O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


S-Vídeo no Mega Drive! Quais modelos suportam a modificação??? (Apenas Megadrive 3 e Super Megadrive 3 Tectoy)

NUIIO

Bam-bam-bam
Mensagens
373
Reações
561
Pontos
268
Olá! To criando esse tópico para facilitar e explicar um pouco como é essa modificação, e do porque essa modificação fácil. Pode realmente melhorar incrivelmente a imagem gerada pelo Meguinha!!!!

Bom! como todos sabem o MD nacional, teve um pouco de bagunça da Tectoy em numeração de seus modelos. Porém irei explicar mais ou menos, comparando com a revisão americana...

Megadrive 1 e 2 (GENESIS 1)
Megadrive 3 (GENESIS 2)
Super Megadrive 3 (GENESIS 3) "Aquele Megadrive 3 que não possui entrada para Sega CD"

Curiosidades aos modelos (Super Megadrive e Genesis 3)
Todos esses modelos possuem hardware original da Sega. E sim! Os Super Megadrives Tectoy foram projetados pela própria Sega, existe um preconceito com esse modelo, justamente pela remoção de compatibilidades com Sega CD, 32X, Virtua Racing, RGB Nativo e retrocompatibilidade ao Master System! Bom na realidade tirando o Sega CD, todos as outras compatibilidades podem ser recuperadas com modificações!! O ASIC Sega 315-6123 possui M68K, Z80, VDP,YM3438 integrados dentro dele, e esta foi a ultima revisão de Hardware que a Sega fez do Megadrive.

Como eu posso saber se meu MD, possuí compatibilidade com S-Vídeo?
Bom em sua maioria, praticamente todos possuem compatibilidade ao MOD, deste que ele tenha esses codificadores de Vídeo!

Sony CXA 1145 (COMPATÍVEL)
Sony CXA 1645 (COMPATÍVEL)
Fujitsu MB3514 (COMPATÍVEL)

Samsung KA2195D (IMCOMPATÍVEL)

Resumindo a maioria dos Mega vieram com codificadores de vídeo da Sony ou Fuijitsu, você terá que ser bastante azarado e ter um com Samsung!! :keehk

Materiais necessários e instalação
2x Capacitores 16v e 220uF
2x Resistores 75 Ohms
1 Conector S-Vídeo Femea
Cabos para soldagem (utilizei cabo de controle paralelo)
[Maneiras de prender o conector na carcaça, cada um tem sua maneira.]


Primeiramente você irá pega os capacitores e solda os resistores de 75Ohm em seus polos positivos (Os pinos positivos não são marcados com cores diferentes no capacitor).
Depois solda o fio nos resistores e soldam eles no pinos 15 e 16 do codificador de vídeo!
95221
O pino 15, simbolizado pela letra Y é onde fica Brilho Sync
O pino 16, Simbolizado pela letra C é onde fica as Cores


Tomem cuidado ao soldar, para não danificar o chip. Está é a parte mais díficil
na modificação!!!!




Feito isso ele deve ficar assim!!!!
95222































Depois disso, você terá que soldar os fios no polo negativos dos capacitores (lado que está marcado com outra cor) e puxar esses fios
e soldarem eles no conector S-Vídeo

95223
O fio que vem do Pino 15 (brilho) do chip você solda no Y-Luma
O fio que vem do Pino 16 (cor) do chip você solda no C-chroma
Já os fios GND corresponde ao Terra do Chroma e Luma, você junta eles estanha, e depois
você faz o aterramento, podendo ser no Pino 24 do chip. ou soldar eles no aterramento da
placa mãe, como eu fiz no meu Super MD 3 com os fios laranja e vermelho.




Chegamos aos Resultados!!

Depois desse trabalho todo, você verá a verdadeira imagem que estava escondida no console. O Megadrive é conhecido por ter o pior sinal de vídeo composto que um console pode ter. e isso em todos os seus modelos. Eu possuo O Super Megadrive 3 10 jogos na memória e outro Megadrive 3 com entrada para Sega-CD!
Esse meu Super Megadrive que foi o meu console modificado, ele possuí o Sony CXA-1645. Em efeito de comparação o meu Megadrive3 ele tem o Fujitisu MB3514, e sinto que a imagem do Composto do MB3514 tem cores mais fortes e é um pouco mais definida que o CXA1645, porém ambos são ruins comparados ao do SNES por exemplo!

Segue imagens de comparações em alguns jogos!!


95234
Super Megadrive 3 10 Jogos: Shinobi 3 S-vídeo

95235
Super Megadrive 3 10 Jogos: Shinobi 3 Composto


95237
Super Megadrive 3 10 Jogos: Sonic 1 S-vídeo
95238
Super Megadrive 3 10 Jogos: Sonic 1 Composto


95239
Super Megadrive 3 10 Jogos: Sonic 2 Composto
95240
Super Megadrive 3 10 Jogos: Sonic 1 S-Vídeo

Bom!! Eu acho que com isso eu consegui explicar como fazer a modificação, se qualquer dúvida eu posso ajudar. Mas no final isso é tudo!
O Mod dos primeiros Megadrive 1 e 2 é diferente do MD3 e o Super MD3. Esse é feito de outro jeito.

Qualquer erro que cometi ao desenvolver o tópico me avisem, me ajuda a melhora-lo!!!!!! Afinal não sou muito de criar tópicos !!!!
 
Ultima Edição:
Topo Fundo