O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SEGA Saturn e seus jogos mais avançados !!!!

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Bem, já citaram a maioria, vou deixar esse aqui menos conhecido, sequência obscura de um jogo já obscuro,(Tempo do 32X).
É bem divertido e pode ser zerado numa tarde, o IP é da Sega, mas totalmente esquecido.

Sprites bem grandes e animação bacana, o estilo lembra um pouco um Earthworm Jim japonês, expressões exageradas e humor meio escrachado(Lago de urina logo no minuto 8:48-8:53).Japan only, uma pena, é um platformer bem mais polido que o Bug! que a gente recebeu por aqui.

 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Amo esse euro dancer em Sonic R puxa vida me lembra os anos 90 !

complicado ver como as coisas são, o console foi desconstruído só por causa de transparência :facepalm o 3d tava nascendo, perder em um requisito não devia ser motivo para tanto haterismo.

Eu acho que tem um pouco de fator psicológico nisso, o problema está lá e é um ponto fraco da máquina mas não é algo que arruína um jogo bonito.
É meio que uma forma de desmerecer o hardware como se fosse uma observação objetiva "se não tem transparência, é feio e vai sempre vai ser feio".

Eu vejo da mesma forma que o "processador lento" do SNES ou o shimmering do PS2, o cara já vai jogar com o mindset de reparar em qualquer defeitinho, qualquer framedrop(onde nem tem), etc.O pessoal confunde muito otimização com puxar o hardware, sendo que em consoles o primeiro é fundamental, já que salvo cartuchos de RAM e os midgen upgrades da 8ª gen, o hardware é basicamente o mesmo.

Devs de PC, por exemplo, são muito mal acostumadas com excesso de recursos, por isso você vê um bocado de ports p/ consoles com um monte de loading direto(provavelmente carregando segmentos inteiros do mapa da mídia p/ a memória, ao invés de uma leitura gradual e constante da mídia).Uma boa comparação no PS2 eu diria seriam os ports de Deus EX(não é horrível, mas podia ser melhor) e Hitman2(única coisa que que denuncia ser um port de PC é o file size do memory card,500kb).

O único caso que um defeito da máquina arruína a arte, ao meu ver, é a paleta vermelho e preta do virtual boy, literalmente machuca os olhos, você se sente desgastado ao usar.

O mesmo Saturn que peidou p/ rodar Toshiden, roda VF2 lisinho e com maior resolução, não existe ao meu ver "tirar leite de pedra", é só questão de tempo, custo e interesse.A EA viu que não vendia o bastante p/ justificar o custo e usou de bode expiatório p/ fazer o Fifa 98 do "jeito que dá".

Falam pouco mesmo. Eu conheço a muito tempo por causa de uma análise da revista Gamers sobre a versão Saturn. Recentemente descobi que tem uma versão pra Game Gear também

É bem esquecido mesmo, não aparece nem naqueles crossovers de corrida e tênis da Sega.
 

AllejoEterno

Ser evoluído
Mensagens
77
Reações
91
Pontos
38
Pra mim, o hardware do Saturno sempre falhou miseravelmente quando se propos a fazer 3d, qualquer desses jogos q encabeçam os mais bonitos do console seriam mais um na multidão do PS1, q é seu concorrente (sem comparar nem com o 64). O draw distance capadissimo é o que mais chama atenção negativamente, presente ate em jogo side scrolling.

Com isso não quero dizer que seus jogos 3d seja ruins, claro que não, mas jogos como Nights ou Burnin Rangers são jogos bons em gameplay e na parte artistica, mas tecnicamente não são nada demais

Não foi capaz de entregar nem um Sonic de verdade, um plataformer 3d q poderia alavancar o console, assim como aconteceu com o Mega, só conseguiram entregar a piada do Sonic R.

Dito isso, na parte 2d não tem o que discutir era soberano, ainda q precisasse de cartucho de expansão, e mesmo no campo 2d era prejudicado devido a complexidade do hardware muitos jogos não tinha transferência real, mesmo ele sendo capaz.
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.792
Reações
13.825
Pontos
803
Eu acho que tem um pouco de fator psicológico nisso, o problema está lá e é um ponto fraco da máquina mas não é algo que arruína um jogo bonito.
É meio que uma forma de desmerecer o hardware como se fosse uma observação objetiva "se não tem transparência, é feio e vai sempre vai ser feio".

Eu vejo da mesma forma que o "processador lento" do SNES ou o shimmering do PS2, o cara já vai jogar com o mindset de reparar em qualquer defeitinho, qualquer framedrop(onde nem tem), etc.

O mesmo Saturn que peidou p/ rodar Toshiden, roda VF2 lisinho e com maior resolução, não existe ao meu ver "tirar leite de pedra", é só questão de tempo, custo e interesse.A EA viu que não vendia o bastante p/ justificar o custo e usou de bode expiatório p/ fazer o Fifa 98 do "jeito que dá".

minha visão sobre o assunto é mais complexa, começa com a própria ideia de console war (que a Sega trouxe) uma ideia que se baseia em desconstruir o concorrente, entre as táticas está essa de escolher uma deficiência do hardware e amplifica-la na mente do publico, e se o público morder a isca temos o que vimos.

um exemplo gritante foi que a sony usou transparência para desconstruir o Saturn em jogos 3D.
depois e usou os jogos 3D para desconstruir os 2D, assim gameover para o saturn.

Quando N64 chegou fazendo trazendo boas transparências aí a tática mudou para texturas, cenas cgi e pasme ter jogos 2D (quando tinha no saturn eram ''ruins'' depois que o n64 chegou então o 2d voltou a ser ''bom'')

vem o PS2 e as texturas que até então (um espaço de 3 anos) era o ponto forte do ps1, no ps2 ter boas texturas já não é problema, o povo aceitou essa deficiência (deficiência essa que rejeitou no N64) acho interessante isso, ou seja talvez se existisse pirataria facilitada o n64 suplantasse o ps1.

vem o ps4 e resolução 1080p te fará um melhor game, mas jogar em 240p 480i no ps2 ninguém ligava, sem anacronismo, naquela época todos os concorrentes tinham melhor resolução geral de imagem.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.792
Reações
13.825
Pontos
803
Pra mim, o hardware do Saturno sempre falhou miseravelmente quando se propos a fazer 3d, qualquer desses jogos q encabeçam os mais bonitos do console seriam mais um na multidão do PS1, q é seu concorrente (sem comparar nem com o 64).

Dito isso, na parte 2d não tem o que discutir era soberano, ainda q precisasse de cartucho de expansão, e mesmo no campo 2d era prejudicado devido a complexidade do hardware muitos jogos não tinha transferência real, mesmo ele sendo capaz.

nota-se que tu repete o fabricado senso comum, tudo que tu criticou na verdade é só o contrário do que de fato é.

O ps1 e o n64 teriam absurda dificuldade em replicar os exclusivos do saturn e não o poderiam, a começar por Nights, o Sonic R (jogo mais avançado do saturn) virtua fighter 2, dead or alive, e existe entre essas máquinas alguns multies comparados, nessa época os jogos eram adpatados para cada hardware os resultados do saturn são bem convincentes perto do n64.
 

AllejoEterno

Ser evoluído
Mensagens
77
Reações
91
Pontos
38
nota-se que tu repete o fabricado senso comum, tudo que tu criticou na verdade é só o contrário do que de fato é.

O ps1 e o n64 teriam absurda dificuldade em replicar os exclusivos do saturn e não o poderiam, a começar por Nights, o Sonic R (jogo mais avançado do saturn) virtua fighter 2, dead or alive, e existe entre essas máquinas alguns multies comparados, nessa época os jogos eram adpatados para cada hardware os resultados do saturn são bem convincentes perto do n64.

PS1 que possui a série Spyro, THPS, Tomb Raiders, entre outro teria ENORMES dificuldades em portar Nights?

Só falta vir com a falacia de q o Saturno rodaria um jogo COMPLETO, com IA, inimigos na tela, framerate decente do jeito que está naquela demo...

Repito: Pra ports de fighters e side scroll 2ds, Saturno é soberano. Do contrário, qualquer tentativa de 3d falha miseravelmente, não vou dar ctrl c ctrl v em tequinicidades do Google, é só observar, jogos do Saturn 3d são completamente capengas, mesmos os "melhores" não figurariam nem umem um top 50 da geração.

Em 2000 isso aqui foi o canto do cisne dele:



Preciso nem mostrar o q como PS1 estava a nivel gráfico em 2000 pq seria humilhante...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.792
Reações
13.825
Pontos
803
PS1 que possui a série Spyro, THPS, Tomb Raiders, entre outro teria ENORMES dificuldades em portar Nights?

não tem o poder necessário (o video deixa claro isso, na verdade quem entende de tecnologia sabe), não compreende que cada jogo um jogo, o que tem tomb raider a ver com nights, eu hein

 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Caras, eu acho que o problema de especulações de foruns é que a gente não tem acesso ao código fonte.
A gente acaba avaliando o jogo só pela parte exterior, isso me lembra quando o diretor do Megaman 9 descartou a possibilidade de o jogo rodar no NES, não é porque parece um jogo de NES que rodaria num NES(que tem limites de 3 cores por sprite, por exemplo).

Dito isso, creio que rodar igual não rodaria, Nights tem uns efeitos de distorção, especialmente no Soft Museum, muito pesados p/ o ps1.
Mas tem umas gambiarras usando polígonos flat, eu acho que é assim que fizeram o efeito no MGS, daria um resultado parecido.
Agora, em termos de mecânicas o jogo é basicamente um sidescroller com algumas seções 3D on rails, não é tão complexo quanto os last gens do ps1.

Eu acho que num jogo genérico 3D third party o ps1 tem uma arquitetura mais equilibrada, a textura costuma sair um pouquinho melhor também, especialmente o gouraud shading. Engraçado ver que a Sony foi na contramão com o PS2 e o PS3, buscando mais poder de processamento, deixando a parte prática de desenvolvimento em segundo plano, cometeu o mesmo erro da Sega com o Saturn. Essa postura que gerou um hate brutal por parte das devs, tendo Mikami e Itagaki literalmente indo contra a decisão mais racional e comercialmente sensata das empresa que eles trabalhavam. A Sony ainda tinha posição financeira p/ fazer isso e muitos ports ainda assim saiam cagados.A Sega não estava em boa posição p/ isso, com vendas fracas do Saturn, deu no que deu, qualquer pretexto p/ pular fora do barco já bastava.

TLDR: ps1 teve resultados melhores, mas acho que ps1 e saturn estão mais ou menos no mesmo ballpark, mas com ênfase diferentes, saturn teria resultados melhores se fosse viável comercialmente(se bem que acho que ainda saía mais caro desenvolver p/ o N64 e seus cartuchos de silício).

minha visão sobre o assunto é mais complexa, começa com a própria ideia de console war (que a Sega trouxe) uma ideia que se baseia em desconstruir o concorrente, entre as táticas está essa de escolher uma deficiência do hardware e amplifica-la na mente do publico, e se o público morder a isca temos o que vimos.

um exemplo gritante foi que a sony usou transparência para desconstruir o Saturn em jogos 3D.
depois e usou os jogos 3D para desconstruir os 2D, assim gameover para o saturn.

Nunca pensei dessa forma, eu achava que isso era mais alimentado por revistas e foruns, mas até faz algum sentido, a Sega americana era cheia desses comerciais exagerados, não sei se foi o pontapé inicial, acho que é um reflexo do tribalismo inerente ao ser humano. Essa posturas não era nada profissional, mas fazia muito sentido, o público alvo era muito mais jovem antigamente, a graça era ownar o console do coleguinha no recreio. Hoje os caras fazem a política da boa vizinhança, Phil Spencer e Yoshida comprando o videogame do concorrente p/ tirar foto no twitter.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.792
Reações
13.825
Pontos
803
nem tanto ao mar nem tanto a terra.
há muitas informações; realmente somente o olhometro não diz tudo cada jogo é cada jogo, preciso dosar um meio termo, por exemplo a maneira como um console se comporta sobretudo nos exclusivos mostra muito sobre o hardware, podemos entender os motivos dos jogos de n64 evitar fmv ou porque há um grande numero de jogos de terror no ps2 então deduzimos que jogo colorido não é o ponto forte dele, apesar de não ser o ponto forte nada impede de um dev fazer só que ai ele ta lutando contra a máquina então serão poucos devs assim como os devs que colocaram fmv no n64.

o saturn é cabuloso: 2MB de Ram em dois pools, 1,5MB de Vram que não podem ser livremente usadas, pois não são unificadas parte alimenta um chip parte outro. 2 chips gráficos: 1 perfeitamente 3D (vdp1) e outro perfeitamente 2D (vdp2) e por fim 2 processadores centrais. tudo isso programado em assembler com a documentação auxiliar em japones.

Mas dada a época em que o projeto foi concebido é natural que ele tenha a mesma ideia do 3do e do atari jaguar, a lógica é simples: mesclar, 2d gera o plano de fundo ou o piso, o 3d faz os bonecos e os efeitos ou seja os jogos que vimos nele já são os jogos propícios para ele, vf com backgroubd em alta res, galact attack, panzer dragon on rail shooter, virtua cop, nights, era para esses jogos terem sido o suficiente. ninguém imaginou que o povo desejar um metal gear, um mario 64 muito mais do que esses.

o PS1 é smart, chip de som, cpu e gpu fortes, conectados por bus de 32 bits, 2MB Ram veloz, 1MB vram para a gpu, 500k de ram para o chip de som. o gpu é mais forte que o vdp1 por um gap grande além de ser mais moderno, a documentação tudo certinha, a programação era em C.

calcula-se que em um perfeito uso hipotético (nos jogos certos) o saturn bata o ps1 em 30%, num uso tosco ele perde 50% e no uso que vimos ele perde por cerca de 30% (ou seja o que vimos foi um uso regular da máquina, basicamente aquela era a força dele mesmo nenhum tird party iria empurrar mais do que aquilo) mas supondo que algum third party se esforce para igualar as versões o saturn ainda teria aquelas sombras pontilhadas e talvez aquelas fmv em meia tela, ambos elementos dão uma baita sensação de fraqueza, então o RE1 do saturn mesmo sendo feito por um time B da capcom, eles foram bem profissionais pois conseguiram fmv em tela cheia.

o saturn basicamente não foi para jogos full 3d, eu contei 17 jogos apenas em 3d livre, o resto são lutas e corrida, duma biblioteca de centenas, os devs japones não ligava para 3d e sapecou jogo de rpg e 2d na máquina, acredito que por ser o forte e por ser fácil de programar em 2d e por esses jogos venderem lá no japão.

Minha tese é que a Sega esperava que o que ela oferecia já ia ser o suficiente esses jogos poligonais pseudo 3d, tipo perderia nos multis mas por exemplo VF2 viraria o jogo, nunca passou pela cabeça dela que ia precisa de jogos mais complexos que isso, e mesmo assim ela os entregou com Panzer D Saga.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.808
Reações
7.734
Pontos
1.264
Pq é sem graça mesmo


Sem graça?

É um dos melhores plataformers do Saturn. Tem uma variedade enorme do estilo de fases, design meio psicodélico dois personagens jogáveis, muitos segredos (pena estarem alguns em japonês), fora a quantidade enorme de brinquedos para colecionar.

A fase em homenagem aos jogos do Atari é um brinde extra para retrogamer. Essa pessoa que estava jogando não quis variar, mas há 10 jogos diferentes, que aparecem de acordo com o número na fita de video cassete coletada.



A fase em homenagem à música clássica também legal, mas precisa conhecer o nome dos compositores, de música clássica e um pouco de katakana OU passar na sorte mesmo.



Se o jogo tem um defeito, é a incapacidade de poder salvar. Embora seja um jogo curto, não dá pra pegar todos os itens colecionáveis de uma vez só. Aí teria sido interessante um save par aguardar os itens já coletados para levar para o próximo jogo.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Super Tempo eu achei bacana, não pagaria o preço que cobram pelo original, mas com certeza vale uma jogatina com o Pseudo Saturn.
Colocaria junto com os Clockwork Knight, mas abaixo de Astal e Rayman(diga-se de passagem, o pessoal chegou a reclamar do Origins, mas o original é muito mais difícil).

o saturn basicamente não foi para jogos full 3d, eu contei 17 jogos apenas em 3d livre, o resto são lutas e corrida, duma biblioteca de centenas, os devs japones não ligava para 3d e sapecou jogo de rpg e 2d na máquina, acredito que por ser o forte e por ser fácil de programar em 2d e por esses jogos venderem lá no japão.

Minha tese é que a Sega esperava que o que ela oferecia já ia ser o suficiente esses jogos poligonais pseudo 3d, tipo perderia nos multis mas por exemplo VF2 viraria o jogo, nunca passou pela cabeça dela que ia precisa de jogos mais complexos que isso, e mesmo assim ela os entregou com Panzer D Saga.

Eu também acredito nisso, tem aquela anedota dos funcionários da Sega sendo pegos de surpresa pelo protótipo de Ridge Racer no ps1 e faz sentido vendo que os jogos da primeira leva do Saturn são em 2D ou 2.5D(Astal, Bug!, Clockwork Knight,etc) e os em 3D estavam meio deficientes (Daytona USA e VF1).
Mas ambos receberam versões corrigidas depois,(Daytona USA CCE e VF Remix), isso era o equivalente ao patch de correção moderno, só que o consumidor tinha que pagar de novo, lógico que desgastou a imagem do console.

Não sei se está nesses seus 17 jogos, mas tem esse clone de Tomb Raider do Lupin.
Nunca joguei, parece ruim e meio feio, mas é em 3D livre.

 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
isso era o equivalente ao patch de correção moderno, só que o consumidor tinha que pagar de novo, l
Virtua fighter remix se não me engano era grátis para quem tinha comprado o original

É o original era ótimo. Nunca tive problemas com ele.

O segundo que foi um esculacho. Lindo demais e super fluido de jogar.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Virtua fighter remix se não me engano era grátis para quem tinha comprado o original

É o original era ótimo. Nunca tive problemas com ele.

O segundo que foi um esculacho. Lindo demais e super fluido de jogar.

Não sabia dessa, bacana por parte da Sega.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Sem graça?

É um dos melhores plataformers do Saturn. Tem uma variedade enorme do estilo de fases, design meio psicodélico dois personagens jogáveis, muitos segredos (pena estarem alguns em japonês), fora a quantidade enorme de brinquedos para colecionar.

A fase em homenagem aos jogos do Atari é um brinde extra para retrogamer. Essa pessoa que estava jogando não quis variar, mas há 10 jogos diferentes, que aparecem de acordo com o número na fita de video cassete coletada.



A fase em homenagem à música clássica também legal, mas precisa conhecer o nome dos compositores, de música clássica e um pouco de katakana OU passar na sorte mesmo.



Se o jogo tem um defeito, é a incapacidade de poder salvar. Embora seja um jogo curto, não dá pra pegar todos os itens colecionáveis de uma vez só. Aí teria sido interessante um save par aguardar os itens já coletados para levar para o próximo jogo.

ok
vou dar uma chance pro jogo

gravei aqui


157222
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.792
Reações
13.825
Pontos
803
Virtua fighter remix se não me engano era grátis para quem tinha comprado o original

sim, mas essa não é a história completa; A Sony havia bolado um plano para desconstruir a SEGA que foi a criação de um jogo de luta denominado VF-Killer pelas mão da takara, mas que saiu sobre o nome de Toshiden, toshiden é um jogo da janela inicial do ps1 japones, o jogo era bem mais avançado que vf1, junto com o jogo a sony soltou uma campanha de marketing exaltando o pdoer do playstation e deu certo, o povo via as specs (ok isso não tem impacto algum) e ao mesmo tempo via um jogo do mesmo estilo porém muito além (ai o play começou a vender legal) a Sega sentiu o golpe e fez a versão VF Remix na correria e a deu, enviando por correio para os compradores de VF1. Não tem nada a ver com patch nem de longe chega ser sequer análogo.
 
Ultima Edição:

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Mas o Saturn era plenamente capaz. O problema dele sempre foi a complexidade de desenvolver para o sistema e não a capacidade do hardware.

Dá para pensar nas capacidades, vendo aquela demo de Shenmue:


Saturn era uma "orquestra" que precisava de um "super regente" pra harmonizar todos os seus músicos(processadores e memórias)
Não fosse o fracasso comercial dele nos EUA( mercado principal), ele teria mostrado mais games "Shenmue like" Falar que o console era ruim pro 3D é uma falácia sem tamanho... Mas que a arquitetura dele devia deixar muita gente desanimada em relação ao PSX e N64( meio complicado tb) , isso sem dúvida...
 
Ultima Edição:

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Não tenho tanta certeza disso, a 5 ª gen foi quando os jogos com mais foco cinemático e story-driven passaram a ter mais apelo com o público.

O próprio Nights, que é um baita jogo, é bem arcade, p/ chegar aos últimos levels, vc precisa entender o grade system, as fases funcionam como um score attack.
O pessoal já não tinha mais paciência p/ isso, os caras queriam um "filme jogável" Driver, FF7, MGS, pelo menos é o que eu percebo.

Por outro lado, Crash, que é basicamente um sidescroller em perspectiva 3D, se deu bem, mas eu vejo mais como exceção do que regra.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Não tenho tanta certeza disso, a 5 ª gen foi quando os jogos com mais foco cinemático e story-driven passaram a ter mais apelo com o público.

O próprio Nights, que é um baita jogo, é bem arcade, p/ chegar aos últimos levels, vc precisa entender o grade system, as fases funcionam como um score attack.
O pessoal já não tinha mais paciência p/ isso, os caras queriam um "filme jogável" Driver, FF7, MGS, pelo menos é o que eu percebo.

Por outro lado, Crash, que é basicamente um sidescroller em perspectiva 3D, se deu bem, mas eu vejo mais como exceção do que regra.
voce está comparando com jogos lancados quase 4 anos depois de BUG

sim, o jogo mudou, e a sega dançou

por isso que o BUG fica como um jogo com Potencial, mas que foi engolido pelas rapidas mudancas entre 94-97
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.792
Reações
13.825
Pontos
803
Não tenho tanta certeza disso, a 5 ª gen foi quando os jogos com mais foco cinemático e story-driven passaram a ter mais apelo com o público.

O próprio Nights, que é um baita jogo, é bem arcade, p/ chegar aos últimos levels, vc precisa entender o grade system, as fases funcionam como um score attack.
O pessoal já não tinha mais paciência p/ isso, os caras queriam um "filme jogável" Driver, FF7, MGS, pelo menos é o que eu percebo.

Por outro lado, Crash, que é basicamente um sidescroller em perspectiva 3D, se deu bem, mas eu vejo mais como exceção do que regra.

sim e não, nem tanto ao mar nem tanto a terra. Eu avalio da seguinte forma e acho que entra de encontro a tua visão.

Eu acho que o mercado, a gen, já se inicia no marketing e antes disso no laboratório da empresa, o que for decidido ali pode ser o fim, como no xadrez dependendo de qual peça o jogador mova inicialmente a derrota já está sacramentada, ali no primeiro movimento, mas no mercado há variações e o marketing tenta convencer as pessoas das decisões tomadas, portanto um erro inicial pode ser corrigido ou o marketing pode fazer as pessoas engolirem aquele ''erro'' e o jogo mercadológico seguir.

Dito isso, as apostas da Sega em jogos falharam em grande parte por não ter uma base, um regra simples, se menos pessoas jogam... menos valorizado um jogo será, menos lembrado, portanto até como ruim pode ser taxado. O Saturn estava sobre um boicote de varejistas e sofrendo várias desconstruções na midia gamer, portanto usando apenas ele não dá para saber se jogos como Bug e nights teria ou não aceitação comercial, a lógica é simples sem muitos consoles, sem muitas vendas de software.

Mas usando o Play 1 e isolando nele os jogos estilo sega saturn (fighting games 3d, arcade 2d games, action 2d games e rpg 2d) veremos que esses tipo de jogo não foi bem sucedido nem mesmo no ps1.

rayman 1 de ps1 é o jogo 2d mais vendido 4M, após ele MK trilogy 2M
data: 1995/1996 e por fim street fighter alpha 3 esse ultimo com 1M de cópias. jogo de 1998
castlevania son 1M.

Ridge race que é de estilo arcade vendeu 1,4M e RR4 vendeu menos 1,2M GranTurismo vendeu sei lá 8M

arc the lad 2 vendeu alguma coisa. Final Fantasy vendeu mito mais

algo tipo nights o ps1 não tem, um 2,5D e tal mas mesmo se tiver será menos sucedido que crash 1 e seus 4,7M ou tomb raider e seus 8M

usando N64 temos que star fox vendeu 4M (1997) aqui representando Panzer Dragoon

Lightgun games, arcade games e 2d games estavam fadados ao fracasso, naquele contexto, starfox foi o único on rails shooter bem sucedido e mesmo assim por ser da Nintendo e pela janela de lançamento. A sega só acertou no jogo de luta 3d mas não conseguiu emplacar nenhum jogo que não fosse virtua fighter (que tb infelizmente não é jogo comercial e o jegue que inventou parece que não sabia disso ) então alem de errar nos estilos havia questão d eapelo comercial de cada game.
...................................................

a morte prematura do 2D ocorreu por burrice da Sega, como dito rayman 1 vendeu no play 4M sendo um jogo de 1995, Donkey kong 1 1994 vendeu horrores no super nes, dk2 também havia possibilidades havia pessoas dispostas a jogar um game 2d.

até então o 2d tava bem vivo, o ponto de ruptura ocorreu com a Nintendo mostrando mario 64 antes de 1996 em novembro, qualquer jogo 2d posterior a isso se lascou.

A Sega só tinha uma chance, soltar um baita jogo do Sonic em 2D de 32 bits, seria tipo Astal mas como sonic é ''famoso'' isso criaria um distorção no mercado que permitiria os demais jogos 2d posteriores a ter uma sobrevida.

........................

o mercado foi empurrado para um lado que literalmente negava tudo que a SEGA representava e eles muito burros não perceberam isso lá, em real time.
 
Ultima Edição:

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Sobre jogos estilo Saturn no ps1, o Jumping Flash fez certo rebuliço na mídia e muita gente jogou no demo disc, mas comercialmente não parece ter vendido muito, 300k de acordo com o VGchutez.Omega Boost, o Panzer Dragoon da Sony, também flopou.

A Sega realmente não percebeu a mudança de mercado ao meu ver.
Lógico que observando com um olhar de hoje é muito mais fácil perceber do que dentro da própria época.
Talvez se Bug fosse um jogo do Sonic, seria mais bem recebido.

Mas esse ponto que o @Sony-AMD citou do lançamento o mario 64 realmente creio ter sido um divisor de águas, começou a pipocar um monte de 3D platformer com mascote antropomórficos.Ironicamente, Gex2 e Croc venderam muito no ps1, apesar de hoje serem completamente esquecidos.O Saturn teve sua versão de Croc, mas talvez foi tarde demais e o ps1 já estava nas graças do povo.
Mais irônico ainda é que originalmente Croc era p/ ser um jogo de Yoshi p/ o n64.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.233
Pontos
2.009
Um jogo que sempre achei impressionante.



Burning Ranger é impressionante.
Eu sempre achei impressionante quando via um jogo que puxava o hardware e era feito do zero por saturn.

Burning ranger tem boa movimentação, sem aquela jogabilidade tank, câmera boa que fica não presa (ou te prende num canto) e tem uma boa localização quase "over the shoulder" as vezes. Poucos jogos totalmente 3d da época tem essa movimentação (fora do n64, pq né, Mario64 e Banjo dispensa comentário :kcool) livre assim.
As partes da água tbm acho impressionante. Acho que esse jogo puxou muito do saturn. Gosto muito dele, acho que deveriam ter mais utilizado mais essa engine para outros jogos 3d. Ia fazer muito sucesso.

Esse game é incrível mesmo, DISPARADO o melhor game do console, em praticamente todos os quesitos (se não todos).
Me pergunto pq não botaram esse time pra fazer um Sonic 3D decente pro console, o que, quem sabe, teria mudado os rumos da empresa... Claro, isso era 98 e já estavam trabalhando no Adventure, mas me refiro a terem pensado isso pro lançamento do Saturn.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
mas me refiro a terem pensado isso pro lançamento do Saturn.
haviam no mínimo uns 5 protótipos de sonic sendo desenvolvidos para o Saturn, lançar um jogo revolucionário de nova geração é mais fácil falar do que fazer...

-Sonic 2D baseado no desenho de TV, que apareceram umas imagens demo
-Sonic xtreme cancelado (que teve o conceito retomado no Sonic Lost World)
-Sonic 3D que saiu para mega drive E Saturno com texturas e graficos melhores.... mas ninguem lembra desse jogo
-Sonic R conseguiu otimos resultados em graficos e velocidade, mas não conseguiram criar levels de plataforma então virou um jogo de corrida
-Sonic JAM e o seu nível em 3D super divertido, mas que não conseguiram esticar o conceito para um jogo inteiro.

-BUG que falamos acima chegou a ser testado como prototipo do sonic, é um plataforma hibrido 2D e 3D... só que a engine eram muito lenta

-NiGhts foi o mais próximo que eles chegara de um jogo full-3D com alta velocidade que o sonic precisava, e feito pelo Sonic team.... só não meteram o Sonic no jogo pq o conceito era um personagem voador, então criaram um novo personagem.

você acha mesmo que a Sega não tava desesperada para encontrar uma solucão do seu principal personagem e ganhar a nova geração?
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.233
Pontos
2.009
haviam no mínimo uns 5 protótipos de sonic sendo desenvolvidos para o Saturn, lançar um jogo revolucionário de nova geração é mais fácil falar do que fazer...

-Sonic 2D baseado no desenho de TV, que apareceram umas imagens demo
-Sonic xtreme cancelado (que teve o conceito retomado no Sonic Lost World)
-Sonic 3D que saiu para mega drive E Saturno com texturas e graficos melhores.... mas ninguem lembra desse jogo
-Sonic R conseguiu otimos resultados em graficos e velocidade, mas não conseguiram criar levels de plataforma então virou um jogo de corrida
-Sonic JAM e o seu nível em 3D super divertido, mas que não conseguiram esticar o conceito para um jogo inteiro.

-BUG que falamos acima chegou a ser testado como prototipo do sonic, é um plataforma hibrido 2D e 3D... só que a engine eram muito lenta

-NiGhts foi o mais próximo que eles chegara de um jogo full-3D com alta velocidade que o sonic precisava, e feito pelo Sonic team.... só não meteram o Sonic no jogo pq o conceito era um personagem voador, então criaram um novo personagem.

você acha mesmo que a Sega não tava desesperada para encontrar uma solucão do seu principal personagem e ganhar a nova geração?

Sim man, to ligado, fiz até um tópico sobre:


Eu até acredito que ela estivesse desesperada, mas não soube converter esse desespero em uma (ou mais) ação eficaz.

O meu sentimento é de que, se tivesse saído um Sonic 3D decente (quem sabe algo como um platform 3D com a base gráfica do Sonic World do Sonic JAM, até menos parrudo), com lançamento não muito distante do Mario 64, os rumos da Cega teriam sido outros, pois seria um legítimo system seller e consequentemente aumentaria a longevidade do console, o que por sua vez teria diminuído a necessidade de lançar o DC tão cedo.

Mas é somente um feeling, não tem nenhuma "base científica" nisso.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Conclusão: Quake para Saturn é uma conquista e tanto, principalmente pelo jogo ser em 3D, no N64 foi um jogo competente apenas até porque verdade seja dita em 97 o N64 recebeu Golden eye e Turok dois dos jogos de tiro mais avançados por boa parte da geração, o próprio Doom 64, enfim compilei esse comparativo apenas para mostrar quais trade offs o Saturn precisa fazer para rodar alguns jogos.

Brace yourselves

Curiosidade: John Carmack se arrepende de ter usado perspective correction no port de Quake.

 

Anexos

  • 1610654068441.png
    1610654068441.png
    50,6 KB · Visualizações: 6
Ultima Edição:
Topo Fundo