O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Samurai Shodown no Mega/SNES: poderia ter ficado melhor ou não?

Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.335
Reações
1.816
Pontos
854
Depois de ver ART of fighting 2 do snes com certeza dava para ter feito um trampo melhor
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.088
Reações
35.051
Pontos
1.054
Como o amigo acima disse sobre o AoF2, dava pra fazer bem melhor o Samsho no SNES, no Mega também dava melhorar algumas coisas. Samurai Shodown no SNES e World Heroes no Mega eram os ports de NeoGeo que eu mais odiava quando criança. Jogar o Samsho de SNES numa TV de 14 era um sofrimento da porra.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.516
Reações
179.316
Pontos
1.514
Como o amigo acima disse sobre o AoF2, dava pra fazer bem melhor o Samsho no SNES, no Mega também dava melhorar algumas coisas. Samurai Shodown no SNES e World Heroes no Mega eram os ports de NeoGeo que eu mais odiava quando criança. Jogar o Samsho de SNES numa TV de 14 era um sofrimento da porra.

port próximo do Neo Geo não dava... no AoF2 mesmo fizeram sacrifícios deixando os cenários bem mais simples. SS do Mega aconteceu o mesmo. Dava pra ficar melhor? Sem dúvidas, mas era complicado, o Neo Geo era uma máquina muito mais parruda e ainda tinha cartuchos gigantes com muuuuuuuuuuito mais memória.


uma versão que lembro de ter ficado decente foi a do 3DO. Era jogo pra quinta geração mesmo.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Na época do SNES vc alugava todo jogo de luta que aparecia em locadora?

Não tive o SNES na época mas eu jogava por hora tudo que era jogo de luta do console.


Eu loquei muitos dos jogos de luta que saíram para o mega e snes na época.

Tive o mega do início de 1991 a meio de 1994. E o snes ganhei no final de 94 até o meio de 1997.

Joguei várias bombas inclusive como fighters masters, eternal champions do mega. Quando estava com o snes já era mais velho e evitei bombas.

No mega tive Street Champion Edition e Fatal Fury 2. No snes tive o super street, fatal fury 2 special
 


B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
Eu loquei muitos dos jogos de luta que saíram para o mega e snes na época.

Tive o mega do início de 1991 a meio de 1994. E o snes ganhei no final de 94 até o meio de 1997.

Joguei várias bombas inclusive como fighters masters, eternal champions do mega. Quando estava com o snes já era mais velho e evitei bombas.

No mega tive Street Champion Edition e Fatal Fury 2. No snes tive o super street, fatal fury 2 special

Fighting Masters joguei muito antes do SF2 ser lançado para o Mega.

Se encaixava perfeitamente no ditado Quem não tem cão caça com gato.

Eternal Champions ficou bem feito, mas não gostei do controle.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.516
Reações
179.316
Pontos
1.514
Outra coisa, quando vi Samurai Shodown num arcade MVS meu queixo caiu. É muito mais bonito e avançado que Fatal Fury Special. Quando vi essa maravilha pensei: Não dá pra colocar no Mega/Snes não. Até AoF2 acho feio perto do SS apesar dos hematomas que foi algo espantoso.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
fui jogar só no emulador (genecyst) no monitor CRT e achei feio... mas na TV CRT era bem mais bonito... e o controle é truncado mesmo.

Eternal Champions joguei no próprio console na época.

Tinha na locadora que eu frequentava.

Para piorar a experiencia usei o joystick de 3 botões porque o de 6 era caro, aliás continua até hoje.
 

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.294
Reações
230
Pontos
1.054
Infelizmente o pequeno espaço dos cartuchos limitou a qualidade do jogo, afinal 32 Megabits contra 118 Megabits é uma covardia sem tamanho.
Tinha espaço para a versão do Mega Drive ser um pouco melhor, pois foi usado um cartucho de 24 Megabits (3MB).

Se usasse mais 1MB ou 2MB e chegasse aos 40 Megabits igual o Super Street Fighter, não teria tanta redução das animações.
Melhorou um pouquinho na versão Sega CD, mas ainda assim ficou limitado à memória interna do aparelho.
.


Sega CD Maravilhosão da Massa!!!
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
8.140
Pontos
453
como eu so tinha o samurai spirits do snes e nunca tinha jogado o arcade pra comparar

ele era anos luz a frente de street fighter II pra mim na epoca (tinha 9 anos na epoca) e joguei centenas de horas nele. Porradaria e ainda com espadas? Era perfeito pra mim. So em 99 quando testei o neoragex vi que a versao mvs era muito melhor.

Comigo foi o contrário, conheci SS no arcade, mas era muito ruim em jogos de luta, então minhas fichas acabavam rápido demais. Quando vi a versão de snes na locadora, nem dei muita atenção na época pra diferença, porque iria jogar em casa por horas a fio.
Testei o neoragex em 99 também (ainda tenho o CD com as roms e o emulador), aí foi o ápice, jogava o arcade em casa e sem custos.
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Joguei hoje pela manhã Samurai 1 da coletania do PSP e que port bizarro! puro slowdown! É quase unplayable.
Já o 2° está tranquilo.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Eu loquei muitos dos jogos de luta que saíram para o mega e snes na época.

Tive o mega do início de 1991 a meio de 1994. E o snes ganhei no final de 94 até o meio de 1997.

Joguei várias bombas inclusive como fighters masters, eternal champions do mega. Quando estava com o snes já era mais velho e evitei bombas.

No mega tive Street Champion Edition e Fatal Fury 2. No snes tive o super street, fatal fury 2 special

Eu joguei até clayfighters cara. Então samsho pra mim é era topster.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.225
Reações
28.314
Pontos
1.649
Olha... eu vejo muita gente falando que o port do Mega é melhor, mas se esquecem que caparam muitas coisas, principalmente "vários golpes" para o jogo rodar no console.

E pra mim, não tem nada pior do que caparem a jogabilidade, já que em gráficos, não tinha mesmo o que fazer. O SNES levaria a melhor por motivos óbvios.

Já o SNES tem uma fidelidade muito maior nisso apesar do tamanho dos personagens.

Algo a se considerar é: a porcaria do processador lento do SNES. Isso não contribuiu muito para que os ports fossem mais fieis.

Agora, o fator determinante na minha opinião, era o "know how" da Takara nos ports. Vejam o "milagre" que a Capcom fez com Street Fighter 2 nos dois consoles driblando inúmeras limitações. Podem ter capado várias coisas, mas a jogabilidade de SF2 está ali.

Então sim, o jogo, aliás, os jogos poderiam sair muito, mas muito melhores!

Querem um exemplo? Como Fatal Fury 1 do SNES saiu tão escroto? A jogabilidade é péssima e as músicas um cocô! Mas os gráficos até que eram ok. Aceitáveis. O SNES tinha condições de rodar Fatal Fury 1 quase que por completo! As músicas sofreriam diferenças, mas poderia ser melhores. Mas o resto do jogo poderia ter ficado quase perfeito.

Então, se for para dar um motivo pelo qual os jogos poderiam ter ficado melhores, sim, tudo culpa da Takara e sua falta de malícia na plataforma.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.516
Reações
179.316
Pontos
1.514
Olha... eu vejo muita gente falando que o port do Mega é melhor, mas se esquecem que caparam muitas coisas, principalmente "vários golpes" para o jogo rodar no console.

E pra mim, não tem nada pior do que caparem a jogabilidade, já que em gráficos, não tinha mesmo o que fazer. O SNES levaria a melhor por motivos óbvios.

Já o SNES tem uma fidelidade muito maior nisso apesar do tamanho dos personagens.

Algo a se considerar é: a porcaria do processador lento do SNES. Isso não contribuiu muito para que os ports fossem mais fieis.

Agora, o fator determinante na minha opinião, era o "know how" da Takara nos ports. Vejam o "milagre" que a Capcom fez com Street Fighter 2 nos dois consoles driblando inúmeras limitações. Podem ter capado várias coisas, mas a jogabilidade de SF2 está ali.

Então sim, o jogo, aliás, os jogos poderiam sair muito, mas muito melhores!

Querem um exemplo? Como Fatal Fury 1 do SNES saiu tão escroto? A jogabilidade é péssima e as músicas um cocô! Mas os gráficos até que eram ok. Aceitáveis. O SNES tinha condições de rodar Fatal Fury 1 quase que por completo! As músicas sofreriam diferenças, mas poderia ser melhores. Mas o resto do jogo poderia ter ficado quase perfeito.

Então, se for para dar um motivo pelo qual os jogos poderiam ter ficado melhores, sim, tudo culpa da Takara e sua falta de malícia na plataforma.


sim, talvez a SNK trabalhando diretamente nos ports... mas Samurai era muito, mas muito mais avançado tecnicamente que SF2 e Fatal Fury.


No caso do SF2 acho que a Capcom podia ter usado a proporção 4:3 dos jogos do Mega, mas deixaram na mesma proporção e resolução usada pelo Snes, o que pra mim mostra um certo CTRL V CTRL C. Mas foram realmente ports bons. Mas SS era complicado mesmo.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Takara focou demais nos cenários na versão SNES.

Nem da pra falar que os sprites são pequenos por conta do Earthquake, pq ele é quase do tamanho da Nakoruru...



Ela fez versões excelentes, visualmente falando, como Fatal Fury Special, jogo que colocou quase tudo a perder no input dos comandos, coisa que foi parcialmente resolvida na versão americana. As escolhas nos samples das musicas é bastante questionável tb...

O grande problema destas conversões para SNES (e mega, em menor medida) foi terem sidos desenvolvidos pela Takara. Se fosse internamente pela própria SNK, teria sido certamente melhor.


AoF2 do SNES não foi feito pela Takara, e sim pela Saurus, uma empresa que era second party developer da SNK. AoF2 era ruim por motivos óbvios, era muita coisa para o SNES... mas o World Heroes 2 que ela portou era bastante decente.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Se fosse hoje, essa conversão, eu digo SIM. Isso pode ser feito, DECENTEMENTE, tendo em vista que se existe uma biblioteca de dados e programas/engines de criação bem atualizada.

Levando essa linha de pensamento, era bem capaz de se sair uma conversão praticamente idêntica ao arcade, até com efeitos de simulação de zoom pro MD, e personagens mais parrudos pro SNES (quem sabe, até melhorar a versão 3DO, comumente apelidada de 'Samurai Slowdown')

Antigamente? Bom... A Takara ainda estava dando os primeiros passos em videogames caseiros, portanto era bem arriscado saber o que poderia ser feito. Se tivesem esperado coisa de mais uns 6 a 10 meses pro lançamento, com certeza daria pra se fazer algo mais decente pros dois videogames!

E, se fosse OUTRA empresa criadora? Aí a coisa muda de figura. Cada uma que for fazer uma análise estrutural de seu passado, iria trazer um resultado diferente pra cada console, tendo dois extremos: o melhor e..... Power Athlete (conhecido também como 'Power Artrite')....
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
Eu achava o port do Mega muito melhor. Não conhecia a versão original mesmo, iria eleger a que me divertisse mais. A do Mega é muito mais capada, os cenários são simplórios, mas funciona como jogo de luta.

O de Super Nes é frustrante de olhar e mais ainda de jogar, com aqueles controles falhos e colisão horrível. Fidelidade pra mim vira detalhe frente a esses problemas. E naquela época então, nem se fala já que como eu disse, não conhecia o original, queria era jogar um bom jogo de luta.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.225
Reações
28.314
Pontos
1.649
Se fosse hoje, essa conversão, eu digo SIM. Isso pode ser feito, DECENTEMENTE, tendo em vista que se existe uma biblioteca de dados e programas/engines de criação bem atualizada.

Levando essa linha de pensamento, era bem capaz de se sair uma conversão praticamente idêntica ao arcade, até com efeitos de simulação de zoom pro MD, e personagens mais parrudos pro SNES (quem sabe, até melhorar a versão 3DO, comumente apelidada de 'Samurai Slowdown')

Antigamente? Bom... A Takara ainda estava dando os primeiros passos em videogames caseiros, portanto era bem arriscado saber o que poderia ser feito. Se tivesem esperado coisa de mais uns 6 a 10 meses pro lançamento, com certeza daria pra se fazer algo mais decente pros dois videogames!

E, se fosse OUTRA empresa criadora? Aí a coisa muda de figura. Cada uma que for fazer uma análise estrutural de seu passado, iria trazer um resultado diferente pra cada console, tendo dois extremos: o melhor e..... Power Athlete (conhecido também como 'Power Artrite')....
Pô...Power Athlete é legal, eu adoro esse jogo :kduvida
 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.880
Pontos
453
Os ports de Samurai Shodown pra SNES e Mega são bem ruinzinhos... o jogo ficou capado nas animações, no tamanho dos sprites... enfim... não era compatível com a capacidade dos consoles 16bits ou os programadores falharam...
 
Topo Fundo