Tre Styles
Ei mãe, 500 pontos!
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Vamos falar em partes aqui:
- Estamos falando de quem tinha Saturn, parece que tem um tesão aqui em comparar tudo com o PSX(sei que não começou com você), quem jogava no Saturn, jogava no Saturn, quem jogava no PSX, jogava no PSX, quase ninguém tinha cacife pra ter os dois e ficar procurando pelo em ovo.
- Sobre a transparência, só dava pra enxergar nitidamente o dithering caso jogasse em um monitor ao invés de uma TV, o jogador comum não percebia isso, podia ver algo trêmulo, mas ver o dithering não dava pra ver nem ferrando, todo mundo que tinha o Saturn aqui não via isso, até eu não via.
- Quem tinha acesso a monitores eram a imprensa, porém a imprensa brasileira dificilmente tinham acesso a tal coisa(já que tu citou a Gamers), já vi screenshots tiradas de um VHS danificado com coloração amarela na SGP, mas já que as revistas naquela época pegavam matérias gringas e traduziam/adaptavam pra cá(foi o falecido Fabio Pancheri que me disse isso uma vez), obviamente iriam a dizer a mesma coisa que a gringa.
-Digital Foundry diz isso pois é o trabalho dela dissecar os jogos e hardwares, mas ela fala numa visão atual, obviamente vão dizer que é algo ruim(já que obviamente não é algo bom pois é uma limitação do hardware em comparação com a concorrência), mas aposto que o próprio John do DF Retro, sequer reparava no dithering de transparência do Saturn e no dithering de cores do PSX quando era um mlk.
Não é questão de ter os dois. O que moleque sem grana faz? Empresta e pega emprestado. Vai jogar na casa do amigo, e por aí vai. E claro que moleque falando de videogame inevitavelmente vai comparar coisa ou outra que percebe. É a natureza da juventude ser observador.
O dither era tão problemático que inclusive ficava com efeito arco-íris dependendo do televisor. Em vários detonados no youtube se percebe, também
Na minha TV, os pixels horizontais se mesclavam, mas os verticais não. Meu videogame na TV de um amigo já tinha um resultado diferente.
E tudo oque está atrás do dithering fica com um efeito "espichado", um bom exemplo é o Tyrant do RE1, naquela sequencia da água abaixando.
Dither do PS1 também sempre foi nítido nas fumaças e transparências 3D. Eu usava uma TV de 20 pra jogar, dava pra ver isso bem, só não sabia explicar porque o PS1 era o único com esses ruídos na imagem.
Eu já elogiei e colaborei bastante com esse tópico, não tenho problema algum em apontar os defeitos do Saturn. Comparações de videogame não me incomodam de maneira alguma, desde que sejam justas e não se invente nada.