O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Rise of the Tomb Raider: PS4 Pro vs PC - DF compara

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.137
Reações
8.863
Pontos
1.449
Rise of the Tomb Raider: PS4 Pro vs PC - Primeira comparação gráfica
Vídeos comparam as forças e fraquezas da experiência a 4K nas consolas.

Fonte Eurogamer.pt

por Richard Leadbetter Publicado 14/09/2016

Além dos exclusivos da Sony presentes na PlayStation Meeting, havia um jogo da um estúdio externo que se destacava com a sua impressionante demonstração da proeza 4K da PlayStation 4 Pro - Rise of the Tomb Raider da Crystal Dynamics. Tal como o seu predecessor, existe uma grande capacidade de adaptabilidade no motor e arte, significando que o jogo brilha verdadeiramente num PC de topo com definições e texturas no máximo. A sério, existem definições inacreditáveis que vão além do limite. A questão é quanta dessa experiência completa terá a Nixxes, parceira da Crystal Dynamics, inserido na versão PS4 Pro?

Rise of the Tomb Raider destaca muitas das forças e fraquezas que os estúdios enfrentam com a PS4 Pro. Começando pelos negativos, os 60fps estão - obviamente - fora das possibilidades para um título de topo como este, e Rise of the Tomb Raider foca-se nos 30fps fixos, padrão das consolas.

Segundo, um conjunto das definições de topo foram reduzidas - a qualidade das sombras foi afectada, enquanto a qualidade da iluminação especular não parece ter a revisão feita no PC, resultando em algumas arestas mais bruscas que afectam a geometria. A sequência de fuga no nível do Arquivo Inundado sugere que os efeitos de fogo foram reduzidos, o que afecta a iluminação dinâmica na cena, e talvez a onda de calor.

A maior diferença deve-se às limitações principais da PS4 Pro - o facto da sua GPU não ser capaz de lidar com 3840x2160 nativa, juntamente com a falta de uma quantidade adicional significativa de memória. Os estúdios têm acesso a várias estratégias para converter a resolução dos seus jogos para 4K na PS4 Pro, e apesar da Crystal Dynamics não ter revelado a técnica utilizada aqui, a apresentação geral parece um pouco suave, mais do que nos títulos internos da Sony que vão usar a conversão de resolução em quadro de xadrez.


Um olhar às principais diferenças entre Rise of the Tomb Raider PC com tudo no máximo, contra a versão PS4 Pro.

Segundo, é igualmente claro que a definição very high das texturas no PC oferece uma qualidade muito maior na arte. Escolham cenas do vídeo a 4K de dois minutos apresentado pelo estúdio e é uma diferença do dia para a noite quando comparado com a versão PC no máximo. Mesmo se olharem para o nosso vídeo de comparação a 1080p ao invés de 4K, as diferenças são visíveis.

Por um lado, isto destaca as fraquezas fundamentais da PS4 Pro. Mesmo que os estúdios tenham acesso a 512MB adicionais de RAM (presumivelmente retirados da reserva de 3GB para o sistema), não chega para acomodar as texturas 4K que os estúdios oferecem nos jogos. No caso de Rise of the Tomb Raider, não surpreende que a versão PS4 Pro oferece bens similares aos do jogo Xbox One, qualidade de texturas equivalente a high do PC. É uma limitação - especialmente quando a Xbox Scorpio a Microsoft parece vir a ter 12GB de memória - mas pelo lado bom, pelo menos neste jogo, a inferiorização apenas é um problema nas cutscenes.

Não vimos o mesmo conteúdo de Rise of the Tomb Raider a 1080p comparado com 4K, por isso será interessante ver como os modos de qualidade e performance do estúdio se comparam com o que vemos aqui. Esta não é uma experiência nativa a 4K, mas os bens existentes sugerem que oferece uma grande melhoria na resolução sobre o conteúdo visto na Xbox One - que é fantástico a 1080p. Tendo em conta que o que vemos aqui vem de uma caixa que custa €399, é impressionante tendo em conta o alto calibre do equipamento necessário para ter uma experiência 4K equivalente no PC.

Ficamos impressionados com o que vimos de Rise of the Tomb Raider no PC, e este modo de resolução superior na PS4 Pro está com bom aspecto. Tendo em conta as outras opções PS4 Pro prometidas pelo estúdio, estamos ansiosos por as testas quando tivermos uma PS4 Pro.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.861
Reações
38.239
Pontos
1.839
:klol

Que belezinha. Bora comprar TV 4K com HDR de R$ 5.000 pra jogar isso ae hein galera. :klolz

tqGr0VY.png
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.764
Reações
39.258
Pontos
1.094
Eu queria a comparação com o modo 1080p com os gráficos melhorados, mas obviamente eles não tem acesso a isso ainda.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.779
Pontos
554
:klol

Que belezinha. Bora comprar TV 4K com HDR de R$ 5.000 pra jogar isso ae hein galera. :klolz

tqGr0VY.png

TV 4K HDR + PS4 PRO + cabo climatizado da Uz games.

Tudo day one aqui:rox

Mas se ficar ruim, sem problema, logo sai o sucessor do PS4 PRO, aí, é só ir de day one de novo e tudo se resolve:brbr
 

Digital STRIDER

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
528
Reações
68
Pontos
749
Pelo jeito a qualidade alcançada pelo PS4Pro está surpreendendo, já que para alcançar a mesma qualidade ou melhor no PC precisa de uma configuração bem mais cara. Para quem tem ou pretende pegar uma TV 4k, é a melhor escolha a se fazer entre os modelos de PS4.
 

The Trooper

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
12.109
Reações
9.628
Pontos
1.554
PS4 Pro só vale por causa da performance melhorada, porque de resto...

Aliás, espero mesmo que a performance de um jogo 1080p fique realmente boa, bem melhor que no PS4, porque senão não dá nem pra cogitar pegar um Pro.
 


marcoseltermann

Lenda da internet
Mensagens
35.227
Reações
13.226
Pontos
1.704
nego ainda achando que o Pro vai fazer 4k nativos em jogos como esse?
ah já apareceu um...

e conveniente deixar passar essa parte

"Tendo em conta que o que vemos aqui vem de uma caixa que custa €399, é impressionante tendo em conta o alto calibre do equipamento necessário para ter uma experiência 4K equivalente no PC."

é isso ai, zuera never ends
 

marcoseltermann

Lenda da internet
Mensagens
35.227
Reações
13.226
Pontos
1.704
só ia pegar um se realmente a diferença for boa em outras configurações como 1080p frente ao do PS4 fat
afinal não tenho 4k e nem hdr mesmo
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.297
Reações
11.797
Pontos
1.654
Eu ainda acho exagero um SO de consoles consumir 3 GB. Se tivesse 7 GB livres para jogos, no mínimo, mitigava bem essa limitação.

Texturas em alta definição (imagine texturas 4k ou superiores) consomem memória não tem jeito.
 

marcoseltermann

Lenda da internet
Mensagens
35.227
Reações
13.226
Pontos
1.704
Texturas em alta definição (imagine texturas 4k ou superiores) consomem memória não tem jeito.
o que me espanta é nego acreditar que Pro vai fazer 4k nativos em jogos como esse, mesmo que a engine seja gpu bound
não tem hardware pra isso
ai vem com piadinhas
po ai é foda, nego se faz de tolo a toa.
Vale lembrar também que Cerny em nenhum momento fala que o Pro faz nativamente as paradas, e sim um upscale. Bom, o negócio é hatear mesmo :klol
 

Salaminho

Bam-bam-bam
Mensagens
3.539
Reações
6.245
Pontos
339
O meu medo é começarem a cagar as versões de Ps4 normal(mais ainda do que algumas que já saíram cagadas),pra tornar a compra do PRO mais chamativa, porque eles sabem que a maioria dos donos de ps4 normal(que é a maior parte do mercado gamer atualmente) tem condições de bancar o upgrade pro PRO.

Vamos torcer que no PRO realmente só venha melhorias pra deixar o jogo mais bonito e não melhorias pra deixar o jogo jogável em relação ao ps4 normal.
 

tintiN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.806
Reações
35.675
Pontos
574
Gostei das impressões gerais, ainda mais levando em conta que esse é um jogo pesadíssimo até mesmo em PCs high-end.

Pelo visto a Digital Foundry ficou bem impressionada com a versão do PS4 Pro, bom sinal!
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
o que me espanta é nego acreditar que Pro vai fazer 4k nativos em jogos como esse, mesmo que a engine seja gpu bound
não tem hardware pra isso
ai vem com piadinhas
po ai é foda, nego se faz de tolo a toa.
Vale lembrar também que Cerny em nenhum momento fala que o Pro faz nativamente as paradas, e sim um upscale. Bom, o negócio é hatear mesmo :klol

Se o console não faz 4K então qual o motivo de lançar ? Já que a Sony "gentilmente" recomenda TV de 4K com HDR para ele...
 

tintiN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.806
Reações
35.675
Pontos
574
Se o console não faz 4K então qual o motivo de lançar ? Já que a Sony "gentilmente" recomenda TV de 4K com HDR para ele...
Ué, mas compra quem quer.

PS3 e Xbox 360 também não fazem 1080p, mas todo mundo comprou tvs 1080p pra eles hehe
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
o que me espanta é nego acreditar que Pro vai fazer 4k nativos em jogos como esse, mesmo que a engine seja gpu bound
não tem hardware pra isso
ai vem com piadinhas
po ai é foda, nego se faz de tolo a toa.
Vale lembrar também que Cerny em nenhum momento fala que o Pro faz nativamente as paradas, e sim um upscale. Bom, o negócio é hatear mesmo :klol
foi bem esclarecido que foi upscaling

q não teve nada nativo. Quem exatamente está clamando aos quatro cantos que será 4K nativo? Não to entendendo esses seres invisíveis

nesse tomb raider aí nem para os padrões PS4 ta bonito essas texturas lavadas.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Estou cagando pra esse console. Jogando rise of tomb raider 1080p60 no PC é tudo que eu quero pelos próximos 2 anos.
 

tintiN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.806
Reações
35.675
Pontos
574
nesse tomb raider aí nem para os padrões PS4 ta bonito essas texturas lavadas.
Naquela foto que postaram, nem as texturas da versão PC Very High prestam!

E ainda diziam que esse jogo ia bater de frente com o Uncharted 4 em gráfico hahahaha
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
aumento de resolução sem aumentar as texturas só serve para reduzir o aliasing. É tipo jogar half life 2 hoje em 4k, jogo que normalmente foi pensado para 1280 x 1024 (e olhe lá). Na prática é a mesma coisa que socar um AA 4x, todo o resto fica a mesma coisa.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.736
Pontos
709
Tendo em conta que o que vemos aqui vem de uma caixa que custa €399, é impressionante tendo em conta o alto calibre do equipamento necessário para ter uma experiência 4K equivalente no PC.

Legal que falam que "PC que faz 4k é caro" e blablabla. E PC que faz upscale tosco pra 4k? Não é um custo-benefício maior ainda que essa piada aí?
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Legal que falam que "PC que faz 4k é caro" e blablabla. E PC que faz upscale tosco pra 4k? Não é um custo-benefício maior ainda que essa piada aí?

Também não entendi a afirmação, querem comparar o preço de um hardware que faz upscaling com outro que roda nativamente? Totalmente sem sentido.
Seguindo esse raciocínio é melhor pegar o Xbox One S que custa U$300 e faz upscaling 4K.
Se essa moda do upscaling pegar tenho certeza que em pouco tempo teremos essa opção no PC através de uma atualização nos drives da Nvidia e AMD.
Eu to por fora se já fazem isso atualmente.
 

Prinze

Bam-bam-bam
Mensagens
6.846
Reações
1.800
Pontos
324
Um dos melhores jogos que joguei ano passado!!!

Recomendo para aqueles que ainda não jogaram!!
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.058
Pontos
2.419
Nenhuma surpresa, jogar no PS4 Pro em 1080p vai ser muito mais negócio do que 4K. Do que adianta resolução mais alta se a IQ tem que ser reduzida?

Prefiro os 1080p mesmo com gráficos incrementados e melhor frame rate.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.472
Reações
59.757
Pontos
1.724
Não entendo esse game em nenhuma plataforma, não tem cara de next gen e exige demais.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.058
Pontos
2.419
Não entendo esse game em nenhuma plataforma, não tem cara de next gen e exige demais.

Vou discordar de você, talvez o jogo seja meio irregular em termos visuais, mas tem partes muito bonitas, em um todo me parece um dos jogos mais belos do XOne.

Agora talvez seja mal otimizado para o PC ficando muito pesado.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.893
Reações
130.519
Pontos
2.274
Comprem, comprem muita TV 4k.
.
Quando eu trocar na proxima gem, quero pagar 2k e pouco em uma de 60 :klolz
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.472
Reações
59.757
Pontos
1.724
Vou discordar de você, talvez o jogo seja meio irregular em termos visuais, mas tem partes muito bonitas, em um todo me parece um dos jogos mais belos do XOne.

Agora talvez seja mal otimizado para o PC ficando muito pesado.
Não acho o jogo feio, só acho que ele exige muito pelo que entrega em termos de visual. Mas também não joguei ele todo, só as primeiras 3 horas no One de um amigo.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.861
Reações
38.239
Pontos
1.839
Nenhuma surpresa, jogar no PS4 Pro em 1080p vai ser muito mais negócio do que 4K. Do que adianta resolução mais alta se a IQ tem que ser reduzida?

Prefiro os 1080p mesmo com gráficos incrementados e melhor frame rate.
O pior é que depende de uma série de fatores até mesmo para isso acontecer... temos que ver se vai realmente ter alguma melhora!
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.173
Pontos
2.599
Acho que estão queimando etapas querendo forçar esse 4K. Já que colocaram na cabeça essa ideia fixa de lançar outro hardware, deveria ser apenas fazer rodar 1080p60fps com tudo o que se tem direito. 4K é para outra etapa, até porque mesmo nos PCs ainda falta para chegar no mainstream.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Isso porque nem falaram da falta de tesselação da versão PS4Pro
 
Topo Fundo