O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SEGA Saturn e seus jogos mais avançados !!!!

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
Vamos falar em partes aqui:

- Estamos falando de quem tinha Saturn, parece que tem um tesão aqui em comparar tudo com o PSX(sei que não começou com você), quem jogava no Saturn, jogava no Saturn, quem jogava no PSX, jogava no PSX, quase ninguém tinha cacife pra ter os dois e ficar procurando pelo em ovo.

- Sobre a transparência, só dava pra enxergar nitidamente o dithering caso jogasse em um monitor ao invés de uma TV, o jogador comum não percebia isso, podia ver algo trêmulo, mas ver o dithering não dava pra ver nem ferrando, todo mundo que tinha o Saturn aqui não via isso, até eu não via.

- Quem tinha acesso a monitores eram a imprensa, porém a imprensa brasileira dificilmente tinham acesso a tal coisa(já que tu citou a Gamers), já vi screenshots tiradas de um VHS danificado com coloração amarela na SGP, mas já que as revistas naquela época pegavam matérias gringas e traduziam/adaptavam pra cá(foi o falecido Fabio Pancheri que me disse isso uma vez), obviamente iriam a dizer a mesma coisa que a gringa.

-Digital Foundry diz isso pois é o trabalho dela dissecar os jogos e hardwares, mas ela fala numa visão atual, obviamente vão dizer que é algo ruim(já que obviamente não é algo bom pois é uma limitação do hardware em comparação com a concorrência), mas aposto que o próprio John do DF Retro, sequer reparava no dithering de transparência do Saturn e no dithering de cores do PSX quando era um mlk.


Não é questão de ter os dois. O que moleque sem grana faz? Empresta e pega emprestado. Vai jogar na casa do amigo, e por aí vai. E claro que moleque falando de videogame inevitavelmente vai comparar coisa ou outra que percebe. É a natureza da juventude ser observador.

O dither era tão problemático que inclusive ficava com efeito arco-íris dependendo do televisor. Em vários detonados no youtube se percebe, também
Na minha TV, os pixels horizontais se mesclavam, mas os verticais não. Meu videogame na TV de um amigo já tinha um resultado diferente.

E tudo oque está atrás do dithering fica com um efeito "espichado", um bom exemplo é o Tyrant do RE1, naquela sequencia da água abaixando.

Dither do PS1 também sempre foi nítido nas fumaças e transparências 3D. Eu usava uma TV de 20 pra jogar, dava pra ver isso bem, só não sabia explicar porque o PS1 era o único com esses ruídos na imagem.

Eu já elogiei e colaborei bastante com esse tópico, não tenho problema algum em apontar os defeitos do Saturn. Comparações de videogame não me incomodam de maneira alguma, desde que sejam justas e não se invente nada.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Não é questão de ter os dois. O que moleque sem grana faz? Empresta e pega emprestado. Vai jogar na casa do amigo, e por aí vai. E claro que moleque falando de videogame inevitavelmente vai comparar coisa ou outra que percebe. É a natureza da juventude ser observador.

O dither era tão problemático que inclusive ficava com efeito arco-íris dependendo do televisor. Em vários detonados no youtube se percebe, também
Na minha TV, os pixels horizontais se mesclavam, mas os verticais não. Meu videogame na TV de um amigo já tinha um resultado diferente.

E tudo oque está atrás do dithering fica com um efeito "espichado", um bom exemplo é o Tyrant do RE1, naquela sequencia da água abaixando.

Dither do PS1 também sempre foi nítido nas fumaças e transparências 3D. Eu usava uma TV de 20 pra jogar, dava pra ver isso bem, só não sabia explicar porque o PS1 era o único com esses ruídos na imagem.

Eu já elogiei e colaborei bastante com esse tópico, não tenho problema algum em apontar os defeitos do Saturn. Comparações de videogame não me incomodam de maneira alguma, desde que sejam justas e não se invente nada.

Não pô, que isso, sem problemas. Quanto mais gente colaborando, melhor. Nem tô brigando nem querendo discutir nem incomodado, só tô dizendo que eu não enxergava dithering em nenhum lugar. E aqui onde eu moro dificilmente pegavam videogame emprestado, no máx todo mundo reunia em um só canto e jogavam, então nem comparavam nada, só jogavam mesmo. Enfim, os efeitos de arco-iris, os embaçados, as tremulações, todo mundo percebia no PSX e Saturno, mas ninguém sabia ou conseguia enxergar o xadrez ou as linhas do dither.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Da para perceber sim, quem joga num equipamento que faz um Q a mais, nota sim

a questão é que IMO faz menos diferença do que a revistas forçavam
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Da para perceber sim, quem joga num equipamento que faz um Q a mais, nota sim

a questão é que IMO faz menos diferença do que a revistas forçavam

Aqui todo mundo jogava numa TV de 14 usando um RF todo fudido cheio de chuvisco. Enxergar o xadrez ou as linhas tem que ter olho biônico ali. :kkk
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Aqui todo mundo jogava numa TV de 14 usando um RF todo fudido cheio de chuvisco. Enxergar o xadrez ou as linhas tem que ter olho biônico ali. :kkk

As revistas velho, entregavam, e o saturn parecia pobre por conta disso, tipo tem varios jogos que as sombras são uns pontinhos. ainda que o cara não via, ele sabia que tava lá, é tipo o 900p/1080p de um tempo atrás.

mas como eu disse não era algo tão fim do mundo assim, hoje para mim tem menos importância ainda.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
As revistas velho, entregavam, e o saturn parecia pobre por conta disso, tipo tem varios jogos que as sombras são uns pontinhos. ainda que o cara não via, ele sabia que tava lá, é tipo o 900p/1080p de um tempo atrás.

mas como eu disse não era algo tão fim do mundo assim, hoje para mim tem menos importância ainda.

Eu sei, e disse exatamente isso há uns posts:

- Sobre a transparência, só dava pra enxergar nitidamente o dithering caso jogasse em um monitor ao invés de uma TV, o jogador comum não percebia isso, podia ver algo trêmulo, mas ver o dithering não dava pra ver nem ferrando, todo mundo que tinha o Saturn aqui não via isso, até eu não via.

- Quem tinha acesso a monitores eram a imprensa, porém a imprensa brasileira dificilmente tinham acesso a tal coisa(já que tu citou a Gamers), já vi screenshots tiradas de um VHS danificado com coloração amarela na SGP, mas já que as revistas naquela época pegavam matérias gringas e traduziam/adaptavam pra cá(foi o falecido Fabio Pancheri que me disse isso uma vez), obviamente iriam a dizer a mesma coisa que a gringa.

Mas eu nem ligo pra isso, eu só quero jogar e ser feliz. Pois até jogos atuais tem dithering e ninguém da um foda... :klol
 


Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
Esse do Megaman X4 aí era quase imperceptível. Na comparação direta, a diferença ficava mais por conta das sombras sólidas no dash.
Mas pra falar a verdade, eu prefiro elas assim pois me lembravam os jogos de luta da Capcom.

E com a transparencia dither não havia como fazer efeitos de degrade na transparencia. Em Wipeout por exemplo, fazia muita diferença nas armas.

E mesmo o Dracula tem algumas transparencias reais, como essa aura no Shaft.

 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
O Sega Saturn e o poder dos exclusivos temporários

É isso, pelo andamento do tópico vimos que o Saturn recebeu jogos poderosos como TomB raider, Wipeout, Rayman, Street Fighter alpha 3 e Resident evil então como é possível que o console tenha vendido tão pouco ?

A resposta está no titulo desse post, a quinta geração foi uma época pré internet, até tinha internet mas engatinhava então o povo era imediatista e quando ia na loja comprava o que via lá, ou então ia na onda do que lia nas revistas, basicamente um jogo exclusivo temporário era interpretado como um exclusivo, o caso mais clássico é o do tomb Raider que durante muito tempo as pessoas comuns o chamado average Joe achavam mesmo que o jogo era exclusivo de PS1 e tal desinformação se manteve por muito tempo.

O Playstation teve um estratégia fabulosa (isso é mérito dele) ao inverter alguns tabus da industria, normalmente a fabricante deveria fazer jogos exclusivos que seriam responsáveis por vender o console
a Sony fez diferente, até porque até aquele ponto não havia estúdios próprios e tal, ela baixou os royalties na taxa minima, ofereceu uma boa lógistica ao imprimir os CD em uma semana e distribuir, além de fechar contratos de exclusividades temporários e direito de marketing (então ao saber de um multi só se sabia que ele estava vinculado a marca playstation)

95

Rayman (o jogo 2D e o mais vendido da gen) Quase 2 meses de exclusividade frente ao saturn
MK 3 (altamente hypada o segundo 2D mais vendido) Saturn só receberia em Junho de 96 a UMK3
wipeout (saturn em maio de 96)
Battle arena Toshiden

96

Resident evil 1 (saturn em outubro de 97, a versão play 1 é jan de 96, mais de uma ano, sucesso no play e serviu de sistem seller também)
alien trilogy: fev 96 no saturn Agosto de 96
Tomb Raider (exclusivo do Saturn no japão, no mercado americano saiu alguns meses antes e com direito de marketing no Playstation, valeu a pena o sucesso de milhões em vendas )
Die Hard trilogy, agosto de 96 no play 1 dezembro de 96 no Saturn
MK trilogy out 96 no play 1 (agosto de 97 no saturn)
Pandemonium: out 96 no play abrild e 97 no Saturn

97

(saturn flopa no ocidente já no incio de 97, fruto da perspectiva que se criou, o console é visto como um PS1 piorado por isso foi ignorado mesmo tendo cortes massivos de preço, no fim de 96)

Castlevania ps1 setembro, junho de 98 no saturn e só no Japão

98

street figjter alpha 3 (o terceiro jogo 2D mais vendido) dezembro de 98 no play, 6 de agosto de 99

........................

Pode parecer que sair um mês antes não faça diferença, mas faz comprovadamente, isso refletiu até na época do PS2 onde alguns multies saiam 2 meses antes, se fizermos um retrospecto cru até estranhamos como alguém ia comprar um multi no play 2 ao invés de pegar nos dois outros consoles, essa é uma das resposta, e em suma essas foram a sina do Saturn: receber os jogos depois, a maioria portado por time B com qualidade duvidosa e quando saia algo primeiro nele como Mega man X4 não era lá grande coisa a nível mercadológico, soma-se isso a não ter console na loja para compra já que o console tava boicotado hehehe, foi mais fácil que pegar doce de criança ehehehe.
 
Ultima Edição:

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Vamos falar em partes aqui:

- Estamos falando de quem tinha Saturn, parece que tem um tesão aqui em comparar tudo com o PSX(sei que não começou com você), quem jogava no Saturn, jogava no Saturn, quem jogava no PSX, jogava no PSX, quase ninguém tinha cacife pra ter os dois e ficar procurando pelo em ovo.

- Sobre a transparência, só dava pra enxergar nitidamente o dithering caso jogasse em um monitor ao invés de uma TV, o jogador comum não percebia isso, podia ver algo trêmulo, mas ver o dithering não dava pra ver nem ferrando, todo mundo que tinha o Saturn aqui não via isso, até eu não via.

- Quem tinha acesso a monitores eram a imprensa, porém a imprensa brasileira dificilmente tinham acesso a tal coisa(já que tu citou a Gamers), já vi screenshots tiradas de um VHS danificado com coloração amarela na SGP, mas já que as revistas naquela época pegavam matérias gringas e traduziam/adaptavam pra cá(foi o falecido Fabio Pancheri que me disse isso uma vez), obviamente iriam a dizer a mesma coisa que a gringa.

-Digital Foundry diz isso pois é o trabalho dela dissecar os jogos e hardwares, mas ela fala numa visão atual, obviamente vão dizer que é algo ruim(já que obviamente não é algo bom pois é uma limitação do hardware em comparação com a concorrência), mas aposto que o próprio John do DF Retro, sequer reparava no dithering de transparência do Saturn e no dithering de cores do PSX quando era um mlk.



A diferença é que estamos falando do Saturn, quem tinha um PSX não tinha motivos pra jogar o mesmo jogo no Saturn e vice-versa. É que nem hoje, pra que um cara que tem um PC pica vai querer jogar Call of Duty num PS4? Não há motivos, entendeu?




Foi justamente ao q me referi, mas entendo seu raciocínio.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Sobre as "sombras fake" pontilhadas do Saturn , esse era justamente o fator de desempate nos jogos Mortal Kombat Trilogy e no WWF Wrestlemania: The Arcade Game

O MKTrilogy é basicamente idêntico no PS1 e no Sat (os mesmos sprites, animações, som, jogabilidade, conteúdo, etc) a vantagem do PS1 é justamente por ter sombras reais e o Sat não, nesse comparativo aqui mostra bem (até a fumaça do Smoke é pontilhada no sat):




de qualquer forma, ambos pisam no de N64, que é a pior versão de longe de MKT




e no WWF Wrestlemania: The Arcade Game, tambem são praticamente iguais nos 2, mas o PS1 tem sombras reais e no Sat pontilhadas (e a arquibancada/torcida atras tem mais elementos no PS1 tambem)




.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Duke Nukem 3D

Duke Nukem é um FPS old school, um dos chamados clones de Doom, usando 2D para criar um visual 3D, lançado originalmente em 19 abril de 1996 nos PC usando a Build Enegine não tardaria em chegar nos consoles daquela geração, as versões consoles são de final de 1997, é interessante fazer esse comparativo pois efetivamente poucos jogos tiveram presente nos três consoles ao mesmo tempo, MK trilogy é um deles e está presente nos três porém o lançamento das versões não foram simultâneas, Doom também está presente mas além de ser lançado em datas distintas a versão N64 é bem dizer outro jogo, IMO Duke Nukem 3D é quase um indicativo de como seriam os jogos dali para frente se o Saturn tivesse continuado a receber suporte no ocidente.


Pondo em perspectiva: Duke Nukem é um jogo polêmico com foco adulto, a versão N64 não foi perdoada sofreu uma série de censura, a versão Saturn é a mais lasciva. O Objetivo desse comparativo não é dizer essa versão é melhor essa é pior, portanto esse console é mais forte, é besteira isso mas levar em consideração como cada Dev fez o port e qual o objetivo de cada um.

Diferenças de Adaptação

PS1: A versão playstation foi feita pela Aardvarks studios se mostra bem similar a versão PC, aparentemente usa a Build engine; podemos deduzi que o dev queria portar a versão PC para o console.
N64: Feito pela Eurocom usa a engine proprietária deles , a qual é bem adaptada para o Hardware do N64: o port soa mais como uma adaptação do jogo original do PC em 3D.
Saturn: Usa a SlaveDrive engine e feito pela Lobotomy, soa mais como uma recriação do jogo original em 3D

Os gráficos e o Frame rate

No PS1 o jogo é feito usando a técnica 2D alá Doom nos personagens, armas e cenários, as texturas são pixeladas, os efeitos de luzes estão presentes, o jogo conta com estágios extras e a capacidade de save state. Os FPS são desbloqueados oscilando de 10 a 60fps, mas a média é de 20fps, a performance é muito irregular.

N64: Até por questões de espaço no cartucho o jogo foi modificado em seu level design, tudo foi convertido para triângulos, chefes e explosões, as armas são modeladas em 3D depois foram convertida para sprites, algumas partes dos cenários são pré renderizados; A performance é sólida a 30fps, algumas quedinhas para 25fps nada de mais, porém o jogo tem frame pacing.

Saturn: o jogo é 3D e buscar recriar muito do visual original e surpreendentemente consegue, as armas, explosões e inimigos são sprite based tal como jogo original, devido a essas modificações 3D o jogo possuí cenários internos com senso de escala maior, além de que o jogo tem a iluminação dinâmica, nem a ver~soa original do PC tinha isso, a taxa de quadros busca 30fps, mas caí bruscamente para 20fps bastando olhar para o horizonte, o average é 20 fps razoavelmente sólidos. esse jogos está entre as maiores contagem poligonais do Saturn com mais de 1000 quads por frame.

Som:

O Som é considerado melhor na versão Playstation com musicas remix e musicas exclusivas, a versão N64 nem musica tem mas os efeitos sonoros são, no Saturn o áudio pode ser taxado como bom.

Curiosidades

A versão PS1 como dito possui estágios exclusivos e é a mais longa, a versão N64 pode ser jogada em coop para 2 pessoas na campanha, um feito admirável se observamos a época, 4 pessoas no multiplayer local com estágios próprios para isso, a versão Saturn é a mais curta e contava na época com suporte ao cartucho modem, permitindo jogar online :keehk


Texturas e contagem poligonal (N64, saturm, ps1 respectivamente)

105090

105091

105092

105093

105094

105095

Conclusão: Estamos no futuro e sabemos até onde cada console chegou, o PS1 com Quake 2 o N64 com Perfect Dark, mas sinceramente ver o Saturn performando esse jogo em 3D, tudo bem que não é full 3D já que usa sprites nas armas e inimigos, com direito a adicionar ainda efeitos de iluminação dinâmica, mostra que o console é bem mais underrated do que podemos imaginar, nesse eu fico com a versão Saturn IMO é a mais impressionante visualmente se me permitem.


Brace yourselves
 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Eu, como fã do jogo LandStalker do Mega Driver, trago um sucessor espiritual para o Saturn.

A Climax Entertainment infelizmente não firmou o seu nome como uma das grandes empresas focadas em jogos de RPG na geração 16 e 32-BIT. No entanto, os poucos jogos feitos por essa empresa situada em Tóquio foram marcantes.

O Saturn ganhou o jogo Dark Savior. Apesar de ser uma nova franquia é inegável a similaridade que esse jogo tem com Alundra e, principalmente, LandStalker. É compra obrigatória para quem tem o Saturn e gosta de j-RPGs.

220px-Dark_Savior_Coverart.png


BAiMWcG.jpg


uK4mj8T.jpg


qTWDABk.jpg


8w7jeqN.jpg


3brFib9.jpg


XegNUef.jpg


W3pvgko.jpg

O jogo segue em visão isométrica e há desafios no cenário que são propostos por causa dessa visão. A própria jogabilidade é um desafio - ou defeito - se considerarmos a movimentação da sua personagem, assim como ocorre em LandStalker.



Serei um pouco prolixo aqui, mesmo eu o recomendo eu não tive ainda a oportunidade de jogá-lo, mesmo sabendo da existência desse jogo há muito tempo e tendo visto dezenas de vídeos do mesmo pela internet, mas conhecendo a empresa e tendo jogado os seus outros títulos, sei que é mais uma das pérolas sagradas e escondidas do SEGA Saturn que não deve morrer no ostracismo.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
Eu tive esse jogo. Queimei um cd e fui jogar. Os visuais são agradáveis, as batalhas, que na verdade são livres como jogos de luta, são boas.
Mas o elemento plataforma é uma tragédia. É muito frustrante. Nível segunda fase daquele jogo do Sub-Zero.

Fiquei tão furioso em certa altura que tirei o cd do videogame e o joguei pela janela.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.813
Reações
7.737
Pontos
1.264
Eu, como fã do jogo LandStalker do Mega Driver, trago um sucessor espiritual para o Saturn.

A Climax Entertainment infelizmente não firmou o seu nome como uma das grandes empresas focadas em jogos de RPG na geração 16 e 32-BIT. No entanto, os poucos jogos feitos por essa empresa situada em Tóquio foram marcantes.

O Saturn ganhou o jogo Dark Savior. Apesar de ser uma nova franquia é inegável a similaridade que esse jogo tem com Alundra e, principalmente, LandStalker. É compra obrigatória para quem tem o Saturn e gosta de j-RPGs.

220px-Dark_Savior_Coverart.png


BAiMWcG.jpg


uK4mj8T.jpg


qTWDABk.jpg


8w7jeqN.jpg


3brFib9.jpg


XegNUef.jpg


W3pvgko.jpg

O jogo segue em visão isométrica e há desafios no cenário que são propostos por causa dessa visão. A própria jogabilidade é um desafio - ou defeito - se considerarmos a movimentação da sua personagem, assim como ocorre em LandStalker.



Serei um pouco prolixo aqui, mesmo eu o recomendo eu não tive ainda a oportunidade de jogá-lo, mesmo sabendo da existência desse jogo há muito tempo e tendo visto dezenas de vídeos do mesmo pela internet, mas conhecendo a empresa e tendo jogado os seus outros títulos, sei que é mais uma das pérolas sagradas e escondidas do SEGA Saturn que não deve morrer no ostracismo.



Esse foi meu primeiro RPG do Saturn e também o responsável por me fazer aprender inglês, afinal não dava pra jogar muito sem saber o idioma.

Tenho ele em alta conta por esse motivo, mas que era difícil de chegar ao fim, era. Eu terminei ele no dia em que fui buscá-lo nos correios, mesmo jogando no automático sem saber ainda do que se tratava a história. Mas meses depois eu ainda jogava, com o dicionário de inglês nas mãos para tentar entender o que acontecia. Foi difícil terminar com 5 estrelas (são cinco finais/histórias diferentes), mais por causa do controle e visão do jogo que por dificuldade do mesmo. Muita tentativa e erro até pular do jeito certo na plataforma certa.

Outro jogo que eu achava magnífico no Saturn erra o GunGriffon (1996), da Game Arts (responsável por Grandia e Lunar).

357583-gungriffon-sega-saturn-front-cover.jpg



É um jogo de Mech em primeira pessoa, assim como Mechwarrior, no qual você está envolvido em uma guerra entre alguns países da Europa e Asia. Eu não entendo dos termos técnicos que vocês mencionam nas mensagens, mas eu acho os gráficos desse jogo impressionantes para a época. o nível de detalhes dos equipamentos de guerra (mechs, tanques e helicópteros) ficou muito bem mostrado. E, às vezes, não me importava em perder, mas chegava bem perto dos mechs inimigos só pra ver os detalhes.



A melhor missão EMO é aquela em que a gente precisa proteger um avião até ele decolar. São tantas "ondas" de mechs e tanques inimigos que a descarga de adrenalina me deixava tremendo. É nessa fase que aparece pela primeira vez os mechs aranha que são difíceis de destruir devido à alta capacidade de mobilidade. Se eles te cercarem (ou ao avião) é fim de jogo.

Achei um video do jogo completo. Vejam a fase do avião em questão C17:




Teve também um continuação que nunca foi lançada fora do japão. Eu comprei o jogo e me surpreendi com gráficos inferiores aos do primeiro Gungriffon. Por não saber japonês, nunca saí da primeira fase, já que não sei qual o objetivo, e desisti há anos de continuar. Tem FAQs pela net, mas ando sem espaço para jogos no momento.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
O Sega Saturn foi profundamente criticado por ''não aguentar'' rodar FIFA 1998, mais um dos jogos triplo lançado em Dezembro de 1997 para N64, PS1 e Saturn na verdade a versão saturn parece um downgrade de fifa 97 proposital para alavancar as outras fabricantes as custas do saturn o jogo sem textura, detalhes, cgi em meia tela, todo porco, alguns meses depois o Saturn surpreende com um jogo programado pela Eidos dos Tomb Raider, World League soccer 98 lançado em maio de 1998 para PS1 e Saturn no mercado europeu, e o resultado já viu né, o jogo é superior no sega saturn mas segundo alguns seguistas o melhor futebol é o wideworld soccer.

O que faltou no Dreamcast foi alguns bons games de futebol e não é que no Saturn estava cheio deles :kawaii
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
O Sega Saturn foi profundamente criticado por ''não aguentar'' rodar FIFA 1998, mais um dos jogos triplo lançado em Dezembro de 1997 para N64, PS1 e Saturn na verdade a versão saturn parece um downgrade de fifa 97 proposital para alavancar as outras fabricantes as custas do saturn o jogo sem textura, detalhes, cgi em meia tela, todo porco, alguns meses depois o Saturn surpreende com um jogo programado pela Eidos dos Tomb Raider, World League soccer 98 lançado em maio de 1998 para PS1 e Saturn no mercado europeu, e o resultado já viu né, o jogo é superior no sega saturn mas segundo alguns seguistas o melhor futebol é o wideworld soccer.

O que faltou no Dreamcast foi alguns bons games de futebol e não é que no Saturn estava cheio deles :kawaii

Fifa 98 é sacanagem pura. Muito inferior ao '97 do próprio Saturn.
Nem as texturas nos números dos jogadores foram aplicadas. Os climas diferentes também não. As opções estão no jogo mas são completamente inúteis, não servem pra nada.
As traves parecem aqueles modelos de plástico de jogo de botão, sendo que o próprio WW97 e 98 tem animação de redes bem mais realistas que o Fifa 98 no PS1 e N64.
Comprei ele, me decepcionei tão logo acabou o loading, joguei por uma semana, inventei um defeito qualquer e devolvi, troquei por outra coisa.

A única coisa positiva do jogo é que os FMVs são de excelente qualidade, bem próximos do PS1 e alguns dos melhores vistos no Saturn.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.895
Pontos
1.779
Fico imaginando se esses jogos 2D do saturn fossem lançados hoje na Steam, como seria a recepção...

São lindos demais, arrisco dizer que são o ápice dos gráficos 2D em jogos de plataforma.
Pena que o console teve sua vida nessa transição do 2D para o 3D. Reparem como Astal é muito mais agradável aos olhos hoje que o Burning Rangers.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
São lindos demais, arrisco dizer que são o ápice dos gráficos 2D em jogos de plataforma.
Pena que o console teve sua vida nessa transição do 2D para o 3D.

eu tenho pensamento similar porém focado em outro ponto, a evolução, quando play 1, n64 e saturn disputaram, não estava em jogo somente qual console venderia mais, mas qual filosofia e modo de fazer jogo prevaleceria, o saturn flopou junto com ele flopou a evolução dos jogos em 2D, tudo bem tivemos na geração dreamcast o belíssimo marvel vs capcom 2 e um jogo lá clone de Klonoa no chamado '2,5D' e hoje temos jogos como ori blind florest, Limbo, guacameele, cup head etc mas ao meu ver não são 2d a mão ao estilo saturn like mas sim jogos usando a tecnologia 3D, então realmente eu me pergunto como seria Astal 2 no Dreamcast e como seriam os 2D reais de 128 bits, pois tivemos ali Odin sphere no ps2 que é bem bonito até.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.895
Pontos
1.779
eu tenho pensamento similar porém focado em outro ponto, a evolução, quando play 1, n64 e saturn disputaram, não estava em jogo somente qual console venderia mais, mas qual filosofia e modo de fazer jogo prevaleceria, o saturn flopou junto com ele flopou a evolução dos jogos em 2D, tudo bem tivemos na geração dreamcast o belíssimo marvel vs capcom 2 e um jogo lá clone de Klonoa no chamado '2,5D' e hoje temos jogos como ori blind florest, Limbo, guacameele, cup head etc mas ao meu ver não são 2d a mão ao estilo saturn like mas sim jogos usando a tecnologia 3D, então realmente eu me pergunto como seria Astal 2 no Dreamcast e como seriam os 2D reais de 128 bits, pois tivemos ali Odin sphere no ps2 que é bem bonito até.
Sabe o que é curioso? O estilo 2D não morreu. Ou melhor, hibernou e hoje está aí fazendo bonito, com estes jogos aí que vc citou. Hoje experimentei um tal de Cursed Castilla no PC, jogo 2D com gráficos nível Mega Drive, jogabilidade estilo Ghouls N Ghosts. Bem bacana, vai me garantir algumas horas de diversão.

review-cursed-castilla-ps-vita-800x445.jpg



Os jogos 3D da geração Saturn/PSone envelheceram MUITO mal, tanto esteticamente quanto em jogabilidade, completamente diferente quando se trata dos jogos 2D
Ia ser bacana se a Sega fizesse um pacote estilo o do Mega Drive para steam só que para o Sega Saturn, com seus jogos 2D. Compraria sem pensar meia vez.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Meio off, mas enfim, qual é o melhor emulador de Saturn na atualidade? Ou nenhum presta?

Tenho um Saturn de 1995 americano, da época do lançamento, desbloqueado e chaveado, perfeito, mas gravar CD pra jogar não rola mais :klol
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.032
Reações
7.648
Pontos
453
Meio off, mas enfim, qual é o melhor emulador de Saturn na atualidade? Ou nenhum presta?

Tenho um Saturn de 1995 americano, da época do lançamento, desbloqueado e chaveado, perfeito, mas gravar CD pra jogar não rola mais :klol
Eu diria que mednafen ou beetle no RetroArch (é o mesmo emulador, porém no RA você pode aproveitar de outras funções como shaders, menor input lag, Fast Forward, Rewind, etc.)

SSF também é muito bom e bem mais leve, o que é ótimo pra PCs mais antigos.

Esses acima rodam sem muita melhoria, mesma resolução. Se quiser aumentar a resolução vá de Kronos ou YabaSanshiro, o que melhora muito a imagem, mas esses emuladores são imperfeitos e tem muitos bugs gráficos e no som.

 

SONICR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.863
Reações
4.273
Pontos
1.224
Recentemente acompanhei uma live do Burning Rangers rodando no próprio Saturn no Youtube.
Sério, os efeitos de luz, transparência, agua e sombra sendo executados numa fluidez é um colírio para os olhos (para aquela época). Imagens não conseguem mostrar isso.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Eu, como fã do jogo LandStalker do Mega Driver, trago um sucessor espiritual para o Saturn.

A Climax Entertainment infelizmente não firmou o seu nome como uma das grandes empresas focadas em jogos de RPG na geração 16 e 32-BIT. No entanto, os poucos jogos feitos por essa empresa situada em Tóquio foram marcantes.

O Saturn ganhou o jogo Dark Savior. Apesar de ser uma nova franquia é inegável a similaridade que esse jogo tem com Alundra e, principalmente, LandStalker. É compra obrigatória para quem tem o Saturn e gosta de j-RPGs.

220px-Dark_Savior_Coverart.png


BAiMWcG.jpg


uK4mj8T.jpg


qTWDABk.jpg


8w7jeqN.jpg


3brFib9.jpg


XegNUef.jpg


W3pvgko.jpg

O jogo segue em visão isométrica e há desafios no cenário que são propostos por causa dessa visão. A própria jogabilidade é um desafio - ou defeito - se considerarmos a movimentação da sua personagem, assim como ocorre em LandStalker.



Serei um pouco prolixo aqui, mesmo eu o recomendo eu não tive ainda a oportunidade de jogá-lo, mesmo sabendo da existência desse jogo há muito tempo e tendo visto dezenas de vídeos do mesmo pela internet, mas conhecendo a empresa e tendo jogado os seus outros títulos, sei que é mais uma das pérolas sagradas e escondidas do SEGA Saturn que não deve morrer no ostracismo.


Terminei na época essa maravilha, jogo lindo, enorme, cheio de coisas escondidas!!
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu diria que mednafen ou beetle no RetroArch (é o mesmo emulador, porém no RA você pode aproveitar de outras funções como shaders, menor input lag, Fast Forward, Rewind, etc.)

SSF também é muito bom e bem mais leve, o que é ótimo pra PCs mais antigos.

Esses acima rodam sem muita melhoria, mesma resolução. Se quiser aumentar a resolução vá de Kronos ou YabaSanshiro, o que melhora muito a imagem, mas esses emuladores são imperfeitos e tem muitos bugs gráficos e no som.

Lembrando que SSF tem mesh translucent nativo, pode rodar com ReShade, e ganhar alguns shaders interessantes como CRT. Pode ser uma boa opção para buscar a experiência que se tinha na época.



Por exemplo, emulado:
vPzUBUs.png


oQZZvvU.png
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Muito bom o vídeo, de fato é pouco tempo para se falar de algo tão complexo, também é chato debater essa questão do desenvolvimento a fundo, pois além de complexa é demorado e contraditório, aí entra os fanboys de um lado fantasiando um saturn perfeito, do outro lado os do contra botando piorando e deixando a história ainda mais dramática.

meus pontos sobre o assunto são:

- A história é escrita pelo vencedores: o Saturn flopou e tal, mas tudo que se fala hoje só foi fortmente compilada mesmo após a saída do DC da praça em 2001, de lá pra cá sempre surge uma matéria com os ''erros da sega'' todo ano tem ao menos uma matéria desconstruindo a marca. nunca entendi tanto ódio.

- eu entendo que a sega caiu num ninho cobra bem planejado; mas ela não é inocente não, deveria ter reagido a isso de outra forma, devia ter ficado na sua e não baixar o preço da maquina e apelar para a fanbase comprar o console mesmo ele parecendo (ou sendo) pior, a pessoa devia compra apenas por ser sega. com o tempo o hype baixaria então a marca voltaria a vender, e o saturn poderia ter fechado sua vida últil nos eua e ter resultado visuais nos jogos acima dos que ele atingiu, já que a base era pequena e não valia o investimento.

No mundo dos games muita coisa poderia ser diferente, o Wii U poderia ter vendido tanto quanto N64 se a Nintendo tira aquele gamepad e baixa o preço. mas ela não quis e é isso.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.032
Reações
7.648
Pontos
453
Lembrando que SSF tem mesh translucent nativo, pode rodar com ReShade, e ganhar alguns shaders interessantes como CRT. Pode ser uma boa opção para buscar a experiência que se tinha na época.



Por exemplo, emulado:
vPzUBUs.png


oQZZvvU.png

No RetroArch os shaders fazem um ótimo papel também. Usando o Mdapt fica quase tão bom quanto o mesh translucent, que pode ser aplicado até na hud:

ItEvcUH.jpg

qibfwFw.jpg
 

Balduíno IV

Veterano
Mensagens
382
Reações
1.070
Pontos
133
Um jogo que sempre achei impressionante.



Burning Ranger é impressionante.
Eu sempre achei impressionante quando via um jogo que puxava o hardware e era feito do zero por saturn.

Burning ranger tem boa movimentação, sem aquela jogabilidade tank, câmera boa que fica não presa (ou te prende num canto) e tem uma boa localização quase "over the shoulder" as vezes. Poucos jogos totalmente 3d da época tem essa movimentação (fora do n64, pq né, Mario64 e Banjo dispensa comentário :kcool) livre assim.
As partes da água tbm acho impressionante. Acho que esse jogo puxou muito do saturn. Gosto muito dele, acho que deveriam ter mais utilizado mais essa engine para outros jogos 3d. Ia fazer muito sucesso.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Amo esse euro dancer em Sonic R puxa vida me lembra os anos 90 !

complicado ver como as coisas são, o console foi desconstruído só por causa de transparência :facepalm o 3d tava nascendo, perder em um requisito não devia ser motivo para tanto haterismo.
 
Topo Fundo