O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Saber que não sabe.

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
Filosofia de boteco? Talvez, como dizem, depende de com que olhos ver.
Auto-resposta? inevitável.

De quantas maneiras posso eu não saber a mesma coisa?
Fiz as contas e fiz de conta que continuei a não saber.
Que saber poderia eu ter para saber que o meu saber é suficiente?
Não sei, nem sei como saber.
Por isso não sei ainda o suficiente para saber que o que sei é suficiente.
Mas já sei, e estou convicto, que o que sei é mais do que precisava saber para saber o que sei.
Há ocasiões em que sei que já sei tudo.
Não são muito frequentes – diria mesmo que são cada vez mais raras – mas quando acontecem trazem para o elemento instantâneo da memória formas quase certas da existência.
E fico, nesse momento, com certezas quase permanentes sobre o destino e sobre a realidade.
Formas ocultas sem dúvida, sem dúvidas, sem hesitações, sem tristezas, sem tédios e sem medos.
Como se soubesse alguma coisa.
Sabendo ou não sabendo resta sempre alguma dúvida sobre o saber se o saber que se sabe é todo ou apenas parte.
E se um saber que se sabe não sabe se é o saber todo que saber é esse que o saber que sabe não sabe?
Que banalidades haverá para lá do saber tudo?
Posso supor que sei para concluir a seguir que se souber não tenho que supor que sei.
E mesmo que não saiba fico na dúvida se o que não sei é ainda um saber a que falta saber.
Mas o meu jogo há-de ser sempre com o saber.
Não com a mera acumulação de dados – que sei eu? – nem com a estranha ilusão de transformar tudo em números.
O meu jogo há-de ser sempre com essa vacuidade do próprio saber, com aquelas coisas que serão – quem sabe? – universais no tempo e no espaço; saber e conhecimento que não perdem validade nem têm prazo.
O meu jogo é saber do próprio saber uma formulação eterna e insaciável de partículas capazes de conviverem todas no mesmo lugar sem que o espaço-tempo as perturbe.
Mas eu não sei se existe esse saber.
Sei que não sei se existe esse saber e isso é uma forma de saber que posso saber mesmo não saber.
E saber não saber pode ser o saber que é possível quando ainda não se sabe nada.
Porque até hoje, na minha busca desastrada de saber mais, mais não tenho encontrado que saber que não sabe, conhecimento que não conhece, tempo que passa, espaço que se ocupa, energia que se gasta e medo que se renova.

Abraço
 

finntroll

Ser evoluído
Mensagens
448
Reações
1
Pontos
46
Pack Man;2617169 disse:
e eu esperAVA que le-se antes de comentar[:king] .

ei li.

e te digo que estas tuas questões precisam de um direcionamento. Não dá mais pra fazer filosofia a lá Descartes tentando construir todo um sistema a partir de uma premissa, no aso a validade do conhecimento. O cogito dele já foi descartado.

Continuo a te recomendar o Kunh, vai te localizar no atual debate sobre a filosofia da ciência.
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
finntroll;2617185 disse:
ei li.

e te digo que estas tuas questões precisam de um direcionamento. Não dá mais pra fazer filosofia a lá Descartes tentando construir todo um sistema a partir de uma premissa, no aso a validade do conhecimento. O cogito dele já foi descartado.

Continuo a te recomendar o Kunh, vai te localizar no atual debate sobre a filosofia da ciência.
não precisa de direcionamento para pensar e recomendar Kunh é engraçaod até porque peguei umas coisas dele pra ler, mas não faz disso pra mim fonte de unica verdade...

E aqui não se tem filosofia ao pé da letra se tem afeição com dogmas puros e só
 

finntroll

Ser evoluído
Mensagens
448
Reações
1
Pontos
46
Pack Man;2617208 disse:
não precisa de direcionamento para pensar e recomendar Kunh é engraçaod até porque peguei umas coisas dele pra ler, mas não faz disso pra mim fonte de unica verdade...

E aqui não se tem filosofia ao pé da letra se tem afeição com dogmas puros e só

Post complicado, teríamos que aprofundar muitos conceitos aqui, discutir sobre verdade, conhecimento, dogma, etc.

O legal do Kunh é que a verdade (o saber) está condicionada a um paradigma, ou seja, até os dogmas são relativos, à medida em que se mudam as bases da ciência.
 


Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
finntroll;2617241 disse:
Post complicado, teríamos que aprofundar muitos conceitos aqui, discutir sobre verdade, conhecimento, dogma, etc.

O legal do Kunh é que a verdade (o saber) está condicionada a um paradigma, ou seja, até os dogmas são relativos, à medida em que se mudam as bases da ciência.
espera que ainda discuto Kunh contigo!
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
Pack Man;2617358 disse:
preciso de ler, ler e ler!!!
Opa cara, não cheguei a ler o texto, prometo que leio e edito depois:p
mas esse kuhn ai, do que se trata, gosto de ler sobre filosofia e tal, se tiver algum livro dele que possa passa por mp eu agradeço[kviraolho] ou uma indicação, algo mais sobre esse cara:p
valeu!
 

finntroll

Ser evoluído
Mensagens
448
Reações
1
Pontos
46
darth_senna;2617390 disse:
Opa cara, não cheguei a ler o texto, prometo que leio e edito depois:p
mas esse kuhn ai, do que se trata, gosto de ler sobre filosofia e tal, se tiver algum livro dele que possa passa por mp eu agradeço[kviraolho] ou uma indicação, algo mais sobre esse cara:p
valeu!

Thomas Kuhn - A estrutura das revoluções científicas. Ed. Perspectiva.

Agora onde comprar eu não sei :p .
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
finntroll;2617400 disse:
Thomas Kuhn - A estrutura das revoluções científicas. Ed. Perspectiva.

Agora onde comprar eu não sei :p .
como voces gostam "se compra" facil na internet... hahaha, mas dá pra comrpar por vias legais também pela internet, google ahca fácil as fontes d'onde achar Kuhn
 

finntroll

Ser evoluído
Mensagens
448
Reações
1
Pontos
46
Pack Man;2617402 disse:
como voces gostam "se compra" facil na internet... hahaha, mas dá pra comrpar por vias legais também pela internet, google ahca fácil as fontes d'onde achar Kuhn

qualquer biblioteca deve ter também, o livro é um clássico.
 

Rdp157

Bam-bam-bam
Mensagens
2.906
Reações
1.420
Pontos
219
ah..quantos baseados de oregano o autor do texto fumou hein?[kfumando]
zueira..o texto eh meio confuso, mas faz pensar
PS: façam suas apostas! Packman achou um desafiante!:p
 

Ralff

Supra-sumo
Mensagens
3.536
Reações
381
Pontos
184
" De quantas maneiras posso eu não saber a mesma coisa?
Fiz as contas e fiz de conta que continuei a não saber.
Que saber poderia eu ter para saber que o meu saber é suficiente?"

Que saber eu poderia ter para saber que eu não sei o suficiente para não saber quantas maneiras eu posso não saber a mesma coisa...

:kong_zonzo::kong_zonzo::kong_zonzo:
 
Topo Fundo