O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Se Sonic X-Treme (Saturn) ou qualquer Sonic 3D decente tivesse nascido os rumos da Cega seriam outros?

Se Sonix X-Treme fosse lançado na época do Saturn...

  • Salvaria a Cega em médio prazo, ou seja, Dreamcast seria o último console da mesma forma.

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    22

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Não sou grande conhecedor da história da Sega mas travei uma discussão com o @Sega&AMD aqui nesse tópico sobre o CROC, então achei necessário criar um tópico exclusivo para tal, até mesmo pra não poluir mais um dos meus tópicos fodelásticos e eu banir todo mundo por desvirtuamento.

Acho muito difícil alguém aqui nessa pasta não saber o que foi, ou melhor, quase foi, Sonic X-Treme.

Sonic X-treme seria um jogo de plataforma da série Sonic the Hedgehog projetado pela Sega. As versões iniciais foram consideradas para o Mega Drive, passando para o Sega 32X até acabar sendo desenvolvido para o Sega Saturn, com o lançamento previsto para o Natal de 1996. No entanto, após vários problemas durante o desenvolvimento, foi cancelado. Se fosse finalizado, teria sido o primeiro jogo de Sonic totalmente 3D e o primeiro jogo do ouriço lançado para Sega Saturn.
Índice
Jogabilidade[editar | editar código-fonte]
Para expandir a tradicional “fórmula de Sonic”, cada nível foi projetado em forma cilíndrica; Sonic seria capaz de andar em paredes, mudando assim a direção da gravidade e da rotação do próprio nível, de forma semelhante aos estágios especiais de Knuckles' Chaotix. Além disso, foi incorporada uma câmera incomum baseada em lente olho de peixe, de modo que o jogador tivesse uma visão mais ampla dos arredores.
Em um ponto no processo de desenvolvimento, havia uma possibilidade de quatro personagens jogáveis: Sonic, Tails, Knuckles e Tiara Boobowski, cada um com jogabilidade própria.[1] Knuckles e Tiara teriam, respectivamente, níveis tradicionais em perspectiva aérea e side-scroling. Sonic teria níveis com visão olho de peixe e Tails um modo de voo em primeira pessoa.
Sonic foi equipado com novos movimentos, entre eles o “spin slash” (ataque giratório), o lançamento de anéis e um impacto para baixo, semelhante a um dos escudos elementares de Sonic 3 & Knuckles. Tiara usaria uma espada de gelo para o ataque.
Outros personagens planejados para o jogo foram Nack the Weasel e Metal Sonic, que seriam chefes de fim de nível.[2]
Enredo[editar | editar código-fonte]
Com o jogo em constante mudança em plataformas, títulos, motores e equipes de desenvolvimento, havia muitas histórias em consideração.[2] A mais considerada envolveu um personagem chamado Professor Gazebo Boobowsku e sua filha, Tiara, que são os guardiões dos seis Anéis mágicos da Ordem. Ambos temem que o Dr. Robotnik esteja com os seis anéis e chamam Sonic para recuperá-los antes que o vilão tenha a posse. Dr. Robotnik acaba sequestrando Gazebo após este pedir a ajuda de Sonic. Cabe então ao ouriço recuperar os anéis e salvar Gazebo.[2]
Cancelamento[editar | editar código-fonte]
O jogo estava previsto para ser lançado no natal de 1996 para concorrer com Super Mario 64 e Crash Bandicoot. A equipe da Sega of America começou a projetar o jogo em Setembro, tendo em vista utilizar a engine de Nights. No entanto, Yuji Naka se recusou a deixar a equipe utilizar a engine de Nights no jogo, e a Sega of Japan não dava nenhum tipo de apoio a esse projeto. Em troca, utilizaram um sistema chamado Fish Eye, que faz a câmera do jogo ser vista como se o jogador estivesse vendo através de um olho-mágico.
Em Agosto, o programador principal Chris Senn ficou muito doente e disse que não tinha mais condições de trabalhar no projeto. Então a equipe desistiu, deixou o jogo de lado e ao invés de Sonic X-treme, foi lançado um port de Sonic 3D Blast para o Saturn, uma grande decepção para os fãs. Desde então, nunca mais mencionaram o nome do jogo em nenhuma entrevista e o projeto foi apenas esquecido com o passar dos anos.
Legado[editar | editar código-fonte]
Houve especulações dos sites Distructoid e GamesRadar dizendo que o Sonic X-treme serviu de inspiração para jogos recentes como Super Mario Galaxy. E seu sucessor,o Sonic Lost World.
Depois do Cancelamento[editar | editar código-fonte]
Por muitos anos, o jogo que nunca foi lançado apresentou muita falta de conteúdo, eram pouquíssimas imagens que haviam sido liberadas para os meios de comunicação para promover o jogo antes de ser cancelado. No entanto, em 2006, uma cópia de mecanismo de teste foi vendida em um leilão no eBay para um colecionador anônimo que o comprou por 2.5000 dólares. Uma animação em GIF do jogo foi lançada com a imagem do CD em si que apareceu em público no dia 17 de julho de 2007. Depois um projeto de captação de recursos da comunidade do site ASSEMbler comprou o disco do colecionador. Em 2006, Chris Senn abriu um site chamado Sonic X-treme Compendium que revelou grandes quantidades de história do desenvolvimento do jogo para o público, incluindo vídeos de imagens antecipadas, novos personagens jogaveis e uma grande quantidade de conceitos inéditos de músicas relacionadas com o jogo. Chris Senn também recebeu permissão de Hirokazu Yasuhara (o designer de alguns níveis de títulos dos jogos originais do sonic para o Sega Genesis), para enviar projetos de níveis que estávam indo para sêrem colocados no jogo. Chris Senn, juntamente com a comunidade anunciaram a intenção de recriar o jogo, porém seus esforços se deterioraram e o jogo foi cancelado em janeiro de 2010.
Retorno do projeto[editar | editar código-fonte]
No início de 2015, os administradores do site "Sonic Retro" obtiveram o código fonte do jogo, deixando-o polido em uma compilação jogável e lançaram para download na internet. É em grande parte fiel ao estado original do jogo, com as suas mudanças meramente sendo feitas para juntar o código para torná-lo jogável e funcionando em computadores modernos. O primeiro lançamento contém somente um nível, sendo o mesmo com temática de selva do vídeo promocional da demo da E3 1996, mas a equipe espera ser capaz de liberar mais níveis futuramente e apesar da Sega ter confirmado que o jogo foi cancelado, mesmo com os jogos recentes terem incorporado vários elementos do jogo desde o lançamento de jogos posteriores como o Sonic Adventure, foi confirmado que o jogo apenas foi adiado por anos para ser lançado no final de Junho de 2015.



Se trata, resumidamente, do Sonic 3D VERDADEIRO pra Saturn, e não aquela piada que foi Sonic 3D Blast :kpuke

Desnecessário discutir sobre a falta de um Sonic genuinamente 3D pro console. Além disso, tínhamos os mascotes despontando na geração, com Crash pela Sônia e Mario 64 pela Big N.
Aqui é outro ponto da discussão com o @Sega&AMD : pra ele, CROC seria o salvador da pátria, algo que discordo veementemente.
O game elencado pela Sega pra ser o marco foi Nights, um ótimo game pra mostrar os potenciais do console só que sem o "carisma necessário" pra bater de frente com a concorrência, deixando EXPLÍCITA a falta de um game decente com seu maior mascote.

Tivemos uma ótima tech demo em Sonic Jam, fico só imaginando aquela proposta com um upgrade gráfico, quem sabe com a modelagem gráfica do Sonic R? Imaginem, então, algo desse naipe lançado ANTES de Mario 64, que estabeleceu os padrões definitivos dos platforms 3D? Não acredito que chegaria no ponto de desbancar PS1 do trono da geração, talvez nem o próprio N64, mas com certeza o console teria vendido no mínimo 2X mais, pois teríamos um legítimo system seller.

A questão que quero levantar aqui é: Sonic X-treme teria mudado os rumos da tão amada e querida Cega?
Por quanto tempo?
Se não foi o maior fator, qual foi?

Pra mim, pressupondo um game de qualidade, seria um divisor de águas definitivo pra empresa, dando mais fôlego pra própria geração, diminuindo a necessidade de adiantar tanto o lançamento do DC. E aqui é o ponto principal da coisa toda.

Uma pena não termos mais opções na enquete, acho que a coisa muda de figura quando consideramos Mario 64 com o marco, sendo uma coisa Sonix XT lançado antes e outra depois.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
o principal fator ao meu ver é o tempo: a Sega tinha até a demonstração de Mario 64 que se eu não me engano foi feita na metade de 95. O Sonic Xtreme sairia em que ano ? e qual seria a mecânica ? vale lembrar que a Sega tentou emplacar Bug ! tb.
 

Rel666

Bam-bam-bam
Mensagens
3.214
Reações
5.575
Pontos
339
Amo a Sega e amo o Sonic mas para mim a resposta é um grande não.
O que se viu desse jogo não pareceu funcional, parecia ter uma jogabilidade estranha e a ideia do fish-eye dava a entender que cansaria rápido de se ficar jogando daquele jeito.
E ainda por cima como Mario 64 estava por vir e todos sabemos como este jogo influencio o cenário dos jogos 3d dali em diante
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
A Sega precisava é de um jogo 3D. Tinha que ser um jogo usando a engine do Sonic World de Sonic Jam, que tem draw distance enorme para os padrões do Saturn e uma solidez visual que nem meia dúzia de jogos 3D do console tem, que se mantivesse aquele padrão seria um concorrente perfeitamente aceitável como alternativa ao que Sony e Nintendo ofereciam. Do jeito que foi, e que seria com X-Treme, ele sempre ficaria parecendo algo menos moderno.

Sonic Xtreme seria um Sonic 3D Blast moderninho e nada mais, pois assim como ele, oferece uma falsa alternativa ao 3D real. Esse estilo de jogo já não é muito divertido com Bug!, com Sonic que é um jogo naturalmente veloz e de pouca exploração, seria menos ainda.

Talvez ajudasse um pouco o Saturn nos EUA, vendendo consoles para crianças meramente por ser Sonic, e não fizesse o Dreamcast necessário lá tão cedo como foi, mas não creio que faria muita diferença. No Japão, não mudaria nada. Sem Sonic o Saturn é o videogame da Sega mais vendido lá, prova de que nem ligam pro ouriço azul por lá.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
A Sega precisava é de um jogo 3D. Tinha que ser um jogo usando a engine do Sonic World de Sonic Jam, que tem draw distance enorme para os padrões do Saturn e uma solidez visual que nem meia dúzia de jogos 3D do console tem, que se mantivesse aquele padrão seria um concorrente perfeitamente aceitável como alternativa ao que Sony e Nintendo ofereciam. Do jeito que foi, e que seria com X-Treme, ele sempre ficaria parecendo algo menos moderno.

Sonic Xtreme seria um Sonic 3D Blast moderninho e nada mais, pois assim como ele, oferece uma falsa alternativa ao 3D real. Esse estilo de jogo já não é muito divertido com Bug!, com Sonic que é um jogo naturalmente veloz e de pouca exploração, seria menos ainda.

Talvez ajudasse um pouco o Saturn nos EUA, vendendo consoles para crianças meramente por ser Sonic, e não fizesse o Dreamcast necessário lá tão cedo como foi, mas não creio que faria muita diferença. No Japão, não mudaria nada. Sem Sonic o Saturn é o videogame da Sega mais vendido lá, prova de que nem ligam pro ouriço azul por lá.
Pois então, quando falo em Sonic 3D decente seria algo como o mundo de Sonic Jam, sendo um sonho ainda maior com a modelagem poligonal de Sonic R (aí seria muito pro saturninho). Ou nem isso, talvez a própria modelagem do Jam com pequenos retoques teria dado conta do recado.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
No YT tem protótipos do jogo rodando: não parecia lá grandes coisas...

Além disso, um dos grandes problemas é que a Sega japonesa não estava disposta a investir no Ouriço Azul, por achar que a Sega americana tinha "roubado" o mascote... Então ficou tudo na mão dos americanos.
 


Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.088
Reações
35.051
Pontos
1.054
Temos 3 Sonic Xtreme:

1° - O de PC feito pelo cara do Sonic Boom(aquele do Wii U), é a versão conhecida por ter lentes de olho de peixe e é a versão original, após toda m**** que ocorreu no projeto, ele ainda tentou terminar o jogo como exclusivo de PC, mas ele quase morreu fazendo o jogo.



2° - O port de Saturno da primeira versão feita por um estúdio terceirizado, o jogo tinha uma péssima otimização e não tinha a lente de olho de peixe, aliás, foi essa versão que os japas viram e ficaram puto da vida cancelando essa versão.



3° - A versão feita por uma programadora qualquer da STI, ela tava fazendo as fases bônus e mestres, tava ficando bem bonito, mas após a Sega cancelar o jogo nº 2, ela teve que ficar sozinha trabalhando no jogo completo com a engine dela, a Sega ofereceu a engine do Nights, mas o egocêntrico fdp do Naka disse que se passar os códigos pra ela, ele iria sair da Sega no mesmo dia. Nisso ela dedicou 100% na engine dela trabalhando noite e dia trancada no escritório até quase morrer e ser afastada do projeto.



3° Versão em estágio avançado:

sonicxtremealpha01.jpg


sonicxtremealpha03.jpg
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.731
Reações
4.306
Pontos
704
Lembro de ter lido um artigo sobre o desenvolvimento do jogo em uma Old!Gamer, salvo engano. Foi tão caótico e burro que não tinha como dar certo. Coisa do nível de gente adoecendo e pirando por conta da bagunça e das mudanças de planos constantes.

O X-Treme em si, se tivesse saído, acho que apenas entraria (ou inauguraria) para a lista de jogos infames da série. Um outro jogo com uma proposta diferente? Aí vale a dúvida.

Mas, reforçando, se você ler sobre os bastidores da Sega na época e a série de decisões que foram tomadas, vai entender que a falta de um "system seller" era só um dos problemas que eles enfrentavam na época.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Estava me referindo ao período posterior ao Mega Drive, onde as Sega japonesa e americana começaram a brigar feio. A Matriz não pensava em fazer um jogo novo do Sonic (achou que ia emplacar Astal ou Nights, sei lá...), então a SoA decidiu produzir o jogo por "conta própria", só que teve muitos problemas - como o famoso caso da engine 3D cujo uso não foi autorizado pelo Yuji Naka.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
nenhum dos 3 me parece bom o suficiente mesmo eu os imaginando em estágio avançado ou mesmo acabado
ter comprado a exclusividade temporária do Croc teria sido melhor.

Estava me referindo ao período posterior ao Mega Drive, onde as Sega japonesa e americana começaram a brigar feio.

eu sei, só aproveitei a frase ''tudo na mão dos americanos'' para mostrar o Tom Kalisnk ex presidente sega of america segurando o Genesis mini, puxa ele tá um vocô e tanto :kawaii
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.019
Reações
5.636
Pontos
1.164
Nada teria salvo a Cega, somente uma parceria forte com a Cega Americana e investido pesado em jogo e multis, lançado o Dreamcast uns 2 anos depois e menos, bem menos, tranqueira japoronga pra ficar encaixando nos consoles.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Nada teria salvo a Cega, somente uma parceria forte com a Cega Americana e investido pesado em jogo e multis, lançado o Dreamcast uns 2 anos depois e menos, bem menos, tranqueira japoronga pra ficar encaixando nos consoles.
Mas então man, não acha que pra Cega ter lançado o DC 2 anos depois o Saturn deveria ter dado esse fôlego com uma melhor gameteca, incluindo um Sonic 3D decente?
O maior motivo de a Cega ter adiantado o DC, decisão estratégica tomada no desespero que sepultou a empresa, foi justamente a b*sta que foi o Saturn.

Penso que aqui é a chave da porra toda, foi até a parte que eu negritei no post principal.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
Com o Dreamcast saindo quando saiu em 99 os EUA ainda ficaram um ano inteiro sem jogos novos da Sega. Não dava pra adiar mais, não era opção.

Pra Sega escapar ilesa dessa geração, teria que ter tomado pelo menos uma dúzia de decisões diferentes ao longo da década, seja lançar os periféricos para o Mega que só fizeram a empresa sangrar, o design do Saturn, o lançamento surpresa do Saturn, matar o Mega nos EUA com a chegada do Saturn, não deixar o pessoal americano cuidar do system seller para vender o aparelho no mercado deles...
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
...E a grandiosa resposta pra isso seria um maravilhoso...



































....Talvez!

Lembrando que, pra entender completamente essa resposta, deve se primeiro analisar a fundo a situação da empresa em relação ao índice de vendas proporcionais, juntamente com a sua taxa de crescimento/queda e visão dos concorrentes para que o lançamento possa surtir efeito.

Então, se levar tudo isso em consideração (Oswald de Souza...), teremos um breve, porém certo pensamento do que poderia acontecer com ela!
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Com o Dreamcast saindo quando saiu em 99 os EUA ainda ficaram um ano inteiro sem jogos novos da Sega. Não dava pra adiar mais, não era opção.

Pra Sega escapar ilesa dessa geração, teria que ter tomado pelo menos uma dúzia de decisões diferentes ao longo da década, seja lançar os periféricos para o Mega que só fizeram a empresa sangrar, o design do Saturn, o lançamento surpresa do Saturn, matar o Mega nos EUA com a chegada do Saturn, não deixar o pessoal americano cuidar do system seller para vender o aparelho no mercado deles...
Dá pra colocar o também o preço do console como um dos culpados.

Mas isso tudo não teria se resolvido com um Sonic 3D tratado como um system seller, semelhante ao que fizeram com o Adventure no DC?

Entendo que um game com o poderio da marca Sonic, que vende bem até hoje (até mesmo com jogos ruins) e obviamente com o devido tratamento, poderia tranquilamente duplicar as baixas vendas do Saturn, dando fôlego pra Sega lançar o DC sem tanta pressa.

Podemos fazer o seguinte exercício: e se a Nintendo não tivesse lançado nenhum Mario na geração 32 / 64, como teria sido? Não digo que seria o "início do fim" pois o console teve inúmeras outras obra-prima, mas a geração foi um divisor de águas no sentido de médio e longo prazo.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Dá pra colocar o também o preço do console como um dos culpados.

Mas isso tudo não teria se resolvido com um Sonic 3D tratado como um system seller, semelhante ao que fizeram com o Adventure no DC?

Entendo que um game com o poderio da marca Sonic, que vende bem até hoje (até mesmo com jogos ruins) e obviamente com o devido tratamento, poderia tranquilamente duplicar as baixas vendas do Saturn, dando fôlego pra Sega lançar o DC sem tanta pressa.

tu ficaria surpreso Zé se soubesse, preste atenção, o Saturn nunca custou mais caro do que o play 1, após o play 1 ter sido lançado em setembro de 95, chegou outubro daquele ano a sega igualou o preço com ele.

Nesse tópico temos dois problemas; o primeiro a salvação do saturn e o segundo um jogo do Sonic
quando Croc e Crash foram lançados o play já estava com uns 15 milhões mundiais, e uns 5 nos eua, o Saturn tava com 1,8 aproximadamente nos eua, de fato, Croc não mudaria o quadro, ele precisaria ser marketeado com antecedência para surtir efeito.

A verdade é que o saturn precisaria vender mais já de inicio, aí sim entra IMO o jogo do Sonic, mas não seria o Xtreme, seria um Sonic com outro nome, em 2,5D usando como base o jogo Knucles Chaotix do 32x no caso Chaotix nunca teria existido, esse jogo possuí sprites de 3d e um belo efeito 3d nas fases bonus. Qual é o ponto ? o Saturno foi lanaçdo na america sem um sonic com seus 3 principais jogos VF, Panzer D, Daytona e Bug, nesse caso o marketing acrescentaria a fase bonus (que na verdade seria o jogo do sonic ) e assim a Sega poderia se gabar de ter 5 jogos 3d entre eles um sonic. Esse sonic venderia super bem, mais do que qualquer outro jogo 2d na história do saturn, mas ele precisaria sair no lançamento pois em Fev de 96 teriamos RE1 no Play e tempos depois seria mostrado SM64, apos isso ninguém se impressionaria mais com 2d ou 2,5d, esse movimento faria o saturn vender mais, Nights seria arquivado para o fim da geração e no Lugar dele teriamos Croc como triplo A de 96, em 98 a Sega poderia soltar um sonic feito em cima da engine do Jam, o que não seria o Adventure seria outra coisa....
...enfim fazer esse pensamento alternativo, uma modificação bem feita, poderia mudar e muito a história.
 

C4N1SMAJ0R

Supra-sumo
Mensagens
48
Reações
87
Pontos
188
Não faria diferença esse Sonic, o pessoal já comentou bons motivos.
Mas eu acredito que o problema maior do fim da Ceguinha era a rincha entre Sega America e Sega JP nos meados do Mega/Sat.
A sega JP é a maior culpada pelo fim da "Cega".

O erro já começou na criação do Sat, com o sucesso do VF nos arcades eu me questiono como uma empresa ainda queria lançar um console 32 bits focado em 2D.

O cômico dessa história, é que a sony apostou no 3D justamente por ver o VF da Cega, nas palavras da Sony o 3D seria o futuro e de fato foi.
Mas na minha opinião, a Cega selou o destino do saturno quando recusou a parceria com a Silicon Graphics.

https://uproxx.com/gaming/sega-nintendo-64/
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Primeiramente, para entender toda a situação, acho q assistir essa série de vídeos é essencial já que eles explicam tudo detalhadamente (ja aviso que está tudo em inglês):




E vendo isso, podemos deduzir que Sonic X-Treme só não existiu por uma causa apenas: o ego gigantesco de Yuji Naka, já que a engine de Nights era propriedade da Sega e não dele, e com ela, Sonic X-Treme poderia ser finalizado. A pior parte é, que logo depois que Sonic X-Treme foi cancelado e Naka assumiu a direção de Sonic Adventure, qual a engine que ele usou para fazer o jogo (que depois viraria Sonic World do Sonic Jam)? Isso mesmo, a engine de Nights;
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.023
Reações
7.624
Pontos
453
Além de todos os problemas citados, tem o problema raiz: ser 3D e querer reinventar a roda.

Podia ser um Sonic 2D, sprites e cenários desenhados, não estilo o mania, algo melhor que aproveitasse o hardware 2D do Saturn.

Mas mesmo se tivesse um Sonic nota 10, não iria melhorar muito os rumos da Sega. Os problemas eram bem maiores pra um jogo fazer diferença.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Acho que ajudaria, mas não tem como um bom jogo do Sonic, sozinho, segurar todo um console. Assim como Mário 64 foi um jogão e, por si só, não conseguiu botar a Nintendo páreo a páreo com o PS1.

A equação do sucesso continua tendo como elementos:

  • Preço acessível
  • Biblioteca de jogos variada, com uma boa quantidade de títulos de qualidade (para tal, deve ser economicamente viável programar para o console e deve haver apoio da fabricante)
  • Quantidade aceitável de inovação em relação à geração anterior ou um custo-benefício de grande valor.
  • Praticidade do console (a maioria tem, mas, quanto mais, melhor).
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
A Sega estava fadada a morte, nem as Esferas do Dragão poderia salvar a sua vida.

Não seriam necessárias se a Sega não se afobasse com o desenvolvimento do Saturn/Titan e deixassem projetos como o Sega CD e o 32X ao léu como ela fez. Mais um ano de pesquisa e desenvolvimento, além de um suporte superior ao Sega CD e ao 32X seriam pontos que dariam um suporte maior as suas peças de hardware.

Ambos não utilizaram 25% de sua capacidade de processamento, que poderiam ter outro rumo ao serem forçados ao extremo. A Sega do Japão estava sendo comandada de uma forma errônea e, mesmo que fosse a tecnologia do Dreamcast, lançada no lugar do Saturn, ainda não teria um sucesso expressivo graças a 'arrogância' em que ela se desenvolvia. Antes o Estefano Arnhold estar no comando do que a equipe que deixou peças de hardware interessantes pra se tornarem mais um zero a esquerda!
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.731
Reações
4.306
Pontos
704
32X nem deveria ter existido, né. Idéia bizarra que só. O negócio foi programado para estender a vida útil do Mega e acabou morrendo antes.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.646
Reações
10.041
Pontos
503
Defina 3D decente, Sonic é um experimental desgraçado de tantos estilos, problema que o único que ele consegue se manter é no velho e amado mofado 2D pixelado, quando tentam demais no 3D, sai tosco e quando brecam sai inacabado, quando vejo esse Sonic X-treme eu vejo Sonic Lost World
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Esse foi o defeito do 32x, ele desviou recursos do mega e do saturn, isso aqui abaixo poderia ser um Sonic bastava modificações simples, o saturn ia vender 2x mais do que vendeu no lançamento, quem sabe hoje o ps1 seria apenas mais um console que ficou para trás, mas não, sem sonic no lançamento...Tudo bem sonic tava muito manjado já, mas a performance gráfica inicial 2d do saturn por si só seria um UP

olha o gráfico disso, e olha que era um ''32 bits'' lero lero, o saturn poderia dar um up nessa engine, esse jogo lixoso não existiria e no lugar dele teriamos um SONIC, o saturn poderia melhorar isso tanto nas partes 2d quanto 3d, e dessa forma destronar rayman 1 que é o jogo de ação 2d mais bem sucedido da quinta gen, e uma das razões do ps1 triunfar.

assistam 2 minutos a partir de onde marquei.

 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
olha o gráfico disso, e olha que era um ''32 bits'' lero lero, o saturn poderia dar um up nessa engine, esse jogo lixoso não existiria e no lugar dele teriamos um SONIC, o saturn poderia melhorar isso tanto nas partes 2d quanto 3d, e dessa forma destronar rayman 1 que é o jogo de ação 2d mais bem sucedido da quinta gen, e uma das razões do ps1 triunfar.

assistam 2 minutos a partir de onde marquei.
Pra mim a beleza deste game está na arte, que lembra um Ristar melhorado. Mas nada do outro mundo, com cara de jogo de "nova geração". Em vez de Saturn, deviam ter pensado em Mega Drive mesmo. Parece muito um mero jogo de Mega Drive. As partes "3D" são interessantes, ali teria um downgrade importante, mas ficando algo nível "Panorama Cotton" estava bom demais e galera teria curtido o game.

Para o Sonic no Saturn, creio que precisava de algo mais ambicioso. Mas não necessariamente todo 3D, Para 94/95 nos jogos de lançamento ainda cabia ser 2D, se fosse um Sonic turbinado. Podia ser 2D, mas com gráficos que claramente fossem impossíveis no Mega. De certa forma, como Clockwork Kinght fez, mas com a arte típica da série Sonic.

Li36QRp.gif
6faN5l6.gif
aKmwk0U.gif
N47erQ8.gif
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Esse foi o defeito do 32x, ele desviou recursos do mega e do saturn, isso aqui abaixo poderia ser um Sonic bastava modificações simples, o saturn ia vender 2x mais do que vendeu no lançamento, quem sabe hoje o ps1 seria apenas mais um console que ficou para trás, mas não, sem sonic no lançamento...Tudo bem sonic tava muito manjado já, mas a performance gráfica inicial 2d do saturn por si só seria um UP

olha o gráfico disso, e olha que era um ''32 bits'' lero lero, o saturn poderia dar um up nessa engine, esse jogo lixoso não existiria e no lugar dele teriamos um SONIC, o saturn poderia melhorar isso tanto nas partes 2d quanto 3d, e dessa forma destronar rayman 1 que é o jogo de ação 2d mais bem sucedido da quinta gen, e uma das razões do ps1 triunfar.

assistam 2 minutos a partir de onde marquei.


Pra mim a beleza deste game está na arte, que lembra um Ristar melhorado. Mas nada do outro mundo, com cara de jogo de "nova geração". Em vez de Saturn, deviam ter pensado em Mega Drive mesmo. Parece muito um mero jogo de Mega Drive. As partes "3D" são interessantes, ali teria um downgrade importante, mas ficando algo nível "Panorama Cotton" estava bom demais e galera teria curtido o game.

Para o Sonic no Saturn, creio que precisava de algo mais ambicioso. Mas não necessariamente todo 3D, Para 94/95 nos jogos de lançamento ainda cabia ser 2D, se fosse um Sonic turbinado. Podia ser 2D, mas com gráficos que claramente fossem impossíveis no Mega. De certa forma, como Clockwork Kinght fez, mas com a arte típica da série Sonic.

Li36QRp.gif
6faN5l6.gif
aKmwk0U.gif
N47erQ8.gif
Pois é @Sega&AMD , estávamos na geração onde os mascotes 3D reinavam.
Se Sonic 3D blast foi um tiro no pé, imagina um "2D convencional", mesmo que fosse uma master piece, continuaria sendo impossível bater de frente com Crash e Mario.

Por essas e por outras é que pra mim a falta de um Sonic 3D no Saturn foi o início do fim da Cega. Um game desse porte daria mais 1 ou 2 anos de sobrevida pro Saturn, tirando a necessidade de lançar o DC tão prematuramente, pra mim o maior motivo do falecimento da empresa.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não seriam necessárias se a Sega não se afobasse com o desenvolvimento do Saturn/Titan e deixassem projetos como o Sega CD e o 32X ao léu como ela fez. Mais um ano de pesquisa e desenvolvimento, além de um suporte superior ao Sega CD e ao 32X seriam pontos que dariam um suporte maior as suas peças de hardware.
O Sega CD é mais um motivo para o 32X ser um erro. Ele já dava "novos poderes" para o Mega, que deviam ser explorados antes de pensar em algo novo.

gHboA9T.gif
o5B9nxi.gif

Mais um ano de pesquisa e desenvolvimento, além de um suporte superior ao Sega CD e ao 32X seriam pontos que dariam um suporte maior as suas peças de hardware.
Poderia ser desastroso mais um ano o Playstation sozinho no mercado. Já estava claro que seria capaz de ports incríveis dos melhores arcades,mesmo os 3D, e custando um preço camarada.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Por essas e por outras é que pra mim a falta de um Sonic 3D no Saturn foi o início do fim da Cega. Um game desse porte daria mais 1 ou 2 anos de sobrevida pro Saturn, tirando a necessidade de lançar o DC tão prematuramente, pra mim o maior motivo do falecimento da empresa.
Crash não é tão 3D assim. Mario saiu em 96.

Em 94 não haveria esse parâmetro. Depois em 96 com Mario e Tomb Raider, aí sim seria a hora de um Sonic estupendo e voltado de verdade para os "novos tempos". Mas nessa hora saiu Nights (que também não é tão 3D assim).
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Pra mim a beleza deste game está na arte, que lembra um Ristar melhorado. Mas nada do outro mundo, com cara de jogo de "nova geração". Em vez de Saturn, deviam ter pensado em Mega Drive mesmo. Parece muito um mero jogo de Mega Drive. As partes "3D" são interessantes, ali teria um downgrade importante, mas ficando algo nível "Panorama Cotton" estava bom demais e galera teria curtido o game.

Para o Sonic no Saturn, creio que precisava de algo mais ambicioso. Mas não necessariamente todo 3D, Para 94/95 nos jogos de lançamento ainda cabia ser 2D, se fosse um Sonic turbinado. Podia ser 2D, mas com gráficos que claramente fossem impossíveis no Mega. De certa forma, como Clockwork Kinght fez, mas com a arte típica da série Sonic.

Sim, mas o Mega drive havia acabado de receber Sonic 3 e o jogo foi semi flopado pois já tava saturado de sonic, aí veio esse Chaotix no 32x e matou de vez o sonic 2d, o ponto chave é a janela de lançamento, tinha de ser antes de janeiro de 96 (RE1 no saturn) novembro de 95 ele foi mostrado, falado e dias depois mostrado jogado. aí já era. nada 2d depois disso vinga. o mais tardar para um jogo 2d do sonic era até novembro de 95, lançamento americano.

a nível técnico, chaotix impressiona, tem zoom, tem as partes 3d, assim como sonic cd a paleta é melhor, mas sim um downgrade poderia ter sido feito para o mega, mas discordo que comercialmente teria valido a pena, basicamente o 32x roubou o ''sonic'' do saturn. eu particularmente detesto até hoje esse ''2d'' feito a base de polígonos, uma derrota para industria.

alguns exemplos de melhores 2d de 16 bit com 2d de 32bits, a diferença mesmo é o tamanho dos sprites e alguns efeitos mesclados.

ec2c77535ae48f564dd81a1c1533941e.gif


giphy.webp


PossibleUnconsciousCamel-size_restricted.gif


0DXYz9.gif
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Pois é , estávamos na geração onde os mascotes 3D reinavam.
Se Sonic 3D blast foi um tiro no pé, imagina um "2D convencional", mesmo que fosse uma master piece, continuaria sendo impossível bater de frente com Crash e Mario.

Por essas e por outras é que pra mim a falta de um Sonic 3D no Saturn foi o início do fim da Cega. Um game desse porte daria mais 1 ou 2 anos de sobrevida pro Saturn, tirando a necessidade de lançar o DC tão prematuramente, pra mim o maior motivo do falecimento da empresa.

isometrico é bem ruim :kpuke sebem que Dark savior é nice :kcool
2d normal só até novembro de 95 e imo seria muito ruim a nivel estratégico, tinha de ser um baita 2d nível dreamcast/cps3
para bater de frente com crash e mario 64 deveria ser o sonic saturn 3d legitimo, que poderia ser uma evolução do sonic world ou quem sabe uma versão do adventure, mas infelizmente nunca ficaria pronto para 96 por culpa no Naka e da Sega, a única solução plausível seria pagar a exclusividade de Croc, exclusividade temporária era
tão cabuloso na epoca, que realmente parecia mesmo (aos olhos do publico) que RE1, MK3, Rayman e Tomb raider eram jogos de play :ksafado
 
Topo Fundo