O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Se tá na internet, então é verdade...] Veja como é por dentro um cabo submarino que leva a internet pelos oceanos

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
https://www.megacurioso.com.br/cien...bmarino-que-leva-a-internet-pelos-oceanos.htm

A internet só é uma rede mundial de computadores graças às centenas de cabos submarinos que permitem o tráfego de dados de um continente para o outro. Cada cabo pode levar até 16 fios de fibra óptica, e cada um desses fios alcança uma velocidade de transferência de até 3.840 gigabits por segundo. No total, a velocidade máxima de cada cabo moderno chega a 60 terabits por segundo. Mas como são esses cabos por dentro? Como eles conseguem aguentar tamanha pressão no fundo do mar?

Os youtubers do canal Whats Inside então foram em busca de um pedaço desses cabos para ver se eles poderiam cortar ao meio e ver como eles são por dentro. Quem ajudou esse pessoal foi uma dupla de youtubers da Google, do canal Nat and Friends. Anteriormente, elas haviam visitado um cais onde um navio estava sendo carregado para fazer a instalação de um novo cabo submarino que ligaria os EUA ao Brasil.



Elas mostraram então como são fabricados esses cabos, que essencialmente são feitos para proteger os fios de fibra óptica por dentro. Na parte mais fina, temos pelo menos oito camadas diferentes. A externa é feita de polietileno, e a segunda é uma fibra desse mesmo material. Em seguida, há duas camadas de cabos de aço trançados, responsáveis por quase toda a resistência estrutural desses cabos submarinos.

xataka

Entre os cabos de aço trançados e a proteção plástica interna dos cabos pode haver outra proteção de alumínio, e dentro de plástico temos fios de cobre, que servem para transmitir eletricidade para os repetidores que são instalados a cada poucos quilômetros. Por fim, temos uma última proteção plástica isoladora e, em seguida, vários tubos plásticos com pares de fios de fibra óptica encapados com cores distintas.

O cabo que os youtubers cortaram faz parte de um cabo que a Algar Telecom, a Google e outras empresas estão instalando entre o Brasil e os EUA. A ideia é ligar Santos (SP) e Fortaleza (CE) a Boca Raton, no estado norte-americano da Flórida.



Fontes
Imagem
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.585
Pontos
1.044
Só essa camadinha preta de revestimento ? Qualquer âncora ou casco que passar ali corta como navalha.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Só essa camadinha preta de revestimento ? Qualquer âncora ou casco que passar ali corta como navalha.

a galera já falou de todas as outras proteções depois da camada de revestimento, mas uma observação
Você sabe que esses cabos não ficam há 2 metros de profundidade né?


Haja casco/ancora para chegar neles e cortar
 


RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Hein
O cabo é praticamente inteiro de proteção, a fibra está lá só no centro, provavelmente o número 8 no esquema ali.

no 8 aparece os cabos coloridos... ali ainda tem 2 capas plasticas de proteção...
a fibra mesmo tem a grossura de um fio de cabelo.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439
no 8 aparece os cabos coloridos... ali ainda tem 2 capas plasticas de proteção...
a fibra mesmo tem a grossura de um fio de cabelo.
Sem a legenda é complicado, o esquema ali pode estar fora de escala e nem ser relacionado com a foto ao lado.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.963
Reações
27.195
Pontos
1.434
Teve o caso da tiazinha
que danificou um cabo destes na praia, só não lembro se foi na Romenia ou outro país pequeno lá na Europa.

Enviado de meu ASUS_X00LD usando o Tapatalk
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Isso me faz lembrar quando eu estava tentando convencer a véiarada do meu condomínio de que a gente deveria ter uma internet via fibra, porque via rádio era igual a ter nada.

Quando eu falei que as comunicações entre os continentes era tudo via cabo...os véios quase me lincharam
"você quer dizer que tem um cabo atravessando o oceano até a Europa?" - gritando
"sim" - com calma
"Você tá chamando a gente de palhaço? Só porque somos idosos? Qualquer telefone tem internet sem fio hoje em dia!"

Esse dia foi loco...mas no fim...consegui convencê-los.
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Isso me faz lembrar quando eu estava tentando convencer a véiarada do meu condomínio de que a gente deveria ter uma internet via fibra, porque via rádio era igual a ter nada.

Quando eu falei que as comunicações entre os continentes era tudo via cabo...os véios quase me lincharam
"você quer dizer que tem um cabo atravessando o oceano até a Europa?" - gritando
"sim" - com calma
"Você tá chamando a gente de palhaço? Só porque somos idosos? Qualquer telefone tem internet sem fio hoje em dia!"

Esse dia foi loco...mas no fim...consegui convencê-los.

Tá ótimo, eu estava no boteco com meus amigos, tudo faixa de 25 a 35 anos, eles achavam que era tudo por satélite, tive que mostrar a foto das ramificações pelo mundo e matérias sobre isso, uma coisa é ficar surpreso pois nunca pensou nisso, outra é achar que é mentira.
 
Topo Fundo