O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Série Wonderboy/Monster World (Seus games e suas modificações)

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
5ysupj.jpg


PRODUTORA: Sega/Westone
HISTÓRIA: A Westone era a desenvolvedora da série e possuía os direitos dos games, enquanto a Sega possuía o direito da marca e personagens Wonder Boy. Como a Westone era uma companhia independente da Sega, acabou criando uma situação única onde ela dava direito a outras companhias, como Hudson Soft e Jaleco para publicar ports dos jogos para outras plataformas não pertencentes à Sega, fazendo com que os jogos mudassem os títulos e personagens referentes à série Wonder Boy.

A primeira modificação que veio da série Wonder Boy foi Adventure Island feito para o Nes pelas mãos da Hudson Soft, onde o personagem principal e alguns elementos do jogo foram mudados. Mas vieram outras modificações de outros games da série. Maioria foram feitos pra Pc Engine/Turbo Grafx (videogame da Nec) feitos também pela Hudson Soft. Aqui relaciono isso tudo.

GAMES DA SÉRIE E SUAS MODIFICAÇÕES:

WONDER BOY 1986
Série nasceu como um game que de ação lateral bem frenético. O protagonista Ton Ton tem que salvar sua namorada que foi sequestrada. Muita ação e sem toques de RPG que veio a partir do 2º game da série.

Wonder_Boy_SMS_US_box.jpg


Vídeos:
Versão Master System



ALTERAÇÃO:
- Adventure Island

Pelas mãos da Hudson Soft, Wonder Boy virou Adventure Island no Nes (Takahashi Meijin no Boken Jima no Famicom do Japão). O game fez sucesso e acabou ganhando série própria na época, sem ligação com a série Wonderboy.

Adventureisland.jpg


Imagem:
NES-Adventure_Island.png


Tópico sobre a série Adventure Island: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/série-adventure-island-nes-snes-turbo-grafx-gameboy-ps2-gc-wii.543159/


WONDER BOY IN MONSTER LAND 1987
Considerado 1º Game da série Monster World e 2º da série Wonder Boy. A série Monster World surgiu quando a série Wonder Boy começou a adotar elementos de RPG nos games e mapas abertos, podendo estocar de itens e armas e a andar mais livremente pelos mapas do jogo. O herói agora é chamado Book Shonen, e ele tem que derrotar um terrível Dragão que invadiu “Monster Land”.

_-Wonderboy-in-Monster-World-Sega-Master-System-_.jpg


Vídeo: Versão Master System



ALTERAÇÕES:
- Bikkuriman World

Pelas mãos da Hudson Soft, Wonderboy in Monster Land virou Bikkuriman World para PC Engine. Jogo que saiu só no mercado japonês.

bikkuriman-world-used-good-condition-en.jpg


Imagem:
63473-Bikkuriman_World_(Japan)-1459294325.png


- Saiyuuki World
Pelas mãos da NMK/Jaleco, o game virou Saiyuuki World para o Famicom (Nes). Outro que só saiu no mercado japonês.

NMK-KW-2.jpg


Imagem:
Saiyuuki%20World.png



Obs.: Esse game ganhou uma continuação própria, sem ligação com a série WonderBoy/Monster World, Saiyuuke World 2 -Tenjoukai no Majin para o Famicom japonês. Mas essa sequel ganhou uma localização no Nes americano, se chamando Whop’Em.

2v97z8h.jpg

2ic4n5f.jpg


Imagem Whomp'em:
images


- Mônica no Castelo do Dragão
E Wonder Boy in Monster Land ganhou uma famosa localização brasileira pelas mãos da Tec Toy. Empresa incluiu os personagens da Turma da Mônica no game nacional para Master System.

67a54-monica-no-castelo-do-dragao-cover.jpg


Vídeo:



WONDER BOY III MONSTER LAIR 1988
Último game da série Wonder Boy para arcades e que não faz parte da série Monster World já que é a única sequel de Wonderboy que segue mais fielmente o game original, adotando o estilo 'running' sidescroling (meio shoot'em up também) com muito mais ação frenética, sem os toques de RPG, que dominou a série a partir da série Wonderboy II. Os protagonistas agora são dois: Leo (controlado pelo Player 1) e a Princesa Purapril (controlada pelo Player 2) que tem que derrotar os monstros que invadiram seu território.

g4025front.jpg


Vídeo:
Versão Mega Drive



ALTERAÇÃO:
Não chegou a ter uma modificação como os demais, mas saiu pela Hudson Soft no Turbo Grafix CD americano perdendo o título ‘Wonder Boy III’, se chamando simplesmente Monster Lair, mas na versão japonesa o game manteve seu título completo.

fxqx6v.jpg

wonderboy-iii-monster-lair_.jpg



WONDER BOY III THE DRAGON’S TRAP 1989
Primeiro game da série feito especialmente para um console caseiro, no caso, o Master System. Esse aqui já adotou o estilo 'open world' (Metroidvania) com todos seus mundos e fases ligados entre si. É o 3º game da série no console de 8 bits da Sega, por isso ganhou esse no ‘III’ no título, mas seria o 4º game da série Wonder Boy, considerando que o III do arcade era um game totalmente diferente. Considerado o 2º da série Monster World, o game continua diretamente do “Wonder Boy in Monster Land”, inclusive começando na última fase do game anterior, um castelo. Depois de derrotar o Dragão, o herói é transformado num lagarto, e assim tem que percorrer vários lugares para achar algo que o faça voltar ao normal.

wonder_boy_3.jpg


Vídeo:



ALTERAÇÕES:
- Dragon’s Curse

Pelas mãos da Hudson Soft, o game virou Dragon’s Curse para o Turbo Grafix nos EUA. Curiosamente, essa versão do game recebeu o nome Adventure Island no PC Engine japonês, mesmo não tendo relação com o Adventure Island do Nes.

tg16-dragons-curse_front.jpg

COVER-Adventure_Island.jpg


Imagem:
DragonsCurse.png



- Turma da Mônica em O Resgate
Mais uma vez, como fez com o game anterior, a Tec Toy localizou o game no Brasil utilizando os personagens da Turma da Mônica.

2liyolu.jpg


Vídeo:



WONDER BOY IN MONSTER WORLD 1991
Primeiro feito especialmente para o Mega Drive, mas ganhou na Europa uma versão pra Master System, sendo assim o único game da série a ter versão pros dois consoles da Sega. Terceiro game da série Monster World e foi o quinto e último game da série Wonder Boy. O herói agora é Shion que tem livrar Monster World do malvado BioMeka.

Wonder_Boy_in_Monster_World.jpg


Vídeo:
Versão Mega Drive


Versão Master System



ALTERAÇÕES:
- The Dynastic Hero

Pelas mãos da Hudson Soft virou The Dynastic Hero nos EUA para o Turbo Grafix CD e com o nome Cho Eiyu Densetsu Dynastic Hero no PC Engine CD japonês.

rmn0oj.jpg

2q9ctxh.jpg


Imagem:
Dynastic_Hero_02.gif



- Turma da Mônica na Terra dos Monstros
E como não poderia deixar de ser, a TecToy também localizou esse game no Brasil como mais um da Turma da Mônica só que agora pro para Mega Drive.

turma-da-monica-na-terra-dos-monstros.jpg


Vídeo:



MONSTER WORLD IV 1994
Último game da série Monster World. Na época, saiu só pra Mega Drive exclusivamente no Japão, mas ganhou versão em inglês pros sistemas de download de vgs mais modernos (Wii, PS3, Xbox360 e outros). É o 4º da série Monster World, já assumindo como nome e número 4, sem o título "Wonderboy" por perto (até porque é protagonizado por uma garota). Não teve outras versões ou modificações para outros consoles da época. Asha é a protagonista do game. Ela ouve um espírito pedindo ajuda, então vai numa busca para achar esse espírito e ajudá-lo.


250px-MonsterWorldIVJPBoxShotGenesis.jpg


Vídeo:



MEU TOP DA SÉRIE:

1º – Wonder Boy in Monster World (Mega Drive)
2º – Wonder Boy III The Dragon’s Trap (Master System)
3º – Monster World IV (Mega Drive)
4º – Wonder Boy (Master System)
5º – Wonder Boy in Monster Land (Master System)
*Falta jogar Wonder Boy III Monster Lair

Comentário Final: Vale muito a pena conhecer essa série. Recomendo fortemente que joguem os Open World da série: Wonder Boy III The Dragon’s Trap, Wonder Boy in Monster World e Monster World IV. Games que carregam gráficos bem detalhados com personagens carismáticos. Eles contam com todos seus mundos ligados diretamente e com uma enorme liberdade de locomoção pela fases.

ATUALIZAÇÃO:
A série se mostrou mesmo querida pelo público, já que ganhou mais games recentemente. 2 remakes e 1 revival. 3 games novíssimos pra quem estava com saudades, estão rodando por aí em sistemas de downloads dos vgs da atual geração.

Wonderboy Returns 2017
Disponível pra PS4 e PC na forma digital. O game é remake do primeiro Wonderboy.

wb.jpg


Vídeo (Link):
https://www.youtube.com/watch?v=fik4-NOeVT8

Wonder Boy The Dragon’s Trap 2017
Remake do Wonderboy 3 do Master System. Game está sendo bem elogiado, principalmente, pelos seus gráficos cartoon. Disponível pra PS4, Xbox One, Switch e PCs.

wb3.png


Vídeo (Link):
https://www.youtube.com/watch?v=6nmTs__ugBU


ALTERAÇÃO:
- Turma da Mônica em o Resgate
Como o game original, esse remake do Wonderboy 3 ganhou uma alteração com personagens da Turma da Mônica, mas não feita pela Tec Toy, e sim um grupo de fãs do jogo que fizeram esse mod pra PCs. Aproveitem.

mon.jpg


Vídeo (Link):
https://www.youtube.com/watch?v=zQCm_y31SC0

Monster Boy and the Cursed Kingdom 2018
Esse não é um remake mas um revival da série. Um game novíssimo, saiu recentemente, e que segue o estilo dos games open world da série. Pra PS4, XBox One, Switch e PC.

mb.jpg


Vídeo (Link):
https://www.youtube.com/watch?v=8zA4r7guq1A


 
Ultima Edição:

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Outro tópico que fiz a um tempo, e que tinha que trazer pra cá. Trazendo informações sobre a série Wonderboy/Monster World.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.024
Pontos
1.109
Primeiro contato com Wonder Boy foi com o primeiro jogo do Master.

Nos anos 90 não sabia que os jogos da Monica eram localizações do Wonder Boy e só descobri nos emuladores.

Da franquia tenho originais Wonder Boy,Monica no Castelo do Dragão e Turma da Monica o Resgate.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.490
Reações
10.777
Pontos
503
Meu primeiro contato com a franquia foi com o port de Adventure Island pra MSX, chamado por aqui de Wonder Boy (na época não entendia por que o protagonista era moreno ao invés de louro como no Master System). Anos depois, tive contato com Bikkuriman e Dragon's Curse quando conheci o emulador de PC Engine. Nunca imaginei que os jogos da Turma da Mônica viessem dessa franquia e muito menos que ela fosse tão grande!
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Fiz um post sobre esse assunto no meu blog faz um bom tempo, mas o seu parece mais completo.
É incrível a salada que fizeram com o jogo, resultando em outros jogos bem diferentes, mas partilhando a temática.
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.556
Pontos
1.549
Joguei o primeiro do master..depois, joguei o monica no castelo do dragão (alugava nos fds)...ai sim...
por fim, comprei o turma da monica o resgate e pqp...zerei um monte de vezes...que jogo bom!
musicas, sons..gosto de tudo nele...
fiquei eufórico com o remaker e realmente ficou muito bom, só perdendo para o mod pra transformar no turma da monica o resgate!

Edit: e parabéns pelo topico!
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.740
Reações
14.430
Pontos
503
Como só joguei NES na infância, nunca tive contato com Wonder Boy, e somente a uns 8 anos conheci os jogos da série. Quando joguei o primeiro achei que ele era uma cópia descarada do Adventure Island, que eu conhecia desde o final dos anos 90, mas logo depois fiquei sabendo que na verdade era o Adventure Island que era praticamente uma cópia licenciada do Wonder Boy, pois ele tinha sido lançado um pouco antes... :klol
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.833
Reações
6.880
Pontos
979
Belo tópico, eu jogava loucamente no arcade do Wonder Boy, depois de perder por séculos conseguia fechar pegando todas as bonecas bônus pra abrir o ultimo mundo.
Um detalhe, as versões do Master e Game Gear são um pouco diferentes do arcade, me arrisco a dizer que são superiores pois possuem novas fases e inimigos, mesmo as fases do arcade que se repetem ao extremo são um pouco mais variadas nos consoles.
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
Joguei muito a versão Wonder Boy dos fliperamas, e nos flipers também o Monster Land, que era bastante jogado pelo pessoal porque era bem diferente do que se costumava ver em jogos de arcade.

Já nos consoles, joguei apenas um pouco o Monster World, com a Turma da Mônica mas gastei os dedos jogando o WB III que era um dos poucos cartuchos que tínhamos hahha Se não me engano era um piratinha 4 em 1 em que vinham também Golden Axen 2, Double Dragon 2 e mais outro que não lembro mas acho que era o Dynamite Duke.

De qualquer maneira, baita série.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Ótimo tópico !

Nada como relembrar os jogos do "garoto maravilha". Há 10 anos atrás eu fiz um especial em 6 partes sobre essa confusa história: um tópico para cada um dos jogos. Esse de 2018, obviamente, ainda não existia.
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Até hoje me enrolo com os jogos da série e suas divisões
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.234
Reações
104.560
Pontos
1.299
Virei o Wonderboy do Master na raça, depois de uma jogatina que durou a tarde inteira, o amigo que me emprestou o cartucho não acreditou pois o próprio não o tinha feito! Bons tempos!
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.432
Reações
2.174
Pontos
703
Não curti a versão Arcade do Wonder Boy in Monster Land... O de Master/Mônica me parece mto mais agradável.

O q eu acho mais engraçado e curioso da adaptação da Tectoy é a desculpa no final pro Capitão Feio não aparecer... Simplesmente fugiu e nunca deu as caras no jogo.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo