O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SD2SNES: GSU, SA-1, S-DD1 e Super GameBoy implementados.

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
11.544
Pontos
1.344
https://github.com/RedGuyyyy/sd2snes/releases/

Um usuário do fórum do krikzz postou um vídeo do progresso do trabalho dele implementando o gsu para o sd2snes. Pelo que vi no fórum tem 3 caras interessados em implementar o gsu.

A few weeks back I decided to learn about the superfx chip and this is the result. It's still quite buggy, but I figured it's far enough along to show a video (ignore the bad gameplay). The various caches haven't been fully implemented which causes moderate slowdown. There are also several graphical glitches that need to be worked out as well as getting the other gsu games working. The fpga is quite full and hopefully it all fits.

It's not ready for people to test, yet. Once it gets to that point I will post a set of files. Thanks to those who have offered to help.



The development platform uses usb2snes to read out gsu state, step instructions, set breakpoints, collect an instruction trace, and other useful stuff. It's been extremely useful in finding many bugs.

FZM1nXI.png

Source is here, but I haven't checked in the firmware changes necessary to run the fpga file correctly.

https://github.com/RedGuyyyy/sd2snes/tree/gsu

One area that would help a lot is some self-checking assembly tests. krom has a suite here that all pass, but it would be great to have more tests. After the caches are implemented I plan on writing some myself.

https://github.com/PeterLemon/SNES/tree/master/CHIP/GSU

Huge thanks to all the bsnes and bsnes-plus developers, the nocash fullsnes docs, krom and his gsu tests which found several bugs early on in development, and ikari for making the sd2snes.

fonte: http://krikzz.com/forum/index.php?topic=7451.0
Também tem este outro tópico sobre o gsu http://krikzz.com/forum/index.php?topic=7403.0

Vamos ver se agora vai :kjoinha:kmeg
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
11.544
Pontos
1.344
Saiu um Beta do FX eu testei aqui e está funcionando :kjoinha, dos que eu testei o mais problematico foi o stunt race, e depois o doom, abriu até o star fox 2 e o yoshi island.
Excelente trabalho do redguy.

http://krikzz.com/forum/index.php?action=dlattach;topic=7451.0;attach=1110
(You can also click the link in the attached files section below)

* This is a beta. Expect crashes and unusual behavior on superfx games. *

This is a beta version of the sd2snes firmware with support for the superfx (gsu) chip. To install
copy the files in the sd2snes/ (firmware.img, fpga_gsu.bit, fpga_base.bit) directory into the sd2snes/ directory on your SD card.
You should have a working version of the sd2snes 0.1.7e firmware on the SD card before doing this.

- Verify the version says 0.1.7e-gsu-v01 in the sd2snes menu. Do this by pressing X->System Information.
- Turn off in-game hooks in the sd2snes menu. They crash several games.
- Saving to SD is temporarily disabled. Make sure to hold down the reset button for a few seconds to write a save file to the SD.
- PAL games and systems are not well tested. Try a NTSC game on a NTSC compatible console if you have problems.

Known Issues
------------
- Games may crash on startup. Power cycle and try again if they do this. Make sure in-game hooks are disabled in the sd2snes menu.
- Random graphical glitches may happen on game startup. Power cycle and try again if they do this.
- Doom has graphical glitches.
- Stunt Race FX may have graphical glitches at the beginning of a race.
- Games may not run at exactly the same speed as the original cart. This may improve in future versions.
- Not currently compatible with usb2snes or other sd2snes firmware modifications. This will be fixed for usb2snes in the future.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.374
Pontos
1.064
Vou aguardar sair do beta, no mais, os caras tem mérito por isso.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.308
Reações
2.168
Pontos
453
Finalmente............ Um dos motivos pelo qual muita gente comprou o SD2SNES.
Por isso comprei o Super Everdrive com DSP 1, pois antes disso o SD2SNES não fazia jus ao seu valor exorbitante.
.
Pena que ainda está muito lento, tomara que futuramente consigam chegar na velocidade correta.
Seria sonhar demais o Star Fox rodar a 30 FPS cravados, acho que jamais vai acontecer. :klol
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
11.544
Pontos
1.344
Vou aguardar sair do beta, no mais, os caras tem mérito por isso.
O pouco que eu testei, o star fox 2 estava rodando sem problemas, o star fox 1 rodou praticamente normal, o winter gold rodou bem, vortex rodou bem, doom ficou glitch, o stunt race está injogavel a tela fica balançando, o yoshi island rodou a abertura e a primeira fase normalmente.
Em breve essa implementação deve vir com fw oficial, depois que corrigirem o erro do beta, vamos ver se alguém consegue implementar o SA-1.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
11.544
Pontos
1.344
Finalmente............ Um dos motivos pelo qual muita gente comprou o SD2SNES.
Por isso comprei o Super Everdrive com DSP 1, pois antes disso o SD2SNES não fazia jus ao seu valor exorbitante.
.
Pena que ainda está muito lento, tomara que futuramente consigam chegar na velocidade correta.
Seria sonhar demais o Star Fox rodar a 30 FPS cravados, acho que jamais vai acontecer. :klol
Tem o everdrive com todas as variantes de dsp também, ai é possível rodar o top gear 3000.
Eu peguei o sd2snes, por ele rodar cx4 dos rockman x2 e x4, e pelo ST010 do F1 ROC II: Race of Champions, e o outro motivo foi ele usar ram ao invés de flash, e pelos atalhos que são uma mão na roda para trocar de jogo, ou resetar o jogo.
 


Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.308
Reações
2.168
Pontos
453
Uau.......... tá muito promissor, já tá quase perfeito.
Se adicionarem suporte para o SA-1, compro o SD2SNES sem pensar.
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
Desempenho impressionante pra um beta... agora vai.
Já vou planejar pegar um desses, chegou a hora.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.374
Pontos
1.064
Rodando 100% o Yoshi Island e Stunt Race FX, já vou passar os meus originais pra frente.

:kkk
 
Ultima Edição:

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Sera que vai funcionar na versão chinesa do Aliexpress ?
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
11.544
Pontos
1.344
E save State alguém sabe se sai
Eu acho savestate dispensável, mas o ikari planeja implementar está função no futuro.
"outlook for v1.10 / v2.0:
Try and implement experimental save state feature (may or may not work out)
Begin work on either SuperFX or SA1"

O FX já começaram antes dele, mas pelo o que eu andei vendo no site do krikzz existe um fw alternativo com suporte a usb, e esse fw tem suporte a savestate porém eu nunca testei, esse fw é do redguy o mesmo cara que está implementando o fx.

usb2snes v4.1

Added persistant patch support that can be applied anywhere including the menu.
Fixed save_state patch code so it doesn't conflict with the menu.
Added memory trigger for save and load into save_state patch.
Added (experimental) firmware update feature + power cycle.

The save state patch now lasts as long as you keep it powered. You can change games and go back to the menu and it won't be disabled. The patch still requires NMI hooks to be enabled to work.

Future updates will support updating at start of the usb2snes application and support uploading the various firmware files. Unfortunately, that doesn't work until after you update to this version because of a bug in v3.x.

http://krikzz.com/forum/index.php?topic=6571.msg54550#msg54550
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
11.544
Pontos
1.344
Um cara de um grupo pelo Facebook confirmou que a versão china funciona sem problemas, então vou testar no meu hoje.
São todos iguais, a unica diferença é o valor de um resistor na porta usb, que eles usavam isso para identificar o china, mas hoje os china utilizam o resistor de mesmo valor, e normalmente quando o china dá algum problema é por causa de alguma solda mal feita.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.374
Pontos
1.064
Rodando no SD2SNES china aqui:

588aed6cc6383d55143551f68ae28474.jpg


8588bc5165a2c792013a383ae2e193fc.jpg


Só o Yoshi Island que não salva, muita gente relatou isso.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
11.544
Pontos
1.344
Rodando no SD2SNES china aqui:

588aed6cc6383d55143551f68ae28474.jpg


8588bc5165a2c792013a383ae2e193fc.jpg


Só o Yoshi Island que não salva, muita gente relatou isso.
O meu salvou, eu cheguei na segunda fase e ele salvou, mas ele só salva depois de segurar o reset por algum tempo, se desligar direto ele não salva.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
11.544
Pontos
1.344
Saiu a versão 0.2
http://krikzz.com/forum/index.php?topic=7451.msg58084#msg58084

Give this version a try. I fixed the doom graphics glitch bug which may have also fixed stunt race fx and the startup crash. You can turn the in-game hooks back on, but they are now temporarily disabled in gsu games. I still need to fix that bug.

Fixed doom graphical glitch.
Fixed in-game hooks by temporarily disabling with gsu games.
Fixed save problem with non-gsu games.

https://github.com/RedGuyyyy/sd2snes/releases/download/gsu_v02/sd2snes_gsu_v02.zip
https://github.com/RedGuyyyy/sd2snes/releases/tag/gsu_v02
 

Erivando

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
121
Pontos
43
Sobre o USB2SNES, embaixo reproduzo minha postagem no grupo SD2SNES do facebook:

Testei o save state no SD2SNES e funcionaram bem (com algumas exceções).
Pra usar a função de save state é preciso usar uma firmware modificada e tem que usar a porta USB do SD2SNES (A firmware é do redguy o mesmo do Super FX, ele afirmou que pretende unificar as duas firmwares "em breve").

Não é difícil:
1 - Basta baixar o arquivo usb2snes_v7.zip do link abaixo.
https://github.com/RedGuyyyy/sd2snes/releases/latest
2 - Substituir o conteúdo do cartão da pasta sd2snes (É recomendado um bakcup do contéudo do cartão de memória e da pasta sd2snes pra poder retornar ao que era antes)
3 - Pluga a USB no computador e liga no power. Ao fazer isso o windows detecta e instala o driver automaticamente. No meu windows 10 foi detectado como "COM3". No Win7 ele detecta com o nome correto.
4 - Depois de reconhecido pelo windows você deve executar o app "usb2snes.exe" é através dele que você tem acesso as funcionalidades do SD2SNES.

No readme tem explicando o funcionamento detalhado, inclusive de outras funções como: monitoramento de botões pressionados, transferir arquivos para o cartão através da USB e outras funções.

O ruim é que é preciso estar com a USB plugada em um computador/notebook, mas não deixa de ser interessante, e deixa a esperança de mais uma função que pode ser implementada em um futuro não tão distante rsrs.

Fonte:
http://krikzz.com/forum/index.php?topic=6571.0
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Bom, no meu caso, na hora que sair rodando de boa no meu Super UFO8, eu pego!:kbeca













......Brincadeira. Eu tenho os jogos originais. Nesse caso, ainda não me sinto compelido em comprar o bicho pra jogar (e também tem a falta de grana....):kflame
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Gente eu não entendi, este cartucho não possui estes chips especiais do Snes, então ele emula estes chips? é isso???
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.308
Reações
2.168
Pontos
453
Será que esses Chips emulados pelo SD2SNES vão superar o desempenho dos Chips originais ??
Fico sonhando no dia em que Star Fox 1 e Doom irão rodar em 30 FPS cravados
.
Será que o desempenho desses jogos depende somente do Chip FX ??
Seria possível ou eu estou sonhando alto demais ??:klol
 

Kernell32dll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
714
Reações
1.014
Pontos
1.093
Será que esses Chips emulados pelo SD2SNES vão superar o desempenho dos Chips originais ??
Fico sonhando no dia em que Star Fox 1 e Doom irão rodar em 30 FPS cravados
.
Será que o desempenho desses jogos depende somente do Chip FX ??
Seria possível ou eu estou sonhando alto demais ??:klol

Antigamente quando rodava ele em alguns emuladores ficava mais rápido que o original. O problema é que o star fox ja foi pensado com a lerdeza do SFX1. Se for rodar a 30 FPS vai ficar rápido demais, comprometendo a jogabilidade.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.374
Pontos
1.064
Uma curiosidade de como o jogo é nos 30mhz (overclocado no cartucho):

 

Kernell32dll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
714
Reações
1.014
Pontos
1.093
Uma curiosidade de como o jogo é nos 30mhz (overclocado no cartucho):



Olha, apesar de alguns desencontros na música, tipo o chefe começar a atacar antes de sua musica introdutória terminar de tocar, ficou bem agradável a fluidez do jogo.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
11.544
Pontos
1.344
Saiu a versão 0.3
Link da 0.3 https://github.com/RedGuyyyy/sd2snes/releases/download/gsu_v03/sd2snes_gsu_v03.zip

Fixed bug with how save ram size is detected. Should fix most (all?) startup problems for games and some graphical glitches.
Fixed icache invalidation bug.
Added periodic saving back in. Saves are now backed up every few seconds.

I'm hoping this fixes all startup problems and some of the graphic glitch problems. I was basically reading out of the psram before the game was loaded to figure out how big the cartridge ram should be. So that either took the last game's value (which is why loading it twice seemed to fix it) or some random value if the psram loses power.

The cache bug fix seems to improve the speed of doom a little, but it may just be my imagination.

Saves should now work thanks to fixing the first bug. They get backed up every few seconds and not when you actually save. So don't turn off the console the instance you think the data is saved. This is the standard way the sd2snes works, but it's in a special mode where it saves every few seconds rather than immediately when it detects something is changed in the game.

There was also a bug fixed in the voxel demo.

http://krikzz.com/forum/index.php?topic=7451.msg58272#msg58272
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
11.544
Pontos
1.344
https://github.com/RedGuyyyy/sd2snes/releases/download/gsu_v04/sd2snes_gsu_v04.zip
V 0.4
Fixed CBR write/cache flush bug.
Fixed potential PBR write bug.

I think I introduced a bug in v03 when trying to fix another bug in v02. This is the attempt to fix that, although, I can't test it because it works for me with both versions. If someone had a working v02, but it stopped working in v03 give this one a try. If it still doesn't work then try the fpga_gsu.bit from v02 and see if that works.

Also, you may have to delete your save files for yoshi's island from v02 and older. They may have gotten corrupted by v01 and v02.
 
Topo Fundo