O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Série "Jogos miraculosos" Como alguns jogos desafiam seu hardware de origem?

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333




Outros milagres do Mega Drive.

Esses jogos são milagres da programação e mostram que o Mega e capaz de fazer o mesmo e até mais que o SNES com programação competente, até servem como accuracy test pra testar emuladores/clone consoles. Toy Story tem música PCM no inicio e no fim, um grande numero de vozes, gráficos pré-renderizados, fase pseudo 3D, fase de corrida com um efeito alá Mode 7, sprites gigantescos de pessoas passando pela tela, e tudo rodando a 60 fps. Mickey Mania tem um grande numero de vozes, personagens e inimigos com um enorme numero de frames de animação, uma perseguição com um efeito alá Mode 7, e efeitos de transparência em algumas fases.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Sonic 3d blast - Mega drive
cartucho com 32 megabits

giphy.gif

Apresentação em vídeo e CGI?

sonic-3d-blast-ue-002.png

Usa e abusa de mais de 40 cores simultâneas( o mega tem o limite de 60). Nessa imagem acima, tem 47 cores.

050b_sonic3dblast_megadrive_newoldplayers_glstoque_011.gif

Estágio bonus com um efeito muito legal, simula profundidade.

Side-by-Side-Sonic-3D-Blast-3.gif

O game no geral é bem parecido com a versão do sega saturn, então não deve ser pouca coisa.
Deixar aqui a intro completa:
fHcagij.gif


Uma coisa impressionante do Sonic 3D Blast é que os cenários eram gigantes e detalhados.

yKMVEmD.png

P0tR8MA.png
Da comparação com o Saturn, ele é impressionante para os padrões do mega e mediano para os padrões do Saturn. Isso aproximou as versões, embora no Saturn o jogo seja mais bonito e seja a versão recomendada para curtir o game. As músicas no Saturn são fantásticas, mas têm uma pegada um pouco diferente. Já vi comentários de gente que gosta mais das músicas do Mega.

Acho Sonic 3D Blast um baita jogo, uma pena que por ser Sonic, lhe falta velocidade.

Vídeo interessante:

youtu.be/Qk4NnQEkAH8
 
Ultima Edição:

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
Gran Turismo 4 em 1080i de resolução é completamente insano pro Playstation 2, quando vejo ele rodando no pequeno e frágil ps2 slim fico imaginando como conseguiram isso neste aparelho?!

IMG_20171230_214419.jpg

IMG_20171230_214409.jpg


As vezes deixo o Ps2 ligado rolando o jogo só pra ver as corridas que ficam passando de demonstração do jogo:klol
1080i até que não é difícil para o hardware, só exige programação extra, já que nada mais é 540 linhas + 540 linhas, cada uma sendo exibida a 15 frames intercalados.

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.657
Pontos
969
1080i até que não é difícil para o hardware, só exige programação extra, já que nada mais é 540 linhas + 540 linhas, cada uma sendo exibida a 15 frames intercalados.
Coisa que o Wii, por exemplo, não faz.
 


DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
Coisa que o Wii, por exemplo, não faz.
Sim, mas ambos não é por questão de força bruta e sim arquitetura do sistema, PS2 faz 540p o Wii apenas 480p. Com isso fica fácil implementar 1080i para o PS2.

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.657
Pontos
969
Sim, mas ambos não é por questão de força bruta e sim arquitetura do sistema, PS2 faz 540p o Wii apenas 480p. Com isso fica fácil implementar 1080i para o PS2.

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk
Mas o PS2 aceita 720p, não? Sei que nenhum jogo deve ter usado, mas pelo OPL acho que se consegue setar essa resolução.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
Mas o PS2 aceita 720p, não? Sei que nenhum jogo deve ter usado, mas pelo OPL acho que se consegue setar essa resolução.

Que eu saiba não, seria novidade para mim, pelo que sei o máximo é 540p, que é a resolução HD na Europa. Por isso ele faz 1080i, usando a saída 540p alternadamente.

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Deixar aqui a intro completa:
fHcagij.gif


Uma coisa impressionante do Sonic 3D Blast é que os cenários eram gigantes e detalhados.

yKMVEmD.png

P0tR8MA.png
Da comparação com o Saturn, ele é impressionante para os padrões do mega e mediano para os padrões do Saturn. Isso aproximou as versões, embora no Saturn o jogo seja mais bonito e seja a versão recomendada para curtir o game. As músicas no Saturn são fantásticas, mas têm uma pegada um pouco diferente. Já vi comentários de gente que gosta mais das músicas do Mega.

Acho Sonic 3D Blast um baita jogo, uma pena que por ser Sonic, lhe falta velocidade.

Vídeo interessante:

youtu.be/Qk4NnQEkAH8

Confesso que esse chão xadrez me cansa um pouco.
Diferente do Super Mário RPG, que acho bem mais bonito esteticamente que o Sonic 3d blast.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.657
Pontos
969
Que eu saiba não, seria novidade para mim, pelo que sei o máximo é 540p, que é a resolução HD na Europa. Por isso ele faz 1080i, usando a saída 540p alternadamente.

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk
A opção existe, sim - acabei de testar.
PAzLYMR.jpg

uz2vxpo.jpg
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
dech4.gif

Esse jogo não é muito bonito e seus cenários estão longe de ser variados (deve ser o preço pago por tantos inimigos...), porém faz um feito curioso.
Já mencionei ele no tópico de jogos obscuros/underrated do Playstation 2, mas o Ikusa Gami / Demon Chaos tem um número incrível de inimigos na tela. Nunca vi nenhum outro game da mesma geração - Musou ou não - jogar tantos monstros em um só mapa quanto esse.


A qualidade do vídeo não está boa, mas, olhando o contador e o mini mapa, você pode ver o jogador "limpando" a paisagem entre os exércitos.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Até agora eu não vi ninguém citar o crash bandicoot 3 de ps1.
Estou desapontado com esse fórum.:ksnif:ksnif
tumblr_njkvibAqiD1rncxkwo1_250.gif
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Confesso que esse chão xadrez me cansa um pouco.
Diferente do Super Mário RPG, que acho bem mais bonito esteticamente que o Sonic 3d blast.
Mas aí é decisão artística. Xadrez é marca registrada do Sonic até hoje.
NSwitch_SonicForces_03.jpg

Se o xadrez incomoda, ao menos no Saturn fica mais discreto.
3xYByMd.jpg
seUjkbc.jpg
TRlPkio.jpg
AKPIuqf.jpg
p5osCXU.jpg
DO5Z3ul.jpg
PSCmdsD.jpg
RL2HAQc.jpg


Mario RPG é muito lindo. Aliás, era comum gráficos serem pontos fortes do estilo.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Black do PS2 é muito bonito, jogava muito na época.

Alguem sabe dizer se é verdade que o PS2 não tem anti-aliasing?

Ja li sobre isso em algum lugar, poxa o Dreamcast tem e ate o N64 tem, estranho o PS2 não ter.
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Sobre Sonic 3D Blast, prefiro os gráficos no MD. Acho mais artísticos. No Saturn fizeram algo mais realista, cheio de texturas complexas que perdeu um pouco a graça e, além disso, ficou visualmente confuso, com excesso de detalhes.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Mas esse game do saturn é meio antigo. Pq não usaram a transparência real em varios outros games do saturn(tipo castlevania), já que em boa parte dos jogos é o tipo xadrez.
Ele tinha dois processadores e duas placas de vídeo, uma extravagância até para os dias de hoje.

Embora tivesse suporte para as transparências, sincronizar as tarefas placas de vídeo VDP1 e VDP2 era um grande problema. Transparência de camadas geralmente verá sem problemas (por exemplo a neblina). Transparências em sprites (por exemplo a sombra do Sonic), muitas vezes vão usar o dither, porque não funcionavam bem.
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
Sobre Sonic 3D Blast, prefiro os gráficos no MD. Acho mais artísticos. No Saturn fizeram algo mais realista, cheio de texturas complexas que perdeu um pouco a graça e, além disso, ficou visualmente confuso, com excesso de detalhes.
a fase bonus em 3d é muito bonita (imagino um game inteiro com graficos assim)

tumblr_obuq4bUBeO1sg3g3so1_r1_400.gif
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Mas esse game do saturn é meio antigo. Pq não usaram a transparência real em varios outros games do saturn(tipo castlevania), já que em boa parte dos jogos é o tipo xadrez.
Transparência real é algo bem difícil de conseguir em jogos do Saturn, você tinha que codificar instruções diretas para a GPU do Saturn, tanto que são poucos os jogos que usam transparencia no console:

Astal logo na segunda fase não só apresenta transparência com os feixes de luz na caverna como também variaçao de luminosidade com as diferentes pares da fase escurecendo e se iluminando, e um dos jogos 2D mais incríveis do Saturn e saiu no começo da vida do console;

O port de Megaman 8 tem vários exemplos de transparência, o melhor sendo a fase do Aqua Man que tem não só tem transparência na água como também distorção, um arco-iris transparente na segunda seção e mais água na terceira;
Existem mais jogos com transparência real no Saturn mas só consigo me lembrar desses dois por enquanto;
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Sobre Sonic 3D Blast, prefiro os gráficos no MD. Acho mais artísticos. No Saturn fizeram algo mais realista, cheio de texturas complexas que perdeu um pouco a graça e, além disso, ficou visualmente confuso, com excesso de detalhes.
Mas ambos tem os mesmos gráficos pré-renderizados, no Mega só é menos aparente por causa da menor paleta de cores:
2018-02-12 (2).png
a fase bonus em 3d é muito bonita (imagino um game inteiro com graficos assim)

tumblr_obuq4bUBeO1sg3g3so1_r1_400.gif
Seu pedido é uma ordem:
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Mas ambos tem os mesmos gráficos pré-renderizados, no Mega só é menos aparente por causa da menor paleta de cores:
Visualizar anexo 42941

Seu pedido é uma ordem:
Lembrando que, em alguns aspectos - como cores e iluminação - a versão Saturn é até superior aos ports recebidos mais tarde para Play2 e Cube.

8ZaFy9E.png


Versão Saturn com resolução aumentada.

85rsfAy.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
O port de Megaman 8 tem vários exemplos de transparência, o melhor sendo a fase do Aqua Man que tem não só tem transparência na água como também distorção, um arco-iris transparente na segunda seção e mais água na terceira;
Existem mais jogos com transparência real no Saturn mas só consigo me lembrar desses dois por enquanto;
Bug Too, Panzer Dragoon Saga, Burning Rangers, Eartworm Jim 2, Radiant Silvergun, Guardian Heroes...

Aliás, Guardian Heroes é exemplo de como a questão da transparência virava um problema:

guardianHeroesNoOverlapSprites.png


guardianHeroesOverlapTransparentSprites.png
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Continuando a focar numa plataforma só, temos os jogos do Game Boy Color, parte 1 (descobri jogos demais para postar de uma só vez):
Primeiramente, temos o port de Cannon Fodder feito pela Codemasters, que além de uma intro FMV impressionante (que nenhum emulador consegue reproduzir fielmente, por isso todos os videos no YT tem o áudio zoado) pro console, e vários sprites do jogo são 3D renders e há várias falas durante o jogo, é um port muito bom (mas não o melhor, esse seria o do Amiga CD32):

Outro port é o do primeiro Rayman para Game Boy Color, feito pela própria Ubisoft, que também tem um pequeno FMV no começo (mas bem mais curto), uma intro com imagens super coloridas, e o jogo em si e estupidamente colorido para um GBC e tanto Rayman com o os inimigos e objetos do jogo tem vários frames de animação, parece que o jogo foi realmente comprimido para rodar no GBC e esse foi o resultado, infelizmente a musica é bem ruim, mas isso foi um preço pequeno a se pagar:

Esse é uma escolha meio óbvia também, mas é necessária, o primeiro Shantae feito pela WayFormard, que tem varios frames de animação bem desenhados para cada personagem, inimigos e objetos, chega próximo de usar todas as cores da paleta do GBC e do limite de cores simultâneas em certas cenas, um mapa super extensivo, simulação de variação de luminosidade na primeira seção do jogo, variação de dia e noite, backgrounds variados e transformações, todas com seus próprios sprites.

Continuando, temos The Smurfs Nightmare feito pela dupla Velez e Dubail, que tem um efeito de distorção nos menus e nas folhas do jogo, foreground parallax scrolling no chão da vila Smurf, rotação no ataque do Smurf e um numero alto de cores para o GBC:

Mais um jogo da dupla, o port de V-Rally tem carros rodando na seleção, uma simulação de scaling bem suave para o sistema e um numero bem alto de cores:
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Bom, depois de ver todo mundo postando vários jogos aleatoriamente, eu decidi fazer algo mais organizado, mostrando os jogos mais impressionantes de cada console (todos sem ajuda de chips especiais), e vou começar com o Master System:
Primeiramente, uma escolha um tanto óbvia, mas necessária, o primeiro Phantasy Star:

Primeiramente, é incrível a compressão de código feita pelo sr. Naka para que toda a arte do jogo (feita pela maravilhosa Rieko Kodama) coubesse num cartucho de apenas 4MB, as dungeons em primeira pessoa rodando suavemente em 30fps (segundo o Yuji, eram pra rodar ainda mais rápido mas não foi possível devido a previamente citada compressão de código), que até em alguns jogos na geração seguinte ainda não tinham um scrolling tao suave, as cutscenes, os cenários e inimigos coloridos totalmente animados que em alguns momentos chegavam perto de atingir o limite do console de 32 cores simultâneas, e o mundo enorme dividido entre 4 planetas, pra não é só o RPG mais avançado da geração 8-bits como também o melhor.

Aladdin no Master simplesmente parece um jogo de Mega, intro com belas imagens, sprites grandes e super fluidos, varias cores na tela, backgrounds detalhados com um efeito 3D nos prédios e velocidade constante:


Deep Duck Trouble com certeza é o jogo do Master que mais utiliza cores simultâneas e é lotado de diferentes animações, acho que seu análogo no Mega seria Ristar:

Sonic Chaos não é tão rápido quanto os do Mega, mas tem as longas fases, caminhos alternativos, loopings e as pistas parafuso de Sonic 2 e Tails é jogável com o voo, tudo rodando a estáveis 30fps:


Continuando com ports, temos os de Space Harrier, onde consegue exibir vários sprites enormes ao mesmo tempo a uma velocidade decente, tem todo o conteúdo do Arcade, mais prologo, boss final (Haya-Oh), e um final, lembrando que esse foi um dos jogos que chegaram logo no começo da vida do console:


Road Rash, se comparado com o port mais famoso do seu irmão mais potente, e surpreendentemente próximo, tendo apenas a esperada queda na resolução e framerate, que mesmo assim, é bem menos notável do que por exemplo, um jogo do NES para o SNES:


Wonder Boy 1 no Master System é basicamente o mesmo jogo da System 2, apenas perdendo o HUD e usando cores levemente diferentes, e esse é outro jogo que saiu no começo da vida do console:

Dois jogos que esqueci quando postei essa lista é o port extremamente fiel de R-Type feito pela Compile em apenas 4MB de cartucho:

E o port bem fiel de Sagaia (também conhecido como Darius II) que segue bem o jogo dadas as limitações do cartucho e tem bosses tão grandes pro Master que chegam a causar slowdown:
 
Topo Fundo