Sei lá, consegue chutar o aluguel de uma loja em um shopping?
Não sei o valor mas achei a notícia
O chef Henrique Fogaça, conhecido pelo programa MasterChef Brasil, fechou seu restaurante no shopping Village
economia.uol.com.br
Aluguel por metro quadrado ou pelo faturamento
O aluguel do espaço nos shoppings geralmente é por metro quadrado ou em cima de uma porcentagem do faturamento da loja —vale o que for maior.
Em geral, estabelecimentos dentro de shoppings são divididos em duas categorias: as lojas comuns, chamadas satélites, e as lojas-âncora, ou megalojas, com mais de 500 metros quadrados, como C&A, Riachuelo e Centauro.
Os valores do aluguel são diferentes para cada categoria. Lojas-satélite pagam, em média, de R$ 100 a R$ 150 pelo metro quadrado, enquanto as âncoras pagam menos, de R$ 25 a R$ 30 por metro quadrado.
"O motivo é o tamanho. Tem loja com mais de 2.000 metros quadrados, ficaria completamente inviável que ela pagasse [a mesma quantia das satélite]", afirmou Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).
Esses são apenas os valores mínimos. Geralmente, os contratos estabelecem que pode ser cobrado o chamado aluguel percentual, sobre o faturamento da loja. Esta quantia vai depender do segmento. O de roupas, por exemplo, é de 7% do faturamento, e o de restaurantes, de 8%. A praxe é que o shopping cobre o valor mais alto dentre o aluguel por metro quadrado e o percentual.
Por exemplo: uma loja de roupas de 50 metros quadrados tem um contrato de R$ 120/m². O aluguel mínimo será sempre de R$ 6.000. Se ela faturar R$ 100 mil no mês, o aluguel percentual será de R$ 7.000. Vale, portanto, o valor mais alto, de R$ 7.000. Gastos com condomínio e propaganda Além do aluguel, há dois gastos mensais fixos para os lojistas: condomínio e fundo de promoção. Mais uma vez, estes gastos são diferentes para lojas grandes ou pequenas. Condomínio: da mesma forma que um prédio residencial rateia entre os moradores os gastos com administração, limpeza, segurança e conta de luz, entre outros, o shopping divide esses gastos entre os lojistas. Geralmente, as lojas maiores (âncora) pagam uma taxa fixa, e o restante é pago pelas menores (satélites).