O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SEGA Saturn e seus jogos mais avançados !!!!

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.213
Reações
4.520
Pontos
453
@Warrior Of Light Não sou esse mano. desculpe desapontar.

Mas muito obrigado pela sugestão e continue participando dos meus tópicos;

se puder consiga a contagem polygonal por frame de Quake 1 64, quake 2 n64 e quake 2 do ps1. pois em breve farei um comparativo.
Se eu fosse você não faria comparativo, pois isso vai virar confusão no final, melhor mostrar só sobre o hardware do Saturno e seus jogos.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.498
Reações
2.528
Pontos
954
Se eu fosse você não faria comparativo, pois isso vai virar confusão no final, melhor mostrar só sobre o hardware do Saturno e seus jogos.

@Sega&AMD Faça os comparativos, é legal, não fique com medo das tretas que pode gerar. Conhecimento é conhecimento, e esse lance das contagem é bem interessante. Inclusive tem que lembrar de um detalhe, nem tudo no Saturn é polígono, tem partes que são feitas com recursos 2D e, acredito eu, isso é importante.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Vamos lá então a pedidos dos users farei o comparativo:

na verdade os comparativos já estão na web apenas trarei para esse tópico os pontos relacionados a desempenho, pois como os participantes sabem o Saturn não é um hardware convencional, quando se fala sobre ele uma hora ele fraco que dói.... na outra ele tinha um potencial inexplorado, e tudo isso é fascinante mas sem querer ser o dono da verdade eu tenho minhas teses também, sem mais enrolação.

Quake 1: Saturn vs N64

Pondo em perspectiva: John Carmack pode ser comparado a muitos desses japoneses fodões da industria ao introduzir Doom nos PCs, mas ele queria mais queria algo totalmente 3D surge então Quake o primeiro titulo em primeira pessoal totalmente poligonal em junho de 96 no PC.

saturn: 2 dezembro de 1997, usando a engine da Lobotomy, SlaveDrive
N64: 24 Março de 98, usando a Quake engine e adaptado para N64 pelo mesmo time que fez o excelente Doom 64.

Em minha opinião quando se trata de um port arcade ou PC para consoles o ideal é que a fidelidade seja mantida, porém acho válida adaptações (das quais falarei mais no meu proximo comparativo Metal Slug) quem for mais parecido com PC levanta o caneco.

Midia: CD vs cartucho de 16MB
resolução: ambas versões operam em 320x240, mas sendo honesto o saturn tem aquele hud que soa mais como uma barra para economizar processamento.
FPS: ambos tem como alvo 30fps, mas sega saturn falha ficando sub 20 até 15 dependendo da distancia que ta o inimigo, no cenario sem nada atine os 30fps.

Padrão: (diferenças proporcionadas pelo CD vs cartucho)

Saturn possuí todos os estágios da versão PC, na verdade 4 estão de fora porém foram substituídos por outros 4 exclusivos, também usa sprites nas armas.
N64 possui estágios a menos (6?)
Saturm: melhor soundtrack
N64: melhor efeitos de som das armas
N64: possui tela dividida para 2 pessoas.

curiosidade no N64 é possivel desabilitar os recursos de AA e o jogo tem Loading denominado lá de ''Building'' até maior do que a versão saturn (puts cartucho perdendo para cd no loading...isso acontece em outros jogos de N64 ? se sim comentem)

Texturas e contagem poligonal , curiosidade que o saturn tem efeitos de luzes bem avançados

Quake000.jpg


QuakeN64002.jpg


Quake003.jpg


QuakeN64005.jpg



Conclusão: Quake para Saturn é uma conquista e tanto, principalmente pelo jogo ser em 3D, no N64 foi um jogo competente apenas até porque verdade seja dita em 97 o N64 recebeu Golden eye e Turok dois dos jogos de tiro mais avançados por boa parte da geração, o próprio Doom 64, enfim compilei esse comparativo apenas para mostrar quais trade offs o Saturn precisa fazer para rodar alguns jogos.



Brace yourselves
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Sega&AMD

o erro de qualquer comparativo (seja o jogo e console que for), é pegar em um único ponto e achar que isso já ""prova"" alguma coisa

no caso de jogos 3D por exemplo, achar que só a contagem poligonal que conta, quando na verdade contagem poligonal é apenas UM dos muitos fatores que contam. Querer provar algum ponto se baseando em apenas uma característica na verdade acaba não provando porra nenhuma.

tem que ver o frame-rate que o jogo roda, a qualidade das texturas (tamanho/resolução, variedade delas, etc), os efeitos de luz/ sombras/ reflexos/ transparências/etc , a qualidade/quantidade da animação dos bonecos, a resolução de tela que o jogo roda, etc ..... e isso pra falar só da parte visual, ainda tem a qualidade sonora também e outros aspectos.

.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Sega&AMD

o erro de qualquer comparativo (seja o jogo e console que for), é pegar em um único ponto e achar que isso já ""prova"" alguma coisa

no caso de jogos 3D por exemplo, achar que só a contagem poligonal que conta, quando na verdade contagem poligonal é apenas UM dos muitos fatores que contam. Querer provar algum ponto se baseando em apenas uma característica na verdade acaba não provando porra nenhuma.

tem que ver o frame-rate que o jogo roda, a qualidade das texturas (tamanho/resolução, variedade delas, etc), os efeitos de luz/ sombras/ reflexos/ transparências/etc , a qualidade/quantidade da animação dos bonecos, a resolução de tela que o jogo roda, etc ..... e isso pra falar só da parte visual, ainda tem a qualidade sonora também e outros aspectos.

.

Então, meu comparativo acima está dentro do média pois respeita a maioria dos critérios que tu citou;
falei sobre, resolução, texturas, contagem poligonal, frame rate, som (musicas e efeitos sonoros) loading time, quantidade de cenários, efeitos, datas de lançamento, só faltou aprofundar mais em efeitos de luzes e sombras. citei também que em 97 já existia jogos mais avançados ou tão avançados quanto Quake em consoles como Turok, no N64 e o play 1 tinha o Disruptor (dez 1996).

O comparativo enriquece o tópico, mas IMO não prova nada também, na quarta, quina e sexta geração os consoles eram tão diferentes entre si que geravam versões muito peculiares o que poderia levar alguém a preferir uma do que a outra, cada um tinha suas vantagens e desvantagens, alguns jogos precisavam ser adaptados outros não podiam ser, como é o caso de metal Slug a versão original no play 1 sofre com loadings já a versão adaptada as limitações do console- Metal Slug X- faz um excelente trabalho. O espaço ta aberto, caso tu deseje postar algum comparativo.

Quanto se fala de consoles de quinta geração, se fala de jogos distintos e adaptações.
 


Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.639
Pontos
903
Vendo comentários sobre o Quake, lembrei da versão do jogo HEXEN para o Saturn, que também era muito boa.
Tinha multiplayer (cooperativo e deathmatch), que estranhamente era so acessível via cheats e mais trilhas de musica

external-content-duckduckgo-com.jpg


tumblr_o9vj4k6QIm1r7sijxo1_500.gif


A quantidade de FPS era ligeiramente maior que a versão do PSOne.
E em termos de gráficos achava muito melhor do que a versão "embaçada" do N64.

 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Dead Or Alive


Pondo em perspectiva: Dead or alive é um dos jogos mais fascinantes a quinta geração produzido para a placa Model 2 estreou nos arcades em 1996, chegou no SEGA Saturn japonês em 9 de Outubro de 1997 fazendo parte da leva de jogos que não chegou oficialmente no sistema aqui no ocidente. A versão PS1 é de 31 de março de 1998 na America do norte, é provavelmente a versão que o povo mais jogou, o jogo tem um gráfico competente e poucos jogos de luta em consoles o superam, sendo talvez o jogo de luta mais avançado do Saturn, no Playstation em contra partida é somente um bom jogo, pois tecnicamente existem jogos mais avançados, não muitos mas tem.

Saturn: usa a engine do arcade
PS1: usa uma engine nova e adaptada as capacidades do console da sony, não se trata da tentaiva de reproduzir o jogo original, em certas partes é um update da versão Saturn e arcade com dois novos personagens e mais roupinhas, além de uma jogabilidade que levou ao DOA2 na geração seguinte.

A verdade é que nenhuma das versões conseguem reproduzir a perfeição do arcade Model 2 que opera totalmente em 3D com todos os principais efeitos; Mas vamos ver como ambas versões se saem no comparativo abaixo.

Diferenças de Adaptações

Resolução: Saturn opera no modo de alta resolução 704x480 com 8 bits de cores, o PS1 faz 4 bits 640x240. a contagem poligonal é desse jogo no saturn é conhecida 560 quads por frame.
FPS: ambos a 60fps (apesar de persistir na net que o mito de que a versão ps1 é 30fps).

Saturn: usa dois layers nos Backgrounds a grande maioria com animações, tem zoom e isso soa mais 3D, fazendo um bom fake em relação a poderosa versão do arcade.
PS1 opera com um único plano, sem animações salvo o estágio de Tina, além uma arte mais ''por do sol'' o que ajuda economizar desempenho.
PS1: O apresenta melhores feitos de luzes, transparências e sombras.


curiosidade:

I- Uma versão N64 chegou a ser rumorada https://www.ign.com/articles/1997/08/07/tecmos-fighter-dead-or-alive-on-n64 mas não foi nenhum rumor forte, acclaim desejou trazer o jogo ao N64 já que a versão Saturn não havia chegado ao ocidente (que a própria acclaim tentou trazer) uma pena não ter acontecido, queria ver até o N64 poderia chegar frente a um arcade poderoso como Model 2.

II- A versão PS1 é port ou deu origem (eu não sei ao certo) ao Dead Or Alive ++ no arcade, mas apesar de chamar ++ é bem inferior ao DOA original da Model 2 um arcade próprio da Tecmo baseado no PS1 o ZN-1, seus cenários usam bitmap 2D (Model 2 é tudo 3D) apesar do gráfico ser bem mais refinado que a versão PS1.

III- Dead or Alive foi um sucesso, no arcade japonês, reza a lenda que o jogo salvou a Tecmo de ir a falência; o jogo, os acordos e os ports foram uma espécie de tudo ou nada, que felizmente deu certo para eles, o jogo só não foi mais para frente pois Tekken 2 tomou esse espaço com seus combos e jogabilidade mais amigável.

Algumas screens (todas de cima é PS1, logo abaixo Saturn)

DOAPS014.jpg


DOA85.jpg


DOAPS005.jpg


DOA67.jpg


DOAPS013.jpg


DOA93.jpg



Comentários do SEGA: Eu só joguei a versão ps1 e sei bem como é, mas analisando friamente a versão Saturn é mais avançada, a do Ply 1 soa mais bonita artisticamente, com bons modelos, iluminação e um fov menor; isso eu interpreto como uma bola fora do SEGA Saturn, ele fazia de tudo para reproduzir os arcades, quando na verdade ele deveria optar por fazer adaptações (depois falarei mais sobre isso) pois ao tentar reproduzir uma arcade o jogo acaba sofrendo em duas situações: a primeira o jogo tem uma base de comparação com uma versão mais poderosa da qual não poderá atingir, soando mais como marketing negativo e a segunda é que não há margem para poder sair daquilo que o jogo é; o que isso significa um jogo como GT ou WDC são jogos próprio enquanto Sega Rally é um port, isso limita ao dev as possibilidades de fazer jogos mais agradáveis ao sistema respeitando suas limitações.



Brace yourselves
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Lembro deste outro (também excelente) RPG do Saturn: Albert Odyssey
Publicado pela Working Designs (série Lunar)


deeed8df-0787-4332-837b-f590d509b742.jpg



external-content-duckduckgo-com.jpg
69262.jpg

251-Albert-Odyssey-U-2.jpg
251-Albert-Odyssey-U-1.jpg






Amo esse rpg
Lembro q quando tice um saturno em 2005 veio com esse cd piratao, eu tenho ambos ate hj^^
Cheguei a vender somente o saturno e anos depois arrependido consegui pegar o mesmo console.
Eh muito jogo 2D bom em um console só
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.639
Pontos
903
Amo esse rpg
Lembro q quando tice um saturno em 2005 veio com esse cd piratao, eu tenho ambos ate hj^^
Cheguei a vender somente o saturno e anos depois arrependido consegui pegar o mesmo console.
Eh muito jogo 2D bom em um console só


Bem que a SEGA podia relançar uma coletania desses antigos RPGs do Saturn,
bem no estilo do:

sega-genesis-classics-01.gif
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.958
Pontos
1.054
Bem que a SEGA podia relançar uma coletania desses antigos RPGs do Saturn,
bem no estilo do:

sega-genesis-classics-01.gif

O problema seria o emulador de Saturno(e os direitos dos jogos thirdparty), se as devs desses RPGs não tiverem perdido o código fonte(algo normal pras devs japonesas até a metade dos anos 2000), é possível fazer uma coletânea de Saturn bem melhor que essa de Mega pois será tudo port ao invés de emulado. Pelo incrível que pareça, a Sega não perdeu o código fonte dos jogos dela de Saturn, não é atoa que alguns jogos foram lançados pra PS2 e Xbox 360, a Sega poderia fazer uma coletânea pika de Saturn se quisesse.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
Eu achei esses cenários do DoA de PS1 ridículos. Cenários com um plano de profundidade nessa época já era coisa bem limitada, e sendo paisagens de nada, diferente de Tekken que ao menos sempre tem algo diferente no fundo, é muito monótono.
A versão Saturn é bem competente em reproduzir a versão Arcade. Faz isso até melhor que Virtua fighter 2.

 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.639
Pontos
903
O problema seria o emulador de Saturno(e os direitos dos jogos thirdparty), se as devs desses RPGs não tiverem perdido o código fonte(algo normal pras devs japonesas até a metade dos anos 2000), é possível fazer uma coletânea de Saturn bem melhor que essa de Mega pois será tudo port ao invés de emulado. Pelo incrível que pareça, a Sega não perdeu o código fonte dos jogos dela de Saturn, não é atoa que alguns jogos foram lançados pra PS2 e Xbox 360, a Sega poderia fazer uma coletânea pika de Saturn se quisesse.


Quem sabe em um Saturn mini oficial :kcool

maxresdefault.jpg
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.639
Pontos
903
Sim, tinha um remake de Nights que saiu pra PS2 e nela tinha a versão de Saturn também.




Tema versão "remaster" do PS3 também






Além da versão do Wii (que é a continuação)

28963-nights-journey-of-dreams.png


 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Vendo comentários sobre o Quake, lembrei da versão do jogo HEXEN para o Saturn, que também era muito boa.
Tinha multiplayer (cooperativo e deathmatch), que estranhamente era so acessível via cheats e mais trilhas de musica

external-content-duckduckgo-com.jpg


tumblr_o9vj4k6QIm1r7sijxo1_500.gif


A quantidade de FPS era ligeiramente maior que a versão do PSOne.
E em termos de gráficos achava muito melhor do que a versão "embaçada" do N64.


no Hexen, sinceramente nenhum dos 3 ports pra console ficaram bons.... PS1, Sat e n64, os 3 tem defeitos que os tornam bem inferiores ao original do PC

Tanto o do PS1 quanto o do Saturn foram ports baseados na "versão beta" do PC, que só tinham os inimigos de um face só, pode ver que eles estão sempre de frente pra você

nisso o port do N64 ganha, pois foi o último lançado e deu tempo de usar os inimigos da versão final do PC, que tem sprites de frente de lado e de costas ..... mas a versão do N64 é um borrão só, completamente embaçada do tipo que parece que vc está ficando cego perdendo a visão, alem do som levemente inferior.

entre Sat e PS1, o Sat ganha em ter mais frames que o PS1, tornando o jogo mais suave (e tem loadings um pouco mais rápidos) , o do PS1 foi um put* port mal otimizado (tanto que se vc pegar outro jogo da mesma engine, como o Final Doom, verá que ele roda muito melhor no Ps1) . Mas mesmo assim o PS1 tem uma vantagem também, quando vc chega bem perto das coisas (paredes, portas, objetos) as texturas/sprites são mais nítidas no PS1 do que no Saturn (onde ficam bem quadriculadas/embaçadas)

da pra ver bem nesse video aqui:


hexen-ps1-sat1.jpg







então é aquilo, cada uma das 3 versões tem seus prós e contras, e todas perdem pra do PC, que tem os inimigos com todos os lados (como no n64) tem as texturas/sprites bem nítidos (como no PS1) e com mais frames (como no Saturn) , é o tipo de jogo que jogar nos consoles é uma perda de tempo total.... pega um DOSBOX e seja feliz
 
Ultima Edição:

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.639
Pontos
903
no Hexen, sinceramente nenhum dos 3 ports pra console ficaram bons.... PS1, Sat e n64, os 3 tem defeitos que os tornam bem inferiores ao original do PC

Tanto o do PS1 quanto o do Saturn foram ports baseados na "versão beta" do PC, que só tinham os inimigos de um face só, pode ver que eles estão sempre de frente pra você

nisso o port do N64 ganha, pois foi o último lançado e deu tempo de usar os inimigos da versão final do PC, que tem sprites de frente de lado e de costas ..... mas a versão do N64 é um borrão só, completamente embaçada do tipo que parece que vc está ficando cego perdendo a visão, alem do som levemente inferior.

entre Sat e PS1, o Sat ganha em ter mais frames que o PS1, tornando o jogo mais suave (e tem loadings um pouco mais rápidos) , o do PS1 foi um put* port mal otimizado (tanto que se vc pegar outro jogo da mesma engine, como o Final Doom, verá que ele roda muito melhor no Ps1) . Mas mesmo assim o PS1 tem uma vantagem também, quando vc chega bem perto das coisas (paredes, portas, objetos) as texturas/sprites são mais nítidas no PS1 do que no Saturn (onde ficam bem quadriculadas/embaçadas)

da pra ver bem nesse video aqui:


hexen-ps1-sat1.jpg







então é aquilo, cada uma das 3 versões tem seus prós e contras, e todas perdem pra do PC, que tem os inimigos com todos os lados (como no n64) tem as texturas/sprites bem nítidos (como no PS1) e com mais frames (como no Saturn) , é o tipo de jogo que jogar nos consoles é uma perda de tempo total.... pega um DOSBOX e seja feliz


Realmente cada console tem seu pros e contras, mas sempre a versão de PC será superior :kkong
Joguei muito o Hexen no meu N64 no multiplayer com 4 camaradas (era uma confusão, mas divertido demais:ksorriso), acho que esse era o melhor ponto da versão do N64. A do Saturn joguei foi na casa de um amigo

Vc mencionando o Hexen de PC, acabei me lembrando de um game que joguei demais na época no DOS, o Heretic (que precedeu o Hexen),
bons tempos :kcool:

Heretic-Box-Cover-Art-DOS.jpg


 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Realmente cada console tem seu pros e contras, mas sempre a versão de PC será superior :kkong
Joguei muito o Hexen no meu N64 no multiplayer com 4 camaradas (era uma confusão, mas divertido demais:ksorriso), acho que esse era o melhor ponto da versão do N64. A do Saturn joguei foi na casa de um amigo

Vc mencionando o Hexen de PC, acabei me lembrando de um game que joguei demais na época no DOS, o Heretic (que precedeu o Hexen),
bons tempos :kcool:

Heretic-Box-Cover-Art-DOS.jpg



sim, o Hexen na verdade é a continuação do Heretic, tanto que em alguns mercados o nome completo dele foi Hexen: Beyond Heretic , mas como ficou só no PC e o Hexen foi portado pros consoles, o Hexen acabou ficando mais famoso.

e os dois tiveram continuação, Hexen 2 (já poligonal feito na engine do Quake 1) e Heretic 2 (esse na engine do Quake 2, e em 3ª pessoa), ambos bons jogos e pouco jogados, ficaram só no PC.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
A briga pelo podium dos jogos de luta foi dificil

Tive observando a cronologia e Tekken 3 chegou ao PS1 quase que simultâneo ao Dead Or Alive, não há como negar que Tekken 3 é um jogo de luta competente eleito por muitos sites como melhor jogo de luta poligonal dos 32 Bits, um bom jogo de console também pois além de tudo o jogo tinha modos extras, personagens extras, modo pratique, finais em gci para os lutadores, modo teatro.

Mas antes de Tekken, Soul Blade já estava em campo e por ser um jogo early de final de 96 é realmente fascinante, Tobal Também, tipo os grandes jogos de luta 3D são sub 1998. Também me chama atenção como o PS1 chegou ao limite já em 1997, tudo bem se levarmnos em conta que o console é do final de 1994 no japão, Setembro de 1995 nos estados unidos, 1997 seriam o equivalente a 3 anos de exploração. Talvez o Saturn pudesse fazer jogos mais bonito que DOA mas para os padrões de 1998 dada a complexidade é fascinante, depois disso final do ano de 1998 estreia o DC aí depois disso meio que já era. já não importa mais qual é mais feio ou bonito, pois uma nova geração entrou em campo.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
... tipo os grandes jogos de luta 3D são sub 1998. Também me chama atenção como o PS1 chegou ao limite já em 1997, tudo bem se levarmnos em conta que o console é do final de 1994 no japão, Setembro de 1995 nos estados unidos, 1997 seriam o equivalente a 3 anos de exploração. Talvez o Saturn pudesse fazer jogos mais bonito que DOA mas para os padrões de 1998 dada a complexidade é fascinante

aí eu discordo

Tekken 3 é de 98, e é o melhor jogo de luta 3D , depois dele aí sim eu colocaria o Tobal 2 ( de 97), de 98 tambem tem o Dead or Alive, e em 99 o Ehrgeiz: God Bless the Ring e o Bloody Roar II... isso sem contar com os jogos de luta-livre obviamente, se não teria que colocar o SmackDown 2 (de 2000) na lista tambem...

então, no PS1 o "podium" dos jogos de luta 3D ficaria assim:

1º degrau = Tekken 3, Tobal 2 e WWF SmackDown 2
2º degrau = Bloody Roar II, Ehrgeiz , Soul Blade e Dead or Alive
3º degrau = Destrega, Kensei, Street Fighter EX2+, Rival Schools, Critical Blow, Zero Divide 2, etc...

.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Castlevania Symphony of the Night


Symphony of the Night foi o jogo que mostrou a quinta geração que o 2D não estava morto, apesar do baixo desempenho em vendas se tornou um cult considerado por muitos o melhor jogo de ação 2D dos 32 bits, como sabemos o 3D foi introduzido e meio que obsoletou os jogos 2D na mente dos jogadores pois esses queriam realmente explorar mundos tridimensionais, as softhouses por sua vez começaram a converter todas as principais franquias para o 3D, então esse maravilhoso jogo passou batido... e só foi redescoberto tempos depois após o fracasso de Castlevania Legacy of Darkness, ali ficou claro que nem toda transição para o 3D seria positiva, Castlevania symphony of the Night foi originalmente parte de um castlevania exclusivo que sairia para o Sega 32X após ser cancelado, Konami moveu toda produção para o Playstation, mudanças ocorram e assim surgiu o jogo no PS1.

Lançada no japão em 20 março de 1997 chegou ao mercado americano em 2 Outubro de 1997 para junto de RE2, FF7, Crash 2 serem os grandes jogos do playstation naquele ano, a versão SEGA Saturn só chegou em Junho de 1998, após mais de um ano de exclusividade, o Saturn sofreu muito disso, ele recebeu muitos jogos após um ano então todo potencial de vendas e o fator novidade já havia se esvaído, portado por um time B, o port foi meio que um modo da Konami ganhar um dinheiro extra, sendo considerado um trabalho não muito convincente, pois é de se imaginar que o Saturn possa desempenhar melhor os jogos 2D; infelizmente a versão Saturn nunca chegou ao ocidente, pois o saturn em termos práticos já havia morrido no ocidente desde maio de 1997.

Diferenças de Adaptações

Resolução: PS1 opera em 256x240 mas exibe 256x207, todas texturas foram criadas e pensadas nessa resolução, Saturn não suporta saída de 256, a menor res do saturn é 320x240 então o jogo sofre pois os assets não batem com a resolução.

Efeitos e Frame Rate: o PS1 tem melhores efeitos disparados com transparências, fundos em 3D em algumas cenas que são em tela cheia e no Saturn são em tela reduzida tudo isso operando a 60fps bem sólidos até com pouquíssimos slowdowns.

O Saturn é o oposto as transparências não existem, usa aquela técnica de furinhos, que em geral gera um visual pobre, o frame rate caí sempre que explosões aparecem na tela, apesar de ser 60fps o frame rate não se sustem chegando a baixar para até sub 30fps o que gera slowdowns.

A tela de inventário no Saturn opera em 640x240 e no Play 1 em 384x240, bom isso não quer dizer muita coisa, mas maior resolução é sempre bem vinda, o Saturn sofre com Loading Times, o mapa do jogo foi concebido para facilitar os carregamentos no Playstation, com tuneis para tornar as transições entras as áreas sutis, mas no saturn a conta não fecha e então surge a tela de loading basicamente isso retira parte da dinâmica do jogo. o áudio no Saturn é dito como sendo melhor.


comentário do Sega

O Saturn é melhor no 2D ? talvez não hehehe Castlevania nos mostra que o PS1 quando tem um jogo planejado para o sistema, respeitando suas limitações, bons visuais podem ser conseguidos. O jogo em si no Saturn parece mais completo com personagens extra , não ter sido lançado no ocidente de certa forma não fez falta pois não é o tipo de jogo que poderia ter mudado a história do Saturn a diversão é a mesma do Playstation mas não há como negar que a nível técnico a versão PS1 é superior, por se tratar de um jogo 2D as diferenças soam sutis e passam batido, mas elas estão lá.

Algumas screens (todas de cima é PS1, logo abaixo Saturn)

SOTN019.jpg


Dracx023.jpg


SOTN014.jpg


Dracx017.jpg


SOTN015.jpg


Dracx018.jpg



Brace yourselves
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.639
Pontos
903
Castlevania Symphony of the Night


Symphony of the Night foi o jogo que mostrou a quinta geração que o 2D não estava morto, apesar do baixo desempenho em vendas se tornou um cult considerado por muitos o melhor jogo de ação 2D dos 32 bits, como sabemos o 3D foi introduzido e meio que obsoletou os jogos 2D na mente dos jogadores pois esses queriam realmente explorar mundos tridimensionais, as softhouses por sua vez começaram a converter todas as principais franquias para o 3D, então esse maravilhoso jogo passou batido... e só foi redescoberto tempos depois após o fracasso de Castlevania Legacy of Darkness, ali ficou claro que nem toda transição para o 3D seria positiva, Castlevania symphony of the Night foi originalmente parte de um castlevania exclusivo que sairia para o Sega 32X após ser cancelado, Konami moveu toda produção para o Playstation, mudanças ocorram e assim surgiu o jogo no PS1.

Lançada no japão em 20 março de 1997 chegou ao mercado americano em 2 Outubro de 1997 para junto de RE2, FF7, Crash 2 serem os grandes jogos do playstation naquele ano, a versão SEGA Saturn só chegou em Junho de 1998, após mais de um ano de exclusividade, o Saturn sofreu muito disso, ele recebeu muitos jogos após um ano então todo potencial de vendas e o fator novidade já havia se esvaído, portado por um time B, o port foi meio que um modo da Konami ganhar um dinheiro extra, sendo considerado um trabalho não muito convincente, pois é de se imaginar que o Saturn possa desempenhar melhor os jogos 2D; infelizmente a versão Saturn nunca chegou ao ocidente, pois o saturn em termos práticos já havia morrido no ocidente desde maio de 1997.

Diferenças de Adaptações

Resolução: PS1 opera em 256x240 mas exibe 256x207, todas texturas foram criadas e pensadas nessa resolução, Saturn não suporta saída de 256, a menor res do saturn é 320x240 então o jogo sofre pois os assets não batem com a resolução.

Efeitos e Frame Rate: o PS1 tem melhores efeitos disparados com transparências, fundos em 3D em algumas cenas que são em tela cheia e no Saturn são em tela reduzida tudo isso operando a 60fps bem sólidos até com pouquíssimos slowdowns.

O Saturn é o oposto as transparências não existem, usa aquela técnica de furinhos, que em geral gera um visual pobre, o frame rate caí sempre que explosões aparecem na tela, apesar de ser 60fps o frame rate não se sustem chegando a baixar para até sub 30fps o que gera slowdowns.

A tela de inventário no Saturn opera em 640x240 e no Play 1 em 384x240, bom isso não quer dizer muita coisa, mas maior resolução é sempre bem vinda, o Saturn sofre com Loading Times, o mapa do jogo foi concebido para facilitar os carregamentos no Playstation, com tuneis para tornar as transições entras as áreas sutis, mas no saturn a conta não fecha e então surge a tela de loading basicamente isso retira parte da dinâmica do jogo. o áudio no Saturn é dito como sendo melhor.


comentário do Sega

O Saturn é melhor no 2D ? talvez não hehehe Castlevania nos mostra que o PS1 quando tem um jogo planejado para o sistema, respeitando suas limitações, bons visuais podem ser conseguidos. O jogo em si no Saturn parece mais completo com personagens extra , não ter sido lançado no ocidente de certa forma não fez falta pois não é o tipo de jogo que poderia ter mudado a história do Saturn a diversão é a mesma do Playstation mas não há como negar que a nível técnico a versão PS1 é superior, por se tratar de um jogo 2D as diferenças soam sutis e passam batido, mas elas estão lá.

Algumas screens (todas de cima é PS1, logo abaixo Saturn)

SOTN019.jpg


Dracx023.jpg


SOTN014.jpg


Dracx017.jpg


SOTN015.jpg


Dracx018.jpg



Brace yourselves

Aqui tem uma boa comparação das duas versões:





Apesar de preferir a versão do PSX,
a versão do Saturn tinha ela jogável :kpaixao

mariaref.jpg
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Aqui tem uma boa comparação das duas versões:





Apesar de preferir a versão do PSX,
a versão do Saturn tinha ela jogável :kpaixao

mariaref.jpg







Acho massa essa possibilidade de se jogar com a Maria e o Richter já de cara, mas sendo bem mega sincero, não era uma coisa assim tãooo extraordinária. Pra mim, dá pra viver sem, obvio q seria massa na versão PS1, mas não chega a fazer tanta falta.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
Essa conversão para Saturn é verdadeiramente desastrosa. O Saturn tinha dificuldades com transparencia mas várias delas seriam possíveis se o VDP2 fosse usado pra elas. Não foi. Até as caixas de diálogo acabaram com dither, e não precisava.

o background da capela, com nuvens estilo mode 7, tem muito menos nuvens no Saturn.

Eu tive essa versão por anos e NUNCA joguei com Richter ou Maria. O jogo não foi feito pra ser jogado com eles. Não tem graça alguma.
Mas na ausência total, servia. Uma versão meia boca de Simphony of the Night ainda era melhor do que caveiras andando de moto...
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.639
Pontos
903
Essa conversão para Saturn é verdadeiramente desastrosa. O Saturn tinha dificuldades com transparencia mas várias delas seriam possíveis se o VDP2 fosse usado pra elas. Não foi. Até as caixas de diálogo acabaram com dither, e não precisava.

o background da capela, com nuvens estilo mode 7, tem muito menos nuvens no Saturn.

Eu tive essa versão por anos e NUNCA joguei com Richter ou Maria. O jogo não foi feito pra ser jogado com eles. Não tem graça alguma.
Mas na ausência total, servia. Uma versão meia boca de Simphony of the Night ainda era melhor do que caveiras andando de moto...


Não diga heresias, essas caveiras eram épicas :klol

latest

Ep22.png
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.958
Pontos
1.054
Essa conversão para Saturn é verdadeiramente desastrosa. O Saturn tinha dificuldades com transparencia mas várias delas seriam possíveis se o VDP2 fosse usado pra elas. Não foi. Até as caixas de diálogo acabaram com dither, e não precisava.

o background da capela, com nuvens estilo mode 7, tem muito menos nuvens no Saturn.

Eu tive essa versão por anos e NUNCA joguei com Richter ou Maria. O jogo não foi feito pra ser jogado com eles. Não tem graça alguma.
Mas na ausência total, servia. Uma versão meia boca de Simphony of the Night ainda era melhor do que caveiras andando de moto...

O lance das transparências ninguém percebia isso naquela época, na verdade até hoje não dá pra perceber jogando numa TV de tubo com RF ou AV, isso é mais pra jogador de emulador, já as nuvens ninguém liga e repara nisso, kek(só falta falar dos pixels duplicados pela resolução "errada" do jogo no Saturn, coisa de Digital Foundry). Os problemas do SOTN no Saturn são os malditos slowdowns quando tem muita m**** na tela, o mapa ser no menu e a porra dos loadings demorados, se o disco tiver com uns arranhadinhos, fudeo, vai ficar mofando no loading kk. Lembro que o disco piratex do meu primo só não demorava mais que o KOF 96 no PSX, dava uma agonia.

O jogo ficou foda jogando com o Richter e a Maria, principalmente com o Richter, onde o jogo era mais desafiante. Se não tivesse graça jogar com eles, nenhuma versão teria como jogar com o Ritcher e a Konami não botaria a Maria no port de PSP. É algo que acrescenta no fator replay.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.639
Pontos
903
Comentando mais um jogo "desconhecido":
Um RPG de estratégia (com temática sci-fi) que sempre quis jogar
(já que também sou grande fã do anime e dos livros) era o "Ginga Eiyuu Densetsu" (conhecido como Legend of the Galactic Heroes no ocidente)
Mas é praticamente injogável se você não souber japonês, devido à grande quantidade de textos e diálogos (lembrando Xenogears).

Mas parece ser muito interessante.

lg.jpg



 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
O lance das transparências ninguém percebia isso naquela época, na verdade até hoje não dá pra perceber jogando numa TV de tubo com RF ou AV, isso é mais pra jogador de emulador, já as nuvens ninguém liga e repara nisso, kek(só falta falar dos pixels duplicados pela resolução "errada" do jogo no Saturn, coisa de Digital Foundry). Os problemas do SOTN no Saturn são os malditos slowdowns quando tem muita m**** na tela, o mapa ser no menu e a porra dos loadings demorados, se o disco tiver com uns arranhadinhos, fudeo, vai ficar mofando no loading kk. Lembro que o disco piratex do meu primo só não demorava mais que o KOF 96 no PSX, dava uma agonia.

O jogo ficou foda jogando com o Richter e a Maria, principalmente com o Richter, onde o jogo era mais desafiante. Se não tivesse graça jogar com eles, nenhuma versão teria como jogar com o Ritcher e a Konami não botaria a Maria no port de PSP. É algo que acrescenta no fator replay.




Sim, concordo que acrescenta o replay, claro. Mas o q falo, é que esses extras não compensam ter a versão Saturn, justamente pelos problemas acima citados, o maldito slowdown e etc. Sobre o Dither realmente em uma TV com cabo composto nem se notava, era uma técnica comum.

O Riohter também tem na versão PS1, mas não de cara. Então o único extra MESMO do Saturn seria a Maria. Se o game fosse fluido, ai sim compensava.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.958
Pontos
1.054
Sim, concordo que acrescenta o replay, claro. Mas o q falo, é que esses extras não compensam ter a versão Saturn, justamente pelos problemas acima citados, o maldito slowdown e etc. Sobre o Dither realmente em uma TV com cabo composto nem se notava, era uma técnica comum.

O Riohter também tem na versão PS1, mas não de cara. Então o único extra MESMO do Saturn seria a Maria. Se o game fosse fluido, ai sim compensava.

Mas você tá falando num ponto de vista de alguém que tinha um PSX ou num ponto de vista do mundo atual, quem tinha apenas um Saturno era um jogo que valia muito a pena, e bote muito nisso, já que foi um dos melhores jogos da geração. É tipo dizer que não valia a pena ter o Pac Man no Atari 2600.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
O lance das transparências ninguém percebia isso naquela época, na verdade até hoje não dá pra perceber jogando numa TV de tubo com RF ou AV, isso é mais pra jogador de emulador, já as nuvens ninguém liga e repara nisso, kek(só falta falar dos pixels duplicados pela resolução "errada" do jogo no Saturn, coisa de Digital Foundry). Os problemas do SOTN no Saturn são os malditos slowdowns quando tem muita m**** na tela, o mapa ser no menu e a porra dos loadings demorados, se o disco tiver com uns arranhadinhos, fudeo, vai ficar mofando no loading kk. Lembro que o disco piratex do meu primo só não demorava mais que o KOF 96 no PSX, dava uma agonia.

O jogo ficou foda jogando com o Richter e a Maria, principalmente com o Richter, onde o jogo era mais desafiante. Se não tivesse graça jogar com eles, nenhuma versão teria como jogar com o Ritcher e a Konami não botaria a Maria no port de PSP. É algo que acrescenta no fator replay.

Vai me desculpar, mas dava pra perceber sim. E muito bem. Não sei de onde vocês tiraram que a transparência do Saturn só se percebe com emulador. Isso vale para o dither de Mega que misturava cor, as transparências do Saturn não. A diferença sempre foi notável. E sem falar em outros efeitos que ficaram faltando, como a luz na cachoeira, totalmente ausente no Saturn. Tinha coisa no Saturn que só dava pra saber que ERA pra ser transparência por causa dos artefatos que essa técnica causava.

pegue a Gamers de 98 que avalia o jogo e tudo isso já estava lá.

Com relação aos extras, são justamente extras. Nem final o jogo tinha direito, adiciona ao fator replay, mas não era um diferencial para a maioria dos jogadores.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.958
Pontos
1.054
Vai me desculpar, mas dava pra perceber sim. E muito bem. Não sei de onde vocês tiraram que a transparência do Saturn só se percebe com emulador. Isso vale para o dither de Mega que misturava cor, as transparências do Saturn não. A diferença sempre foi notável. E sem falar em outros efeitos que ficaram faltando, como a luz na cachoeira, totalmente ausente no Saturn. Tinha coisa no Saturn que só dava pra saber que ERA pra ser transparência por causa dos artefatos que essa técnica causava.

pegue a Gamers de 98 que avalia o jogo e tudo isso já estava lá.

Com relação aos extras, são justamente extras. Nem final o jogo tinha direito, adiciona ao fator replay, mas não era um diferencial para a maioria dos jogadores.

Eu não percebia, assim como eu não percebia que até o PS2 tinha dithering pra tudo qualquer lado em 90% dos jogos(até jogar em vídeo componente) pra botar transparência ou mais cores na tela. Dithering inclusive é usado até hoje no PS4/Xone em jogos como MGSV, DMCV e FFXV em transparência, porém devido a tecnologia atual, dá pra perceber a 80km de distância.

Agora me diz, você enxergava muito bem o dither no PS2?

E fator replay serve justamente pra manter o jogador preso no jogo por mais tempo, é um diferencial sim, se não ninguém jogaria jogos de luta pra liberar mais bonecos ou até mesmo Silent Hill pra fazer os outros finais ou liberar armas e roupas ou novos modos de dificuldade.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
Eu não percebia, assim como eu não percebia que até o PS2 tinha dithering pra tudo qualquer lado em 90% dos jogos(até jogar em vídeo componente) pra botar transparência ou mais cores na tela. Dithering inclusive é usado até hoje no PS4/Xone em jogos como MGSV, DMCV e FFXV em transparência, porém devido a tecnologia atual, dá pra perceber a 80km de distância.

Agora me diz, você enxergava muito bem o dither no PS2?

E fator replay serve justamente pra manter o jogador preso no jogo por mais tempo, é um diferencial sim, se não ninguém jogaria jogos de luta pra liberar mais bonecos ou até mesmo Silent Hill pra fazer os outros finais ou liberar armas e roupas ou novos modos de dificuldade.

Se você percebe, há problemas, sobretudo se o concorrente não sofre do mesmo defeito. Obviamente não ficava tão feio quanto em emulador, mas era muito inferior à transparência real, não tem comparação e isso jogava sim a versão de Saturn pra baixo. Esses vídeos da Digital Foundry que sempre comentam dessas transparências do Saturn como uma desvantagem não descobriram isso agora, na era da emulação, não. Elas sempre foram um defeito, e quem jogava nos dois sistemas percebia isso muito rapidamente.
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Mas você tá falando num ponto de vista de alguém que tinha um PSX ou num ponto de vista do mundo atual, quem tinha apenas um Saturno era um jogo que valia muito a pena, e bote muito nisso, já que foi um dos melhores jogos da geração. É tipo dizer que não valia a pena ter o Pac Man no Atari 2600.


Veja, não disse que o game não valia a pena, de forma alguma. Disse que , se por acaso a pessoa tiver a oportunidade de escolher entre ambos, seria mais legal a opção do PS1. Embora seja legal jogar com a Maria, mas devido aos problemas do game citados, não compensava.

Não invalida o game, e é valido sim, obviamente, se a pessoa só possuía um Saturn.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.958
Pontos
1.054
Se você percebe, há problemas, sobretudo se o concorrente não sofre do mesmo defeito. Obviamente não ficava tão feio quanto em emulador, mas era muito inferior à transparência real, não tem comparação e isso jogava sim a versão de Saturn pra baixo. Esses vídeos da Digital Foundry que sempre comentam dessas transparências do Saturn como uma desvantagem não descobriram isso agora, na era da emulação, não. Elas sempre foram um defeito, e quem jogava nos dois sistemas percebia isso muito rapidamente.

Vamos falar em partes aqui:

- Estamos falando de quem tinha Saturn, parece que tem um tesão aqui em comparar tudo com o PSX(sei que não começou com você), quem jogava no Saturn, jogava no Saturn, quem jogava no PSX, jogava no PSX, quase ninguém tinha cacife pra ter os dois e ficar procurando pelo em ovo.

- Sobre a transparência, só dava pra enxergar nitidamente o dithering caso jogasse em um monitor ao invés de uma TV, o jogador comum não percebia isso, podia ver algo trêmulo, mas ver o dithering não dava pra ver nem ferrando, todo mundo que tinha o Saturn aqui não via isso, até eu não via.

- Quem tinha acesso a monitores eram a imprensa, porém a imprensa brasileira dificilmente tinham acesso a tal coisa(já que tu citou a Gamers), já vi screenshots tiradas de um VHS danificado com coloração amarela na SGP, mas já que as revistas naquela época pegavam matérias gringas e traduziam/adaptavam pra cá(foi o falecido Fabio Pancheri que me disse isso uma vez), obviamente iriam a dizer a mesma coisa que a gringa.

-Digital Foundry diz isso pois é o trabalho dela dissecar os jogos e hardwares, mas ela fala numa visão atual, obviamente vão dizer que é algo ruim(já que obviamente não é algo bom pois é uma limitação do hardware em comparação com a concorrência), mas aposto que o próprio John do DF Retro, sequer reparava no dithering de transparência do Saturn e no dithering de cores do PSX quando era um mlk.

Veja, não disse que o game não valia a pena, de forma alguma. Disse que , se por acaso a pessoa tiver a oportunidade de escolher entre ambos, seria mais legal a opção do PS1. Embora seja legal jogar com a Maria, mas devido aos problemas do game citados, não compensava.

Não invalida o game, e é valido sim, obviamente, se a pessoa só possuía um Saturn.

A diferença é que estamos falando do Saturn, quem tinha um PSX não tinha motivos pra jogar o mesmo jogo no Saturn e vice-versa. É que nem hoje, pra que um cara que tem um PC pica vai querer jogar Call of Duty num PS4? Não há motivos, entendeu?
 
Topo Fundo