O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SEGA Saturn e seus jogos mais avançados !!!!

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
tekken 3 supera, mas se olharmos o quanto um jogo de 95 (janela de lançamento, ainda) se manteve atual durante toda sua gen, chegamos a duas conclusões; a primeira que foi sim um jogo pika pro Saturn um feito admirável para o perfil do console, tanto que poucos jogos de luta dentro do saturn rivaliza com ele; a segunda é que isso levanta a questão de até onde o Saturn poderia ter chegado, eu acredito em um VF3 (feio e adaptado) porém funcional sem o uso de add-on.

ainda hoje me pergunto como seria o port de VF3 se a sega não tivesse cancelado....:kpensa

mas com o add-on ,sem ele seria como um VF2 um pouco mais polido
VF3 sem chance

o saturn não conseguia replicar a Model 2, quanto mais a poderosa Model 3 (que nem o dreamcast conseguiu reproduzir com 100% de fidelidade alias)

no VF2 retiraram os cenários 3D e substituíram por bitmap 2D (até aí normal pros consoles da época, Tekken tambem passou por isso)

mas o problema é que no VF3 os cenários 3D são parte fundamental do jogo, não são só "cenários de fundo", vc luta em diferentes relevos como escadas, telhados inclinados, metrô, praia com água (que da ring-out se cair lá), etc, tudo com variação de terreno e cenários que influenciam nas lutas.

Obviamente teriam que retirar tudo isso e transformar tudo em terrenos planos como VF2 e cenários bitmap...... e aí já não seria o mesmo jogo , todas as ideias que fizeram ao criar VF3 se perderiam no saturn.


DOA é superior , eu só joguei a versão ps1 e gostei, mas já vi os comparativos que a versão saturn é mais fiel ao arcade enfim, declaro DOA o jogo de luta 3d mais bonito do saturn e o mais avançado dessa categoria, seguido por Last Bronx e VF2. oloco olha isso saqui ! nunca vi cenários assim e nhum jogo de luta jamais.


esse cenário aí do saturn é 2D , mais precisamente 2D com efeito paralax:

"The arcade version of Last Bronx clearly sets the standards very high. With full 3D polygonal backgrounds and a locked 57.5hz refresh rate, the title impresses even today. Given the disparity in performance between Model 2B and the Saturn’s hardware, various compromises are made. Fortunately, these are only aesthetic in nature. The character models are clearly constructed from fewer polygons that occasionally suffer pop-in, especially during the victory poses. The arcade’s sophisticated real time shadows are replaced by generic ovals and the highly impressive 3D backgrounds are simulated using parallax scrolling effects .... more generally pop-in can be observed across all backgrounds. Finally, the Gouroud shaded metallic fighter is missing, replaced by a dull grey character model."



Sobre o Dead or Alive, o do saturn é sim mais fiel a 1ª versão do arcade (já que o do PS1 é praticamente outro jogo, e teve um outro jogo para arcade baseado nele, o DOA ++).... mas isso não quer dizer melhores gráficos:

"The Saturn version sacrifices the 3D stages to replace them with a flat bitmap image in the background, and the character models aren’t quite as detailed, but it’s still top of the line. This is, quite simply, the finest looking 3D title on the Saturn, especially considering that the system is not known for producing decent-looking polygons"


"When Tecmo brought Dead or Alive to the PlayStation, they didn’t just port it, but practically made it into a semi-sequel. The graphics this time are even better than on Saturn – as its predecessor, Dead or Alive is one of the smoothest, most gorgeous games on the original PlayStation, benefiting from even better character models and some shading to round the edges."



Last Bronx eu só joguei no PC, tenho aqui o CD original da Tectoy(ele e o VF2). Mas acho que nem devem funcionar mais. :klol
o do PC foi a melhor conversão caseira de Last Bronx da época (algo raro vide os ports lixo de daytona e segarally no PC)

"The PC version was released in 1998 for Windows 95/98 and can be run in compatibility mode for Windows 7/8. When running at maximum settings the game is arcade perfect, complex shadows return, 3D backgrounds are evident and polygon pop-in is no longer an issue. Here is even an option to increase the framerate above the 60hz standard."

também tem uma versão pro PS2 que saiu no Japão, naquele SegaAges

mas honestamente, pra mim a melhor forma de jogar esse jogo hoje é através do emulador da Model 2 , da pra meter resolução alta + filtros e fica bonitão.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Sobre o Virtua Fighter 2, certamente foi um acontecimento no final de 95. Aquilo era um espetáculo. Curioso, jogando com resolução aumentada, o capricho em certas texturas, numa resolução bem alta. Ficam nítidas em certos "closes", mesmo sem tratamento e jogando em LCD.

Em games futuros, é possível que sacrificassem a resolução de algumas coisas para ganhar em outras.

q7Xs0je.png


rxnbsrF.png

Acima são screens antigas, emulador atualmente permite que o piso seja renderizado em HD também.

Eu achava o Dead or Alive mais bonito...
A "forma" das mulheres com certeza é mais bonita.:ksafado

Um jogo de luta pouco conhecido em que o cenário me chamou atenção (certamente, ao menos neste quesito, superiores ao VF2):

mas com o add-on ,sem ele seria como um VF2 um pouco mais polido
Esse saiu, o Virtua Fighter 2 mais polido eram os gráficos do Fighters megamix. Boa modelagem, iluminação e cenários mais interessantes.


6O5d6hd.png


Virtua Fighter 3 com um orçamento gigante provavelmente seria outro nível.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
VF3 sem chance

o saturn não conseguia replicar a Model 2, quanto mais a poderosa Model 3 (que nem o dreamcast conseguiu reproduzir com 100% de fidelidade alias)
Não creio que alguém esperava que VF3 fosse "fiel", mas que seria um jogo importante, divertido e num nível superior ao apresentado no VF2. Uma evolução constante que é normal em qualquer console e geração. Achar que VF2 em 95 mostrou tudo que se podia na franquia é como achar que Ridge Racer Revolution na época estava mostrando o máximo que se veria no Playstation 1.

Ser totalmente fiel não é regra para um jogo ser lançado ou não. A decisão é primeiramente comercial. Depois equipes de desenvolvimento que se virem para fazer acontecer. Snes e N64 não tinham condições de rodar Killer Instinct do jeito que era, mas receberam versões adaptadas que foram importantes em suas bibliotecas. Snes e Mega não podiam rodar games de Neogeo e CPS-1, mas passaram a geração recebendo ports deles. O Outrunners do Mega Drive é uma piada, mas tá lá lançado.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Aproveitando que o pessoal está comentando sobre "Model 3 VS Dreamcast", até acho que no caso de Vitrua Fighter 3 daria pra fazer um "arcade perfect", mas a Genki ainda não estava manjando dos paranauês do DC (nem sei porque tercerizaram, a AM2 deveria estar ocupada na época...)

Sega Rally 2 teve aquele problema de usarem o jogo pra fazer uma "demonstração" do WindowsCE (que consumia parte dos recursos do Dreamcast) e acabaram capando o jogo...

Mas vendo Daytona USA 2, não tem como: era muita força bruta da Model 3 para renderizar uma cacetada de coisas a 60 FPS.

No DC, ou rolaria um downgrade monstro (na comparação) ou o game ficaria nos 30 FPS (o que não seria ruim, mas acho que ainda teria outras perdas gráficas além dos frames).
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.545
Reações
2.549
Pontos
724
Seria possível fazer um piso base de tilemap e o relevo e lutadores com polígonos. O Sonic World é assim e é praticamente imperceptível onde termina um e começa outro.
Mas claro, só vendo pra crer. Virtua Fighter 2 tinha uma Ação Games de 95 dizendo que só acreditavam que o Saturn poderia rodar o jogo no momento em que jogassem. Algumas edições depois deram nota máxima, selinho de AAA+, babaram o jogo até não poder mais, não acreditavam na qualidade alcançada.

Mas faltou as pontes sobre o cenário do Shun Di, que é, vendo o jogo rodando na máquina, a coisa mais difícil de imaginar um aparelho de 32 bits rodando.
 


NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.015
Reações
102.495
Pontos
1.299
Nunca joguei num Saturn e se joguei 2 ou 3 games do aparelho via coletâneas foi muito, pelo que li e ouvi aqui na retrospace, as maiores falhas do console se davam por conta de desenhar quadriláteros ao invés de triângulos e seus 2 processadores de vídeo que não "conversavam" entre si, o que causava uma série de problemas para desenhar transparências, mas ainda sim era uma máquina que por conta de suas peculiaridades era plenamente capaz de criar imagens impressionantes.

Acho que a galera já citou a maioria dos jogos graficosos, mas eu gostei muito do Virtual On, uma conversão bem parelha com o arcade
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
VF3 sem chance

o saturn não conseguia replicar a Model 2, quanto mais a poderosa Model 3 (que nem o dreamcast conseguiu reproduzir com 100% de fidelidade alias)

no VF2 retiraram os cenários 3D e substituíram por bitmap 2D (até aí normal pros consoles da época, Tekken tambem passou por isso)

mas o problema é que no VF3 os cenários 3D são parte fundamental do jogo, não são só "cenários de fundo", vc luta em diferentes relevos como escadas, telhados inclinados, metrô, praia com água (que da ring-out se cair lá), etc, tudo com variação de terreno e cenários que influenciam nas lutas.

Obviamente teriam que retirar tudo isso e transformar tudo em terrenos planos como VF2 e cenários bitmap...... e aí já não seria o mesmo jogo , todas as ideias que fizeram ao criar VF3 se perderiam no saturn.

eu considero sua opinião Denrock, mas eu tenho uma analise diferente, tipo VF2 é um jogo de primeira geração do sega saturn e o videgame é cheio de entradas de expansão, mas eu presumo que seria possível executar VF3 da seguinte maneira, não seria um port seria um re-imaginação do jogo, criando outros cenários diferentes, sim não seria jamais o mesmo jogo, mas seria mais bonito que VF2 e do que DOA do Saturn. e mais poderia ser a 30fps igual foi o VF1, então eu diria que ficaria uma especie de mace of the age em certos pontos. e nem mesmo perto de um legitimo VF3.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Jogos exclusivos de Saturn tem algumas características que não se ver nos concorrentes em termos de artes. como cenários longínquos, que dão uma sensação de grandeza vide a serie Panzer Dragoon.

Visualizar anexo 102776

Essa sensação que você menciona é real no Saturn pq. ele possuía a capacidade de gerar o efeito "infinite scale plane" com a VDP2, assim ele conseguia criar cenários "infinitos" coisa que o PSX não era capaz de fazer.

CURIOSIDADE: Inclusive em entrevista o criador de Panzer Dragon foi intimado a criar algo no Saturn que ninguém poderia ver em um PSX, foi assim que veio a ideia do Panzer com este efeito...

NOTA: Claro que o efeito foi pensado para jogos 2Ds, mas em PD funcionou que é uma maravilha.

T+

T+
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Essa sensação que você menciona é real no Saturn pq. ele possuía a capacidade de gerar o efeito "infinite scale plane" com a VDP2, assim ele conseguia criar cenários "infinitos" coisa que o PSX não era capaz de fazer.

CURIOSIDADE: Inclusive em entrevista o criador de Panzer Dragon foi intimado a criar algo no Saturn que ninguém poderia ver em um PSX, foi assim que veio a ideia do Panzer com este efeito...

NOTA: Claro que o efeito foi pensado para jogos 2Ds, mas em PD funcionou que é uma maravilha.

T+

T+
Um uso fantástico disso foi no Sonic Jam. O plano em perspectiva funcionou perfeitamente como piso do cenário, tudo funcionando em harmonia com a parte 3D. Conseguiram até passar sensação de profundidade no "buraco" no chão (caminho para o "riacho").

 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Esse aqui é bem interessante, cheio de escala e tudo o mais. Sempre achei que a Sega devia ter investido mais nesse tipo de game baseado em sprite, evoluindo mais as coisas poderia ter saído ótimos games.



E parece que saiu antes de quake.

Mano, você só pode tá brincando, este jogo é uma bomba sem tamanho, é muito, ruim, mas muuuuuuuuuuuuito mesmo... E não só na jogabilidade, gráfico, tudo.

Contudo, dentro da questão que você levanta, de fato a SEGA e as thirds deveriam ter investido naquilo que o Saturn era bom... Até para fazer jogos 3D.

CURIOSIDADE: Todos conhecem o DOOM de Saturn e sabem que ele é uma tremenda bomba, contudo o jogo lançado não era o projeto original.
Originalmente o jogo usaria a engine do Sonic Extreme (que faz o efeito globo), usando a VDP2 para criar os cenários tudo em 2D.
Dizem que o jogo já estava em uma fase avançada de desenvolvimento e rodava a 60fps com efeitos de luz e transparência (tudo pela VDP2), porém o draw distance limitado e o design pouco ortodoxo devido ao efeito globo fez com que a ID rejeitasse o projeto (apesar de que o efeito globo amenizava os pop ups).

Resultado? Tiveram que refazer o jogo em calendário apertado e o reto é história.

Já ouvi dizer que existem entrevistas onde a ID se arrepende amargamente pela decisão tomada e que se deixasse o projeto original correr o DOOM de Saturn seria o melhor da era 32 bits.

T+
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Mano, você só pode tá brincando, este jogo é uma bomba sem tamanho, é muito, ruim, mas muuuuuuuuuuuuito mesmo... E não só na jogabilidade, gráfico, tudo.

Contudo, dentro da questão que você levanta, de fato a SEGA e as thirds deveriam ter investido naquilo que o Saturn era bom... Até para fazer jogos 3D.

CURIOSIDADE: Todos conhecem o DOOM de Saturn e sabem que ele é uma tremenda bomba, contudo o jogo lançado não era o projeto original.
Originalmente o jogo usaria a engine do Sonic Extreme (que faz o efeito globo), usando a VDP2 para criar os cenários tudo em 2D.
Dizem que o jogo já estava em uma fase avançada de desenvolvimento e rodava a 60fps com efeitos de luz e transparência (tudo pela VDP2), porém o draw distance limitado e o design pouco ortodoxo devido ao efeito globo fez com que a ID rejeitasse o projeto (apesar de que o efeito globo amenizava os pop ups).

Resultado? Tiveram que refazer o jogo em calendário apertado e o reto é história.

Já ouvi dizer que existem entrevistas onde a ID se arrepende amargamente pela decisão tomada e que se deixasse o projeto original correr o DOOM de Saturn seria o melhor da era 32 bits.

T+
Eu sei, postei mais como exemplo de uma linha de desenvolvimento que a Sega deveria ter investido mais. Podiam até ter feito um Sonic kart nos moldes do Mario kart do n64 e com melhores resultados.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Aproveitando que o pessoal está comentando sobre "Model 3 VS Dreamcast", até acho que no caso de Vitrua Fighter 3 daria pra fazer um "arcade perfect", mas a Genki ainda não estava manjando dos paranauês do DC (nem sei porque tercerizaram, a AM2 deveria estar ocupada na época...)

Sega Rally 2 teve aquele problema de usarem o jogo pra fazer uma "demonstração" do WindowsCE (que consumia parte dos recursos do Dreamcast) e acabaram capando o jogo...

Mas vendo Daytona USA 2, não tem como: era muita força bruta da Model 3 para renderizar uma cacetada de coisas a 60 FPS.

No DC, ou rolaria um downgrade monstro (na comparação) ou o game ficaria nos 30 FPS (o que não seria ruim, mas acho que ainda teria outras perdas gráficas além dos frames).
meio OFF (já que o tópico é sobre o SAT e não o DREAM)

mas sim, a Model 3 lançada em 1996 em certos aspectos era superior ao dreamcast/Naomi lançada em 1998

assim como a Model 2 lançada em 93/94 era superior a STV/Saturn lançado em 1995

claro que a diferença entre a Model 2 vs Saturn/STV era muito maior, o SAT nunca conseguiu chegar perto da Model 2

enquanto a diferença entre a Model 3 vs Dreamcast/Naomi era uma diferença menor, em certos aspectos a Naomi era melhor que a 1ª versão da Model 3, em outros como memoria RAM a model 3 era superior, mas a Model 3 teve revisões que deixaram ela melhor (como a Model 3 v2.0), superando assim a Naomi, e o Dreamcast é baseado na 1ª versão da Naomi, então....

aqui algumas páginas de revistas gringas falando dessa comparação:


7U1K30w.jpg


26587824664_31a4796ea4_k.jpg
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.863
Reações
12.906
Pontos
703
eu considero sua opinião Denrock, mas eu tenho uma analise diferente, tipo VF2 é um jogo de primeira geração do sega saturn e o videgame é cheio de entradas de expansão, mas eu presumo que seria possível executar VF3 da seguinte maneira, não seria um port seria um re-imaginação do jogo, criando outros cenários diferentes, sim não seria jamais o mesmo jogo, mas seria mais bonito que VF2 e do que DOA do Saturn. e mais poderia ser a 30fps igual foi o VF1, então eu diria que ficaria uma especie de mace of the age em certos pontos. e nem mesmo perto de um legitimo VF3.
Dizem que essas imagens são de uma versão protótipo do que seria VF 3 no saturn:
images

images

images

images

images
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Uma vez postaram um jogo aqui que só saiu no Japão. Caras que jogo incrível.

XD cara deixou o povo curioso, descreva o game que a gente descobre ele, a biblioteca de jogos japonesa é muito maior que americana, vagamente assim ficaria impossivel adivinhar hehe
Dizem que essas imagens são de uma versão protótipo do que seria VF 3 no saturn:
images

images

images

images

Opa eu tava vendo o porte 3TB lá do Dreamcast e vi que ficou bem feitinha, essas fotos mostram elevaçoes no cenário e até o efeito glossy
nas calças dos personagens conseguiu ser replicado apesar de parecer bem BETA porque os personagens parecem de papelão

Agora mais uma contribuição relacionada ao console, uma placa de video que era vendida junto com controle de Saturn

Diamond EDGE 3D (Nvidia NV1+SEGA Saturn)
xayKW7.jpg


Jogos suportados


Isso em 1995, só recentemente que o console tá com um avanço na emulação devia ser insano jogar esses games na época em PC



 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.545
Reações
2.549
Pontos
724
Efeitos pouco vistos em jogos de thirds.
Aliás, joguei o Scenario 1 e 3 desse jogo e não me lembro de ter visto sequer uma maldita transparência "areia" típica do Saturn nele. EDIT ; quando os inimigos morrem ela aparece....bahhh
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
eu não sei como tu consegue essas gifs ! elas são grandes e bem bonitas, tente conseguir (se der) uma do Nights e do X-men no mesmo tamanho, pois vou editar o OP e acrescenta-las.
As gifs prometidas. Algumas de Nights.

Há muita coisa boa pra mostrar. É um jogo especial, cada momento dos sonhos, cada boss do game têm aspectos belos e distintos.
h4Byb7g.gif
TwGTrPy.gif
7luIPox.gif
K64Qdsr.gif
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.810
Reações
5.940
Pontos
959
Poarr! Que jogo era?
Então cara eu queria muito lembrar, eu fiz questão de fazer um amigo meu baixar no Saturno dele pra gente ver.
Ele era em 3D com a câmera 2.5D.
A ambientação era tipo numa floresta e tinha um bicho fofinho tipo aquelas artes do estúdio Chibi.
Era lindo demais.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Então cara eu queria muito lembrar, eu fiz questão de fazer um amigo meu baixar no Saturno dele pra gente ver.
Ele era em 3D com a câmera 2.5D.
A ambientação era tipo numa floresta e tinha um bicho fofinho tipo aquelas artes do estúdio Chibi.
Era lindo demais.
Magical Hoppers?



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.810
Reações
5.940
Pontos
959
ACHEEEEIIII

Então galera procurando bem eu achei o jogo e na minha humilde opinião é o mais bonito do saturnão...


Tem um cara traduzindo sozinho desde 2007 e a ultima atualização foi de 2019 com 70% traduzido em espanhol.
Recomendo jogarem para matar a curiosidade, o game tem uns efeitos bacanas no cenário no qual se movimentam as folhagens das arvores e etc.

Nanatsu Kaze no Shima Monogatari

Resultado de imagem para Nanatsu Kaze no Shima Monogatari traducao Imagem relacionada
103266
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Eu não tenho duvida em relação as capacidades 3D do Saturn, Croc é um jogo early de segunda geração e é tão maduro quanto jogos posteriores, o Saturn pode lidar com Croc poderia ter lidado com 90% dos jogos que vieram depois, pois tudo em ultima analise é o ''mesmo jogo'' com mudanças na temática e no visual. Também sou adepto da teoria que a SEGA devia ter feito um acordo para fazer de Croc o flagship de 1996 do Saturn no lugar de Nights, apesar de Nights ser mais avançado, sua perspectiva não o fazia (IMO) um combatente de Crash bandicoot e Mario 64, o próprio Croc ficaria atrás mas teria tido toda uma atenção a mais.

 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.227
Reações
62.627
Pontos
903
Não se já falaram aqui mas lembrei desse jogo de luta do Saturn:
(jogava muito em uma locadora/loja perto da casa da minha tia)

Astra Superstars

external-content-duckduckgo-com.jpg


T1521-Gback.jpg



Um port muito bom da versão Arcade,
(além dos RPGs, o Saturn tem muitas pérolas em jogos de luta também:kcool)



 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Um projeto legal que o cara tá fazendo, fiquei impressionado com o efeito de Lens flare e luz quando a arma atira



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk




Ele provavelmente esta usando a engine do game Powerslave, que tem no Saturn.


Inclusive esse game em suas versões são jogos diferentes entre eles: a versão do PS1 possui level design diferente em comparação a versão Saturn, com poucas semelhanças. Cada um com suas vantagens e desvantagens entre si.


Esse game é foda, e pouca gente saca dele, é tipo um Doom + metroidvania ( no layout das fases e possui a mesma temática de caçar artefatos e abrir caminhos indo e vindo, tudo bem fluido. )



Confesso que acho e gosto mas da versão PS1, mas a do Saturn é ótima também, vale jogar ambos.

 
Topo Fundo