O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Se referir a alguém como esforçado é um insulto?

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.200
Reações
44.464
Pontos
803
Não vejo como "ofensa", porém muitas vezes é expressão usada para referir-se a pessoas que não dispõem de talento ou inteligência acima da média.
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.490
Reações
28.266
Pontos
1.053
Dependendo do contexto qualquer coisa pode virar insulto.
Mas normalmente brasileiro não curte msm ser chamado disso, vem cultural.

zzzzZZZzzzzZ
 

zip-zap

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
468
Reações
376
Pontos
514
Brasileiro geralmente se incomoda com isso, como se se esforçar pra conseguir algo fosse ruim. Bom é conseguir na malandragi, sem tirar a bunda do lugar.
Isso é da cultura, pelo que já vi.

Ao mesmo tempo, chamar a própria filha de inteligente pode ser visto como soberba e falta de humildade.

Então sempre terá a discussão. Acho que vai de cada um. A menina que passou pra medicina: ela deve ser inteligente, mas sentou a bunda e estudou (aka se esforçou).

Eu não acharia ruim de ser chamado assim se eu estivesse me esforçando de fato. E assumo ter tido sorte tbm quando a pessoa vem me elogiar mas eu dei sorte. Não vejo pq me gabar de coisas assim, sei lá.

Olhando em retrospecto, as minhas maiores conquistas vieram de suor. As por "sorte" ou não duraram muito, ou eu já até esqueci, talvez por não valorizar tanto.

Tragam um Oscar para esse homem.

Absolutamente tudo que eu fiz ou consegui foi à custa de muita ralação.

Passar em vestibular, primeiro emprego, passar em concurso, avançar na carreira.... Tudo!

Não entendo essa lógica de que o que tem valor é o que "já nasce" com a gente.

Por outro lado, cansei de ver "geniozinho" que se acostumou a olhar 10 minutos para os livros e gabaritar a prova, mas quando encontrou o primeiro fracasso simplesmente não tinha estrutura emocional pra lidar com a situação.

Pra mim esforçado é um grande elogio e não deve ser dito sobre qualquer um.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.232
Reações
10.939
Pontos
503
Pra mim um cara esforçado tem mais respeito que um inteligente.

Até a porra do anime Naruto o próprio Kakashi deixou o orgulho de lado ao admitir que o Master Gai é surpreendente graças ao esforço, já que o cotonete só tem inteligência...


Mil vezes um cara esforçado que inteligente e vadio ou intelijentão ala "moleque neutro"
 


Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.702
Pontos
503
Tragam um Oscar para esse homem.

Absolutamente tudo que eu fiz ou consegui foi à custa de muita ralação.

Passar em vestibular, primeiro emprego, passar em concurso, avançar na carreira.... Tudo!

Não entendo essa lógica de que o que tem valor é o que "já nasce" com a gente.

Por outro lado, cansei de ver "geniozinho" que se acostumou a olhar 10 minutos para os livros e gabaritar a prova, mas quando encontrou o primeiro fracasso simplesmente não tinha estrutura emocional pra lidar com a situação.

Pra mim esforçado é um grande elogio e não deve ser dito sobre qualquer um.

Tava demorando para um concurseiro aparecer por aqui.
 

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.402
Reações
3.948
Pontos
353
acho que depende o contexto,

alguem me chamar de esforçado não acho ruim.. sinal que me reconhecem o esforço
agora quando alguem pergunta... "o fulano ali, trabalha bem?".. ae a resposta: "ahhh, ele é esforçado"

huauahuahuahua, ae é foda
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Eu acho que deveria ser o contrário.

Falar que a pessoa "tem o dom" fica parecendo que tudo que a pessoa faz é moleza, é só fazer no modo automático, quando não é bem assim.

Isso quando não quer dizer que a pessoa deveria resolver todos os problemas dos outros.
 
Ultima Edição:

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.323
Reações
45.839
Pontos
803
Um
Ué, as pessoas não podem ter a opção em ficarem caladas?
"Cada um no seu quadrado", já fui bem adestrado para responder "Bom Diiiaaa" para parecer educado, o problema é que não quero parecer nada a ninguém, e não me importa se o a pessoa pensa que sou um cavalo, só não vou responder "Bom Dia" por não me sentir a vontade de falar isso, ainda mais para quem nem conheço, ainda mais para "mostrar educação" (não quero mostrar nada), soa como hipocrisia.
Bom dia, sinto que você está nervoso quer um abraço cheio de esforço?
129976
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.876
Reações
230.183
Pontos
2.529
Não gosto de dar e nem receber "Bom Dias" (não dei essa intimidade a ninguém) e não gosto desse "elogio", eu nunca falei que fulano era "esforçado", para alguém vir falar esse negócio pra mim.
Prefiro que não falem nada, cada um na sua.
Frescurento para cacete. Tem 80 anos?

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

zip-zap

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
468
Reações
376
Pontos
514
Tava demorando para um concurseiro aparecer por aqui.

Não entendi o comentário.

Apenas dei um exemplo de algo que exigiu bastante esforço, mas você parece considerar que esse não seria um exemplo válido.

Poderia elaborar um pouco mais?
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Porra, esforço é uma qualidade não inata, para mim isso é muito mais valoroso do que nascer super inteligente, qual o mérito de nascer gênio? usar essa genelidade se esforçando sim é algo bom, porém, o que vejo na sociedade, é muita gente se gabando de qualidades inatas, mas o que realmente faz diferença e deve ser parabenizado é o esforço, é o que vai te levar longe. Por que alguém se orgulha de ser um gênio em algo se o mérito é de Deus, ou do destino, como preferir? quando o esforço que é o que realmente indica o trabalho de verdade.
 

Kapeletti

Bam-bam-bam
Mensagens
518
Reações
950
Pontos
293
Ser esforçado em qualquer sentido significa correr atrás de algo, mesmo não conseguindo atingir tal objetivo ou falhando no meio do caminho você foi lá e tentou.
Isso tem muito mais valor do que uns bunda mole hoje em dia que não faz porra nenhuma e só sabe apontar o dedo culpando tudo e todos ao redor.
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Não. Se você se ofende, trate de melhorar.


Ironia esse nome de usuário.
 
  • Haha
Reações: Mek

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.702
Pontos
503
Não entendi o comentário.

Apenas dei um exemplo de algo que exigiu bastante esforço, mas você parece considerar que esse não seria um exemplo válido.

Poderia elaborar um pouco mais?

Digamos apenas que eu tenho uma série de restrições com o modo de seleção escolhido para o ingresso em carreiras públicas e com todo o meio que circunda essa questão (cursinhos, a figura de concurseiro, o decoreba desenfreado sobre coisas inúteis e/ou irrelevantes para as atividades que do cargo almejado etc.).
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Aliás, eu lembro de um programa do discovery que pegava 3 "gênios" e os colocavam em desafios... um era garçom, outro era professor primário, outro não sei o que, mas nada de relevante... porra, nada contra as profissões, mas pra mim os caras são uns merdas, nasceram com um dom e não aproveitam para algo útil... como eu queria ser um gênio e usar isso para ser um grande físico, por exemplo. Tem um filme, desafio no Bronx, em que o cara falava que o maior pecado era o talento desperdiçado, e isso é o que mais tem.

Vou dar um exemplo prático, Ronaldinho Gaúcho, esse m**** nasceu com um dom gigante, ele tinha uma habilidade incomparavel no mundo, se tivesse se esforçado como um Cristiano Ronaldo, se fosse profissional, talvez superaria qualquer atleta, o que ele fez??? disperdiçou, agora tá preso no Paraguai, lixo dos lixos da existência...
 

Lazy Comet Surfin'

Ser evoluído
Mensagens
26
Reações
27
Pontos
23
246937.jpg


Alguém explica o que tá acontecendo com esse cachorro? Tô olhando faz uns 10 minutos sem entender...
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Digamos apenas que eu tenho uma série de restrições com o modo de seleção escolhido para o ingresso em carreiras públicas e com todo o meio que circunda essa questão (cursinhos, a figura de concurseiro, o decoreba desenfreado sobre coisas inúteis e/ou irrelevantes para as atividades que do cargo almejado etc.).
Rapz, eu também tenho essas restrições, acho que teria que mudar muita coisa, mas isso não me impediu de ir atrás do meu sonho...
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.695
Reações
4.713
Pontos
714
Recentemente um professor me disse que estava contente pq eu sou bem esforçado.

Eu fiquei puto de ouvir isso, pq pra mim equivale a dizer que sou burro. Porém já vi no meu face uma mãe de uma mina bem inteligente (passou em med na federal) elogiar a aprovação da filha no vestibular com esse pseudoelogia "esforçado". E não usou em nenhum momento as palavras inteligente, aplicado, dedicado...

Pra mim esforçado é tipo simpático, bonita de rosto, engraçadonho, beleza exótica kkkk.

E pra vcs?
Vc não é um esforçado, é um floquinho de neve
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Não é somente insulto, mas é radicalmente ambíguo. É, ao mesmo tempo, um elogio (porque o esforço é diametralmente oposto ao ócio e à passividade), mas também um pequeno insulto embutido, porque a ideia é que não se tem a total aptidão pra coisa, mas... Se compensa isto sendo "esforçado". A frase "ele é muito esforçado!" sempre carrega consigo esta ambiguidade, onde um elogio se encontra sempre com um pequeno insulto característico.

Mas não se deixe iludir com isso: o mundo é dos esforçados, daqueles que "não desistem nunca" e que cultivam bons contatos e boas amizades, também conhecido como "inteligência emocional" - e ser capacho de alguém é condição sine qua non para se galgar degraus na carreira universitária. Esqueça qualquer genialidade, o negócio mesmo é ser persistente e puxa-saco profissional. Tem até alunas pagando favores sexuais a professores. Rsrs. Uma beleza.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.063
Reações
11.548
Pontos
1.024
Eu não vejo como insulto. Fico feliz quando meu esforço é notado.
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Eu fico um pouco frustrado se me chamam de inteligente (dependendo do contexto), ou de talentoso ou whatever.

Porra, ralei pra c***lho pra conseguir fazer alguma coisa e todo o esforço é reduzido a qualidade inata.

Obviamente que não fico bravo com ninguém por isso, as pessoas falam com boa intenção. Seria como eu me irritar por alguém falar "Graças a Deus" por algo que eu tenha feito.

Mas, claro, existe contexto. Dá pra usar "esforçado" como insulto.
Qual o contexto? Nem imagino
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.800
Reações
22.821
Pontos
1.464
Hoje até chamar alguém de "querido" é considerado insulto no Brasil.

HUEzileiro é uma raça do kct.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Qual o contexto? Nem imagino
Tom sarcástico geralmente.

Ou usando em uma situação absurdamente de óbvia de simples.

Ou mesmo pra demonstrar desinteresse. Você chega pra mim contando que tirou a única foto existente do canguru misturado com pastor alemão e dou de ombros dizendo: "nosssaaa, que esforçado.".

Enfim, com um pouco de criatividade dá pra usar qualquer coisa como insulto. :klolwtf
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Tom sarcástico geralmente.

Ou usando em uma situação absurdamente de óbvia de simples.

Ou mesmo pra demonstrar desinteresse. Você chega pra mim contando que tirou a única foto existente do canguru misturado com pastor alemão e dou de ombros dizendo: "nosssaaa, que esforçado.".

Enfim, com um pouco de criatividade dá pra usar qualquer coisa como insulto. :klolwtf
Mas aí não é a palavra, é o tom. Sendo assim, da pra usar tudo, até filha da put* pode ser elogio ou crítica.

Ja me chamaram de esforçado no trabalho várias vezes e claramente foi elogio, enfim.. doideira, principalmente nessa situação do tópico, se ofender com isso é o cúmulo
 
Topo Fundo