Pesquisa de um professor de harvard sobre o que a maioria dos economistas (nos eua), pensa sobre o assunto
gregmankiw.blogspot.com
- Tariffs and import quotas usually reduce general economic welfare. (93%)
é uma das poucas coisas que economista lá não se mata entre eles discutindo, claro que isso não impede o politico de ir atrás dos 7% restantes e dar a impressão que é uma divisão ideológica real
Não sou contra o Brasil entrar nesse mercado, na verdade, a gente ta perdendo uma oportunidade geopolitica, a europa já percebeu e assinou o acordo mercosul-europa. Mas, precisa pedir transferencia de tecnologia junto, se quiserem nossos minérios, que entreguem um pouco mais além da simples compra de matéria prima. Ou dependam da china, a escolha é simples.
Um governo ''patriota'' de verdade pede transferencia tecnológica junto , acordos comerciais, derrubada de alguma barreira que eles tenham sobre nossas exportações.. Sei lá, se querem que a gente tenha essa porra poluente aqui , então paguem
Conferi agora, eu achei que seria algo... como posso dizer, mais profundo? Por isso que iria deixar para ler mais tarde kk
Foi só essa citação rápida e sem indicar quais seriam os economistas de 2009 que estavam nessa unanimidade (tudo muito vago e antigo). Mas que existe esse consenso de que tarifas não devem ser usadas de maneira abusiva, isso eu já sei... a questão é que talvez a direção normal econômica dos EUA não esteja servindo para a competição entre Estados no momento (mais especificamente a China). Acho que é mais essa a questão.
Mas n estou reclamando, acabei lendo algumas coisinhas legais no blog dele. Já valeu. ^^
gregmankiw.blogspot.com
Terça-feira, 4 de março de 2025
As tarifas alfandegárias causam inflação?
Tem havido algum debate entre críticos e defensores de Trump sobre se as tarifas alfandegárias causam inflação. Alguns defensores, incluindo o Secretário de Comércio Howard Lutnick, afirmam que as tarifas não necessariamente causam inflação. Na minha opinião, esses defensores têm um ponto válido, mas não um bom ponto.
As tarifas reduzem a produtividade porque impedem que o mercado internacional aloque recursos da melhor forma possível. Menor produtividade significa menor renda real. A redução da renda real pode se manifestar de duas maneiras: (1) um nível de preços mais alto para uma determinada renda nominal ou (2) uma renda nominal menor para um determinado nível de preços. A ocorrência de (1) ou (2) depende, em grande parte, da política monetária.
Quando os críticos de Trump dizem que as tarifas causam inflação, eles estão implicitamente assumindo o caso (1). Esse caso pode ser o mais provável, mas não é necessariamente a maneira como as coisas vão se desenrolar.
Em resumo: os críticos de Trump deveriam dizer que as tarifas reduzirão o padrão de vida dos americanos (assim como o padrão de vida no exterior), sem usar a palavra "inflação".
gregmankiw.blogspot.com
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Parabéns ao Presidente Trump e a Kevin Warsh.
Como os leitores deste blog sabem, não sou fã da maior parte da política econômica do presidente Trump, especialmente no que diz respeito ao comércio internacional. Mas hoje o presidente fez uma excelente escolha para o novo presidente do Federal Reserve. Conheço Kevin Warsh há mais de duas décadas e espero que ele seja um líder excepcional para o banco central.
gregmankiw.blogspot.com
Aqui tem um artigo bacana dele tb:
From Greg Mankiw’s op-ed in the New York Times “Why Economists Are Worried About International Trade“: When President Trump imposed tariffs on imported solar panels and washing machines, I was reminded of a line from...
www.aei.org
A teoria é perfeita. Tem um elemento que se estuda na teoria militar que é a “fricção” (conjunto de imprevistos, erros, limitações humanas e fatores do acaso que dificultam a execução dos planos), mesmo diante dos melhores planos, estratégias, doutrinas e etc, a fricção pode te forçar a mudar tudo no meio do caminho. Na teoria tá tudo beleza, na hora da realidade complica. Deve ter algum conceito semelhante na economia não? kk
E particularmente, eu nem bato muito nessa tecla das tarifas. Só acho que os EUA tem que se proteger melhor nessa competição. Como? Aí sei lá, essa pica é deles, que se virem kk.