Não tenho tanta certeza disso, a 5 ª gen foi quando os jogos com mais foco cinemático e story-driven passaram a ter mais apelo com o público.
O próprio Nights, que é um baita jogo, é bem arcade, p/ chegar aos últimos levels, vc precisa entender o grade system, as fases funcionam como um score attack.
O pessoal já não tinha mais paciência p/ isso, os caras queriam um "filme jogável" Driver,
FF7, MGS, pelo menos é o que eu percebo.
Por outro lado, Crash, que é basicamente um sidescroller em perspectiva 3D, se deu bem, mas eu vejo mais como exceção do que regra.
sim e não, nem tanto ao mar nem tanto a terra. Eu avalio da seguinte forma e acho que entra de encontro a tua visão.
Eu acho que o mercado, a gen, já se inicia no marketing e antes disso no laboratório da empresa, o que for decidido ali pode ser o fim, como no xadrez dependendo de qual peça o jogador mova inicialmente a derrota já está sacramentada, ali no primeiro movimento, mas no mercado há variações e o marketing tenta convencer as pessoas das decisões tomadas, portanto um erro inicial pode ser corrigido ou o marketing pode fazer as pessoas engolirem aquele ''erro'' e o jogo mercadológico seguir.
Dito isso, as apostas da Sega em jogos falharam em grande parte por não ter uma base, um regra simples, se menos pessoas jogam... menos valorizado um jogo será, menos lembrado, portanto até como ruim pode ser taxado. O Saturn estava sobre um boicote de varejistas e sofrendo várias desconstruções na midia gamer, portanto usando apenas ele não dá para saber se jogos como Bug e nights teria ou não aceitação comercial, a lógica é simples sem muitos consoles, sem muitas vendas de software.
Mas usando o Play 1 e isolando nele os jogos estilo sega saturn (fighting games 3d, arcade 2d games, action 2d games e rpg 2d) veremos que esses tipo de jogo não foi bem sucedido nem mesmo no ps1.
rayman 1 de ps1 é o jogo 2d mais vendido 4M, após ele MK trilogy 2M
data: 1995/1996 e por fim street fighter alpha 3 esse ultimo com 1M de cópias. jogo de 1998
castlevania son 1M.
Ridge race que é de estilo arcade vendeu 1,4M e RR4 vendeu menos 1,2M GranTurismo vendeu sei lá 8M
arc the lad 2 vendeu alguma coisa. Final Fantasy vendeu mito mais
algo tipo nights o ps1 não tem, um 2,5D e tal mas mesmo se tiver será menos sucedido que crash 1 e seus 4,7M ou tomb raider e seus 8M
usando N64 temos que star fox vendeu 4M (1997) aqui representando Panzer Dragoon
Lightgun games, arcade games e 2d games estavam fadados ao fracasso, naquele contexto, starfox foi o único on rails shooter bem sucedido e mesmo assim por ser da Nintendo e pela janela de lançamento. A sega só acertou no jogo de luta 3d mas não conseguiu emplacar nenhum jogo que não fosse virtua fighter (que tb infelizmente não é jogo comercial e o jegue que inventou parece que não sabia disso ) então alem de errar nos estilos havia questão d eapelo comercial de cada game.
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a morte prematura do 2D ocorreu por burrice da Sega, como dito rayman 1 vendeu no play 4M sendo um jogo de 1995, Donkey kong 1 1994 vendeu horrores no super nes, dk2 também havia possibilidades havia pessoas dispostas a jogar um game 2d.
até então o 2d tava bem vivo, o ponto de ruptura ocorreu com a Nintendo mostrando mario 64 antes de 1996 em novembro, qualquer jogo 2d posterior a isso se lascou.
A Sega só tinha uma chance, soltar um baita jogo do Sonic em 2D de 32 bits, seria tipo Astal mas como sonic é ''famoso'' isso criaria um distorção no mercado que permitiria os demais jogos 2d posteriores a ter uma sobrevida.
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o mercado foi empurrado para um lado que literalmente negava tudo que a SEGA representava e eles muito burros não perceberam isso lá, em real time.