O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Série] Adventure Island (Hudson Soft)

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
[Série] Adventure Island
Produtora: Hudson Soft

mh


Dados Informativos

Herói da Série
: Master Higgins (Takahashi Meijin, no Japão)
Missão: Salvar Tina, sua namorada (quase sempre sequestrada por alguma criatura).
Arma: Machados, bumerangues, lanças, pedras flamejantes, skates e dinossauros.
Ponto Fraco: A Gula. Tem que comer frutas o tempo todo, ou morre.
Arqui-Inimigos: Aliens, Bruxas, Insetos, animais selvagens (e todos aqueles que ousam interromper sua boa vida na ilha, sequestrando sua namorada, Tina).
Nome da série no Japão: Takahashi Meijin no Boken Jima


Origem: Wonder Boy

Wonder_Boy_SMS_US_box.jpg


Adventure Island foi a primeira modificação que ocorreu na série Wonder Boy. A produtora Westone era a desenvolvedora dessa série que pertencia a Sega. Como a Westone era uma companhia independente da Sega, essa criou uma situação única onde deu direito a outras companhias, como a Hudson Soft, publicar ports dos jogos Wonder Boy para outras plataformas não pertencentes à Sega (com o Nes da Nintendo e o PC Engine da Nec). Assim, tínhamos os mesmos games mas com outros nomes e outros personagens (já que esses estavam sobre direitos da Sega). Adventure Island foi o primeiro a surgir assim, sendo uma variação do primeiro Wonder Boy, mas toda série Wonder Boy ganhou outras versões em outros consoles (na maioria das vezes, pelas mãos da mesma Hudson Soft). Curiosidade: A série Wonder Boy mudou muito a partir do segundo jogo, seguindo um estilo ‘open world 2D’ (o chamado 'Metroidvania') com toques de RPG, mas a série Adventure Island continuou seguindo o estilo de ação frenética do jogo original (com só dois títulos fugindo desse estilo).

Mais sobre esses games da Sega no tópico: Série Wonder Boy


JOGOS:

-Adventure Island
Plataforma
: Nes/Famicom
Ano: 1987-EUA/1986-Japão


Coverbox:

ai


Imagem:

aii


Vídeo:




Esse primeiro game continua sendo um dos mais difícil de toda série. Tem gráficos bem simplórios, mas bem coloridos que é um marca registrada da série. Já a parte sonora conta com músicas legais que embalam bem a jogatina. A ação frenética se destaca, só que tem uma jogabilidade difícil (Master Higgins não anda, ele patina). O game envelheceu, mas mantém seu charme e é um ótimo desafio hardcore pra quem curte jogos 8 bits.

Bônus: Dica de Continues Infinitos – No fim da Fase 1-1, antes de chegar na placa 'G', fique na ponta do penhasco, antes do buraco e pule pro alto para aparecer um ovo. Quebre-o e pegue a abelha (símbolo da Hudson Soft). Assim, quando der game over é só apertar e segurar pra cima + Select + A, e apertar Start. Você vai recomeçar da fase/round que morreu.


Versão MSX
Ano: 1986-Japão

Imagem:

aimsx


Vídeo:




Na mesma época, o game teve uma versão pra MSX, que saiu só no Japão. Pelos vídeo/imagens parece bem mais fraca que a do Nes. Curioso é que apesar de ser baseado no Adventure Island, o jogo traz a trilha original do Wonder Boy sendo assim um mix dos 2 games.

-Adventure Island II
Plataforma
: Nes/Famicom
Ano: 1991-EUA/Japão


Coverbox:

ai2


Imagem:

ai2


Vídeo:




(Apesar do game original ser uma versão de Wonder Boy, a partir desse segundo game de Nes, a série Adventure Island caminhou com as próprias pernas, não sendo adaptações de games dessa série - até porque a série Wonder Boy mudou seu estilo a partir do segundo jogo, e a série Adventure Island manteve o mesmo estilo do game original).

Houve uma melhora considerável nessa 2ª aventura, que traz a mesma estrutura do jogo original, mas tudo melhorou/aumentou muito. Jogabilidade e gráficos superiores e a trilha ainda tem músicas que embalam bem a jogatina. O herói conta agora com dinossauros que lhe ajudam nessa nova aventura por diversas ilhas na eterna busca de salvar sua namorada, Tina. Mapas, warp zones,fases de bônus, novos itens e tudo mais que um jogo desse estilo tem direito. Meu Top 1 da série.


-Adventure Island
Plataforma
: GameBoy
Ano: 1992-EUA/Japão


Coverbox:

aigb


Imagem:

aig


Vídeo:




Apesar de se chamar Adventure Island, é uma versão em preto e branco do Adventure Island II do Nes (o primeiro game do 8 bits acabou não tendo uma versão pro portátil preto e branco da Nintendo). O game é uma versão piorada, já que a jogabilidade tá meio travada e os gráficos mais estranhos que o game original. Mas ainda diverte.

-Super Adventure Island
Plataforma
: Super Nes/Super Famicom
Ano: 1992-EUA/Japão


Coverbox:

sai


Imagem:

sai2


Vídeo:




Tem os melhores gráficos e trilha sonora (composta pelo famoso Yuzo Koshiro) da série. Essa parte técnica é o grande destaque dessa versão, mas não traz os dinossauros, mapa e muito itens que surgiram no Adventure Island II do Nes, e é bem mais fácil e curto da série, mas ainda é bom, e divertido como quase todos os outros.

-New Adventure Island
Plataforma
: Turbo Grafx 16/PC Engine
Ano: 1992-EUA/Japao


Coverbox:

nai


Imagem:

nai


Vídeo:




Esse game é praticamente um remake do game original do Nes, assim, é outro que não herdou toda evolução que houve no Adventure Island II. Mas traz gráficos e sons bens legais, fazendo ele ser um game bem simpático. No desafio, não chega a ser tão difícil com o primeiro Adventure Island, nem tão longo como o Adventure Island II mas é mais difícil e tem mais fases que o Super Adventure Island do SNes. No fim, é o melhor game 16 bits da série.

-Adventure Island III
Plataforma
: Nes/Famicom
Ano: 1992-EUA/Japão


Coverbox:

ai3


Imagem:

ai33


Vídeo:




Felizmente, esse aqui, ao contrário dos Super Adventure Island e New Adventure Island, manteve toda evolução que veio no Adventure Island II (os dinossauros, itens, mapas e etc). O maior problema é que o jogo que não trouxe novidade muito relevantes. Acaba sendo uma reciclagem do game anterior no console, trazendo algumas melhorias. Um novo dinossauro, a arma bumerangue e a possibilidade de abaixar são as novidade dessa versão em relação ao segundo game do Nes. Quem não jogou o Adventure Island II pode ir direto nesse Adventure Island III, mas se já jogou talvez não vai se animar muito com esse aqui.

-Adventure Island II
Plataforma
: GameBoy
Ano: 1993-EUA/Japão


Coverbox:

ai2gb


Imagem:

ai2gb2


Vídeo:




Adventure Island II do Gameboy é uma versão preto e branco do Adventure Island III do Nes, mas ao contrário do game anterior do portátil (Adventure Island I), que foi uma versão pioradas do game do Nes, esse aqui já traz melhorias em relação ao game do 8 bits, já que conta com passwords e a possibilidade de andar mais livremente pelo mapa do jogo. Jogabilidade, gráficos e sons mantiveram a boa qualidade da série.

-Adventure Island IV
Plataforma
: Famicom (Nes)
Ano: 1994-Japão


Coverbox:

ai4


Imagem:

ai42


Vídeo:




Como aconteceu na série Wonder Boy, onde, a partir do segundo jogo, resolveram adotar o estilo ‘Open World 2D’ (o chamado "Metroidvania"), aqui nesse quarto (e último) game Adventure Island do Nes resolveram aderir a esse estilo também (mas não é uma adaptação de nenhum game Wonder Boy, é um jogo novo). Não se tem mais fases ou estágios. Todas fases são ligadas uma na outra, e você vai ter que ir abrindo caminho pra prosseguir no game. A missão agora é salvar os dinossauros do Master Higgins que foram sequestrados. Saiu no fim da era Nes somente para o Famicom japonês, infelizmente, o que fez ele ficar pouco conhecido. Continua bem colorido e divertido, mas é diferente dos demais, então talvez nem todo fã da série vai gostar (e os que não são fãs, e gostam do estilo Open World 2D, recomendo que dê uma olhada nesse, porque pode gostar).

-Super Adventure Island II
Plataforma
: Super Nes/Super Famicom
Ano: 1995-EUA/Japão


Coverbox:

sai2


Imagem:

sai22


Vídeo:




Junto com o Adventure Island IV do Nes, esse também se difere dos demais, tendo um mapa aberto, onde vai se acessando as fases, lembrando o estilo o Super Mario World, diferença é que as fases são abertas (pode caminhar livremente nelas). e assim como Adventure Island IV, até quem não curte a série pode vir a gostar desse aqui. Pena que tem gráficos e sons não tão bons quanto o Super Adventure Island ou o New Adventure Island, mas continua bem divertido e interessante.

-Takahashi Meijin no Bouken Jima (Hudson Selection Volume 4 – Adventure Island)
Plataforma
: Playstation 2 e GameCube
Ano: 2003-Japão


Coverbox:

aips


Imagem:

aips2


Vídeo:



A Hudson lançou no Japão no começo dos anos 2000, uma série de remakes de seus jogos clássicos no Playstation 2 e Game Cube, incluindo esse do Adventure Island. O game segue bem o original, mas traz gráficos atualizados (apesar de trazer uma arte bem estranha). Traz save state, jogabilidade ótima, e um bom desafio hardcore pra quem curte. Além de trazer modos extras pra você testar suas habilidades no game e material extra (tem os comerciais japoneses da série). Pena que só saiu no Japão então ficou meio raro, mas é outra ótima aventura da série.

-Adventure Island The Beginning
Plataforma
: Wiiware
Ano: 2009-EUA/Japão


Cover:

aitb


Imagem:

ai5


Vídeo:



Não é um remake mas um revival da série disponível no sistema de downloads do Wii. Não tem muito o que dizer: É o pior da série. Traz jogabilidade ruim e gráficos estranhos. Poucas fases e poucas músicas. Dispensável.


MEU TOP DA SÉRIE:
1º – Adventure Island II Nes
2º – New Adventure Island Turbo Grafix
3º – Adventure Island IV Nes
4º – Adventure Island II Game Boy
5º – Adventure Island III Nes
6º – Super Adventure Island II Super Nes
7º – Super Adventure Island Super Nes
8º – Hudson Selection Volume 4 – Adventure Island PS2/GC
9º – Adventure Island Nes
10º – Adventure Island Game Boy
11º – Adventure Island The Beginning Wii


Considerações Finais: Esse foi minha singela homenagem a essa série. Um exemplo de jogo simples no conceito, mas que se torna grande na execução. Que deixou grandes games que muito gamers das antigas ainda se lembram. Valeu, Master Higgins.

master


-BÔNUS-
Aparições de Master Higgins em outros games:

-Takahashi Meijin no Bug-tte Honey
Plataforma
: Famicom
Ano: 1987-Japão


Coverbox:

bug


Imagem:

bug2


Vídeo:



Master Higgins chegou a aparecer num desenho animado nos anos 1980 chamado Honey Bee in Toycomland, que tem como protagonista a fadinha que lhe dava invencibilidade nos jogos iniciais (fada-abelha símbolo da Hudson Soft). Curiosamente, esse desenho ganhou um game pra Famicom que também era protagonizado pela fadinha e a missão dela era salvar o Master Higgins. Tanto o jogo como o desenho ficaram limitado ao mercado japonês.

**Um vídeo do desenho animado Honey Bee in Toycomland com Master Higgins e a fadinha Honey Bee



-DreamMix TV World Fighter
Plataforma
: Playstation 2 e Game Cube
Ano: 2003-Japão


Coverbox:

dt


Imagem:

mh


Vídeo:



Dream Mix TV World Fighters é um jogo de “luta-party’ no estilo Smash Bros. Konami, Hudson e Takara uniram seus personagens famosos, como Simon Belmont, Twin Bee, Solid Snake, Bomberman, Optimus Prime, Megatron e outros pra fazer um game similar ao da Nintendo pra GameCube e Playstation 2. Master Higgins que é da Hudson acabou entrando no rol de lutadores do games. Infelizmente, outro game que só saiu só no Japão.

** Master Higgins também apareceu num game de esportes pra mobiles chamado Gachapin & Mukku no Dai Undoukai (“Gachapin & Mukku’s Big Sports Day”) de 2008, e num crossover com a franquia Katamari também pra mobile no game Takahashi Meijin and Katamari Damacy de 2010. Games também ficaram só no mercado japonês (Fonte:
Wikipedia).
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Joguei uma vez e não gostei, não digo que seja ruim, mas curti.
Do mais, parabéns pelo conteúdo.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.234
Reações
104.559
Pontos
1.299
Pouca gente lembra do Super Adventure Island 2, talvez por ter sido lançado bem tarde na geração, mas é um put* jogão que muito recomendo.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Com certeza eu já tinha lido esse tópico. Aí fui pesquisar no Retroindex e reparei que o Jailcante já havia postado anteriormente, só que o tópico antigo já está sem as imagens. Obrigado por repostar Vou atualizar a entrada no Retroindex.
 

tatao05

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
322
Reações
111
Pontos
723
Tópico da melhor qualidade. Sobre o game.

Wonder boy 1 é superior ao Adventure Island 1.

Mas Adventure Island 2 e 3 do Nes são insuperáveis. O melhor de toda a franquia até mesmo melhor que qualquer Wonder Boy. Joguei demais esse jogo no Phantom System na infância. Mta nostalgia agora vendo esse tópico. Até deu vontade de jogar novamente.

Enviado de meu SM-J610G usando o Tapatalk
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
para curtir o Adventure Island de NES hoje em dia o hack to NESrocks é indispensável

 


Z 80

Habitué da casa
Mensagens
56
Reações
106
Pontos
93
Tópico da melhor qualidade. Sobre o game.

Wonder boy 1 é superior ao Adventure Island 1.

Mas Adventure Island 2 e 3 do Nes são insuperáveis. O melhor de toda a franquia até mesmo melhor que qualquer Wonder Boy. Joguei demais esse jogo no Phantom System na infância. Mta nostalgia agora vendo esse tópico. Até deu vontade de jogar novamente.

Enviado de meu SM-J610G usando o Tapatalk

Tambem acho o WONDER BOY 1 superior ao Adventure Island 1, pena que os outros jogos da serie Wonder Boy seguintes foram para uma pegada meio RPG pois , nao curto esse tipo de jogo , ai prefiro o Adventure Island 2 e 3 do Nes , de plataforma estilo que curto muito.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Não coloquei muito sobre a história dos jogos porque todos tem uma história básica do Master Higgins indo salvar a namorada Tina. Mas teria uma certa ordem ali dos jogos finais por causa de certos eventos que se vê nos jogos.

O Super Adventure Island 2 do Super Nes, por exemplo, aconteceria depois do New Adventure Island do Turbo Grafx, porque no jogo do Turbo Grafx, Master Higgins se casa com Tina, e no jogo do Super Nes, eles estão indo pra lua de mel. E o Adventure Island 4 do Nes, já seria depois do jogo do Super Nes porque já mostram os 2 morando na mesma casa e sendo um casal ali (o jogo não especifica, mas fica claro que já estariam casados, pelo jeito). Seriam os 3 últimos jogos na cronologia. Creio.


Eu gosto de imaginar que o início da história seria o Master Higgins sendo um naufrago, que nem aquele filme do Tom Hanks mesmo, mas que a ilha que ele chega tem uma tribo morando lá, então ele não ficaria sozinho (que é o que trata o filme do Tom Hanks - solidão), teriam pessoas ali, e Tina seria alguém da tribo. No jogos, quase nunca apareceram outras pessoas, mas no jogo do Turbo Grafx tem umas crianças ali no casamento do Higgins com a Tina, então creio que sejam crianças da tribo da ilha (Esse é o único jogo que dá indício de outras pessoas morando na ilha).


Então, juntando tudo, eu gosto de imaginar assim: A história no primeiro jogo seria Master Higgins vivendo nessa ilha de boas, com a tribo assessorando ele (a construir a casa, a colher alimentos e etc), mas a Tina é sequestrada então ele se vê obrigado a ir salvá-la, mas os 2 não teriam uma relação ainda (ele foi salvá-la pela consideração que tem pela tribo). No segundo jogo, ele ainda aparece sozinho na abertura do jogo, então considero que só no final desse, depois de salvá-la novamente, é que ele começa a namorar a Tina (os 2 já estariam íntimos depois de 2 sequestros hehehe), notem que só na abertura do terceiro jogo, é que eles já aparecem juntos, namorando. Então, história do Adventure Island 1, 2 e 3, seria essa (na minha imaginação - deixando claro).

Seguiria depois disso, o jogo do Super Nes, Super Adventure Island. Na abertura, se nota que a Tina tá ali ainda querendo o Higgins, mas ele tá pensando em outra coisa, distante. Então, o relacionamento ali deles deu uma esfriada (pelo menos, pro Higgins), por isso considero que esse passa algum tempo depois dos 3 jogos do Nes. Mas aí a Tina é petrificada por uma bruxa (não sei que criatura era essa, mas parece uma bruxa no começo) e o Higgins, acaba caindo em si, e vendo o quanto a mulher é importante pra ele, e daí vai lá desesperado salvá-la novamente (curar ela na verdade, porque ela não foi sequestrada dessa vez). Isso faz ele querer se casar com ela depois que tudo se resolve. Então, depois desse episódio, temos o casamento (New Adventure Island), e depois a lua de mel (Super Adventure Island 2) e a vida de casados (Adventure Island 4). Fim.

A ordem dos jogos seria Adventure Island 1, 2, 3, Super Adventure Island, New Adventure Island, Super Adventure Island 2 e Adventure Island 4.

***Tem os 2 jogos do Game Boy que são versões do Adventure Island 2 e 3 do Nes, e o do PS2/GC que é uma versão do Adventure Island 1, então, não contam muito, já que estão recontando a mesma história dos outros jogos (E o do Wii, prefiro fingir que não existe, mas ele seria um remake do primeiro jogo, uma reimaginação dele, que estaria recontando também a mesma história, só que de outro jeito).
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Com certeza eu já tinha lido esse tópico. Aí fui pesquisar no Retroindex e reparei que o Jailcante já havia postado anteriormente, só que o tópico antigo já está sem as imagens. Obrigado por repostar Vou atualizar a entrada no Retroindex.

Desculpe aí. É que não me lembrava que tinha postado antes (jurava que não). Acabei criando esse novo tópico quando dei uma renovada no texto e imagens, sem checar antes se já tinha outro.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Boxes arts japonesas:

1
DthHjBvWkAAwi_b.jpg


1 (MSX)
34731-1.png


2
91--takahashi-meijin-no-bouken-jima-ii.png


2 (Gameboy)
32373--takahashi-meijin-no-bouken-jima-ii.png


3
8885116


3 (Gameboy)
32381--takahashi-meijin-no-bouken-jima-iii.png


4
3384--takahashi-meijin-no-bouken-jima-iv.png


Super
Takahashi+Meijin+no+Daibouken-jima+(Japan)-image.jpg


Super 2
Takahashi+Meijin+no+Daibouken-jima+II+(Japan)-image.jpg


New
COVER-Takahashi_Meijin.jpg


Hudson Collection (GameCube)
271070-hudson-selection-vol-4-takahashi-meijin-no-boken-jima-gamecube-front-cover.jpg


Hudson Collection (PS2)
76634--takahashi-meijin-no-bouken-jima.png
 

John Henry Eden

Bam-bam-bam
Mensagens
1.121
Reações
3.197
Pontos
453
Ótimo tópico! joguei apenas o Adventure Island no Game Boy Pocket, na época eu não tinha a menor ideia que se tratava de um jogo modificado, assim como tantos outros títulos de outras franquias.

Ontem eu estava jogando o Adventure Island 4, o jogo é bem divertido, com o sistema de Password fica fácil continuar depois, gostei da jogabilidade também, ela é bem precisa.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Rejoguei recentemente tanto o Adventure Island, como o Wonder Boy e:

Graficamente, o Wonder Boy é bem melhor, porque o Master System era bem melhor tecnicamente que o Nes, diga-se. Mas mais que isso, tem cenários no Wonder Boy que no Adventure Island não tem. O Deserto e Vulcão só foram aparecer no Adventure Island 2 e o cenário da cachoeira só no Adventure Island 3. Não sei porque a Hudson Soft cortou esses cenários do game original. Enfim. Nisso, o Wonder Boy fornece uma diversidade maior nos cenários.

Mas na parte sonora, Wonder Boy tem o defeito de ter só 2 músicas. Uma toca nas 3 primeiras fases de cada mundo, e outra toca na fase 4. Então, ficou muito repetitiva. No Adventure Island, cada cenário tem sua própria música (o da floresta tem uma, a da praia tem outra, a da caverna outra e assim vai). Ficou bem melhor assim.

Na jogabilidade, o Wonder Boy se dá bem, porque o Master Higgins no Adventure Island patina muito, desliza facilmente, difícil de controlar. O Tom-Tom do Wonder boy, já não desliza tanto assim, é uma jogabilidade mais agradável de se levar (mas em ambas tem que ter um certo aprendizado ali pra continuar bem no game)

Na dificuldade, aí é outra coisa. Nem só pela jogabilidade mais difícil (não é injogável, mas o jogador tem que ter uma paciência pra dominar bem os movimentos do Master Higgins), mas no Adventure Island, a Hudson pegou pesado ali. Desafio bem hardcore mesmo. Fiquei 3 sábados tentando fechar o jogo no cartucho (já fechei no WiiU, onde tem saves), mas mesmo acionando os continues infinitos, desisti no mundo 8-2. Tem as áreas da floresta onde tem aranhas e a da praia com os polvos pulando que, se chegar ali sem armas, pode começar a rezar, porque vai ser complicado o lance. Desviar desses inimigos é bem complicado, são muitos. No Wonder Boy, não tem tanta dificuldade assim nessas áreas (tem bem menos aranhas e polvos pra desviar). O Wonder Boy é bem difícil também, não estou falando que é um jogo fácil, mas o Adventure Island é casca grossa. Tenho essa meta de fechar ele no cartucho (sem os saves), mas sei lá quando vou conseguir... O Wonder Boy já fechei ele ontem à noite, sem maiores problemas (peguei 10.000 continues, mas ok, cheguei no final).


Então, ficou assim:

Gráficos: Wonder Boy
Som: Adventure Island
Jogabilidade: Wonder Boy
Dificuldade: Adventure Island

2X2. Fica um empate técnico (pra mim).

O Wonder Boy sofre porque a série seguiu outros caminhos nos outros jogos e quando se pensa na série como um todo, acabo pensando em outros jogos ali e não nele em si, ele acaba ficando num limbo. Já o Adventure Island seguiu com jogos seguindo a fórmula do primeiro, então ele fica mais integrado num todo, mesmo que você prefira outros da série.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.264
Reações
5.421
Pontos
703
meu preferido deles é o Super Adventure Island do SNes, acho que é bem feito e trilha do Y2K, todas as músicas são excelentes, imagina se um Streets of Rage nele, só por causa das músicas com mais recursos. Era o que eu pensava.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Só pra deixar o registro: O primeiro Adventure Island completou 35 anos nesse mês de setembro, e o segundo jogo completou 30 anos em fevereiro.

Hudsons-Adventure-Island-Baixar-Download-em-Portugu%C3%AAs-Traduzido-PTBR-219x300.jpg
depositphotos_73867671-stock-photo-white-birthday-cake.jpg



boxadventureisland2_thumb%5B1%5D.jpg
0504733a40b174259a35a6653a1a8e5e.jpg




"Refechei" jogos da série para o "Desafio de 52 games" que tem aqui no fórum. Só está me faltando o game do PS2 (Hudson Collection Vol. 4) e o Super Adventure Island 2 do SNes (está faltando o do Wii também, mas não sei se vou tocar naquela coisa de novo algum dia...).

O Adventure Island 3 fechei no último sábado. Esse foi a primeira vez que fechei ele num cartucho (a outra vez que fechei ele foi num emulador, com os saves e tals). Eu até tinha certa dificuldade pra fechar o 2 e 3, porque são meio longos e a fases finais são bem apertadas, mas agora já estou com certa facilidade de fechá-los. Joguei tanto que acabei pegando muita habilidade neles. hehe Só primeiro é que continua casca grossa. Tentei fechar no cartucho, mas não foi (Aqui fechei ele no WiiU, com saves).

Aqui as telas finais dos 4 games do Nes, que registrei da jogatina:

FATcMBHXoAQLRPi
FATcMwwWYAQKANd


FATcOn6VIAU-ZXm
FATcQWtVEA8zCJr
 
Ultima Edição:

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Vocês conhecem a sensação de quase-lágrima que ocorria quando você arriscava um jogo na locadora e ao coloca-lo no videogame você se dá conta que perdeu dinheiro e vai ter que jogar aquela m**** porque não tem outra coisa?

Foi o sentimento que Super Adventure Island me causou. :ktriste2
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Fechei o Super Adventure Island 2 do Super Nes

maxresdefault.jpg



O mais diferente da série junto do Adventure Island 4 do Nes. Hudson abandonou a fórmula da série e fez um "semi-Metroidvania". Game traz o mapa aéreo do Super Mario World, onde você vai andando e abrindo caminhos novos por lá, e acessando as fases. Essas fases/estágios são mundos abertos e pode-se andar livremente nelas, e também descobrir ligações entre uma fase e outra. Então, temos a sensação de um Metroidvania podendo andar bem livremente no mapa e fases. O que incomoda um pouco é que no mapa aéreo, vira e mexe se dá de encontro com inimigos aleatórios como num RPG, mas num RPG esses encontros servem para upar o personagem. Aqui, não serve pra nada, só ficar atrasando a jornada (lembra o Zelda II nisso).

Gosto do game, mas acho que faltou algo (não sei o quê) Graficamente e na parte sonora o game é 'normal', não é ruim, mas não tem nada de muito destaque. Nisso, acho que o game saiu meio tarde, em 1994 SNes já tinha todo tipo de jogo de plataforma, sem falar que nesse ano o console ganhava o Donkey Kong Country, daí numa comparação direta, aqui o game sofre muito. O ideal teria ter saído em 1993, acho que assim o game se destacaria e hoje poderia ser mais lembrado.

O game pode agradar quem curte esse estilo meio "Metroidvania", mas quem já estava gostando do estilo dos games anteriores pode reclamar.

*** Uma coisa que descobri agora é que a arma mais poderosa do jogo (a que se usa pra matar mais rápido o chefão final) você só consegue ela numa Cassino (!!!!). Todas armas e itens você vai achando ao se avançar no jogo, mas os itens mais poderosos, os da da luz (Light Sword, Litght Armor e Light Shield) você tem que ir na ilha Cassino e COMPRAR elas. E pra ter dinheiro suficiente tem que ganhar dinheiro no Cassino. Tive sorte e consegui muito dinheiro no caça níquel, e juntando com o dinheiro que juntei do jogo, deu pra comprei quase tudo. Mas foi sorte. Achei isso meio estranho, você comprar os itens e não ter a opção de achá-los no decorrer do jogo.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Vendo uns vídeos aqui do desenho da Honey Bee in Toycomland (Bugってハニー, Bug-tte Honey) , que o Master Higgins era um dos personagens principais ali.

Notei que faz referências a muitos outros games, meio que fazendo uma paródia deles.

Dragon Slayer




Lode Runner




Pooyan




Speed Race




Space Harrier




Star Force




Referência ao Hucard do PC Engine (Hudson era uma das associadas do console):




Aparição do Bomberman:




Fase de bônus (não acho que seja de um jogos específico):




Acaba sendo um Capitão N da Hudson Soft, de certa forma.
 
Ultima Edição:

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Aqui uma comparação do New Adventure Island do Turbo Grafx com o Super Adventure Island do Super Nes.



Os 2 jogos são bem diferentes, não sei como rolou essa comparação, mas enfim, tá aí (pra dar um refresh no tópico).
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Outra coisa que vi no youtube: Fizeram um Master Higgins no Soul Calibur 6. Achei engraçado. Namco pode oficializar, eu deixo. hehehe

 

Inland Taipan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.956
Reações
5.507
Pontos
353
Jogo top, nintendinho eu jogava muito, pena não ter finalizado todos.

Enviado de meu SM-A207M usando o Tapatalk
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.060
Pontos
453
Falando nisso finalmente lançaram uma tela de título decente para Monster World IV, era isso que a Sega tinha que ter feito quando localizou o jogo, mas preferiu ficar na preguiça...

Original X Hack:

71titlescreen.png
6701titlescreen.png


E outro antes tentou aproximar o Wonder Boy in Monster World da arte apresentada no IV preservando a tela da versão japonesa (Hack x Original):

6656screenshot1.png
1131titlescreen.png
:
 
Ultima Edição:

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Mais um video (tá em espanhol) interessante. A série, pelo que vi, fez muito sucesso no mercado latino (américa latina), e aqui o cara faz uma análise da trilha do primeiro jogo mostrando os ritmos latinos em que se inspiraram pra fazer:

 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Mais um vídeo. Aqui o cara destrincha o primeiro jogo mostrando localidade de todos ovos, bônus stages, itens e etc.




Ele chega a falar sobre origem do game, e comenta que a Sega, na época, processou a Hudson, mas na decisão falaram que a Hudson mudou o jogo a ponto de ser considerado um jogo próprio. Talvez a visão da época, mas hoje em dia, não acho que Sega perderia o processo... Enfim.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.060
Pontos
453
Mais um vídeo. Aqui o cara destrincha o primeiro jogo mostrando localidade de todos ovos, bônus stages, itens e etc.




Ele chega a falar sobre origem do game, e comenta que a Sega, na época, processou a Hudson, mas na decisão falaram que a Hudson mudou o jogo a ponto de ser considerado um jogo próprio. Talvez a visão da época, mas hoje em dia, não acho que Sega perderia o processo... Enfim.


Mas a Sega era dona só do(s) personagem(s) e título e não do jogo/jogabilidade em si...
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Reconheço a importância da IP mas confesso que nunca me chamou muito atenção, mesmo vendo muito em revistas e amigos falarem.

Acho que isso foi pelo meu vício no Alex Kidd, que abafou todo o resto. Tínhamos ainda mais ou menos na mesma época Jogos de Verão, Great Soccer e a porra toda. Sem falar que ganhei o console acho que em 89, tinha ainda mais uma porrada de games, Psycho Fox, Rambo, Monaco GP e mais uma cacetada, logo depois vindo os Sonic, games da Monica, Mickey...

Era game demais, WB acabou passando batido no meu currículo gamer.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.272
Reações
49.960
Pontos
1.304
Excelente topico e mais um exemplo de como a transição para o 3D pode ser cruel.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Pra dar um refresh no tópico, tentei procurar outras versões das músicas temas. Achei essas 2 aqui:



 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Acabo de descobrir algo da série... No 'Adventure Island 3' (Nes) e 'Super Adventure Island' (Super Nes) (ambos jogos foram lançados em 1992), a namorada do Master Higgins, não seria a Tina, mas sim uma garota chamada 'Jeannie Jungle'. ('Jeannie das Selvas', algo assim). Nesses jogos, o nome da namorada não aparece em canto nenhum do jogo (por isso nunca fiquei sabendo), essa informação é dada nos manuais.

Adventure Island 3 manual:

ai3.png
*Os dinossauros tem nomes, não sabia também.

Super Adventure Island manual:

sai.png
*Manual tem o Higgins com esse dinossauro, mas não tem dinossauros nesse jogo...


A namorada Tina volta no New Adventure Island (TurboGrafx 16), quando ela se torna esposa do Higgins, e depois no Super Adventure Island 2 (Super Nes). E vale dizer que no manual do Super Adventure Island 2, eles dizem que o Master Higgins teve um relacionamento ruim com a Jeannie Jungle (e eles chamam ela de Jungle Jean - ?), mas ele achou um "novo amor": Tina (ele já teve um lance com a Tina, não seria "novo amor"). Ou seja, não foi troca de nomes da personagem, o Master Higgins realmente largou a Tina, ficou com essa 'Jeannie Jungle', e depois largou ela pra ficar com a Tina de volta (inclusive casando com ela).

New Adventure Island manual

nai.png

Super Adventure Island 2 manual:

sai2.png

Ou seja, a série toda teve confusão com o nome da namorada do Master Higgins, por causa dos manuais que sempre trazia uma informação que não batia com o jogo.
 
Topo Fundo