O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SD2SNES: GSU, SA-1, S-DD1 e Super GameBoy implementados.

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Sério?!!!

Que notícia maravilhosa!!!!!!

A outra boa notícia é que o ikari_01 disse que libera a fw oficial com suporte ao GSU/FX essa semana.
Eu acho que ele vai dar uma segurada, por causa desse vídeo teste do redguy com o sa-1.
 

Erivando

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
121
Pontos
43
Ele disse que não, que ia esperar o SA1 "chegar na V10" pra começar a fazer o merge rsrs
Acredito que antes de sexta ele libere, vi em outra postagem ele dizendo que em 2-3 dias lança.

Seria até bom ele lançar logo o FX separado, pq geralmente quando há um lançamento, vem também outras melhorias e funções. Nesse caso quando vier o SA1 quem sabe vem outras funções como o menu customizado, menu de cheats... Custa nada sonhar rsrs
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Mensagem do Redguy discord sobre o andamento da implementação do sa1

I will probably miss several questions. Here's a short summary:

* It's not complete. I'm still trying to fit all the dma stuff plus several other features

* The kirbys work. The fishing game seems to work along with some of the others that don't use dma or interrupts extensively. smrpg works up until the level up screen which uses character conversion dma. I'm working on that now. Most other games are untested and probably broken right now.

* I don't think msu will fit. Will have to check when more games work.

* The 65816 is mostly implemented, but not well tested. Emulation mode is probably broken. BCD format is missing. All the weird memory addressing modes and native instructions are implemented, though.
 


*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Hora de passar o Kirby Super Star pra frente

:ksafado
Eu vou esperar sair para ver como está, mas talvez eu me desfaça do Jikkyou Oshaberi Parodius, e do Dragon Ball Z Hyper Dimension, para pegar o N8.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Conforme a previsão do Ikari, Super FX/GSU oficial lançado! :kluv
https://sd2snes.de/blog/archives/980
Agora é torcer pra que o suporte ao SA-1 fique no mesmo nível do GSU.
Eu criei um tópico para a 1.8.0, mas talvez tivesse sido melhor ter postado aqui, mas eu acho que não muda muita coisa ter sido incluso no oficial.

Eu acho que o SA-1 vai demorar um pouco para sair, no spoiler eu coloquei algumas respostas que ele deu discord.
Pelo jeito o SA-1 vai demorar, vou colocar no spoiler algumas respostas que o RedGuy deu agora.

RedGuy - Hoje às 00:35
I don't think sa1 will be done by the end of the week.

-Glitchz - Hoje às 00:50
@RedGuy hit any walls with the implementation (i.e that gsu crash on start bug that you finally cracked) - or has it been (relatively speaking) a little easier with the sa-1?

-RedGuy - Hoje às 00:52
It's been easier to get working once it was coded up. It helps to have the tools already built. The hard part is getting enough of it to fit to play most games.


RedGuy - Hoje às 00:54
The one tricky thing is the way the games are coded. The gsu games tended to be offloaded to where the gsu would be operate as an offload engine and be on when the snes was sitting idle.
The sa1 games overlap snes and sa1 execution. And the synchronization is in memory so the sa1 loops a lot which fills up my instruction traces.
So it's hard to diff the log versus the emulator.
The sa1 also has higher rom bandwidth (although generally lower overall memory bandwidth when you include the gsu's caches and various buffers).
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Sobre o andamento da implementação do SA-1

Here's a small status update.

Is sa1 being worked on?
- Yes.

Is it going to fit?
- Maybe. We won't know until it's further along.

Is msu going to fit?
- Assume no, but we won't know until it's done. It doesn't fit right now.

What about supporting multiple files with different features?
- I'm not interested in supporting this, but the code will have #defines for those who want to compile a version for themselves.

What currently works?
- smrpg has been played through to the end.
- kirby super star has several hours on it.
- super mario legacy and the other sa1 smw hacks are playable.
- Most other games boot, but have limited testing.
- A small set of hacks and games don't work at all.
- All games have bugs.

Will there be a beta?
- Yes.

When will the beta be released?
- ...

When will it be done?
- ...

Most of the sa1 features are implemented, but it's difficult to fit both the debugging code and all the features at the same time. The debugging code is a huge help for fixing bugs. I'm currently rewriting major parts to both free up some space and also fix slowdowns.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Ter um Snes com um cartucho destes é ter jogo pra jogar o resto da vida hehe
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Beleza, uma pena que infelizmente esse valor esta fora do meu alcance, mesmo que valha a pena, mas um dia quero comprar ao menos um UFO ou aqueles outros chineses mais em conta...:kvergonha

Mesmo eu tendo um Wii que emula bem, e estou querendo comprar um PI, tem alguns jogos que só consigo jogar no console real :klol
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Beleza, uma pena que infelizmente esse valor esta fora do meu alcance, mesmo que valha a pena, mas um dia quero comprar ao menos um UFO ou aqueles outros chineses mais em conta...:kvergonha

Mesmo eu tendo um Wii que emula bem, e estou querendo comprar um PI, tem alguns jogos que só consigo jogar no console real :klol

Por este motivo, que eu pedi para o programador do snes9x gx que tem versão para o wii, colocar suporte ao MSU-1 nele, e agora o suporte esta perfeito, outro pedido que fiz e este pode demorar mais um pouco foi pro Eke Eke programador do genplusgx, colocar suporte ao 32x nele.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Por este motivo, que eu pedi para o programador do snes9x gx que tem versão para o wii, colocar suporte ao MSU-1 nele, e agora o suporte esta perfeito, outro pedido que fiz e este pode demorar mais um pouco foi pro Eke Eke programador do genplusgx, colocar suporte ao 32x nele.
Tem que ver se a falta de suporte ao 32x não seja por causa da pouca ram do wii, ou por alguma limitação do console.

O redguy colocou github o projeto do sa1, para que quiser ir acompanhando por lá o link está abaixo.
https://github.com/RedGuyyyy/sd2snes/tree/sa1
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Tem que ver se a falta de suporte ao 32x não seja por causa da pouca ram do wii, ou por alguma limitação do console.

O redguy colocou github o projeto do sa1, para que quiser ir acompanhando por lá o link está abaixo.
https://github.com/RedGuyyyy/sd2snes/tree/sa1

Foi bem esta a resposta do Eke Eke na época, mas depois que o Wiimpathy conseguiu, a proeza de rodar jogos NeoGeo maiores que 23mb no wii, com o sistema de cache (mesmo usado para rodar jogos Neogeo e CPS no PSP), já não duvido de mais nada mano.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Por este motivo, que eu pedi para o programador do snes9x gx que tem versão para o wii, colocar suporte ao MSU-1 nele, e agora o suporte esta perfeito, outro pedido que fiz e este pode demorar mais um pouco foi pro Eke Eke programador do genplusgx, colocar suporte ao 32x nele.
Pois é, é um belo trabalho, eu sempre acompanho o andamento desses emuladores, alguns são surpreendentes!

O GensplusGX apesar de ainda não rodar 32X é um belo emulador, ele roda Pier Solar liso, coisa que nem nos PCs ainda fazem... Mas não duvido que um dia rode o 32X também, pois eu recentemente vi esses novos emuladores que rodam o NEO Geo e o CPS1, e consegui rodar até o KOF 2003 nele a algumas semanas. O Wii ainda pode nos surpreender :klol
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Acho que vou pesquisar como gerar o .bin, já vi um tempo atrás o passo a passo, mas desisti.
Não andianta compilar o arquivo, a não ser que você saiba editar fw do sd2snes, pois o fw tem que ser alterado para ele carregar o arquivo do sa1 quando algum jogo que o utilize seja carregado, caso contrário ele não vai carregar as instruções presentes no arquivo do sa1.
Se você poder me passar o link do tutorial eu agradeço, pois eu acho interessante essas coisas.
Foi bem esta a resposta do Eke Eke na época, mas depois que o Wiimpathy conseguiu, a proeza de rodar jogos NeoGeo maiores que 23mb no wii, com o sistema de cache (mesmo usado para rodar jogos Neogeo e CPS no PSP), já não duvido de mais nada mano.
Eu acho que cps 1 e 2 funcionam diferente das roms de 23mb, no caso das roms de neogeo maiores que 23mb se eu não me engano ele grava a rom na memória flash do wii para rodar, cps 1 e 2 não fazem isso, o jogo carrega só na ram mesmo. Eu achei ruim essa solução para roms maiores que 23mb do neogeo.
 

Erivando

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
121
Pontos
43
Não andianta compilar o arquivo, a não ser que você saiba editar fw do sd2snes, pois o fw tem que ser alterado para ele carregar o arquivo do sa1 quando algum jogo que o utilize seja carregado, caso contrário ele não vai carregar as instruções presentes no arquivo do sa1.
Se você poder me passar o link do tutorial eu agradeço, pois eu acho interessante essas coisas.

Isso, eu tentaria compilar e gerar todos os arquivos necessários: firmware.bin, menu.bin, sa-1.bin...

Aqui tem o tutorial https://github.com/mrehkopf/sd2snes/blob/develop/src/README

Se você for tentar compilar tem que lembrar de desmarcar os flags de DEBUG no arquivo sa1.v (orientação do iwasaperson [Syboxez no discord]).

Ontem eu fiquei baixando algumas máquinas virtuais com o ubuntu pra ver se preparava o ambiente, mas meu notebook tá muito cansado...
Vou ver se tenho um tempinho e tento fazer isso aqui no do trabalho. O melhor seria uma alternativa pra tentar compilar direto no windows, mas não achei nenhum passo a passo no windows.

Você é o ErivandoXP de um fórum voltado a Sega? Se for eu conheço você, sou o Odin de lá :klol
Sim Odin, eu ía perguntar o mesmo :klol
O fórum da sega de vez em quando fica me pedindo a senha e tenho que alterar e as vezes nem lembrava qual era a senha, aí isso fez com que eu me afastasse de lá kkkk
Mas eu entrei essa semana só pra ver as mensagens não lidas e marcar tudo como lido :ksafado
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Sim Odin, eu ía perguntar o mesmo :klol
O fórum da sega de vez em quando fica me pedindo a senha e tenho que alterar e as vezes nem lembrava qual era a senha, aí isso fez com que eu me afastasse de lá kkkk
Mas eu entrei essa semana só pra ver as mensagens não lidas e marcar tudo como lido :ksafado
Ah tá, é você então, pois é, esse lance das senhas estava chato demais lá, e a gente acabou reclamando e agora parece que só vão pedir para trocar de 6 em 6 meses, mas infelizmente muitos membros acabaram sumindo de lá por isso...:suxx

Mas esta sendo legal voltar a participar aqui, estou encontrando muitos membros que conhecia em outros fóruns e que não via a anos :klol
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
As animações do Chrono Trigger em MSU-1 já estão funcionando?

Não cheguei a testar este jogo em MSU-1, teria que ver se o MSU-1 dele esteja funcionando bem, pois as vezes pode ocorrer erro, não na compatibilidade mas sim no port MSU-1 do jogo, eu testei o Rock Roll Racing e o Super Mario Msu1 e os dois funcionaram perfeitos, assim que comprar um sd maior do que tenho no meu SD2SNES o que tenho é de 2gb, irei testar jogos MSU-1 nele pois até hoje ainda não testei.
 

batoko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.086
Reações
3.463
Pontos
703
Eu testei esse Chrono Trigger MSU-1, e a apresentação está funcionando perfeitamente.

Acho que tem no Snesforever
 

Erivando

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
121
Pontos
43
As animações do Chrono Trigger em MSU-1 já estão funcionando?
No momento Chrono Trigger MSU-1 tem vídeo apenas na introdução (que é muita boa por sinal). E a trilha sonora de "CD" (como é comum nas versões MSU-1).

O qwertymodo está desenvolvendo uma versão com todos os vídeos (como no PSX). Recentemente (no discord) ele disse que estava animado com o projeto e que ele estava indo bem novamente.
Aqui tem o andamento do projeto: https://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=23115.0

Funciona no SNES, Wii e emuladores compatíveis.
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Desculpa eu não especifiquei, a pergunta foi sobre a compatibilidade do MSU-1 do emulador do Wii.

Conseguimos um resultado muito bom mano na versão do snes9x gx com o wii, lembro que o que mais custou no MSU-1 no snes9x gx do wii, foi acertar o som, mas agora esta perfeito, e com uma vantagem o snes9gx é muito mais leve e tem uma por tatibilidade muito maior que o bsnes, então atualmente eu uso o snes9x com suporte ao MSU-1 no wii, no android box e ps3 desbloqueado (via core snes9x retroarch).
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Conseguimos um resultado muito bom mano na versão do snes9x gx com o wii, lembro que o que mais custou no MSU-1 no snes9x gx do wii, foi acertar o som, mas agora esta perfeito, e com uma vantagem o snes9gx é muito mais leve e tem uma por tatibilidade muito maior que o bsnes, então atualmente eu uso o snes9x com suporte ao MSU-1 no wii, no android box e ps3 desbloqueado (via core snes9x retroarch).
Você programa para o snes9x gx do wii?
Caso sim, será que pessoal conseguiria consertar o problema de áudio que apareceu depois da versão 4.2.9, eu utilizo essa versão até hoje por causa do problema das versão posteriores, o problema é que as vezes dá uns estalos, um jogo que eu lembro que dá essa problema é o cybernator, só assistir a abertura com fones de ouvido que vai dar para perceber.
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Você programa para o snes9x gx do wii?
Caso sim, será que pessoal conseguiria consertar o problema de áudio que apareceu depois da versão 4.2.9, eu utilizo essa versão até hoje por causa do problema das versão posteriores, o problema é que as vezes dá uns estalos, um jogo que eu lembro que dá essa problema é o cybernator, só assistir a abertura com fones de ouvido que vai dar para perceber.

Eu não entro na parte de programação dele mano, minha área é voltada mesmo a beta tester. Mas vou fazer este pedido, pro programador.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Eu não entro na parte de programação dele mano, minha área é voltada mesmo a beta tester. Mas vou fazer este pedido, pro programador.
Se tu quiser faz o teste que eu te falei ouve algumas vezes a abertura do cybernator nas versões mais novas e no 4.2.9. Mas eu acho que isso ocorre por causa que o emulador deve ter ficado um pouco mais pesado depois dessa versão.
Obrigado por efetuar a solicitação :kjoinha
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Se tu quiser faz o teste que eu te falei ouve algumas vezes a abertura do cybernator nas versões mais novas e no 4.2.9. Mas eu acho que isso ocorre por causa que o emulador deve ter ficado um pouco mais pesado depois dessa versão.
Obrigado por efetuar a solicitação :kjoinha

Vou fazer o teste sim mano, sabe dizer a versão da rom (USA, PAL ou Japan), inclusive estou com o ultimo build do snes9x gx no meu wii, só não vou ter é fone de ouvidos no wii.

Pedido feito:https://github.com/dborth/snes9xgx/issues/727
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Vou fazer o teste sim mano, sabe dizer a versão da rom (USA, PAL ou Japan), inclusive estou com o ultimo build do snes9x gx no meu wii, só não vou ter é fone de ouvidos no wii.

Pedido feito:https://github.com/dborth/snes9xgx/issues/727
Eu uso a rom USA e Jap, e ambas ocorre o mesmo, isso acontece em vários jogos, mas eu citei o cybernator por sempre ocorrer na abertura ou intro da primeira fase.
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Eu uso a rom USA e Jap, e ambas ocorre o mesmo, isso acontece em vários jogos, mas eu citei o cybernator por sempre ocorrer na abertura ou intro da primeira fase.

Mano testei aqui com o 4.3.7 com este jogo, e o áudio ficou normal, testei também com o snes9x que tenho no retroarch no wii e ficou mesma coisa, vou deixar as configurações que tenho aqui no snes9x gx. https://mundowiihack.wordpress.com/2018/02/23/snes9x-gx-mod-wii/

be243d80-14f0-4d15-ae95-945aae8968ba.jpg

f03ba361-c70f-4781-9a8d-0c1e9450df73.jpg

de75391f-f904-44dd-9ae8-6cea94fa8b3c.jpg

ef2b28e8-7a83-4a63-9bc4-35e758a8f95b.jpg
 
Topo Fundo