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Durante a década de 1990, a SEGA viveu dias de ouro com a sua guerra com a Nintendo, mas também teve que lidar com lançamentos de hardware questionáveis, que foram construindo, pouco a pouco, e junto com outras decisões ruins, o cenário que fez a companhia abandonar o mercado de hardware, em 2001. Entre eles, tivemos um projeto que poderia ter sido bem interessante, mas que foi cancelado.
O Sega Neptune seria uma fusão entre o Mega Drive com o 32X, e seria colocado no mercado como uma opção de entrada em relação ao Saturn. O 32X era um hardware que fazia parte do “Megazord”, sendo acoplado no Mega Drive, e que ampliava o potencial dos jogos. E, junto ao Sega CD, que ficava ao lado, trazia mais opções de games, mas também trazia muitos fios a mais para o jogador ter que lidar. O Neptune simplificaria tudo isso.
Entretanto, a SEGA decidiu abandonar o projeto do Neptune quando ficou claro que o 32X não estava vendendo bem e o interesse pelo Mega Drive já estava diminuindo, frente a novidades como a chegada do PlayStation e os recentes anúncios do Ultra 64 (que seria rebatizado como Nintendo 64). Assim, o Saturn recebeu (provavelmente um pouco tarde) toda a atenção que deveria, sendo o console de nova geração da SEGA, lançado originalmente em 1994.
Com isso, o Neptune virou lenda entre os gamers e objeto de sonho para colecionador. Como o console nunca foi lançado, a solução encontrada por alguns foi a reconstrução do sistema, usando peças de Mega Drive e 32X, mas com o design do console nunca lançado. Vale lembrar também que há um projeto nacional, que usa a tecnologia FPGA, que também se chama Neptune, em homenagem a este capítulo da história da SEGA.
Recentemente, pessoas como Jake Smith encomendaram modders e especialistas em reparo de consoles como Simon Lock, conforme observado pelo Time Extension, para construir réplicas personalizadas, resultando em máquinas impressionantes.
Para o site, o modder e especialista em reparo de consoles Simon Lock disse o seguinte:
O Sega Neptune seria uma fusão entre o Mega Drive com o 32X, e seria colocado no mercado como uma opção de entrada em relação ao Saturn. O 32X era um hardware que fazia parte do “Megazord”, sendo acoplado no Mega Drive, e que ampliava o potencial dos jogos. E, junto ao Sega CD, que ficava ao lado, trazia mais opções de games, mas também trazia muitos fios a mais para o jogador ter que lidar. O Neptune simplificaria tudo isso.
Entretanto, a SEGA decidiu abandonar o projeto do Neptune quando ficou claro que o 32X não estava vendendo bem e o interesse pelo Mega Drive já estava diminuindo, frente a novidades como a chegada do PlayStation e os recentes anúncios do Ultra 64 (que seria rebatizado como Nintendo 64). Assim, o Saturn recebeu (provavelmente um pouco tarde) toda a atenção que deveria, sendo o console de nova geração da SEGA, lançado originalmente em 1994.
Com isso, o Neptune virou lenda entre os gamers e objeto de sonho para colecionador. Como o console nunca foi lançado, a solução encontrada por alguns foi a reconstrução do sistema, usando peças de Mega Drive e 32X, mas com o design do console nunca lançado. Vale lembrar também que há um projeto nacional, que usa a tecnologia FPGA, que também se chama Neptune, em homenagem a este capítulo da história da SEGA.
jake•ジェイク (@jake74.bsky.social)
Over the moon to have picked up my Sega Neptune, put together by the boy genius @aergan.com. It looks amazing, and is fully functional.
bsky.app
Recentemente, pessoas como Jake Smith encomendaram modders e especialistas em reparo de consoles como Simon Lock, conforme observado pelo Time Extension, para construir réplicas personalizadas, resultando em máquinas impressionantes.
Para o site, o modder e especialista em reparo de consoles Simon Lock disse o seguinte:
“Jake me perguntou se eu construiria um Neptune, que seria basicamente um 32X integrado em um MD2 com uma carcaça em 3D. Se isso desse certo e Jake quisesse ser uma cobaia com hardware doador de 32X e MD2, eu consideraria a construção.
Levou dias para construir do zero e semanas para resolver problemas como discrepâncias em componentes, erros de construção e compatibilidade com o Mega-CD. Jake insistiu em pagar pelo meu esforço. Estamos falando de mais de £1 mil (cerca de R$ 7.500) só em mão de obra e peças, sem incluir o 32X, MD2 ou a carcaça. Com eles o valor vai pra £2 mil (cerca de R$ 15 mil)”.
Se você tiver R$ 15 mil sobrando, mais um Mega Drive e um 32X, você pode criar o seu próprio Sega Neptune - Arkade
Durante a década de 1990, a SEGA viveu dias de ouro com a sua guerra com a Nintendo, mas também teve que lidar com lançamentos de hardware questionáveis, que foram construindo, pouco a pouco, e...
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