O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


RPGs de turno é jogo de nicho? ou Blockbuster?

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.191
Reações
1.715
Pontos
253
Então, particularmente não gosto de RPGs de turnos, mas vejo que é um típico de jogo que faz muito sucesso, temos inúmeros exemplos. Mas essa proposta de jogo é para nichos específicos? ou consideram blockbusters normais de massa?

Eu até já joguei, mas hoje não consigo mais, prefiro jogatinas mais fluídas e com mais liberdade de opções.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Persona e Dragon Quest ainda estão levando o genero nas costas a nivel mundial mas como Dragon Quest XII terá mudanças então acredito que o carro chefe mesmo dos RPGs de turno será Persona mesmo mas não creio q seja de nicho ainda......só que a grande maioria das séries estão migrando para o action rpg mesmo....

Particularmente eu sempre preferi RPGs por turnos.....
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.627
Reações
57.145
Pontos
1.003
Nicho, creio eu. Não é um estilo que eu veja a "massa" curtir, mas nisso eu só posso falar de Brasil. Deve ser um gênero mais popular entre japoneses em geral, graças aos jrpg. Pelo menos todo fã do gênero que vejo pela internet é otaku fã da Sony e/ou Nintendo. Geralmente das duas, e adoram criticar jogos ocidentais. Parecem até uma tribo urbana.

Ainda assim, considero nicho porque é dificil ver um jogo do gênero com orçamento maior ou atingindo vendas absurdas. Geralmente são bem pobres tecnicamente, parecendo jogos de uma ou duas gerações atrás. Fui até olhar as vendas de Persona, por curiosidade, e parece que recentemente a franquia inteira chegou a 15 milhões de unidades vendidas, o que nem é muito. E até jogos que antes eram desse estilo já mudaram, como a franquia Final Fantasy. Até o 7, que é um remake, mudou a gameplay.
 


Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
É de nicho. O último que zerei foi o Ni No Kuni do PS3. Mas eu lembro que eram ótimos games. Ao menos me divertiram na época que zerei eles. Vide os Skies of Arcadia e Grandia 2 do Dreamcast e o Grandia 3 do PS2. Os três me divertiram bastante. Bem mais que o Ni No Kuni do PS3.

Mas agora eu prefiro RPG como os Tales of Vesperia, Xillia 1, 2 e o Berseria. Mas o que gosto neles é que vc continua pegando as batalhas. Isso eu gosto que mantiveram. Vc não chega do nada e vai batendo nos inimigos espalhados pelo mapa. Não chega a ser um RPG Action Americanizado.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.871
Reações
94.877
Pontos
2.179
Virou nicho infelizmente. Mas para mim, um sistema de turnos bem pensado como Octopath Traveller, é insuperável.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.918
Reações
56.899
Pontos
2.164
Acho que já foi de nicho. Hoje, tem maior destaque e tem mais jogos saindo.

Além de Persona e DQ, teve Yakuza, Octopath, Bravely Default 2, tem vários indies saindo também, acho que realmente nicho é strategy, até porque normalmente a dificuldade desse gênero é mais alta, um dos pontos fortes no gênero
 
Ultima Edição:

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.047
Reações
26.318
Pontos
703
Um combate por turnos pode ser mais interessante que esmagar botões aleatoriamente ou apertar 1 botão na hora certa pra contra-atacar igual a série Arkham que o Batman vai deslizando automaticamente igual uma cobra jararaca pelo cenário, de inimigo em inimigo, tudo semiautomático.

Hoje em dia tem muito QTE disfarçado de gameplay livre, com "move assist" e tudo mais. Jogo ocidental principalmente.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Depende de qual turnos.

Se tiver se referindo a parada super mega ultrapassada dos jrpgs sim.
JRPGs como um todo é atrasado em seus sistemas.



Agora os outros não, apenas opção.
Divinity Original SIn 2 tava lá nivel goty.
Baldurs gate 3 ta vindo. Ainda tem civilization, gears tatics, xcom 2, etc.
Fora os vários bem populares para smartphones, até comand and conquer.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.372
Reações
24.189
Pontos
903
Não acho que seja de nicho, ainda é bem comum. Só ver Pokémon e outros rpgs japoneses.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.489
Pontos
2.082
Gêneros não são nicho. Produtos sim.

Da mesma maneira que pode existir FPS de nicho, também pode existir FPS massivamente popular.

Dizer que Dragon Quest, Final Fantasy ou Pokémon são jogos de nicho, é puramente insanidade.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.019
Reações
5.636
Pontos
1.164
Depende, quando eu era jovem eu amava rpg de turno, até rpg tático eu jogava com gosto e curtia cada batalha demorada e chata em turnos, hoje em dia nao consigo de jeito nenhum, o único game que ainda consigo jogar de turno é Pokémon, dos modernos, pois deram uma abreviada na necessidade de se batalhar.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Sistema de combate é irrelevante pro grande público. O que importa é a consciência de marca, os valores de produção e o investimento em marketing.

Vide Dragon Quest. O motivo de vender tanto quanto Pokémon no Japão, mas menos do que Persona no Ocidente, não é o sistema de combate, mas sim a tal consciência de marca, que sobra em terras nipônicas mas é ausente no resto do mundo. Pokémon teria seguido o mesmo caminho se a Nintendo não tivesse caprichado tanto no lançamento internacional da franquia.

Outros RPG de turno vendem de acordo com o tamanho de seus orçamentos. Muitos inclusive superando todas as expectativas, como o próprio Persona 5. Duvido que teria vendido mais se o sistema de combate fosse em tempo real...
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.267
Reações
19.810
Pontos
803
Nicho pra min seria Shoot' em up/Bullet Hell, RPG de turno não são nicho perto de outro gênero mas estão longe popularidade de blockbusters que FPS ou um jogo de esporte consegue, colocaria num meio termo.

Em mobile o que não falta é jogos de turno rpg, que tem milhões e milhões de download e gera bastante receita.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Depende do que você chama de nicho e massa, e também depende do lugar. O que é massa em um país pode ser nicho no outro.

Sempre falaram que era jogo de nicho, mesmo na época do snes e ps1 e mesmo vendendo milhões como FF7. Ainda sim aqui no país era considerado nicho. E massa por aqui sempre foi futebol e fps. Isso não mudou muito de lá pra cá.

Particularmente o meu gênero preferido é o jrpg, não importa o sistema de batalha. Apesar de ainda gostar mais de turno e por isso espero que nunca acabe, quem não gostar é só não comprar já que não faltam jogos de ação por aí.

Até Yakuza entrou na onda e considero um dos melhores jogos que joguei esse ano, ficou muito melhor assim.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Um dos meus jogos preferidos da minha vida, que ainda jogo algumas vezes, é o dofus e o ser gênero consiste ser um MMORPG de turnos. Todavia, acredito que a questão do combate ser de turno não foi a razão de ter gostado do jogo.

Sim, hoje virou um gênero mais de nicho, pelo menos no ocidente. Não sei se no oriente, vulgo Japão, isso seja igual.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.918
Reações
56.899
Pontos
2.164
Nicho pra min seria Shoot' em up/Bullet Hell, RPG de turno não são nicho perto de outro gênero mas estão longe popularidade de blockbusters que FPS ou um jogo de esporte consegue, colocaria num meio termo.

Em mobile o que não falta é jogos de turno rpg, que tem milhões e milhões de download e gera bastante receita.

Concordo com você e acho que existe um certo exagero das pessoas, existe um mar entre mainstream e nicho. Não existe só os 2.

Eu diria que rpg de turno está no meio do caminho. Já teve seus momentos de glória, também já teve seus momentos de baixa, e no momento se estabeleceu com algumas grandes franquias que aparecerão com uma certa frequência, além de remakes, os indies que fazem um trabalho lindo com muitos jogos de qualidade e eventualmente alguma franquia nova.
 

holandeses

Supra-sumo
Mensagens
583
Reações
746
Pontos
193
Podemos dizer que é Nicho no Ocidente, e Block Burster no Japão, mas observo que o género JRPG no geral estar muito mais saudável que Esporte por exemplo pois não têm que analisar não apenas venda de 1 ou 2 games , mas quantidade de games lançados , e têm sidos lançados bastantes games JPRG tanto por turno como JRPG de ação esse ano.
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.813
Reações
8.026
Pontos
1.094
Nicho absurdo.

Infelizmente no geral se tornou tedioso.

Lógico que existem muitos saudosistas que ainda curtem.

Mas pra massa, nego dorme jogando.

Pra mim não dá mais.

Bons tempos de snes e ps1 mesmo. Foi. Acabou.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
618
Reações
537
Pontos
293
Podemos dizer que é Nicho no Ocidente, e Block Burster no Japão, mas observo que o género JRPG no geral estar muito mais saudável que Esporte por exemplo pois não têm que analisar não apenas venda de 1 ou 2 games , mas quantidade de games lançados , e têm sidos lançados bastantes games JPRG tanto por turno como JRPG de ação esse ano.
No Ocidente virou nicho mesmo, mas espero que adotem mais esse gênero, sei que não será como antigamente onde tinha seus dias de glória, mas JRPG's bem feitos ainda fazem um certo sucesso, vide Persona 5, Dragon Quest XI e Yakuza LAD.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.040
Pontos
503
Nicho, coisa grande mesmo só sai de vez enqd como DQ e Persona.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.035
Reações
47.684
Pontos
1.053
Acho que nem um nem outro ainda, mas ta caminhando pra se tornar nicho. Com as mudanças que dragon quest ta implementando, acho que o unico com vendas altas nesse estilo sera o persona e mesmo assim ele nao chega nem perto das vendas de um blockbuster.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.218
Reações
35.420
Pontos
1.053
combate por turno estilo Yakuza LAD pra mim é puro lixo.

combate por turno em isométrico, estilo Dragon Age e XCom, é puro tesão.
 
Topo Fundo