fgameiro
Ei mãe, 500 pontos!
- Mensagens
- 4.659
- Reações
- 7.533
- Pontos
- 703
Então... fortalece a marca mesmo. Só a E3, com o anúncios destes jogos, já foi marcante e será lembrada como uma das grandes por causa das reações que causou.Belas opinioes.
Inclusive acho que isso vai acontecer com Shenmue e FF 7 remake. Não acredito que serao sucessos comerciais, só meia duzia de velhos vao comprar isso, mas essa atençao com a comunidade vai fortalecer a marca Playstation.
Obvio que a Sony visa tanto lucro quanto a Mic, mas ela entende o mercado muito melhor.
Isso ajuda a construir a "aura" em torno dessas empresas, mas depende de fazer esses investimentos em jogos diferentes e que talvez não vendam muito, mas que tenham um apelo emocional. O dinheiro não vem das vendas, mas contribui de forma intangível pra fazer a marca crescer, o que vai se traduzir comercialmente de N formas diferentes.
Enfim, não é uma equação perfeita, até pq jogos são produtos de criatividade, envolvem incertezas imensas (é comum ver desenvolvedores falando que só tem ideia de que jogo que estão fazendo é bom mesmo poucas semanas antes do mesmo ser lançado - com The Last of Us aconteceu isso), e vai sair um monte de jogo fraco, ou jogo que não é excelente e custou uma fortuna, etc.
Então é complicado achar o balanço correto entre permitir a criatividade e se preocupar com a parte comercial, e e muito dinheiro pode ser perdido no meio desse caminho.
Mas uma postura 100% pragmática, como parece ser a da MS, não é o que eu gostaria de ver numa empresa de jogos, e odiaria se acontecesse o mesmo com a Sony e com a Nintendo (por mais obtusa que a Nintendo possa ser, e eu sou crítico dela, ela NUNCA deixou de entregar jogos excelentes, e isso é fantástico da parte dela).