O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Se o Brasil é laico, pq TODOS seguem feriados católicos?

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.591
Pontos
1.044
Porque o muçulmano ou evangélico devem cumprir feriados municipais, estaduais e nacionais ?

12 de Outubro é dia de Nossa Senhora Aparecida. Feriado.

Mas não é laico ?

E se eu for muçulmano ou evangélico, ou budista, hindu e quiser ir a escola?

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.879
Pontos
1.839
Porque estado laico é diferente de estado anti-religioso. A maioria da população é católica ou cristã e os feriados são escolhidos pensando na maioria e não por desejo do Papa ou de outro líder religioso.

Por exemplo, o feriado de 15 de novembro nada tem a ver com religião. Representa implantação da república e não vemos nenhum monarquista exigindo ir para aula ou trabalhar neste dia.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Porque o muçulmano ou evangélico devem cumprir feriados municipais, estaduais e nacionais ?

12 de Outubro é dia de Nossa Senhora Aparecida. Feriado.

Mas não é laico ?

E se eu for muçulmano ou evangélico, ou budista, hindu e quiser ir a escola?

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk
É sério mesmo essa pergunta?
 


O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.571
Reações
78.616
Pontos
1.839
Porque o muçulmano ou evangélico devem cumprir feriados municipais, estaduais e nacionais ?

12 de Outubro é dia de Nossa Senhora Aparecida. Feriado.

Mas não é laico ?

E se eu for muçulmano ou evangélico, ou budista, hindu e quiser ir a escola?

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Aí precisa procurar um psiquiatra. Uma das poucas coisas que prestam aqui é esse monte de feriado pra gente coçar o saco...e tu ainda quer por a perder?

Alguma coisa tem que valer esse monte de imposto que tu paga.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
cara, no brasil tem data pra comemorar todo tipo de santo. agora pra essas datas todas virarem feriado tem que propor uma lei eu acho.

e seria ótimo mais feriados, ate de yemanja. eu trabalho pra crlh, qt mais feriado melhor.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Porque o muçulmano ou evangélico devem cumprir feriados municipais, estaduais e nacionais ?

12 de Outubro é dia de Nossa Senhora Aparecida. Feriado.

Mas não é laico ?

E se eu for muçulmano ou evangélico, ou budista, hindu e quiser ir a escola?

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Vc pode ir e ficar olhando para o portão fechado se quiser.
Idiotismo ainda não é crime.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
Devia ter mais feriados.
mas com certeza.

a Umbanda é a unica religiao 100% brasileira, e o espiritismo de Allan Kardec (um francês) é muito popular aqui.

sugestão:

12/10 --> dia de Nossa Senhora
13/10 --> dia de Allan Kardec
14/10 --> dia da Umbanda
15/10 --> dia do professor

todos feriados nacionais, of course.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.718
Reações
12.738
Pontos
1.654
Porque o muçulmano ou evangélico devem cumprir feriados municipais, estaduais e nacionais ?

12 de Outubro é dia de Nossa Senhora Aparecida. Feriado.

Mas não é laico ?

E se eu for muçulmano ou evangélico, ou budista, hindu e quiser ir a escola?

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk
Não devem, mas descanso é descanso. Serviços essenciais por exemplo seguido apenas pagam o dia.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.879
Pontos
1.839
mas com certeza.

a Umbanda é a unica religiao 100% brasileira, e o espiritismo de Allan Kardec (um francês) é muito popular aqui.

sugestão:

12/10 --> dia de Nossa Senhora
13/10 --> dia de Allan Kardec
14/10 --> dia da Umbanda
15/10 --> dia do professor

todos feriados nacionais, of course.
Pô, se 12 cair na segunda é maior que carnaval! Onde é que assino?!
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.868
Reações
38.251
Pontos
1.839
Esse povo chato do carai tinha que chupar meia hora de rola com o relógio parado, isso sim
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.137
Reações
32.128
Pontos
503
Que pergunta imbecil.
Se não concorda com feriado, trabalhe.
Simples.
Ninguém te proíbe.. quer dizer, a não ser alguns prefeitos e governadores. Ou emigre do país.
Melhor solução, diga-se.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.122
Reações
49.328
Pontos
1.339
Eu concordo com a galera ai, por mim podem incluir feriados de todas as religiões, eu não vou fazer nenhuma objeção, e vc pode ir trabalhar nos feriados tbm OP, absolutamente nada lhe impede, inclusive eu trabalhei hj e varios outros estabelecimentos abriram tbm.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.468
Pontos
503
Eu concordo com a galera ai, por mim podem incluir feriados de todas as religiões, eu não vou fazer nenhuma objeção, e vc pode ir trabalhar nos feriados tbm OP, absolutamente nada lhe impede, inclusive eu trabalhei hj e varios outros estabelecimentos abriram tbm.

Alá(epa) o baguiu saindo do controle já. :klolz

Zoera...eu quero é mais também. Tô cheio de jogo pra terminar aqui.:kmaroto
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Por mim tinha que acabar com essa aberração de tantos feriados, unificava esses 12 nacionais mais importantes e o resto que se foda.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Quando o pessoal fala "o Estado é laico mas não é X", geralmente eles não entendem muito bem o que é estado laico.

O Estado laico seria completamente neutro nas questões religiosas. Isso significa que o Estado trabalha de maneira a não beneficiar nem atrapalhar nenhuma religião em específico, não adota nenhuma religião para si mesmo, não versa sobre o ordenamento religioso nem toma ou promove atitudes religiosas.

E aqui tem algo muito importante que a maioria das pessoas esquece: a composição religiosa/espiritual da população não muda isso.

Não é que o Estado laico seja ateu. O estado simplesmente não adota e nem age com nenhuma religião específica em mente. Seja ela religião de uma minoria ou de uma maioria.

Na prática o Estado laico vai sempre encontrar alguma dificuldades básicas em conciliar a teoria com a prática se já não tiver um ordenamento histórico nesse sentido. A maior parte dos países tem uma forte herança religiosa refletida na sua estrutura política e isso é herdável.

Na prática o Brasil não é laico. Muito pelo contrário, a frase que melhor define essa posição do Brasil é "O Estado é laico, mas não é ateu" ou "O Estado é laico, mas o povo não é". Isso é basicamente uma frase pronta, que não faz sentido algum pra discussão, pra justificar o fato de, pelo contrário do que a frase diz, o país adotar várias ações que não são de um estado laico.

O "laico" no Brasil, especialmente entre os conservadores, é a "liberdade de expressão" da esquerda. Liberdade de expressão é um termo bonito, moral e vigoroso então a esquerda vai sempre tentar relativizar o termo ("X ou Y não é expressão") para diminuí-lo sem ser contra. Conservadores/religiosos frequentemente utilizam um artifício semelhante contra o termo "laico".

E assim como no Brasil nós temos liberdade de expressão só que não, o Estado também é laico só que não.

Só que isso é matéria morta. Não adianta discutir e não vai pra frente. Em um país que teve tanta religião na base formativa da nação, qualquer ação que surja com o objetivo de ter mais neutralidade vai ser vista como uma ação anti religiosa, então não adianta. O máximo que pode ser feito é ficar atento para que o Estado não fique mais religioso.

Na questão dos feriados, isso é herança. Do ponto de vista laico, não deveriam existir feriados oficiais religiosos. O que poderia existir é você seguir seus feriados religiosos sem sofrer interferência do Estado. Só que na prática isso não vai ser realidade porque: 1) remover feriados religiosos soa como uma agressão 2) historicamente solidificado 3) importância cultural e 4) deixar feriados religiosos a cargo das pessoas trás uma porrada de dor de cabeça também.

TLDR: O Estado não é uma teocracia, mas também é laico só no papel. Feriado religioso existe porque é histórico e cultural. Nada acontece feijoada.
 
Topo Fundo