiel ao hardware.

O que vejo de gente jogando retro em 16:9 e não vê diferença nenhuma, não tá no script.

Extrusor

Veterano
Reações
733
Pontos
103
Tem uns na fila. Mas se for dos Avengers nem sonhando. Tem meia Marvel naquele poster. :kkk

Sob encomenda posso fazer até o alibabae.
Agora sério: louco pra fazer MK1 e MK2.
Tenho um de MK3 na próxima semana.
Esse seu do mk3 é lindo demais, mas mk1 marcou minha vida assim como street fighter, como funciona? O cliente escolhe a cena ou é vc? Valor?

Der Teufel

Bam-bam-bam
Reações
8.262
Pontos
303
Esse seu do mk3 é lindo demais, mas mk1 marcou minha vida assim como street fighter, como funciona? O cliente escolhe a cena ou é vc? Valor?
Os três MKs marcaram época. Uns mais, outros menos.
Escolhe-se cena desejada, monta-se para o cliente aprovar, ajusta-se para um projeto que realmente exalte a tridimensionalidade da peça, define-se preço, aprova-se com o cliente e a produção inicia ou vai pra fila de encomendas. Atualizo quando estiver em processo 'interessante' e assim que finalizado decide-se se vai depositar na conta ou vai ser via Mercado Livre ou Mercado Pago. O PicPay ainda não rolou aqui.
O valor depende da complexidade necessária pra concluir o trabalho. Certamente não chega em 200 reais, até porque somente os dioramas com mais extras chegam em valores assim.

Extrusor

Veterano
Reações
733
Pontos
103
Os três MKs marcaram época. Uns mais, outros menos.
Escolhe-se cena desejada, monta-se para o cliente aprovar, ajusta-se para um projeto que realmente exalte a tridimensionalidade da peça, define-se preço, aprova-se com o cliente e a produção inicia ou vai pra fila de encomendas. Atualizo quando estiver em processo 'interessante' e assim que finalizado decide-se se vai depositar na conta ou vai ser via Mercado Livre ou Mercado Pago. O PicPay ainda não rolou aqui.
O valor depende da complexidade necessária pra concluir o trabalho. Certamente não chega em 200 reais, até porque somente os dioramas com mais extras chegam em valores assim.

Cara muito interessante, vou pesquisar umas imagens e talvez rolê negócio kkkkk, show de bola mesmo

M_ahindra

Ser evoluído
Reações
122
Pontos
33
Sensacional! Parabens!!!

Vou pegar a ideia como hobby. Início de ano tá pesado e estou sem nenhuma distração no momento.

Tenho algo parecido. Comprei nos EUA há anos pelo nome de Quadro 3D. É do filme Tubarão.

Vou tentar fazer um diferente, de carros. No caso, a minha predileta, bmw m5 2010. Depois eu posto se der certo.

A propósito, já tentou fazer o sombreado "verdadeiro"? Usando iluminação em LED e pilhas? Tenho uma certa paixão por ambientação e tô com umas ideias na cabeça hahah um abrsço

Der Teufel

Bam-bam-bam
Reações
8.262
Pontos
303
Sensacional! Parabens!!!

Vou pegar a ideia como hobby. Início de ano tá pesado e estou sem nenhuma distração no momento.

Tenho algo parecido. Comprei nos EUA há anos pelo nome de Quadro 3D. É do filme Tubarão.

Vou tentar fazer um diferente, de carros. No caso, a minha predileta, bmw m5 2010. Depois eu posto se der certo.

A propósito, já tentou fazer o sombreado "verdadeiro"? Usando iluminação em LED e pilhas? Tenho uma certa paixão por ambientação e tô com umas ideias na cabeça hahah um abrsço
Tá com tempo? Tá cheio de timelapse que postei no YouTube. Dá pra pegar a tônica de boa se manjar dos paranauês.

Iluminação LED esse de Chrono Trigger tá aí como exemplo.
Já LED convencional internamente como foco de luz direta não achei utilidade. Talvez o tema de Cowboy Bebop fizesse bom uso, mas preferi dar skip na ideia.

M_ahindra

Ser evoluído
Reações
122
Pontos
33
Tá com tempo? Tá cheio de timelapse que postei no YouTube. Dá pra pegar a tônica de boa se manjar dos paranauês.

Iluminação LED esse de Chrono Trigger tá aí como exemplo.
Já LED convencional internamente como foco de luz direta não achei utilidade. Talvez o tema de Cowboy Bebop fizesse bom uso, mas preferi dar skip na ideia.
Opa, final de semana eu tenho livre.
Vou assistir a todos seus vídeos. Não vou ter como imprimir a laser, vou com bulkink e papel fotográfico mais grosso. :D Tomara que dê certo.
Tem razão sobre o sombreamento real, é gasto desnecessário, vou fazer via impressão mesmo. :D