O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Rumor forte: PlayStation 5 terá retrocompatibilidade com todos os seus antecessores

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.589
Reações
8.788
Pontos
764
Uai... PS3 tinha retro com PS1 e PS2, mas cortou a retro no PS2 em disco para forçar as pessoas a comprarem os jogos na PS Store.
No PS4 a negativa de trazer também qualquer tipo de retro ao aparelho, inclusive com declaraçãoes de executivo a respeito. E alias, o PS4 roda jogos de PS2, mas só comprados na PS Store. Poderia muito bem permitir que rodasse em disco.
PS2 tinha retro com PS1, PS3 com PS2.

O único que não teve foi o ps4, o histórico é favorável a retro.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.971
Reações
41.633
Pontos
1.689
Como assim má vontade? O Ps2 era full retro, o Ps3 inicialmente tb depois manteve o Ps1. Só o Ps4 não carregou a retrocompatibilidade pq era uma feature da PsNow e eles não iriam concorrer consigo mesmos.
No PS3 a Sony cortou discaradamente a retro do PS2 para forçar as pessoas comprarem digital. Tanto que se vc pegar um PS3 sem retro, mas com cfw, consegue rodar ISO de PS2 numa boa. Para mim sabe o que é isso? Mau caratismo.
Já no PS4 vc mesmo explicou a canalhice. Não coloca novamente retro a título de venderem um serviço desnecessário para quem já tinha o jogo.

Sé isso não é má vontade, eu não sei o que é então.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
A Arquitetura é a mesma, vai rodar os jogos de PS4 sem grandes dificuldades ao meu ver.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.971
Reações
41.633
Pontos
1.689
PS2 tinha retro com PS1, PS3 com PS2.

O único que não teve foi o ps4, o histórico é favorável a retro.
Pelamordedeus!!! Não leu o que escrevi... a Sony na maior safadeza cortou a retro em disco do PS2 com PS3 só para vender jogos na PSN. Alias, como falei, não cortou, escondeu, pois ainda era possível jogar PS2 no PS3 com custom firmware.

O fato do PS2 e PS3 ainda rodarem jogos de PS1 não muda o fato de que eles estão de extrema má vontade de permitir que as pessoas que compraram seus jogos não conseguem jogar na plataforma atual.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Para mim vai ser retro só com o PS4. E assim mesmo ainda corre o risco de lançarem games requentados(o famoso remaster)de alguns jogos lançados para o PS4. Anotem e depois me cobrem. Viu!!

Não duvido nada vindo da Sony. Tipo ao invés de lançarem um patch como é no Xbox One X em relação ao Xbox One, eles vão lá e lançam o The Last of US2, game do Samurai e afins que só rodam no PS5 falando que nessa versão vc tem 4K Nativos e 60fps. Aff!!

Sendo que era muito mais aceitável e correto lançarem um PATCH e vc usaria a mesma mídia lançado para o PS4.
 


Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Isso seria demais.

Tem alguns jogos que só tem no PS3 que eu queria jogar novamente ou que deixei de jogar.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
No PS3 a Sony cortou discaradamente a retro do PS2 para forçar as pessoas comprarem digital. Tanto que se vc pegar um PS3 sem retro, mas com cfw, consegue rodar ISO de PS2 numa boa. Para mim sabe o que é isso? Mau caratismo.
Já no PS4 vc mesmo explicou a canalhice. Não coloca novamente retro a título de venderem um serviço desnecessário para quem já tinha o jogo.

Sé isso não é má vontade, eu não sei o que é então.
Pelamordedeus!!! Não leu o que escrevi... a Sony na maior safadeza cortou a retro em disco do PS2 com PS3 só para vender jogos na PSN. Alias, como falei, não cortou, escondeu, pois ainda era possível jogar PS2 no PS3 com custom firmware.

O fato do PS2 e PS3 ainda rodarem jogos de PS1 não muda o fato de que eles estão de extrema má vontade de permitir que as pessoas que compraram seus jogos não conseguem jogar na plataforma atual.

Na verdade não é BEM assim, a compatibilidade entre dos jogos se rodar via CFW é menor e alguns possuem bugs ou ficam injogaveis como Need Under 2, apenas as primeiras revisões do PS3 chegavam com parte do hard do PS2 interno, os modelos posteriores apenas emulavam
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Detonando Gueek havia cantado essa possibilidade tem meses já com a análise dessas patentes da Sony...

Para quem não sabe sobre as patentes, a emulação seria feita de uma maneira completamente inédita e diferente do que fazem os emuladores atuais que se instalam em PC por exemplo... Os emuladores atuais pegam as informações do jogo original (que comunicava com o hardware original) e traduzia aquilo em instruções que podem ser entendidas pelo novo hardware e vice versa...

Essas novas patentes indicam que a sony conseguiu (ou está tentando) fazer o hardware emular outro hardware. Ou seja, quando você inciasse o jogo a primeira linha de código seria para identificar qual plataforma aquele jogo corresponde, identificando ela o sistema iria buscar um quadro de instruções referentes ao funcionamento daquela plataforma, ou seja, se fosse um jogo de PS2 as instruções de funcionamento do hardware seriam as instruções do PS2 e o hardware iria passar a funcionar tal qual fosse o hardware de um PS2... ou seja não seria um software que iria traduzir as informações do jogo para o novo hardware, mas sim o próprio hardware passaria a funcionar segundo novas premissas e portanto o jogo rodaria como se fosse nativo daquele sistema.

Se a patente vai conseguir ter sucesso no que se propõe e se vão colocar isso no PS5 caso tenham sucesso (o que acho bem difícil), aí é outra história, mas ficou em aberto...
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.477
Reações
23.067
Pontos
803
Muitos rumores dando conta de que uma das almas umbilicais do ethos do PS5 será a palavra “Legado”.

Aguardem pelo menos pela Boot Intro do PS1 repaginada para a nova era, causando furor em redes sociais. Muitos burburinhos sobre retro até com o PS1 mesmo, esse não foi o primeiro.

Eu espero sinceramente que isso seja verdade. A coisa mais importante pra um videogame é sua Biblioteca Inédita. O console com melhor biblioteca inédita será sempre o melhor, independentemente de outros elementos secundários (como preço e suporte), terciários (como serviços, poder e biblioteca não inédita), quaternários (como detalhes bobos de joystick) ou filigranas tolas e irrelevantes (como contadores de horas, mecanismos de conquistas e outras superficialidades).

Entretanto, a Sony tem, no Top 8 de melhores bibliotecas de todos os tempos, 4 consoles. É muito provável que o PS1 e o PS2 tenham as duas melhores bibliotecas de todos os tempos. Ter acesso a isso tudo seria lindo, embora terciário, mas eu duvido demais. PS4 está de bom tamanho, principalmente pra fins mercadológicos, por fazer-se tender, nessa era de contas online, conquistas e jogos infinitos, a querer manter-se no mesmo ecossistema.

Tendo retro com o PS4 já garante que a grande maioria desses 120 milhões de proprietários do seu quarto Console tendam a permanecer no PS5, além de puxar uma fatia de gamers que foram de Microsoft ou PC nessa geração. Mas é só por isso, porque, ainda assim é, semelhantemente a modo online em games de alma single, algo totalmente secundário.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
A sony precisa fazer tudo para tornar o PS5 cada vez mais atrativo, vai que surge um concorrente né
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.971
Reações
41.633
Pontos
1.689
Na verdade não é BEM assim, a compatibilidade entre dos jogos se rodar via CFW é menor e alguns possuem bugs ou ficam injogaveis como Need Under 2, apenas as primeiras revisões do PS3 chegavam com parte do hard do PS2 interno, os modelos posteriores apenas emulavam
Mas está lá, escondida para aqueles que tem o disco é não podem jogar.
Assim, não quero nem exijo uma compatibilidade de 100%. Seria uma tarefa até desnecessária.

Mas putz, tenho os jogos, comprei eles legitimamente, e quando tenho a chance de joga-los, não posso por uma treta da Sony.
Só para mostrar, tenho Fatal Frame 1, 2 e 3 do PS2 em disco, mas não pude joga no PS3 pq não tinha a retro "oficial" mais. Não tinha retro, mas Fatal Frame 1 e 2 estavam lá na PS Store para vender, na maior cara de pau. Inclusive fiz isso, comprei Fatal Frame 1 e 2 novamente só para poder jogar no PS3.
Ai vem o PS4 e fala "ei, nada de retrocompatibilidade seus babacas!!!", mas continua vendendo jogos de PS2 na Store.

Agora olha o contraponto. Comprei vários jogos no Xbox 360 (Mark of the Ninja, Metal Gear Solid Peace Walker, Dragon Age, Bully, Dark Souls).
Ai compro o Xbox One X, faço login na minha conta e bum!!!! Todos esses jogos estão lá na minha conta disponíveis para baixar. Não todos os que comprei, mas uma quantidade boa.
Pego meu Panzer Dragon Orta de Xbox, coloco no aparelho, e já começo a baixar o jogo para jogar com melhorias de resolução e fps. Nem todos jogos vai funcionar, mas muita coisa boa vai. É um Ninja Gaiden, é um Star Wars Knight of old Republic e por ai vai.

E a retro vai se fazer mais necessária.
Imagina agora aquele cara que comprou uns 30 jogos digitais e nem pode se desfazer deles já que não tem como vender. Vai migrar de plataforma e perder TODOS os jogos comprados digitalmente!

Ai eu falo essas coisas e as pessoas acham ainda que a Sony não está de "má vontade"?
Não precisa de uma retro que rode até os jogos da Barbie, mas se rodar uns 50% dos jogos incluindo os grandes título (inclusive permitindo importar os jogos comprados digitalmente).
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.277
Reações
33.580
Pontos
1.399
Boa sorte jogando Motor Storm remasterizado, ou Fat Princess por exemplo.

Bom, eu não jogaria essas coisas mesmo que estivessem remasterizadas.

O que errei ao me expressar é que "praticamente" tudo que era relevante foi remasterizado; ficaram alguns poucos gatos pingados faltando ( Motorstorm que é ame ou odeie, trilogia Killzone que nem é unanimidade, Gran Turismos que não fazem falta alguma... ), e pra mim isso tornou a falta de retro meio que irrelevante no PS4, assim como não via como atrativo a retro do Xone até a chegada dos X-box Classics.
 

Laynan

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
3.116
Reações
6.529
Pontos
553
Bom, eu não jogaria essas coisas mesmo que estivessem remasterizadas.

O que errei ao me expressar é que "praticamente" tudo que era relevante foi remasterizado; ficaram alguns poucos gatos pingados faltando ( Motorstorm que é ame ou odeie, trilogia Killzone que nem é unanimidade, Gran Turismos que não fazem falta alguma... ), e pra mim isso tornou a falta de retro meio que irrelevante no PS4, assim como não via como atrativo a retro do Xone até a chegada dos X-box Classics.
Mas tem que ver também que se o PS4 tivesse retro, esses remasters talvez não existiriam, enfim.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.277
Reações
33.580
Pontos
1.399
Mas tem que ver também que se o PS4 tivesse retro, esses remasters talvez não existiriam, enfim.

Com certeza não existiriam, mas o PS4 nunca teve retro, e mesmo o Xone implementou a retro tarde demais quando a maioria das coisas já estava remasterizada e tinham caído a preço de banana; isso tirou bastante a importância que o recurso terá na Next Gen se for implementado Day One.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
No PS3 a Sony cortou discaradamente a retro do PS2 para forçar as pessoas comprarem digital. Tanto que se vc pegar um PS3 sem retro, mas com cfw, consegue rodar ISO de PS2 numa boa. Para mim sabe o que é isso? Mau caratismo.
Já no PS4 vc mesmo explicou a canalhice. Não coloca novamente retro a título de venderem um serviço desnecessário para quem já tinha o jogo.

Sé isso não é má vontade, eu não sei o que é então.

O corte foi necessário para baixar o preço do Ps3 que era caro demais e não pq a Sony era malvadona e queria tirar a retro do sistema.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Esbocei um leve sorriso ao ver retro com o ps2, mas meu rosto fechou na velocidade da luz ao lembrar que só tenho jogo pirata. :klol
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.971
Reações
41.633
Pontos
1.689
O corte foi necessário para baixar o preço do Ps3 que era caro demais e não pq a Sony era malvadona e queria tirar a retro do sistema.
Que corte de preço???
O primeiro modelo do PS3 de 40 e 60GB tinha retro via hardware sim.
Depois veio o modelo de 80GB com retro via software, esse sim com mudanças para cortar preço, mas a retro ainda existia via software.

Depois disso a Sony retirou de vez a retro de forma totalmente desnecessária.

Qual a parte do "o PS3 com cfw rodava jogos de PS2" que eu já tinha falado nos post anteriores você não entendeu?
Não foram os hacks que criaram uma retro para os PS3 com cfw, ela sempre esteve lá, só que escondida e eles reabilitaram.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.648
Reações
23.729
Pontos
1.474
Caraca! Vou jogar todos meus jogos de PS1! Dane-se jogos em 4K ultra graficosos, o que vale é a diversão!
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.823
Reações
8.045
Pontos
1.094
Eu entendo a importância da retrocompatibilidade, mas não entendo a tara.
Porra, pra mim é algo COMPLETAMENTE secundário.

Alguém sabe dizer o quanto aproximadamente um console encarece sendo retro compatível com todos os consoles anteriores?
E somente com o último?

Eu prefiro console mais barato (depende o quanto) sem a feature do que mais caro com.
Caguei tbm.

Algo totalmente "inútil". Eu nunca joguei um jogo de geração passada.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
Esse mgs4 vale a pena ? pra mim o mgs3 foi a master master piece,
concordo com user que disse que quase tudo de relevante do ps3 foi portado ou tem alguma continuação no ps4
acho que a retro do ps5 só por motivos estratégicos mesmo.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.220
Reações
18.429
Pontos
753
Seria no mínimo curioso a inclusão da retro em sua versão full.
Será mesmo que a Sony deixaria de faturar com os PS Classics e PSN Now por este "capricho"?!?
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.234
Pontos
2.009
Seria no mínimo curioso a inclusão da retro em sua versão full.
Será mesmo que a Sony deixaria de faturar com os PS Classics e PSN Now por este "capricho"?!?
Não vejo o "deixar de faturar" como problema.
Deve ser uma minoria absoluta os que tem mídia física dos games antigos, principalmente PS1.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Detonando Gueek havia cantado essa possibilidade tem meses já com a análise dessas patentes da Sony...

Para quem não sabe sobre as patentes, a emulação seria feita de uma maneira completamente inédita e diferente do que fazem os emuladores atuais que se instalam em PC por exemplo... Os emuladores atuais pegam as informações do jogo original (que comunicava com o hardware original) e traduzia aquilo em instruções que podem ser entendidas pelo novo hardware e vice versa...

Essas novas patentes indicam que a sony conseguiu (ou está tentando) fazer o hardware emular outro hardware. Ou seja, quando você inciasse o jogo a primeira linha de código seria para identificar qual plataforma aquele jogo corresponde, identificando ela o sistema iria buscar um quadro de instruções referentes ao funcionamento daquela plataforma, ou seja, se fosse um jogo de PS2 as instruções de funcionamento do hardware seriam as instruções do PS2 e o hardware iria passar a funcionar tal qual fosse o hardware de um PS2... ou seja não seria um software que iria traduzir as informações do jogo para o novo hardware, mas sim o próprio hardware passaria a funcionar segundo novas premissas e portanto o jogo rodaria como se fosse nativo daquele sistema.

Se a patente vai conseguir ter sucesso no que se propõe e se vão colocar isso no PS5 caso tenham sucesso (o que acho bem difícil), aí é outra história, mas ficou em aberto...

Exato, seria um conceito parecido com uma solução usando FPGA como é o caso dos consoles da Analogue, provavelmente teriam que usar um chip auxiliar para fazer a ponte com o HW do PS5, nesse caso, esse chip conteria apenas um banco de dados com ids e instruções para o HW do PS5 funcionar em um modo FPGA e interpretar cada jogo, isso mitigaria questões como uso de licenças por exemplo.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
O problemas são os discos e resolução...
Se for via hardware é um desperdício de trabalho, se for via software vai ser algo muito seletivo.

A melhor solução seria a Sony ser flexível com a pirataria... Mas isso é impossível.

T+
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Bem, o sonista que comprar um console novo com possíveis 14TF de poder bruto só pra jogar retro deveria procurar um ponte e pular dela.

Seria o mesmo que um caixista comprasse um Xone X só pra jogar Xbox Clássico.

Retro é sempre um adicional e nunca o motivo principal da escolha de um sistema.
Eu não disse no meu post que alguém compraria um next gen só pra jogar retro.

Não sei como foi que você entendeu assim.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Ué, pensei que retrocompatibilidade fosse recurso inútil de caixistas :klol

Excelente notícia retro é algo essencial em qualquer console, se for verdade palmas pra Sony.
 

Gradior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.355
Reações
1.642
Pontos
353
Não é mais a cara da Sony. O que vai acontecer é: Entre na loja, compre seu jogo velho e tchau!
 
Topo Fundo