O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Rpg Maker, vale a pena usar? Dá pra criar algo bacana?

Status
Não está aberto para novas respostas.

Vaynard

Lenda da internet
Reações
59.979
Pontos
2.164
Tenho umas idéias na cabeça e vou usar essa época de férias pra tentar colocar um pouco delas em prática. Mas sou leigo em programação(conheço pouco de C só) e a última vez que mexi com rpg maker, foi a mais de 10 anos atrás e eu achei meio pobre.

As últimas versões são boas? Vale a pena?
E qual o nome da versão mais atual? Pesquisei aqui e tem um monte, aparentemente é o MV.

JUGULADOR

Lenda da internet
Reações
37.586
Pontos
2.329
Não melhorou muita coisa não... se considerar os jogos feitos nele eu não animaria muito.

Acho que vale a pena vc dar uma olhada no Game Maker... dali sim saem uns jogos bem bacanas e acho que com os scripts certos da até pra montar um RPG legal nele.

EDIT: PArece que o GameMaker tem uma engine dedicada a RPG:

Só passei por cima, mas parece ter download gratuito.

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Reações
9.420
Pontos
1.804
Depende do que você quer criar Vay, para um RPG de turno etc o RPG Maker é muito bom, a ultima versão a MV, ainda bem com o estilo de luta igual a FF de lado como opção, os outros só tem esta possibilidades utilizando scripts.
O interessante do RPG Maker é a comunidade, tem muita coisa bacana que o pessoal criar que da para utilizar nos jogos etc.
Como você não usa o program a muito tempo, provavelmente vai ter que reaprender varias coisas, a interface no geral é igual aos antigos etc.

Porem existe outras ferramentas que comecei a utilizar agora que podem dar uma coisa mais interessante:
"Constructor 2" e o "Game Maker Studio" estou brincando com elas agora, porem o pouco que vi já achei mais interessante que o RPG Maker

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
70.590
Pontos
849
A última versão do RPG Maker ta bem poderosa.

Na verdade essa ferramenta sempre foi muito completa, tudo que era possível de se fazer em RPGs de SNES/GBA dava pra reproduzir nessa engine, o maior problema mesmo era o uso de recursos padrões que dão aquela cara de "RPG Maker" que torna a coisa meio pejorativa, mas se criar todas as artes, cenários, músicas e etc. Acho que usa a linguagem de programação LUA que já da um adiando pra criar umas coisas inéditas.

Não sei como o RPG Maker ta servindo pra exportar um jogo pra todas versões do Windows, Linux, Mac, Android e etc... e a facilidade de resolver algum bug especifico que por ventura surja.

Vaynard

Lenda da internet
Reações
59.979
Pontos
2.164
Nem sabia dessa pasta nova kkkk

Depende do que você quer criar Vay, para um RPG de turno etc o RPG Maker é muito bom, a ultima versão a MV, ainda bem com o estilo de luta igual a FF de lado como opção, os outros só tem esta possibilidades utilizando scripts.
O interessante do RPG Maker é a comunidade, tem muita coisa bacana que o pessoal criar que da para utilizar nos jogos etc.
Como você não usa o program a muito tempo, provavelmente vai ter que reaprender varias coisas, a interface no geral é igual aos antigos etc.

Porem existe outras ferramentas que comecei a utilizar agora que podem dar uma coisa mais interessante:
"Constructor 2" e o "Game Maker Studio" estou brincando com elas agora, porem o pouco que vi já achei mais interessante que o RPG Maker

Na verdade minha ideia seria mais um srpg com um sistema de classes e world map.
Minha ideia é mais pra brincar e criar um pouco de familiaridade, a única ferramenta que eu usei a fundo mesmo foi o editor de mapas de Warcraft 3, eu usei pra caramba aquilo e tive resultados muito bacanas.

JUGULADOR

Lenda da internet
Reações
37.586
Pontos
2.329

Na verdade minha ideia seria mais um srpg com um sistema de classes e world map.
Minha ideia é mais pra brincar e criar um pouco de familiaridade, a única ferramenta que eu usei a fundo mesmo foi o editor de mapas de Warcraft 3, eu usei pra caramba aquilo e tive resultados muito bacanas.
Acho que isso vc conseguirá melhor no GameMaker ou Constructor 2. O RPG Maker é mais focado em fazer JRPGs tradicionais.

Às vezes vc pode até moddar para algum jogo. Já experimentou o kit de modificação do Divinity Original Sin (do original... o Enhanced Edition não tem)?

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Reações
52.589
Pontos
1.453
Quando eu mexia e fazia parte da cena eu lembro que eu tinha um projeto acho que completo de uma conversão do primeiro RE pro Maker XP e era muito bem feito. Muito mesmo. Precisava de poucos acabamentos, a maioria gráficos, mas era genial.

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Reações
9.420
Pontos
1.804

Cara o Jugulador respondeu, é o seguinte no RPG Maker da para criar este tipo de jogo etc, porem não é nativo dele, tu vai ter que procurar script para gerar os SRPG, Maker é basicamnete JRPG tradicional, mais com scripts vc consegue criar outros estilos com a engine até action rpg vc consegue criar, porem tem que colocar a mão na programação. E procurar alguns scripts etc.

O constructor 2 e o game Maker eu estou começando a brincar agora, não sei o nível que da para chegar usando ele, mais acredito que de para criar o SRPG tb, já que ele tem grade, e existe JRPG no gamemaker e constructor.

Bom no geral, sem querer te desanimar e mais para não desistir mesmo, SRPG não é tão simples de criar, independente da engine que vc utilizar, vc vai ter que dar uma pesquisada sobre o assunto etc. Eu estudo criação de jogos por que gosto, tem um pessoal aqui no forum bem ninja no assunto, eu sou apenas um curioso kkkkkk

Vaynard

Lenda da internet
Reações
59.979
Pontos
2.164
Acho que isso vc conseguirá melhor no GameMaker ou Constructor 2. O RPG Maker é mais focado em fazer JRPGs tradicionais.

Às vezes vc pode até moddar para algum jogo. Já experimentou o kit de modificação do Divinity Original Sin (do original... o Enhanced Edition não tem)?

Nunca joguei Divinity. Vou dar uma olhada nesses 2, obrigado! Esse gamemaker parece muito interessante.

E Unity, vale a pena?

Vaynard

Lenda da internet
Reações
59.979
Pontos
2.164
Cara o Jugulador respondeu, é o seguinte no RPG Maker da para criar este tipo de jogo etc, porem não é nativo dele, tu vai ter que procurar script para gerar os SRPG, Maker é basicamnete JRPG tradicional, mais com scripts vc consegue criar outros estilos com a engine até action rpg vc consegue criar, porem tem que colocar a mão na programação. E procurar alguns scripts etc.

O constructor 2 e o game Maker eu estou começando a brincar agora, não sei o nível que da para chegar usando ele, mais acredito que de para criar o SRPG tb, já que ele tem grade, e existe JRPG no gamemaker e constructor.

Bom no geral, sem querer te desanimar e mais para não desistir mesmo, SRPG não é tão simples de criar, independente da engine que vc utilizar, vc vai ter que dar uma pesquisada sobre o assunto etc. Eu estudo criação de jogos por que gosto, tem um pessoal aqui no forum bem ninja no assunto, eu sou apenas um curioso kkkkkk

Obrigado pela resposta hehe
Meu intuito no momento não é criar nada, é mais pra criar afinidade do ambiente e aprender um pouco. Até porque, não tenho a mínima noção de direção de arte e outras coisas.
Acredito que a maior dificuldade é o fator rng e a IA da cpu.

Ultima Edição:

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Reações
9.420
Pontos
1.804
Nunca joguei Divinity. Vou dar uma olhada nesses 2, obrigado! Esse gamemaker parece muito interessante.

E Unity, vale a pena?
Unity? Eu acho uma boa engine, bem foda ela... mais ai já é programação mesmo, tu vai colocar a mão na massa mesmo...

Tipo eu brincando com ela, tava fazendo castlevania SotN, a priemira luta com o dracula, só brincando com ela...

A unity tem uma comunidade muito forte,e vc acha varias coisas dela... mais como falei ela já é no braço mesmo...

old_gamer

Ser evoluído
Reações
98
Pontos
23
Comece por lógica de programação em c
depois que estiver bom, escolha uma linguagem orientada a objetos e estudo pra valer

Feito isso, comece a projetar seu game

Esqueça esse lixo de rpg maker

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
186.467
Pontos
2.234
Movi pra cá porque né
Acho mais fácil ir centralizando aqui, até pra popularizar a pasta

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
186.467
Pontos
2.234
Aliás, tem um tópico justamente de RPG Maker que foi movido pra cá anteriormente por pedido do OP
Vou trancar aqui, acho que lá tem gente pra c***lh0 que pode te ajudar

Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo