Se você quer uma passagem de um crítico dizendo: "Eu gostei de Pantera Negra porque ele é cheio de negros e isso reforça um ponto de vista meu e de meu grupo de que, na guerra cultural que travamos, ele traz uma mensagem que eu quero promover e por isso considero mais relevante que outros aspectos." Se você espera isso, não irá encontrar e se você quer que a realidade seja isso, me desculpe, as coisas não funcionam assim numa guerra cultural. As influências são pressentidas por evidências, comportamentos repetidos e incentivados por grupos que são parte de uma classe ou orbitam sobre ela.
Eu citei, no próprio texto que você trouxe, que os críticos admitem a influencia da mídia em seus escritos.
Ele não garante, quando ele não garante ele sabe que tem influência, partindo deste ponto você pode facilmente assumir que este grupo de pessoas é influenciada por algo que orbita o trabalho sobre o qual analisam. Se eles são influenciados por uma força externa quem dirá por uma interna, no caso os atores em geral. Os atores fazem uma pressão assombrosa sobre como acham que as premiações devam ser e quando eles falam sobre isso eles não abordam aspectos técnicos da direção, edição, produção. Eles trazem questões ideológicas, panfletárias. A partir de todas estas evidências da realidade não há como fugir que existe uma pressão sobre todos que estão no meio para seguir, facilitar, apoiar uma linha prevalente neste meio.
Este apoio se traveste em uma supervalorização e é isto que está em discussão primordialmente. Estas são evidências Doom. Eu já falei sobre elas e outros também já falaram sobre só que você passou por cima, mas espero que reconheça, por esta parte do próprio texto trazido por você, que quem trabalha com isso a admite, bom, não há o que discutir.
Eu apontei já. Algumas vezes, não só eu como outras pessoas, mas você as ignorou. Quando você as ignora você claramente passa a mensagem de que não crê que tal aspecto da realidade tenha a correspondência que está sendo afirmada, se você está discordando, obviamente está indo para o lado que apontei.
A classe dos críticos é um grupo que desempenha uma atividade e pessoas que desempenham atividades semelhantes se comunicam, trocam experiências, comungam mecânicas de como atuam em sua área. É assim com qualquer ser humano que pertence a um grupo. Ignorar ou dizer que isso não existe é ir contra a realidade, mais uma vez, se você não reconhece isso só posso supor que não acha que críticos comungam de aspirações, ideias, formas e ações para com sua profissão junto a outros do seu meio.
A classes dos críticos é uma classe que orbita o meio cinematográfico. Se ela está numa escala de atuação semelhante a da mídia (orbital) e reconhece que por ela é influenciada e a mídia é assumidamente defensora de certas posturas ideológicas estes críticos tendem a simpatizar com isso e dar uma valoração maior. Por correlação direta, se algo que orbita também influencia é óbvio que algo de dentro (atores) influenciará ainda mais, pois é o meio de trabalho que se baseia determinado profissional, no caso os críticos. Se os atores e mídia agem num sentido, pregando certo tipo de posição, a atitude desta classe termina sendo influenciadora de todos que atuarem naquele meio.
Guerra Cultural. Em todas as eras da evolução histórico-social das civilizações humanas sempre houve uma guerra cultural. Estamos vivendo uma agora. Se você não a vê ou a ignora, isso não faz ela desaparecer, nem faz com que ela deixe de produzir efeitos concretos.
Nenhuma no filme em si. Eu, Hitmanbadass, Wayne e outros já disseram isto. O filme Pantera Negra em si não foi feito com este objetivo, não, mas está sendo apropriado neste sentido. É uma apropriação cultural, um fenômeno super comum hoje em dia. Pantera Negra está servindo para isso e o alvo de toda a crítica é este. Se você quer saber qual é posição, bom, isso já foi repetido inúmeras vezes aqui. Logo abaixo o próprio xxxnerozzz repete. Não se resume só a isso, mas dá para ser um começo.
Já disse. Pantera Negra não traz o discurso, mas as pessoas usam dele para reforçar seus discursos. Os críticos aqui agem como os atestadores dessa linha ideológica, justamente por gozarem desta presunção de conhecimento (secular) que você mesmo bem trouxe. A minha frase, lá no lançamento, quando quase ninguém ainda falava tanta m**** sobre o filme foi clara: "Este filme é muito bom, apesar de que vão valorizá-lo pelas razões erradas". É isso que está acontecendo.
Sim xxxnerozzz. É exatamente isso. Não sei se o Doom conseguirá entender porque, como disse, ele está travado num ponto dessa compreensão do cenário.
Eu dou por encerrada minha participação.