O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Rodar jogos no Ps2 via cartão SD

AfonsoNilzer

Novato
Mensagens
21
Reações
58
Pontos
13
Galera eu comprei um Ps2 e tava pesquisando sobre instalar o Hd nele e tals, de repente me deparo com um vídeo de um cara usando alguns adaptadores pra rodar os jogos via cartão SD. Então gostaria de saber se alguém daqui do fórum já fez isso, pq aparentemente parece ser melhor do que ficar comprando Hds Sata ou Ide, além de ser mais prático na hora de passar os jogos pro console.
O vídeo:
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Acredito que deva ter alguma perda de velocidade de leitura nessa gambiarra
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.798
Reações
6.839
Pontos
694

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Já brinquei com isso anos atrás, apenas para fins de experimentalismos, na época usei um adaptador IDE-SD bem diferente, mas fazia a mesma coisa. Também já fiz experimentações com CF Card, infelizmente perdi as fotos, esse referido adaptador eu o acabei por danificá-lo após outras experimentações no Dreamcast :p

Na verdade esse sistema pode até reduzir um pouco o tempo de acesso inicial, já que dispositivos de estado sólido não possuem partes mecânicas como os HDs tradicionais, então o seek time pode ser menor dependendo do caso, embora nada substancial. Porém isso depende do adaptador, pois de qualquer maneira haverá um circuito no meio e este poderá possuir um tempo considerável de latência e isso pode afetar certos jogos junto ao OPL, exigindo ajustar o modo DMA para um menor valor.

Outro problema é que esses adaptadores costumam não ser plenamente compatíveis com SD Cards maiores de 64GB, e como sabemos, 64GB é pouco para PS2, a não ser que não importe-se em usar vários SD Card para os jogos.

Para fazer esse mod usando o adaptador do vídeo, também é preciso um adaptador IDE 44 para 40 pinos como esse:
AA25IDE35_main1.png

Alternativamente é possível usar um extensor para SD Card de modo a ter o slot na parte frontal do PS2, evitando assim ter de ficar retirando o NA do PS2 para ter acesso ao SD Card:
-font-b-SD-b-font-font-b-card-b-font-to-font-b-SD-b.jpg
 
Ultima Edição:


Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
no meu caso eu comprei um adaptador IDE to SATA e uso um HD de 1 tera samsung, tem que ser aqueles adaptadores que tem como escolher se é master ou slave, funciona por anos e tenho 400 jogos instalados.
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Rodar ISOS no PS2 ou é HDD ou pela rede SMB, o resto é igual tr*v*c0, gambiarra!
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
usa pendrive uai!!!
e usar cartao como vai ser???

Creio que não entendeu a natureza do mod, o sistema proposto usa a mesma interface do IDE no PS2, apenas convertendo para SD Card, a velocidade é a mesma como se estivesse usando HDD, desde que se use o adaptador adequado.
 

Lykanthropos

Bam-bam-bam
Mensagens
6.635
Reações
4.107
Pontos
354
Creio que não entendeu a natureza do mod, o sistema proposto usa a mesma interface do IDE no PS2, apenas convertendo para SD Card, a velocidade é a mesma como se estivesse usando HDD, desde que se use o adaptador adequado.
desculpe, n vi q tinha um video. os bloqueios aqui do trampo n deixam ver e as vezes fica so um espaco em branco.
 

AfonsoNilzer

Novato
Mensagens
21
Reações
58
Pontos
13
Já brinquei com isso anos atrás, apenas para fins de experimentalismos, na época usei um adaptador IDE-SD bem diferente, mas fazia a mesma coisa. Também já fiz experimentações com CF Card, infelizmente perdi as fotos, esse referido adaptador eu o acabei por danificá-lo após outras experimentações no Dreamcast :p

Na verdade esse sistema pode até reduzir um pouco o tempo de acesso inicial, já que dispositivos de estado sólido não possuem partes mecânicas como os HDs tradicionais, então o seek time pode ser menor dependendo do caso, embora nada substancial. Porém isso depende do adaptador, pois de qualquer maneira haverá um circuito no meio e este poderá possuir um tempo considerável de latência e isso pode afetar certos jogos junto ao OPL, exigindo ajustar o modo DMA para um menor valor.

Outro problema é que esses adaptadores costumam não ser plenamente compatíveis com SD Cards maiores de 64GB, e como sabemos, 64GB é pouco para PS2, a não ser que não importe-se em usar vários SD Card para os jogos.

Para fazer esse mod usando o adaptador do vídeo, também é preciso um adaptador IDE 44 para 40 pinos como esse:
file.php

Alternativamente é possível usar um extensor para SD Card de modo a ter o slot na parte frontal do PS2, evitando assim ter de ficar retirando o NA do PS2 para ter acesso ao SD Card:
file.php
Então no caso vc chegou a testar no Ps2 ou só no Dreamcast? Pra mim o fato de ser fácil de remover e colocar os jogos me interessa mais do que espaço de armazenamento, pq gosto de ficar baixando jogos desconhecidos e testando.
Obs: Não consegui ver as imagens que vc postou aqui.
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
mas se rodar com a velocidade do hdd ou próximo é um avanço, pq achar um bom hd ide hoje é meio complicado

Comprei o meu de 160g no ML por 100.00. O lance é testar, se não tiver bad block já era. O outro que usava era um de 80g desde 2005. Mas esse adaptador não deixa de ser uma alternativa boa.
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Interessante e não daria para fazer um corte na lateral do ps2 fat para que o slot do sd fique com a entrada do sd para fora, ai poderia colocar ou remover o mesmo sem precisar retirar o modem.

O que me chamou mais atenção do vídeo foi ele está jogando no ps2 em 1920x1080i sem as famosas tarjas laterais e a imagem estar perfeita, geralmente usando o GSM a imagem fica com certas interferências.
 

Rato Puto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.058
Reações
993
Pontos
563
Quando os SDs cards tiverem uma capacidade maior esse mod terá algum sentido, hoje pode parecer bizarra a ideia mas daqui a alguns anos quando já não for possível achar hds IDE nem usados e os SDs cards baratearem será uma boa ideia.
 

AfonsoNilzer

Novato
Mensagens
21
Reações
58
Pontos
13
Interessante e não daria para fazer um corte na lateral do ps2 fat para que o slot do sd fique com a entrada do sd para fora, ai poderia colocar ou remover o mesmo sem precisar retirar o modem.

O que me chamou mais atenção do vídeo foi ele está jogando no ps2 em 1920x1080i sem as famosas tarjas laterais e a imagem estar perfeita, geralmente usando o GSM a imagem fica com certas interferências.
Vc pode usar um extensor para sd como o Gilberto sugeriu.
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Então no caso vc chegou a testar no Ps2 ou só no Dreamcast? Pra mim o fato de ser fácil de remover e colocar os jogos me interessa mais do que espaço de armazenamento, pq gosto de ficar baixando jogos desconhecidos e testando.
Obs: Não consegui ver as imagens que vc postou aqui.

Sim, obtive êxito no PS2, mas era apenas experimentação mesmo, eu já usava adaptador SATA nessa época, quando começou a onda de mod HDD no Dreamcast fui tentar hackear o adaptador para ele aceitar jumper master/slave (pra funcionar no DC tem de estar em slave) e aí ele foi pro saco, faz parte.

Obs.: Consertei os links das imagens.

Quanto a isso vc pode encontrar no aliexpress NAs versão SATA.

Fuja desses NAs chineses! Eles precisam melhorar muito para serem considerados lixo.
Para HD SATA no PS2 melhor recorrer a mods DIY ou então com o Maxdiypower.

Atualmente estou trabalhando em um mod que terá HDD SATA em conjunto com um adaptador USB embutido no PS2, de modo que seja conectado facilmente no PC, sem precisar remover o NA.
 

AfonsoNilzer

Novato
Mensagens
21
Reações
58
Pontos
13
Sim, obtive êxito no PS2, mas era apenas experimentação mesmo, eu já usava adaptador SATA nessa época, quando começou a onda de mod HDD no Dreamcast fui tentar hackear o adaptador para ele aceitar jumper master/slave (pra funcionar no DC tem de estar em slave) e aí ele foi pro saco, faz parte.

Obs.: Consertei os links das imagens.



Fuja desses NAs chineses! Eles precisam melhorar muito para serem considerados lixo.
Para HD SATA no PS2 melhor recorrer a mods DIY ou então com o Maxdiypower.

Atualmente estou trabalhando em um mod que terá HDD SATA em conjunto com um adaptador USB embutido no PS2, de modo que seja conectado facilmente no PC, sem precisar remover o NA.
Muito bom cara, aqui vai algumas perguntas:
1- Quanto a velocidade rodando no SD o jogo funcionava de boa?
2-Tem como passar os jogos pro Hd sem tirar o NA, tipo por rede ou usb?
3- Hds IDE com algum problema, mas que ainda funcionam, são reconhecidos pelo OPL?
 
Ultima Edição:

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
1- Sim, contando que o adaptador seja bom, a velocidade fica a mesma do que usando HD;
2- Sim, por rede, usando programas como HDL Dump;
3- Normalmente sim.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
@Gilberto Moreira
Eu tenho FAT V0 aquele da série SCPH-10000 com entrada PCMCIA.
Existe alguma forma de usar HD nele que não seja aquele oficial da Sony?
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
@Gilberto Moreira
Eu tenho FAT V0 aquele da série SCPH-10000 com entrada PCMCIA.
Existe alguma forma de usar HD nele que não seja aquele oficial da Sony?

Existir até existe, mas pode ser meio difícil, é necessário usar um adaptador PCMCIA com alguma interface convertida. Lembro que o pessoal lá por volta de 2005 conseguia usar um determinado modelo de adaptador PCMCIA com interface Ethernet e daí para um HD externo, mas não faço ideia se tal adaptador existe nos dias de hoje.
De qualquer modo, o OPL é compatível com a interface PCMCIA nesses modelos de PS2.

Recomendaria algum adaptador?

O adaptador que usei na época era bem antigo, não existe mais, pelo que vi boa parte dos adaptadores IDE-SD disponíveis são baseados no mesmo chipset (Sintech) e o cara do vídeo e um outro mod similar que já vi usam adaptadores com esse mesmo chipset.
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Encomendei um desses, chegou esses dias, juntei uns fios aqui e testei a coisa:

DSC03677_zpsw8o7erpe.jpg


DSC03676_zps8fjicbl6.jpg


Esse adaptador é o mesmo do vídeo no primeiro post, usa um chipset Siltechi. A performance é exatamente a mesma que usando HDD. Como eu já previa, devido a um menor seek time o boot via SD Card é ligeiramente mais rápido do que pelo HDD (utilizando FHDB ou HDDOSD). Não testei muita coisa, pois estou apenas com um SD Card de 8GB no momento, mas os jogos rodam da mesma forma como se fosse em HDD.

Evidentemente que o mod ficará mais clean usando conectores padronizados, essa gambi que fiz foi apenas pra testar.

Pretendo implementar esse mod em conjunto com um HDD SATA + adaptador IDE-SATA, obviamente com um sistema de chaveamento. A ideia é ter o sistema principal no HDD e o SD Card ficar para testes rápidos de jogos, homebrews etc, posicionando o socket de SD Card na parte frontal do PS2. Acredito que o limite para esse adaptador seja de 32GB.

Infelizmente não achei o datasheet do chipset, então não sei se é possível habilitar o modo SLAVE :( Isso seria perfeito pra usar no mod G1-ATA no Dreamcast.
 
Topo Fundo