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[Sad News] Ricardo Boechat morre em queda de helicóptero em SP

sux

soteropolitano
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politraumatismo por causa de uma queda livre? (pular do helicoptero) uma pancada (parte do helicoptero atinge ele) ou impacto do helicoptero com o caminhao?
 

falcao_r2

Bam-bam-bam
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politraumatismo por causa de uma queda livre? (pular do helicoptero) uma pancada (parte do helicoptero atinge ele) ou impacto do helicoptero com o caminhao?

Ele não pulou do helicóptero. De forma alguma ele pularia. Não faz sentido o cara em pouso de emergência abrir a porta do helicóptero e se jogar.
O que peritos dizem é que o helicóptero ao se partir no choque arremessou ele. E esse arremesso foi o que a testemunha viu, achando que ele tinha pulado.
 

charles_logan22

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Ele não pulou do helicóptero. De forma alguma ele pularia. Não faz sentido o cara em pouso de emergência abrir a porta do helicóptero e se jogar.
O que peritos dizem é que o helicóptero ao se partir no choque arremessou ele. E esse arremesso foi o que a testemunha viu, achando que ele tinha pulado.
Procede!

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Hellskah

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Manolos, estou meio perplexo aqui.
Eu não sabia nem tinha lido a respeito. Não do acidente, mas de como aconteceu.

Segundo relatos de amigos que viram o depoimento da mulher, Boechat havia pulado do helicóptero antes da colisão. Parece que se não fosse o caminhão, a aeronave até conseguiria fazer um pouso forçado e quem sabe sem graves consequencias.

O laudo da morte de Boechat saiu e constava morte por politraumatismo e como causa secundária carbonização. Ele não morreu sufocado nem intoxicado por fumaça.

Por fim, parece que o braço dele, sob a carcaça da aeronave, ainda se mexia como quem pede ajuda, porém se a mulher se aproximasse corria o risco de uma explosão.

Cara, que louco. Que louco.

Até uma kombi é mais segura que esses helicópteros pequeninos e frágeis. São igual a uma pipa. São excelentes no ar, no chão é lixo.
 

Amigo Bolha

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Manolos, estou meio perplexo aqui.
Eu não sabia nem tinha lido a respeito. Não do acidente, mas de como aconteceu.

Segundo relatos de amigos que viram o depoimento da mulher, Boechat havia pulado do helicóptero antes da colisão. Parece que se não fosse o caminhão, a aeronave até conseguiria fazer um pouso forçado e quem sabe sem graves consequencias.

O laudo da morte de Boechat saiu e constava morte por politraumatismo e como causa secundária carbonização. Ele não morreu sufocado nem intoxicado por fumaça.

Por fim, parece que o braço dele, sob a carcaça da aeronave, ainda se mexia como quem pede ajuda, porém se a mulher se aproximasse corria o risco de uma explosão.

Cara, que louco. Que louco.

Até uma kombi é mais segura que esses helicópteros pequeninos e frágeis. São igual a uma pipa. São excelentes no ar, no chão é lixo.

Isso é mentira. Ele não chegou a pular do helicóptero não. A perícia já verificou tudo lá.
 


SirSerius

Bam-bam-bam
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Coveirada de Leve!

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Relatório da FAB conclui que falha de manutenção levou à queda de helicóptero que matou Boechat

Piloto também tomou atitudes erradas ao tentar pouso na Rodovia Anhanguera, em SP, diz o documento. Peças do helicóptero estavam desgastadas e apresentavam falhas. Acidente ocorreu em fevereiro de 2019.

Por Tahiane Stochero, G1 SP — São Paulo
29/10/2020 16h28 Atualizado há 4 minutos

Jornalista Ricardo Boechat e piloto Ronaldo Quattrucci morreram em queda de helicóptero em 11 de fevereiro de 2019 em São Paulo. Aeronave colidiu com caminhão  — Foto: Reprodução/Arquivo/TV Globo

Jornalista Ricardo Boechat e piloto Ronaldo Quattrucci morreram em queda de helicóptero em 11 de fevereiro de 2019 em São Paulo. Aeronave colidiu com caminhão — Foto: Reprodução/Arquivo/TV Globo

Uma série de falhas de manutenção levou à queda do helicóptero que transportava o jornalista Ricardo Boechat, de 66 anos, em fevereiro de 2019. É o que aponta um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, divulgado nesta quinta-feira (29).
No acidente, morreu também o piloto Ronaldo Quattrucci, de 56 anos. O profissional, segundo o Cenipa, tomou atitudes consideradas erradas durante a operação do helicóptero. De acordo com o relatório, ele não verificou se os instrumentos de bordo estavam funcionando perfeitamente e suas atitudes durante o voo também contribuíram para o acidente, segundo a FAB.
O helicóptero caiu na Rodovia Anhanguera, no Rodoanel, em São Paulo, e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via no dia 11 de fevereiro de 2019.
Veja fatores que contribuíram para o acidente, segundo o Cenipa:

  • Manutenção da aeronave
  • Atitude do piloto
  • Cultura organizacional da empresa do piloto (que era dono do helicóptero também)
  • Indisciplina de voo do piloto
  • Julgamento de pilotagem do comandante
  • Processo decisório na hora da tragédia

O documento aponta, em especial, falhas no compressor da aeronave, que não teve nenhuma atualização ou troca completa desde 1988. O compressor estava com peças vencidas no momento do acidente. O tubo de distribuição de óleo da aeronave também '"estava com o calendário de troca excedido várias vezes", segundo o Cenipa.

O piloto conseguiu a aprovação técnica pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 9 de agosto de 2017.

"Não foi encontrado nem foi apresentado nenhum registro de revisão geral do compressor desde 1988", apontou o Cenipa.

A investigação entendeu que "houve ineficiência, por parte do operador (o piloto), quanto da organização de manutenção, no acompanhamento e na execução dos processos de manutenção" do helicóptero.


Arte mostra local do acidente com helicóptero no qual morreram o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci — Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte/G1

Arte mostra local do acidente com helicóptero no qual morreram o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci — Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte/G1
Outros fatores que contribuíram para a queda foram o desgaste anormal de algumas peças — o que levou à sobrecarga da aeronave e ao rompimento do eixo de ligação do rotor da cauda no momento da queda —, e a indisciplina por parte do comandante, que, segundo a FAB, realizou um voo de táxi aéreo sem ter autorização operacional para isso.
Tanto o piloto quanto o helicóptero não estavam autorizados a fazer voos de táxi aéreo (quando há o pagamento pelo trajeto).
Relatório da Cenipa sobre acidente aéreo com o jornalista Ricardo Boechat aponta falha de manutenção — Foto: Reprodução

Relatório da Cenipa sobre acidente aéreo com o jornalista Ricardo Boechat aponta falha de manutenção — Foto: Reprodução

Local em que caiu o helicóptero que levava o jornalista Ricardo Boechat, na Rodovia Anhanguera, em SP — Foto: Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Local em que caiu o helicóptero que levava o jornalista Ricardo Boechat, na Rodovia Anhanguera, em SP — Foto: Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Carreira

Filho de diplomata, Ricardo Eugênio Boechat nasceu em 13 de julho de 1952, em Buenos Aires, na Argentina.
O jornalista era apresentador do Jornal da Band, da rádio BandNews FM e colunista da revista "IstoÉ" quando morreu no acidente aéreo.
Ao longo de 49 anos de carreira, iniciada no começo da década de 1970, Boechat escreveu em jornais como "Diário de Notícias", "O Globo", "Jornal do Brasil", "O Estado de S. Paulo" e "O Dia".
De 1990 a 2001, Boechat fez parte da equipe do "Bom Dia Brasil", da TV Globo, com uma coluna diária marcada pelo seu humor ácido e pela sua irreverência. Na emissora, ele também esteve no "Jornal da Globo".
Foi ainda diretor de jornalismo da Band e teve passagem pelo SBT.
Boechat ganhou três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro.
Ricardo Boechat — Foto: Reprodução: TV Globo

Ricardo Boechat — Foto: Reprodução: TV Globo

 

Piga

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Helicóptero com manutenção vencida não pode nem sair do solo. Se o piloto que era dono da aeronave sabia disso, só por ligar o helicóptero já está errado por default.

É aquele ditado: quem não tem cu largo não faz trato com pica grande. Se comprou um helicóptero tinha a obrigação de ter $$$$ suficiente pra fazer as manutenções que são recorrentes e muito caras.

Infelizmente uma tragédia que poderia ter sido evitada se as coisas fossem feitas da forma que deveria.
 

Delphinus

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Por que helicopteros e naves antigas ainda operam livremente?

Tipo, carros com 10/15 anos ja sao aposentados para N funções e aeronaves podem
 

JoliLeChat

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Por que helicopteros e naves antigas ainda operam livremente?

Tipo, carros com 10/15 anos ja sao aposentados para N funções e aeronaves podem

Por causa dos programas de manutenção e de inspeção. São ordens de grandeza mais rigorosos do que os dos carros.
Isso precisa muito da fiscalização, que deve acompanhar o rigor que o fabricante teve com a definição da manutenção.
 

Piga

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Por que helicopteros e naves antigas ainda operam livremente?

Tipo, carros com 10/15 anos ja sao aposentados para N funções e aeronaves podem
Por causa dos programas de manutenção e de inspeção. São ordens de grandeza mais rigorosos do que os dos carros.
Isso precisa muito da fiscalização, que deve acompanhar o rigor que o fabricante teve com a definição da manutenção.
Existem helicópteros que de antigo só existe o registro, pois praticamente tudo já foi substituído com o tempo, inclusive motores e chassis.
 

ME110

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Fala isso não véi....[emoji2359]

O Lito não cansa de falar que os voos comerciais são 101% seguros?


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Cara....costumamos falar que só existe 2 tipos de aeronave, as que não se acidentaram....e as que vão se acidentar.

Não procure saber muito do que acorre nos intestinos da aviação, é tipo entrar na cozinha do restaurante.

Tem de tudo, do povo que realmente faz o correto, como o povo que só faz m****.

Brasil né.....sabemos como é.

Abraço a todos.
 

espectral

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Fala isso não véi....[emoji2359]

O Lito não cansa de falar que os voos comerciais são 101% seguros?


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To com o Lito e você nessa, sempre achei aviação comercial muito segura.
Cara....costumamos falar que só existe 2 tipos de aeronave, as que não se acidentaram....e as que vão se acidentar.

Não procure saber muito do que acorre nos intestinos da aviação, é tipo entrar na cozinha do restaurante.

Tem de tudo, do povo que realmente faz o correto, como o povo que só faz m****.

Brasil né.....sabemos como é.

Abraço a todos.
Mas não podemos desprezar o relato de um insider...

abre o bico aí!
 

NEOMATRIX

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Cara....costumamos falar que só existe 2 tipos de aeronave, as que não se acidentaram....e as que vão se acidentar.

Não procure saber muito do que acorre nos intestinos da aviação, é tipo entrar na cozinha do restaurante.

Tem de tudo, do povo que realmente faz o correto, como o povo que só faz m****.

Brasil né.....sabemos como é.

Abraço a todos.

Pelo que eu tinha em mente, empresas como Latam, TAM, eram mal vistas entre o pessoal do meio, enquanto Azul e Gol eram empresas um pouco mais organizadas, padronizadas e com processos mais robustos nesse sentido. Faz sentido?


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Ultima Edição:

Alberon

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porra, o Piloto tomou uma atitude Missão Impossível, só por um azar do c***lho bateu no caminhão, e agora tão jogando a culpa no cara só para não pagar seguro




Isso é mais conhecido como "morto não fala".
Não fala e não pode se defender.
 

espectral

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Pelo que eu tinha em mente, empresas como Latam, TAM, eram mal vistas entre o pessoal do meio, enquanto Latam e Gol eram empresas um pouco mais organizadas, padronizadas e com processos mais robustos nesse sentido. Faz sentido?


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LATAM de Schrodinger.
 

ME110

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Pelo que eu tinha em mente, empresas como Latam, TAM, eram mal vistas entre o pessoal do meio, enquanto Azul e Gol eram empresas um pouco mais organizadas, padronizadas e com processos mais robustos nesse sentido. Faz sentido?


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Veja pelo seguinte lado....LATAM/TAM eram os melhores salarios do mercado, depois dessa fusão.....começou a pagar mal, povo foi todo pra Azul e Gol.
Hoje com a pandemia, todo lugar paga uma m****....já viu né.
Todas tem processos e organização similares, mas no final, o que manda são as pessoas, profissional bom levanta qualquer lugar, assim como os pão com b*sta só fode tudo.

Tem de tudo na aviação de todos os jeitos possiveis, não é diferente do que é em outra industria qualquer, não é diferente dos outros lugares.

Abraço a todos.
 

Mestre Linguiça

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Uma das verdades na aviação e que casos de acidente em 99,9% é falha humana.

Mas na aviação comercial, por exemplo, estamos bem até demais. O último foi aquele da TAM que bateu no prédio ao pousar.

Para cair é preciso que dê muitas coisas erradas ao mesmo tempo. Fora isso é muito seguro.
 

NEOMATRIX

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Veja pelo seguinte lado....LATAM/TAM eram os melhores salarios do mercado, depois dessa fusão.....começou a pagar mal, povo foi todo pra Azul e Gol.
Hoje com a pandemia, todo lugar paga uma m****....já viu né.
Todas tem processos e organização similares, mas no final, o que manda são as pessoas, profissional bom levanta qualquer lugar, assim como os pão com b*sta só fode tudo.

Tem de tudo na aviação de todos os jeitos possiveis, não é diferente do que é em outra industria qualquer, não é diferente dos outros lugares.

Abraço a todos.

É que assim né. A avião precisa criar processos que não façam um double check e tenha sejam redundantes pra não ficar tudo em uma mão só.


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ME110

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É que assim né. A avião precisa criar processos que não façam um double check e tenha sejam redundantes pra não ficar tudo em uma mão só.


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Cara....na manutenção aeronautica toda vez que voce faz uma ação corretiva ou ação programada pelo manual de manutenção, tem inspertor, tem outros mecanicos, tem varios processos estabelecidos pela industria, pra voce atestar a aeronavegabilidade da aeronave.
Problema é que, tudo é dinheiro, dinheiro....sempre dinheiro......voce sabe que vai dar m****, seu inspetor sabe que vai dar m****, o piloto sabe....o proprietário da aeronave ou empresa aerea sabe....mas se aeronave não voar, ninguem recebe salario, simples assim.
Voce faz sempre o melhor (mentira...somos humanos, tem dia que voce não ve a hora de chegar 17h) mas o comercial sempre interfere.
A aviação comercial/executiva/geral não é nada diferente de qualquer industria por ai.

Tem muita redundancia nas aeroanves, e tem Deus sempre na frente.
Tem muito lixo aeronautico que voa há muito tempo, zero incidente/acidente.
Tem aeronave nova que só da problema, toda vez que voce ve decolando....imagina se não vai aparecer no Jornal Nacional.
É do jogo.

Abraço a todos.
 

NEOMATRIX

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Cara....na manutenção aeronautica toda vez que voce faz uma ação corretiva ou ação programada pelo manual de manutenção, tem inspertor, tem outros mecanicos, tem varios processos estabelecidos pela industria, pra voce atestar a aeronavegabilidade da aeronave.
Problema é que, tudo é dinheiro, dinheiro....sempre dinheiro......voce sabe que vai dar m, seu inspetor sabe que vai dar m, o piloto sabe....o proprietário da aeronave ou empresa aerea sabe....mas se aeronave não voar, ninguem recebe salario, simples assim.
Voce faz sempre o melhor (mentira...somos humanos, tem dia que voce não ve a hora de chegar 17h) mas o comercial sempre interfere.
A aviação comercial/executiva/geral não é nada diferente de qualquer industria por ai.

Tem muita redundancia nas aeroanves, e tem Deus sempre na frente.
Tem muito lixo aeronautico que voa há muito tempo, zero incidente/acidente.
Tem aeronave nova que só da problema, toda vez que voce ve decolando....imagina se não vai aparecer no Jornal Nacional.
É do jogo.

Abraço a todos.

Concordo, mas tb hj se vc perde uma aeronave em voo com tripulação e passageiros civis é praticamente um fim pra empresa aérea.
A Tam com aqueles 2 acidentes de 96 não sei como não quebrou mas ficou super mal falada


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geist

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Eu sempre evito ao máximo viajar de Latão. Muito podre o serviço dos caras, consegue ser pior que a Gol.
Gostava da Avianca, pena que faliu. A Azul é a menos pior atualmente.
 

NEOMATRIX

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Eu sempre evito ao máximo viajar de Latão. Muito podre o serviço dos caras, consegue ser pior que a Gol.
Gostava da Avianca, pena que faliu. A Azul é a menos pior atualmente.

O @Enzo acredito ser piloto.
Gostaríamos do seu parecer também.[emoji848]


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