O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Se tem uma coisa que eu não curto, são finais alternativos em J-RPGs...

Caius Ballad

Bam-bam-bam
Mensagens
860
Reações
891
Pontos
283
Jogando esse Chrono Trigger do Steam deu vontade de fazer todos os finais. Fiz o normal e o extra "Dream Epilogue".
Quando comecei novamente para fazer os outros me deu uma preguiça enorme. O save já tinha 38 horas. Basicamente você tem que vencer o último boss em momentos diferentes, várias vezes. E os finais são bem bobinhos e não acrescentam nada.

Alguns Tales também têm umas cenas extras ou finais alternativos. Me vem na cabeça o Xillia 2 e o Symphonia. Xillia 2 já tem um plot sofrível, vontade zero de ver outros finais. Ainda sim eu consegui 2 deles. Pra se ter uma ideia, dependendo do que você responde antes de enfrentar o final boss, determina o final que você terá. É extremamente fácil se confundir e responder "errado".
No Symphonia você tem que desenvolver afinidades com os personagens e tem um monte de frescura pra conseguir isso, literalmente acrescenta dezenas de horas no save.

No Breath of Fire IV
Você pode escolher trair seus amigos no final e controlar um dragão indestrutível contra eles. Nem precisa dizer que esse final nem de longe é o canon e não acrescenta nada no jogo

Pra mim J-RPGs são histórias com início, meio e fim, sem ramificações.

Qual é a sua opinião sobre os finais alternativos?
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.027
Reações
7.630
Pontos
453
Não me importo muito, até gostei no Chrono Trigger e achei que foi muito bem feito.

O que eu não gosto mesmo é ter que ficar escolhendo as respostas toda hora, e pior quando isso influencia no jogo. Prefiro uma história do começo ao fim sem ter que ficar quebrando a cabeça em todo npc pra não influenciar no final. Algumas escolhas no nível do FF7 e CT acho até legal, mas não mais que isso.
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.667
Reações
5.940
Pontos
704
Minha opinião.. Na época do auge do PSX/SNES..( quando era só escola e video game)..eu tentava fazer os finais alternativos...hoje é um final e os extras via vocetubeia.
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
Olha, reclamar de ter que fazer os finais extras do Chrono Trigger é meio estranho. Mesmo que o seu save tenha 38 horas, você chega de volta no fim do jogo em menos de 4 horas. E você não precisa chegar lá todas as vezes - o final mais perto é logo na feira, coisa de 15 minutos.

Sobre o BoF4, na verdade você pode ser derrotado pelos seus amigos. Mas não acontece nada de mais, você só toma um game over. Se eu não me engano, você tem que tirar aquela armadura que aumenta o ataque (para usá-la como item), e usá-la no Cray ou no Scias algumas vezes. Acho que é no Cray. Então você usa Last Resort para diminuir a sua defesa até 0. Se Cray conseguir um acerto crítico, você já era.

Bom, falando sobre os finais em si, eu até gosto sim. No caso do Chrono Trigger, que você citou, alguns têm até umas boas diferenças, como o final em que o Crono está morto, e tem um até que tem uma arte oficial, que é aquele onde o Frog tropeça no final:
chronotrigger.jpg

Acho que o único jogo onde eu não gosto de caminhos alternativos é o Valkyrie Profile. Você tem que ter um guia para fazer o Final A. É tanta coisa aleatório que você tem que contar tintim por tintim, que nunca vai chegar lá "na sorte".
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.803
Reações
7.726
Pontos
1.264
Não sou muito de tentar conseguir os finais alternativos dos jogos de RPG. O único que tentei fazer isso foi o magnífico Shin Megami Tensei Devil Survivors, para DS/3DS, mas cansei antes de conseguir todos. Me contento em ver dois ou três finais diferentes. Tem jogos com até 100 finais distintos. Haja saco e tempo pra conseguir ver todos.

https://www.giantbomb.com/profile/jagged85/lists/games-with-most-endings/89584/
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.510
Reações
10.083
Pontos
764
Star Ocean 2 do PSX/PSP tem uns 88 finais, só fiz um...
Mas acho que vou tentar zerar de novo, mas pegando um personagem que parece bacana, mas que não peguei, nem cheguei a conversar com ele, um que tem duas cobras nas costas.
 
Ultima Edição:


Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.324
Reações
10.948
Pontos
453
Acho q mais de um final só vale a pena se der pra vc tomar as decisões no ultimo save...
ou então tive rum amaneira rápida de re zerar, tipo chrono trigger, q vc pode recomeçar o jogo com todo o equipamento, mas fazer todos os finais de star ocean2 vc tem q ser um belo desocupado da vida e ainda vai demorar muuuiittttooo tempo, e msm assim eu msm nao teria saco.
O único RPG q fiz todos os os finais foi o Valkyrie profile pq AMO esse rpg e já zerei umas 30 vezes...
MAs começar um novo hoje e fazer todos os finais não tenho saco, nem no level99 eu não vou mais...
 

tiagao_extremo

Bam-bam-bam
Mensagens
307
Reações
476
Pontos
248
Você conheceu Chrono Trigger na época do super nintendo ou veio conhecer recentemente pela Steam? Porque um dos charmes de chrono trigger eram justamente os 13 finais do jogo, já que como disseram da segunda vez o jogo é ridiculamente fácil. Era legal descobrir novos finais no contexto do que estava acontecendo no jogo, alguns bobos e outros mais sérios. Assim é legal ter finais alternativos num rpg. O que eu não gosto muito é como em Valkyrie Profile que como o colega disse tem exigências insanas para chegar no final real, do tipo que só acompanhando um detonado para descobrir. Ou como em Breath of fire 2 que na metade do jogo você precisa tomar uma decisão para escolher qual final vai querer. Aí se quiser ver o outro só se fizer uma cópia do save no meio ou começando tudo de novo. Aí é como o colega disse: faz um final e corre pro youtube para ver o outro.
 

Caius Ballad

Bam-bam-bam
Mensagens
860
Reações
891
Pontos
283
Você conheceu Chrono Trigger na época do super nintendo ou veio conhecer recentemente pela Steam? Porque um dos charmes de chrono trigger eram justamente os 13 finais do jogo, já que como disseram da segunda vez o jogo é ridiculamente fácil. Era legal descobrir novos finais no contexto do que estava acontecendo no jogo, alguns bobos e outros mais sérios. Assim é legal ter finais alternativos num rpg. O que eu não gosto muito é como em Valkyrie Profile que como o colega disse tem exigências insanas para chegar no final real, do tipo que só acompanhando um detonado para descobrir. Ou como em Breath of fire 2 que na metade do jogo você precisa tomar uma decisão para escolher qual final vai querer. Aí se quiser ver o outro só se fizer uma cópia do save no meio ou começando tudo de novo. Aí é como o colega disse: faz um final e corre pro youtube para ver o outro.

Zerei com uns 12 anos. Na época já tinha um Playstation mas zerei no emulador de SNES. Fui rejogar agora, muitos anos depois.

Como você falou, os finais alternativos do Chrono Trigger são bem razoáveis de obter. Pior é quando pedem coisas absurdas mesmo.
Eu já tava meio de saco cheio pois fiz as 38 horas em uma semana. Mais tarde pego pra ver todos quando bater saudade.

Agora os de Chrono Cross... nem me pagando. Além do jogo ser ruim tenho quase certeza que tem umas escolhas e coisas bizarras de se fazer para ver todos.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.232
Reações
104.533
Pontos
1.299
Sei lá, pra falar a verdade não tenho nada contra, desde que tenha caminhos alternativos no jogo aumentando o valor de replay, isso não só pra RPG's e sim pra qualquer jogo.
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
Agora os de Chrono Cross... nem me pagando. Além do jogo ser ruim tenho quase certeza que tem umas escolhas e coisas bizarras de se fazer para ver todos.
Os finais de CC não são lá bem "finais", são mais cenas alternativas que acontecem em certas partes do jogo. Por exemplo, se você fizer o final ainda no corpo do Lynx, o "final" é o Dark Serge conversando com o FATE. Tem um final que é uma cena que acontece durante o jogo, com os Acacia Dragoons, mas você não vê normalmente. Acho que são eles chegando na cidade, e os alienígenas vindo pra Terra.
Acho que final mesmo, só os dois principais (salvar ou não a Schala).

Eu também não rejogaria CC hoje em dia. Embora as suas decisões mudem um bocado o jogo, no final das contas você sempre acaba no mesmo lugar. Como exemplo tem a decisão de buscar o remédio da Kid ou não. Cada escolha vem com uns 7 ou 8 personagens que só existem naquele caminho. Tem também algumas coisas como ganhar o Elemento de nível 7 de alguns personagens, deixar o pântano morrer, salvar a ilha dos Místicos (Marbule), e por aí vai.

Aliás, uma coisa que eu acho bem interessante no CC: é um dos únicos JRPGs com uma batalha entre 3 grupos: se você for atrás do Nikki (o guitarrista) logo no começo do jogo, vai acontecer uma batalha em que você fica do lado esquerdo, os inimigos no meio e o Nikki do lado direito. Não lembro se você pode atacar o Nikki, mas acho que sim.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.652
Reações
10.054
Pontos
503
Não sei se Dark Souls 2 se encaixa nisso mas eu na minha primeira run fiz o "final correto" mas havia deixado algumas coisas para trás como as DLCs que eu não fazia ideia de como se acessava e além de o jogo ter um segundo final, eu fiz totalmente na automatização, e ao ver o final secundário eu não curti

Falando de maneira "burra" (rasa) os finais \/
Enquanto no primeiro final você se torna o novo dono do Trono, no segundo você não se torna o dono do Trono e apenas "volta" na jornada que nunca acaba e basicamente você não precisa fazer nada diferente, só a escolha no final mesmo
/\
Mas como eu disse eu acabei fazendo a segunda run mais pelas DLCs que não fiz do que pelo final secundário mesmo mas haja saco pra fazer isso, pelo menos não foi no DS2:SOTFS, se fosse nesse eu nem encostaria mais
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Enriquece o jogo especialmente se os finais diferentes puderem ser obtidos sem nenhum pré requisito complicado

O chato mesmo é gente que se sente obrigado a ver cada pixel do jogo, mesmo que não esteja se divertindo mais
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.208
Reações
23.305
Pontos
1.619
O que eu me lembro de jogo RPG com finais diferentes, era o Final Fantasy Tactics. Parece que tinha dois ou três finais diferentes, onde você tinha que fazer alguns side stories. Eu mesmo, só fiz um.
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
FF Tactics só tem um final. Não está lembrando de outro jogo, no lugar dele? Final Fantasy não é muito conhecido por ter finais alternativos, mas por uma espécie de "epílogos individuais". No FF5, dependendo de quem esteja vivo quando o último chefe for derrotado, o final tem mais ou menos cenas, e a pessoa que escreve a carta no final muda. Se todo mundo sobreviveu quem escreve a carta é a Krile. Se alguém morreu, é o Bartz ou a Lenna. No FF6, aparecem mais cenas dependendo de quantas pessoas você recrutou (lembrando que só a Celes, o Setzer e o Edgar são obrigatórios).

No FF8 parece que deveria haver algo assim, mas não implementaram na versão final. Se alguém cair na batalha final, ele desaparece e outro personagem entra no lugar dele. Mas como os personagens aparecem nas CGs do final, creio que não implementaram variações do final pois ia tomar muito espaço no disco, e gravar vários finais faltando só um personagem... etc.

Acho que o primeiro jogo com um final realmente alternativo é o X-2. Se você não conseguir derrotar o Vegnagun em tantos minutos, acontece um bad ending. Tem também um final extra, caso faça 100%.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Eu gosto de finais alternativos que fazem o jogo ficar diferente, não mais do mesmo ou sutilezas. No chrono mesmo jogar sem o protagonista é bem legal, e a galera na época achava que esse era o final oficial pq a saga para recuperar ele é tão maluca que todo mundo pensava que era o final alternativo ou pros moleques dos anos 90 "final verdadeiro" kkkkkkk.
Hoje em dia nem jogo JRPG pq não tenho tempo para me dedicar a um jogo assim, fico só na vontade mesmo.
 
Topo Fundo