Castlevania Symphony of the Night
Symphony of the Night foi o jogo que mostrou a quinta geração que o 2D não estava morto, apesar do baixo desempenho em vendas se tornou um cult considerado por muitos o melhor jogo de ação 2D dos 32 bits, como sabemos o 3D foi introduzido e meio que obsoletou os jogos 2D na mente dos jogadores pois esses queriam realmente explorar mundos tridimensionais, as softhouses por sua vez começaram a converter todas as principais franquias para o 3D, então esse maravilhoso jogo passou batido... e só foi redescoberto tempos depois após o fracasso de Castlevania Legacy of Darkness, ali ficou claro que nem toda transição para o 3D seria positiva, Castlevania symphony of the Night foi originalmente parte de um castlevania exclusivo que sairia para o Sega 32X após ser cancelado, Konami moveu toda produção para o Playstation, mudanças ocorram e assim surgiu o jogo no PS1.
Lançada no japão em 20 março de 1997 chegou ao mercado americano em 2 Outubro de 1997 para junto de RE2,
FF7, Crash 2 serem os grandes jogos do playstation naquele ano, a versão SEGA Saturn só chegou em Junho de 1998, após mais de um ano de exclusividade, o Saturn sofreu muito disso, ele recebeu muitos jogos após um ano então todo potencial de vendas e o fator novidade já havia se esvaído, portado por um time B, o port foi meio que um modo da Konami ganhar um dinheiro extra, sendo considerado um trabalho não muito convincente, pois é de se imaginar que o Saturn possa desempenhar melhor os jogos 2D; infelizmente a versão Saturn nunca chegou ao ocidente, pois o saturn em termos práticos já havia morrido no ocidente desde maio de 1997.
Diferenças de Adaptações
Resolução: PS1 opera em 256x240 mas exibe 256x207, todas texturas foram criadas e pensadas nessa resolução, Saturn não suporta saída de 256, a menor res do saturn é 320x240 então o jogo sofre pois os assets não batem com a resolução.
Efeitos e Frame Rate: o PS1 tem melhores efeitos disparados com transparências, fundos em 3D em algumas cenas que são em tela cheia e no Saturn são em tela reduzida tudo isso operando a 60fps bem sólidos até com pouquíssimos slowdowns.
O Saturn é o oposto as transparências não existem, usa aquela técnica de furinhos, que em geral gera um visual pobre, o frame rate caí sempre que explosões aparecem na tela, apesar de ser 60fps o frame rate não se sustem chegando a baixar para até sub 30fps o que gera slowdowns.
A tela de inventário no Saturn opera em 640x240 e no Play 1 em 384x240, bom isso não quer dizer muita coisa, mas maior resolução é sempre bem vinda, o Saturn sofre com Loading Times, o mapa do jogo foi concebido para facilitar os carregamentos no Playstation, com tuneis para tornar as transições entras as áreas sutis, mas no saturn a conta não fecha e então surge a tela de loading basicamente isso retira parte da dinâmica do jogo. o áudio no Saturn é dito como sendo melhor.
comentário do Sega
O Saturn é melhor no 2D ? talvez não hehehe Castlevania nos mostra que o PS1 quando tem um jogo planejado para o sistema, respeitando suas limitações, bons visuais podem ser conseguidos. O jogo em si no Saturn parece mais completo com personagens extra , não ter sido lançado no ocidente de certa forma não fez falta pois não é o tipo de jogo que poderia ter mudado a história do Saturn a diversão é a mesma do Playstation mas não há como negar que a nível técnico a versão PS1 é superior, por se tratar de um jogo 2D as diferenças soam sutis e passam batido, mas elas estão lá.
Algumas screens (todas de cima é PS1, logo abaixo Saturn)
Brace yourselves