O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Santo DLSS 2.0 faz milagre? Adrenaline analisa detalhadamente as vantagens da nova tecnologia da Nvidia.

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Muito bom o vídeo.

Chega ser difícil acreditar que a Nvidia finalmente lançou uma tecnologia exclusiva eficiente depois de tantas perfumarias que só serviam pra derrubar brutalmente a performance dos jogos.

Parece que vai ser uma ótima solução pra quem quiser usar ray tracing com eficiência na próxima geração.

 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Muito bom o vídeo.

Chega ser difícil acreditar que a Nvidia finalmente lançou uma tecnologia exclusiva eficiente depois de tantas perfumarias que só serviam pra derrubar brutalmente a performance dos jogos.

Parece que vai ser uma ótima solução pra quem quiser usar ray tracing com eficiência na próxima geração.


Não somente isso, as placas da nvidia terão uma "sobrevida" superior as placas da amd.
Será possível ficar bons anos sem trocar de placa.
Tomara que utilizem o recurso em todos os jogos que saírem a partir de agora, inclusive nos jogos da ubisoft.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.641
Pontos
1.344
Essa é a tecnologia mais foda q lancaram nos ultimos tempos. Cara, vc poder rodar em 4k renderizando 1080p sem perda é inacreditável! E quando está renderizando na metade da resolução fica mais bonito q no original. Nen sei q macumba Nvidia fez dessa vez. Eu fico imaginando oq a proxima geração da placas deles vão fazer com mais tensors cores!

Animei pra c***lho de adquirir uma RTX 3000 no lançamento e começar a usar RT
 


_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
infelizmente, por ser tech proprietaria e os consoles usarem AMD, o impacto disso na nextgen será menor do que poderia ser. Se nos consoles pudessem usar menos poder de processamento atingindo o mesmo resultado (com essa tech) sobraria mais processamento pra melhorar outras coisas como fisica e tal. Do jeito que tá, sendo proprietária, a realidade é que os consoles serão 2k ou 4k e os jogos serão capados em outros aspectos pra poder chegar nisso.

Mas a tecnologia em si é surpreendente. quando for trocar de PC na nextgen, muito provável que siga de nvidia.
 

masterdx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.938
Reações
6.995
Pontos
1.189
a AMD tem uma tecnologia semelhante.
podem ter certeza que os novos consoles vão se beneficiar e muito de machine learning,

a MS já disse que vai ter algo semelhante aplicável até em videos no series X

DirectMLXbox Series X supports Machine Learning for games with DirectML, a component of DirectX. DirectML leverages unprecedented hardware performance in a console, benefiting from over 24 TFLOPS of 16-bit float performance and over 97 TOPS (trillion operations per second) of 4-bit integer performance on Xbox Series X. Machine Learning can improve a wide range of areas, such as making NPCs much smarter, providing vastly more lifelike animation, and greatly improving visual quality.

https://news.xbox.com/en-us/2020/03/16/xbox-series-x-glossary/
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.559
Pontos
1.714
Só na série 2000 e nas 3000 q vem ai. Alguns jogos dão suporte no menu la. Acho q de agora em diante todos os jogos vão vir com isso pq é um baita negocio!

Na apresentação, mostraram que o DLSS 2.0 é agnóstico. Não vai precisar ser implementado por jogo mas sim de forma genérica.

Esse era o maior entrave para a adoção em massa do DLSS 1.0.


Um Super Switch vai se beneficiar absurdos dessa tech ae :obrigue
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.194
Reações
27.252
Pontos
1.053
Muito bom o vídeo.

Chega ser difícil acreditar que a Nvidia finalmente lançou uma tecnologia exclusiva eficiente depois de tantas perfumarias que só serviam pra derrubar brutalmente a performance dos jogos.

Parece que vai ser uma ótima solução pra quem quiser usar ray tracing com eficiência na próxima geração.

Ta ganhando wuanto pra fazer propaganda do canal dos caras?

Aliás, moderação podia fazer valer aquela regra de não poder ficar divulgando canal de youtubers por aqui.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Na apresentação, mostraram que o DLSS 2.0 é agnóstico. Não vai precisar ser implementado por jogo mas sim de forma genérica.

Esse era o maior entrave para a adoção em massa do DLSS 1.0.


Um Super Switch vai se beneficiar absurdos dessa tech ae :obrigue

Tem que ver o quanto o DLSS 2.0 puxa dos tensores. A 2060 tem 240 tensores, 30RT cores...é um chip grande. Ok que tá em 12nm, mas...
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Ta ganhando wuanto pra fazer propaganda do canal dos caras?

Aliás, moderação podia fazer valer aquela regra de não poder ficar divulgando canal de youtubers por aqui.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Digital foundry pode e adrenaline não?
Se tiver que bloquear, então tem que ser todos. Nada mais justo.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.559
Pontos
1.714
Tem que ver o quanto o DLSS 2.0 puxa dos tensores. A 2060 tem 240 tensores, 30RT cores...é um chip grande. Ok que tá em 12nm, mas...

Eu imaginei algo na linha dos Jetson Xavier de 2020 que têm tensor cores e tdp de 15W.

Claro que não faço ideia de "quanto ele suga" (pois são funções diferentes)e talz mas se já tem um chip de 15W com esses baguios, vai que né :klolz
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Eu imaginei algo na linha dos Jetson Xavier de 2020 que têm tensor cores e tdp de 15W.

Claro que não faço ideia de "quanto ele suga" (pois são funções diferentes)e talz mas se já tem um chip de 15W com esses baguios, vai que né :klolz

Não sei se tem alguma ferramenta pra usuário final que apresente a utilização dos tensores, mas eu acho que não tem.
Vi aqui que o Xavier tem 64 Tensores só...mas em 7nm talvez seja possível, sei lá.
 

dedezinn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.248
Reações
2.008
Pontos
984
Recentemente a nVidia atualizou os drivers pra algumas GTX (série 10 e 16) poderem usar o Ray Tracing e DLSS.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.559
Pontos
1.714
Não sei se tem alguma ferramenta pra usuário final que apresente a utilização dos tensores, mas eu acho que não tem.
Vi aqui que o Xavier tem 64 Tensores só...mas em 7nm talvez seja possível, sei lá.

Tudo vai depender de quando estão planejando o "Super Switch"

Se for lá pra 2022/2023 mesmo, acredito ser possível.

O Tegra do Switch teve a sua revisão diminuindo litografia, né
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Tudo vai depender de quando estão planejando o "Super Switch"

Se for lá pra 2022/2023 mesmo, acredito ser possível.

O Tegra do Switch teve a sua revisão diminuindo litografia, né

Se eu não lembro errado, foi de 20nm pra 16. Em 16 eu creio que não caibam os 240 tensores - supondo que os 240 sejam o mínimo necessário pra permitir a utilização do recurso.
Por isso que eu disse que a gente precisa saber o quanto o DLSS 2.0 puxa dos tensores.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.559
Pontos
1.714
Se eu não lembro errado, foi de 20nm pra 16. Em 16 eu creio que não caibam os 240 tensores - supondo que os 240 sejam o mínimo necessário pra permitir a utilização do recurso.
Por isso que eu disse que a gente precisa saber o quanto o DLSS 2.0 puxa dos tensores.

Isso, foi de 20 pra 16.


É esperar pra ver a eventual melhora de eficiência do DLSS 2.0 pro 1.0 e das futuras revisões também, já que até 2023 tem chão
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.641
Pontos
1.344
Na apresentação, mostraram que o DLSS 2.0 é agnóstico. Não vai precisar ser implementado por jogo mas sim de forma genérica.

Esse era o maior entrave para a adoção em massa do DLSS 1.0.


Um Super Switch vai se beneficiar absurdos dessa tech ae :obrigue

Então vai ser fácil ser implementado em qualquer jogo. Eu achei o recurso em Control com a imagem sendo renderizado pela metade, melhor q a original em 4k! kkkkkk! Bem mais nitido cara, absurdo isso. Será q o proximo Switch vira com dlss 2.0? É uma mão na roda renderizar em 590p e vc ver os 1080p com a mesma qualidade!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.641
Pontos
1.344
Recentemente a nVidia atualizou os drivers pra algumas GTX (série 10 e 16) poderem usar o Ray Tracing e DLSS.

Atualizou pra rodar Ray tracing! dlss 2.0 não tem como sem os tensors cores! Vai rodar o RT sem hardware dedicado como as RTX 2000 com a série 1000 pra tu ver o quando se perde de perfomance. Não tem como!
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.559
Pontos
1.714
Então vai ser fácil ser implementado em qualquer jogo. Eu achei o recurso em Control com a imagem sendo renderizado pela metade, melhor q a original em 4k! kkkkkk! Bem mais nitido cara, absurdo isso. Será q o proximo Switch vira com dlss 2.0? É uma mão na roda renderizar em 590p e vc ver os 1080p com a mesma qualidade!

Até 2022/2023 tem chão, eu acredito que terá uma revisão mais à frente do DLSS (mais eficiente em termos de uso de energia)
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Até o DLSS 1/4 eu achei excelente. Pensando aqui, supondo que os tensores do Xavier sejam tão eficientes quanto os da RTX - eu não tenho esse dado - e com aquela opção de 1/4 usar um 1/4 dos tensores, são 60 e o Xavier tem 64, @ptsousa . A "graça" é que se a Nvidia conseguir adoção maciça disso, basicamente multiplicou a potência das RTX por quatro.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Até o DLSS 1/4 eu achei excelente. Pensando aqui, supondo que os tensores do Xavier sejam tão eficientes quanto os da RTX - eu não tenho esse dado - e com aquela opção de 1/4 usar um 1/4 dos tensores, são 60 e o Xavier tem 64, @ptsousa . A "graça" é que se a Nvidia conseguir adoção maciça disso, basicamente multiplicou a potência das RTX por quatro.

Você tem dúvida disso?

Estatísticas da Steam:

114790
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
basicamente multiplicou a potência das RTX por quatro.
Isso ta tao bom que parece até pegadinha

Eu nao vejo a vantagem pra Nvidia dar um boost de 4 vezes nas suas placas, vai foder a obsolescência programada, pessoal nao vai mais precisar fazer upgrade de gpu tao cedo

Será que isso é efeito da concorrência com a AMD? Ou a AMD continua sendo uma concorrente insignificante?

To meio por fora do mercado de gpus tem um tempo
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Você tem dúvida disso?

Estatísticas da Steam:

Visualizar anexo 114790

PhysX tá aí pra provar que isso não basta.

Isso ta tao bom que parece até pegadinha

Eu nao vejo a vantagem pra Nvidia dar um boost de 4 vezes nas suas placas, vai foder a obsolescência programada, pessoal nao vai mais precisar fazer upgrade de gpu tao cedo

Será que isso é efeito da concorrência com a AMD? Ou a AMD continua sendo uma concorrente insignificante?

To meio por fora do mercado de gpus tem um tempo

Tem que ver o que vem na RDNA 2...A Navi já deu uma melhorada, mas eu considero basicamente um beta do RDNA.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
PhysX tá aí pra provar que isso não basta.

Todo mundo desligava a PhysX pra ter ganho de performance.

4yluqUI.jpg
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
PhysX tá aí pra provar que isso não basta.
Mas esse physx que eu lembre era uma b*sta, ferrava com o desempenho dos jogos e nao entregava quase nada que justificasse isso, alem de ter varios bugs

Acho que no Batman arkham Asylum tinham varios bugs que você só conseguia resolver desligando o Physx
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Mas esse physx que eu lembre era uma b*sta, ferrava com o desempenho dos jogos e nao entregava quase nada que justificasse isso, alem de ter varios bugs

Acho que no Batman arkham Asylum tinham varios bugs que você só conseguia resolver desligando o Physx

O PhysX era legal, mas tinha um custo computacional alto e naquele momento era uma transição de geração grande. Muito aumento de IQ, elementos na tela, etc.
Nas Ageia era um chip dedicado pro PhysX, mas quando a Nvidia comprou a Ageia e resolveu levar pra GPU, tendo que renderizar os gráficos E calcular a física ao mesmo tempo e as GPUs não aguentavam.

Mas o recurso em si era legal. Longe de ser um divisor de águas ou qualquer coisa do gênero, mas era legal.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.559
Pontos
1.714
Até o DLSS 1/4 eu achei excelente. Pensando aqui, supondo que os tensores do Xavier sejam tão eficientes quanto os da RTX - eu não tenho esse dado - e com aquela opção de 1/4 usar um 1/4 dos tensores, são 60 e o Xavier tem 64, @ptsousa . A "graça" é que se a Nvidia conseguir adoção maciça disso, basicamente multiplicou a potência das RTX por quatro.

É o modo "performance" esse 1/4 né. Seria como um low DLSS.

No caso de um Super Switch, vê se eu não tô falando m****, plz:

Modo portátil com resolução 1080p e tensor cores desligados/não usando tudo

Modo dock com render 1080p e melhorias gráficas e tensor cores ligados fazendo DLSS 1/4 pra 4k (já que 1080p é 1/4 de 2160p)
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
É o modo "performance" esse 1/4 né. Seria como um low DLSS.

No caso de um Super Switch, vê se eu não tô falando m****, plz:

Modo portátil com resolução 1080p e tensor cores desligados/não usando tudo

Modo dock com resolução 1080p e melhorias gráficas e tensor cores ligados fazendo DLSS 1/4 pra 4k (já que 1080p é 1/4 de 2160p)

Sim, é isso aí mesmo.
 
D

Deleted member 248528

É impressionante mesmo. Pena que não é uma tecnologia aberta.

O diferencial são os Tensor Cores, que são ultra avançados e caros. As técnicas de upscaling já existem aos montes, algumas muito boas.

É o modo "performance" esse 1/4 né. Seria como um low DLSS.

No caso de um Super Switch, vê se eu não tô falando m****, plz:

Modo portátil com resolução 1080p e tensor cores desligados/não usando tudo

Modo dock com render 1080p e melhorias gráficas e tensor cores ligados fazendo DLSS 1/4 pra 4k (já que 1080p é 1/4 de 2160p)

Eu estava imaginando que eles poderiam utilizar 540p -> DLSS -> 1080p em modo portátil, mas essa idéia de rodar 1080p nativos com os Tensor Cores desligados, em modo portátil, parece ser até mais inteligente mesmo.

Outra pergunta, pensando aqui no atual Switch:

Seria de muito absurdo que o tal hipotético SCD pudesse ter só tensor cores para fazer o DLSS quando dockado ou a velocidade do USB 3.0 impede de fazer algo do tipo?

Eu não acho viável um add-on para o Switch. Esses acessórios sempre são fracassos de vendas, vide Sega CD, 32X e 64DD. É investimento para pouco resultado.

Eu acho que o Switch atual vai aguentar até 2023. O mais provável é um aumento de performance decorrente do uso de componentes mais modernos, pelo fato de terem se tornado mais baratos e eficientes do que os atuais. Exemplo: é viável que a memória RAM LPDD5 seja menor, mais barata e mais eficiente que a atual LPDDR4 do Switch, então é natural que seja adotada em uma hipotética revisão.
 
Foi editado por um moderador:

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.598
Pontos
503
Sem chance de fazerem algo semelhante a nível de software?

As porras das matrizes das malditas aulas de matemática então serviam pra isso!? :obrigue
 
Topo Fundo