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Rise of the Tomb Raider - Saudades de Uncharted ?

Azeon

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Rise of the Tomb Raider - Análise
Rise-of-the-Tomb-Raider-04-HD.png


Onde Joguei:
PC

Introdução:

ROTR é uma continuação do Reboot que a série recebeu lá em 2013, modernizando a jogabilidade, personagem e história.
Em Rise o objetivo é que a Lara consiga honrar o nome Croft pois o pai dela foi "humilhado" por acreditar em mitos e lendas antigas sobre um profeta imortal.

Assim como o jogo de 2013 este jogo lembra e muito qualquer jogo da série Uncharted, a estrutura de ambos é idêntica.


Gráficos:
ROTR tem gráficos excelentes para o ano de 2015, ficando apenas a crítica da otimização do jogo que não é a das melhores, no DX12 é comum o jogo dar umas congeladas.
Temos pouquíssimos personagens no jogo mas todos são bem feitos e apesar de todos terem expressões bem reais as vezes parece que a Lara aplicou muito botox no rosto, você sente a expressão dela na voz mas no rosto não transparece tanto.

O jogo conta com diferentes cenários, neve, floresta, instalações e claro, as tumbas. Os cenários de neve e floresta são bem únicos e as diferenças entre eles são bem evidentes, já as instalações/construções o que é bem óbvio sendo que a maioria são militares, então faz sentido porém as tumbas são bem genéricas e justamente o que era para ser o ponto mais alto do jogo eu achei fraquíssimo, enquanto a primeira tumba do jogo é um navio na vertical o resto são cavernas/corredores que chegam em uma área grande com apenas um puzzle para ser resolvido, além da recompensa ser bem fraca.

Áudio/Música:
O som ambiente do jogo é excelente, ainda mais se jogado em 5.1, os efeitos da neve convencem muito e passam até uma sensação de frio, as músicas são sóbrias e poderiam ser enjoativas se o jogo fosse mais longo.
Eu não posso falar muito do som das armas porque nunca ouvi uma sendo disparada ao vivo, nem arco e flecha nem qualquer arma de fogo mas estão a par como qualquer outro jogo do estilo.
Jogabilidade/Gameplay:
Repararam que eu coloquei no título : Saudades de Uncharted ? Pois é, assim como o próprio Uncharted bebeu da fonte da série clássica de TR e deu uma evoluída a nova série TR bebe totalmente da fonte de Uncharted, contando com algumas mecânicas diferentes e interessantes como os vários tipos de flecha do arco, porém muitas outras coisas são iguais, eu honestamente não lembro quando o Uncharted recebeu a mecânica da faquinha na parede mas aqui a Lara usa machados de escalada que aliás são 2 e muito mais convincente que apenas uma faquinha mas a mecânica é exatamente a mesma! Já na exploração o jogo conta com um sistema chamado instinto de sobrevivência que te mostra os objetivos, colecionáveis e itens/objetos que podem ser interagidos (pode ser desabilitado para maior imersão), o gunplay é eficiente e segue a mesma mecânica de cover/shoot.

Apesar de Tomb Raider ser bem parecido com a série Uncharted ele também tem suas diferenças, mas nem de longe eu acho que são jogos únicos e não recomendaria alguém jogar Tomb Raider logo após zerar um Uncharted e vice-versa, é 95% mais do mesmo, acho que as duas maiores diferença de Uncharted para Tomb Raider é que desde o Reboot o TR passou a trazer pequenas áreas abertas para serem exploradas até o final do jogo, limitando o acesso a algumas partes por falta de equipamentos necessários e a evolução dos equipamentos através de recursos coletados durante o jogo.


História:
Bom se a jogabilidade é praticamente 95% de Uncharted o que podemos dizer da história ? É 97% de Uncharted ? Bom eu não joguei os clássicos da série Tomb Raider porque achava a jogabilidade horrível então não sei dizer quem inventou essa estrutura de história :
1 - Alguém descobre/estuda artefato antigo de cidade perdida mas é caçoado.
2 - Protagonista vai atrás para conferir se é verdade.
3 - Vilão malvadão deixa o protagonista vivo e segue os passos dele.

É impressionante como as histórias são bem parecidas mesmo, com a diferença que Uncharted é mais galhofa enquanto Tomb Raider se leva mais a sério (o que não é vantagem alguma), até a sequência das coisas é muito próxima em relação aos inimigos, eles começam sem capacete, depois passam a ter capacete e armadura e no final tiro na cabeça já não resolve mais.

A Lara tem carisma mas os vilões são completamente desprezíveis, a história é clichê total.

Conclusão:

Rise of Tomb Raider é um jogo que deve ser apreciado sem compromissos ou expectativas, é um jogo competente que te deixará entretido por umas 10~12 horas se você quiser apenas zerar e umas 30 horas se quiser coletar tudo, para mim a maior falha de ROTR é que suas tumbas são bem genéricas e os puzzles não tem nada de espetacular e a segunda maior falha é justamente onde Uncharted erra tanto : Level Design, o jogo erra nos mesmos aspectos colocando inimigos em locais e situações completamente absurdas só para dar uma aumentada bem artificial na dificuldade o jogo poderia ter muito menos combate e mais puzzles/exploração.


Não recomendo pagar preço cheio, esse é o tipo de jogo que se compra em uma promoção de 50% ou mais.

Nota: 6/10
 

Lokoabreuva

Larva
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Eu achava esses jogos do Tomb Raider uma porcaria no PS1, jogabilidade extremamente travada, o jogo era vazio e mórbido, eu achava toda a ambientação dele excessivamente fúnebre e depressiva, e a Lara era feia e tinha um visual super brega. Hoje mais de dez anos depois peguei o Rise Of Tomb Raider no Xbox One pelo gamepass e foi o melhor jogo q já joguei na minha vida, o jogo parece uma mistura de Shooter em terceira pessoa Over The Shoulder como Resident Evil com Racknslash como Prince Of Persia, alem dos elementos de plataforma e RPG que ficaram na medida certa. A Lara agora é linda, tem personalidade, parece uma ninja da selva e ainda tem a voz da Capitã Marvel! Foi a melhor experiência que tive com videogame em toda a vida, e eu peguei até a época do super nintendo, já joguei muita coisa, mas o Rise Of Tomb Raider ocupa o topo do meu coração, jogo mais espetacular da face da terra, estou ansioso pra jogar agora o Shadow Of Tomb Raider e tomar esse posto dele. Estou esperando o momento certo pra ir jogar porque tenho certeza q será a experiência definitiva com jogos da minha vida.
 

brturbo300

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Eu achava esses jogos do Tomb Raider uma porcaria no PS1, jogabilidade extremamente travada, o jogo era vazio e mórbido, eu achava toda a ambientação dele excessivamente fúnebre e depressiva, e a Lara era feia e tinha um visual super brega. Hoje mais de dez anos depois peguei o Rise Of Tomb Raider no Xbox One pelo gamepass e foi o melhor jogo q já joguei na minha vida, o jogo parece uma mistura de Shooter em terceira pessoa Over The Shoulder como Resident Evil com Racknslash como Prince Of Persia, alem dos elementos de plataforma e RPG que ficaram na medida certa. A Lara agora é linda, tem personalidade, parece uma ninja da selva e ainda tem a voz da Capitã Marvel! Foi a melhor experiência que tive com videogame em toda a vida, e eu peguei até a época do super nintendo, já joguei muita coisa, mas o Rise Of Tomb Raider ocupa o topo do meu coração, jogo mais espetacular da face da terra, estou ansioso pra jogar agora o Shadow Of Tomb Raider e tomar esse posto dele. Estou esperando o momento certo pra ir jogar porque tenho certeza q será a experiência definitiva com jogos da minha vida.

Eu gostei bem mais do Rise, e isso que já fui com expectativa baixa para o Shadow, pelas análises que li - não que o jogo seja ruim, mas por ser considerado o pior da série. Aproveitei uma promoção na Steam e comprei, zerei já deve fazer uma semana, desinstalei sem ao menos terminar todas as "tumbas".

Quanto à voz da Lara, a atriz é a Camilla Luddington, que faz (ou fazia) Grey's Anatomy.
 

Alexandre Cube

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O primeiro TR jogo até hoje e ainda não enjoei, (lembro de ter comentado isso em um tópico aqui), já o Rise fui forçado a terminar, achei ele muito repetitivo, cenários que PARA MIM, ficaram piores que o primeiro, comprei e depois me arrependi, enfim, estou querendo jogar o Shadow agora para ver como ficou, infelizmente não tenho mais console atual, dependo de outras pessoas...
Mais um dia eu jogo ele e tiro minhas comclusões.

Abraços
 

brturbo300

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O primeiro TR jogo até hoje e ainda não enjoei, (lembro de ter comentado isso em um tópico aqui), já o Rise fui forçado a terminar, achei ele muito repetitivo, cenários que PARA MIM, ficaram piores que o primeiro, comprei e depois me arrependi, enfim, estou querendo jogar o Shadow agora para ver como ficou, infelizmente não tenho mais console atual, dependo de outras pessoas...
Mais um dia eu jogo ele e tiro minhas comclusões.

Abraços

O primeiro TR pra mim é o melhor disparado. Gostei do Rise tb, mas nem perto do que gostei do primeiro.

Sobre o Rise, não entendi uma coisa no enredo:

Por que o Jacob não perdeu a consciência humana quando virou imortal, igual ao que aconteceu com o exército? eles parecem que perderam o lado humano quando se tornaram imortais, parecem mais seres animalescos, pelo menos foi a impressão que tive.
 

Alexandre Cube

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O primeiro TR pra mim é o melhor disparado. Gostei do Rise tb, mas nem perto do que gostei do primeiro.

Sobre o Rise, não entendi uma coisa no enredo:

Por que o Jacob não perdeu a consciência humana quando virou imortal, igual ao que aconteceu com o exército? eles parecem que perderam o lado humano quando se tornaram imortais, parecem mais seres animalescos, pelo menos foi a impressão que tive.

Cara, para te falar a verdade, joguei ele no automático, não fui atrás de história nem nada. kkkkkkkk
Ele me desmotivou completamente.

Abraços
 


joao perreira

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Poxa! Eu adorei tanto o 1 Reboot que achei que superou a série Uncharted
Ainda mais pelo design das fases não serem tanto lineares quanto na saga da Sony
Só pecou na dificuldade que mesmo no Hard foi fácil demais
E os personagens genéricos
De resto achei bem melhor
Principalmente os puzzles
Fui jogar o Rise no mendigo pass e saiu do catalogo, mesmo tendo já baixado não permiti jogar :kcry
vou tentar jogar algum destes: shadow ou rise e ver se continuo fã ou desisto
 

Azeon

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Por que o Jacob não perdeu a consciência humana quando virou imortal, igual ao que aconteceu com o exército? eles parecem que perderam o lado humano quando se tornaram imortais, parecem mais seres animalescos, pelo menos foi a impressão que tive.

O Jacob era o profeta e até onde entendi ele não tinha morrido quando virou imortal, já os Deathless Ones eram soldados mortos que foram revividos para proteger o artefato, pelo menos foi o que eu entendi da história.
 

Azeon

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Pra mim só estava faltando o Shadow of the TR, mas consegui zerar de graça na PSNow recentemente.

A principal diferença entre essa trilogia TR e Uncharted é que as aventuras da Lara ainda não conseguiram passar da barreira do "apenas um bom jogo".

São tantas outras lições que poderiam aprender com Uncharted:

1) Mais variedade de cenários: cada jogo foca muito em apenas 1 lugar;

2) Gunplay melhor e mais polido como no U4 que atingiu a perfeição nisso;

3) Design de encontros com inimigos mais trabalhados. É muito satisfatório platinar um U4 e ter que passar aqueles trechos em stealth ou elimar uma sequência de inimigos de determinada forma;

4) Set pieces melhores;

5) Personagens mais carismáticos. Acho que o Sully sozinho tem mais carisma que os poucos personagens de TR. Até a Chloe no Lost Legacy tem mais personalidade que a Lara. Sabe aquele final com chave de ouro que foi a despedida do Nathan Drake, olhando para aquela foto e lembrando das aventuras com Elena, Sully e os demais, ao som do tema da série? Pois é, esse tipo de final seria IMPOSSÍVEL para essa Lara;

Eu gostei dessa trilogia TR, mas acho que até um Lost Legacy é melhor.

Eu não quis fazer um review muito longo porque sei que não tem muita audiência e é um jogo mais velho...

Mas vamos lá :

1 - Sim, o jogo começa num pedaço que se "arrasta" por um tempo, depois quando chega a segunda parte o jogo te coloca numa sensação de urgência, ficar voltando pro início daquele ponto pra ficar abrindo portas e outras coisas ia ficar bem zoado para mim, tiraria toda a imersão do jogo, então quando chegou naquele ponto eu decidi que não ia voltar mais... Imagina os inimigos invadindo o lugar e você voltando para explorar tumbas... Acho que isso quebra demais o ritmo do jogo e é desnecessário;

2 - Cara, honestamente eu acho a mesma coisa, não vejo diferença nenhuma entre o gunplay do Uncharted e do TR, eu prefiro o do Tomb Raider por causa do arco e flecha.

3 - Também acho a mesma coisa nos dois jogos, no TR também tem esse lance de matar em uma sequência correta se quiser continuar no Stealth.

4 - O que seriam set pieces melhores ?

5 - Sim qualquer personagem da série Uncharted é mais carismático que praticamente todos de TR, exceto a Lara, eu gosto da Lara e gostei do que fizeram com ela mas todo o resto é completamente descartável, aquele Jonah e nada é a mesma coisa, os vilões então parece filme dos anos 80, unidimensionais com 0 carisma, se o jogo fosse só uma exploração sem o vilão e ao invés de ficar enfrentando soldadinhos ela enfrentasse os locais eu acho que seria MUITO mais interessante.

A diferença é que como Uncarted é mais comédia então é mais fácil também ter carisma e tal, como TR se leva mais a sério não da pra ter tanto personagem galhofa que fica estranho.
 

brturbo300

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Poxa! Eu adorei tanto o 1 Reboot que achei que superou a série Uncharted
Ainda mais pelo design das fases não serem tanto lineares quanto na saga da Sony
Só pecou na dificuldade que mesmo no Hard foi fácil demais
E os personagens genéricos
De resto achei bem melhor
Principalmente os puzzles
Fui jogar o Rise no mendigo pass e saiu do catalogo, mesmo tendo já baixado não permiti jogar :kcry
vou tentar jogar algum destes: shadow ou rise e ver se continuo fã ou desisto

Além de jogar no hard, já tentou não upar armas e habilidades? é um desafio a mais.

O Jacob era o profeta e até onde entendi ele não tinha morrido quando virou imortal, já os Deathless Ones eram soldados mortos que foram revividos para proteger o artefato, pelo menos foi o que eu entendi da história.

Hmmm pode ser, talvez eu não tenha me antenado nesse detalhe. Vou procurar algum wiki de TR pra ver se diz algo sobre.
 

Sr. Anonymous

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Eu achava esses jogos do Tomb Raider uma porcaria no PS1, jogabilidade extremamente travada, o jogo era vazio e mórbido, eu achava toda a ambientação dele excessivamente fúnebre e depressiva, e a Lara era feia e tinha um visual super brega. Hoje mais de dez anos depois peguei o Rise Of Tomb Raider no Xbox One pelo gamepass e foi o melhor jogo q já joguei na minha vida, o jogo parece uma mistura de Shooter em terceira pessoa Over The Shoulder como Resident Evil com Racknslash como Prince Of Persia, alem dos elementos de plataforma e RPG que ficaram na medida certa. A Lara agora é linda, tem personalidade, parece uma ninja da selva e ainda tem a voz da Capitã Marvel! Foi a melhor experiência que tive com videogame em toda a vida, e eu peguei até a época do super nintendo, já joguei muita coisa, mas o Rise Of Tomb Raider ocupa o topo do meu coração, jogo mais espetacular da face da terra, estou ansioso pra jogar agora o Shadow Of Tomb Raider e tomar esse posto dele. Estou esperando o momento certo pra ir jogar porque tenho certeza q será a experiência definitiva com jogos da minha vida.

Já jogou Uncharted?
 

LuxEtUmbra0

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Não cheguei a terminar nenhum da série nova. Porém não é comparável os TR antigos com Uncharted. Ambas propostas são diferentes. TR clássico prima pela exploração de cenários grandiosos e muito platforming. Uncharted joguei (sem terminar) apenas o do Vita, o Golden Abyss. A proposta do que vi no jogo do Vita e segundo a própria Amy Hennig fala em entrevista é ter um approach cinematográfico. A dificuldade está nas sequências de tiros, e elementos de platforming são triviais e simples, muito diferente de encarar os desafios dos TR clássicos.
Um é melhor que outro? Sei lá, não vejo como séries comparáveis e sim mais gosto pessoal de cada um com os elementos encontrados nestes jogos. Talvez apenas os mais novos TR e Uncharted sejam de certa forma comparáveis. Se comparar as duas séries, Uncharted (5 jogos acho) e TR anteriores ao reboot (8 jogos + remake do primeiro) são jogos que focam em elementos diferentes. Eu como sempre curti platformers, adoro os TR clássicos. O Anniverary, que é um remake reimaginado do primeiro jogo da série TR, acho um dos melhores jogos do gênero juntamente com Tomb Raider III, mas este último é um jogo com desafio acima da média. Enormes locais a explorar, muitas vezes com raros inimigos, e armadilhas e sequências de platforming direto.

Enredo sempre não foi lá grande coisa. Algum artefato que Lara/Drake parecem estar atrás, e mais gente também, etc.
 
Ultima Edição:

leandromede

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Eu joguei todos, o primeiro foi bom mas eu quase não lembro o que acontece, o Rise eu achei melhor mas preciso revisitar o primeiro.
O Shadow pra mim é o pior, estava extremamente saturado da essência do jogo que é um verdadeiro show de coleta, a história pra mim também é bem fraca, os gráficos são excelentes em algumas partes e péssimo em outras, mesmo assim eu lembro que fiz mais de 90% mas assim que passou os créditos deletei do hd sem dó.
 

Radamanthys Wyvern

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Lembro que joguei e achei bem chatinho, eu tinha amado o reboot, mas esse Rise eu não tinha curtido, fora que achei saturado demais ter tanta neve e a história ser boba demais.

E o Shadow é tão fraco assim como falam? Tava querendo jogar, mas parece ser o que mais metem o pau da série. =/
 

#0352@

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Se achou o Rise mediano pra ruim, nem jogue o Shadow, por que tirando os gráficos, o jogo é monótono pra cacete.
Zerei ele na marra, pq não aguentava mais.
 

Aldi

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A ultima trilogia da TR é fodastica, não tem unchato que chegue aos pés.

Pior é a imbecilidade da galera criticando um jogo de exploração e plataforma, só pq ele é exploração e plataforma, eiuaheuiahuiea!
 

Azeon

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Se achou o Rise mediano pra ruim, nem jogue o Shadow, por que tirando os gráficos, o jogo é monótono pra cacete.
Zerei ele na marra, pq não aguentava mais.

Joguei umas 2 horas de Shadow e dropei porque não gosto de ficar jogando jogos iguais em sequência, mas o pouco que joguei achei muito superior ao Rise, princpalmente pelo lance de Stealth.
 

#0352@

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Joguei umas 2 horas de Shadow e dropei porque não gosto de ficar jogando jogos iguais em sequência, mas o pouco que joguei achei muito superior ao Rise, princpalmente pelo lance de Stealth.
Achei ele um simulador de caminhada de tão chato.
O primeiro e segundo são melhores para mim e para a maioria tb, o que quer dizer que o problema não sou eu.
E tomara que os próximos não sigam o caminho desse shadow, pois será os tombs que não comprarei.
 

Sr. Anonymous

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Nas minhas férias estou planejando testar o PS Now e jogar Spidrmanu, Control e Shadow of the Tomb Raider... Pelo visto vou focar só no Spider e no Control mesmo. Se der tempo o jogo outro.
 

mshonorato

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O primeiro TR jogo até hoje e ainda não enjoei, (lembro de ter comentado isso em um tópico aqui), já o Rise fui forçado a terminar, achei ele muito repetitivo, cenários que PARA MIM, ficaram piores que o primeiro, comprei e depois me arrependi, enfim, estou querendo jogar o Shadow agora para ver como ficou, infelizmente não tenho mais console atual, dependo de outras pessoas...
Mais um dia eu jogo ele e tiro minhas comclusões.

Abraços

Tomb Raider 1 eu finalizei umas 4 ou 5 vezes e to sempre pensando em jogar novamente, amo aquela história e cenário...
 

Felipe1459

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o primeiro da trilogia foi o meu primeiro TR, achei demais, um dos meus jogos favoritos de todos os tempos. não pude jogar o rise logo em seguida pelas limitações do meu pc.
quando finalmente joguei, gostei de início mas achei a parte de coleta muito exagerada e as missões das dlc me broxaram totalmente. fiz os 100% a contra gosto.
só vou pegar o shadow quando este estiver no preço que paguei pelos anteriores, com isso ganho tempo pra esquecer as experiências ruins que o rise me trouxe.
 
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